Manter uma Iguana

Fórum para trocar ideias, tirar dúvidas, colocar e responder a questões sobre os nossosss amigosssss

Moderador: mcerqueira

Responder
igor92
Membro Júnior
Mensagens: 43
Registado: quarta mar 14, 2012 1:13 am

segunda jan 13, 2014 3:11 am

Ola amigos, gostaria de tirar umas duvidas um tanto quanto mais específicas quanto ao terrário para uma Iguana.

Eu vou entrar na faculdade em período Matutino/vespertino e queria um animal que exigisse uma atenção mais moderada e de preferência que não tenha pelos ( tive problemas respiratórios, e ainda me incomoda um pouco ) então pensei numa Iguana, quer dizer, na verdade , pensei num Geko ou num Dragão barbudo, mas não são liberados aqui no Brasil, e não conheço quem venda aqui ...

Pesquisei a respeito das Iguanas, mas vi um obstáculo quanto a questão do seu recinto, moro num Apartamento não muito grande, e o espaço da Iguana seria meu quarto .. e sei que com o tempo fica grandes, mas já tenho algo meio que planejado quanto a isso que é doá-la à um Zoo quando estiver grande demais,.... mas antes de adquirir queria saber se valerá a pena...

Tenho um aqua de 1mX50x40 para começar, e o máximo que posso aumentar futuramente com uma caixa de madeira é para 120x50x70/80 ,as dúvidas são:

Para uma única Iguana:

1- Até que tamanho posso mante-la no Aqua de 1m ? e em quanto tempo atingirá esse tamanho ?

2 - E no segundo Aquário, até que tamanho posso mante-la e em quanto tempo atinge esse tamanho ?

Quanto aos demais cuidados já encontrei bons tópicos aqui relacionados à isto, voltando minha preocupação mais com a umidade, pois moro no Brasil numa cidade bastante tropical com temperaturas boas para um réptil como a Iguana ... mas ainda sim erei tudo o que preciso ...minhas dúvidas são mesmo quanto a questão de espaço para analisar a possibilidade de ter ou não uma Iguana.

Grato !!
Bondage2010
Membro Veterano
Mensagens: 5838
Registado: terça set 08, 2009 12:03 pm
Localização: *********

segunda jan 13, 2014 3:20 am

Adquirir um animal que vive quase 20 anos, para o doar ou descartar quando tiver 3 anos, acho melhor pensar noutro animal que possa assumir a responsabilidade de lhe garantir uma boa vida durante todo o seu tempo de vida.
igor92
Membro Júnior
Mensagens: 43
Registado: quarta mar 14, 2012 1:13 am

segunda jan 13, 2014 4:03 am

então quer dizer que o tempo por qual poderei mante-lo é por 3 Anos ? digo isso pq se for 3 anos é tempo suficiente para eu planejar algo melhor para ele, tenho parentes que tem uma fazenda e poderia se rum bom local para um viveiro grande ....mas daria para mante-lo nestes primeiros 3 anos nesses aqua que falei ?
Bondage2010
Membro Veterano
Mensagens: 5838
Registado: terça set 08, 2009 12:03 pm
Localização: *********

segunda jan 13, 2014 4:31 am

3 anos é quando se torna adulto...num espaço com 50 cm pode manter alguns meses ate ela começar a roçar com a cauda nas paredes para poder dar a volta nesse espaço...não acho que seja uma boa vida para o animal e boa opção para si pelo investimento em acessórios de aquecimento, termostato(pois precisa de varios gradientes termicos no espaço), termometros e lampadas de uvb
Pedzilla
Membro
Mensagens: 169
Registado: terça jun 21, 2011 5:41 pm

segunda jan 13, 2014 2:22 pm

Falo por experiência própria porque sempre quis ter uma iguana desde pequeno e só há coisa de ano e meio é que me dediquei a sério ao animal.
Nunca imaginei que fosse preciso tanto trabalho e material para manter uma iguana. Deixe-me desde já rematar o tópico a dizer que se calhar um réptil não é o tipo de animal para si. Geralmente, todos têm uma longevidade grande e requerem mais atenção e cuidado do que um estudante universitário pode proporcionar, especialmente as iguanas.
Tendo passado por Ball Pythons, Camaleões, Geckos, entre outros, o meu maior desafio até hoje foi mesmo a Iguana.

Quando comecei a pensar em adquirir uma, o ano passado, vi-me obrigado a investir cerca de €250 em equipamento (lâmpada térmica, tubular UVB, termostato com temporizador, termómetros, higrómetros, etc), e olha que isto foi a comprar do mais barato. Comecei com um terrário Exo Terra Large X-Tall, que já tinha, por isso foram menos uns €300 que tive de investir. Isto para cerca de 5 meses depois me ver obrigado a trocar de terrário e mandar fazer um à medida que me custou €700 do meu bolso de estudante, dado que o bicho, se for bem alimentado, cresce que é uma coisa parva.
E essa é outra, a alimentação. Não há cá rações para iguana. Todos esses produtos que existem à venda em lojas não trazem nada de bom ao animal. Uma iguana para ser bem alimentada tem de ter o seu prato feito à medida, com legumas e frutas variadas, todos os dias, numa variedade que assegure os requisitos nutricionais do animal. E lembre-se que quem tem de preparar o prato é o senhor, visto que as iguanas ainda não sabem usar facas :lol:

O tempo também é um problema. A não ser que planeie ter uma iguana totalmente selvagem em casa que não sai do terrário porque conseguiu desenvolver em si o medo de lhe pegar, dado o comportamento agressivo e territorial que elas desenvolvem naturalmente se não forem acostumadas ao manuseamento, vai ter de tirar pelo menos 1h diária para "treinar" o seu dragão :lol:

Depois vem o problema do dinheiro. Manter uma iguana que requer pelo menos 12h de UVB diárias, bem como uma lâmpada térmica ligada 24h/dia, 7dias/semana tem as suas consequências na conta da electricidade.

No final de contas, ter uma iguana não se trata de querer ter um animal, trata-se do amor que sente pela espécie porque acredite quando lhe digo, as chatices vão ser muito mais que as alegrias.

Agora deixe-me que lhe diga que se o maior habitat que consegue proporcionar é de 120x50x80, por favor, não adquira uma iguana. Se planeia doar o animal ao fim de X tempo, por favor, não adquira uma iguana. Se no fim de contas e de ter tudo pensado acha que não vai conseguir dar ao animal os cuidados necessários, por favor, não adquira uma iguana. Se o seu tempo passado fora de casa ou os fundos monetários necessários não correspondem aos cálculos que fez depois de ler o que lhe escrevi aqui bem como algumas caresheets na internet, por favor, não adquira uma iguana.
Eu sou da opinião que se a sua mentalidade é ter um animal do qual se pode ver livre ao fim de X tempo ou que lhe dê pouco trabalho, o melhor cenário seria arranjar peixes. Não vivem assim tanto tempo e não requerem metade dos cuidados, sequer, que uma iguana, ou outro réptil qualquer, requer.
Aqui lutamos todos pelo bem dos animais e só queremos o melhor para eles por isso tente não encarar o meu comentário de forma ofensiva porque esse não foi de todo o propósito do mesmo.
Qualquer dúvida que tenha relativamente a outras espécies que queira adquirir conforme a sua disponibilidade e dinheiro, por favor pergunte. Eu tenho gosto em responder e esclarece-lo da melhor forma que conseguir.

Cumprimentos,
Pedro :)
psylizart
Membro Veterano
Mensagens: 1765
Registado: quarta abr 02, 2008 1:26 pm
Localização: com escamas ; penas ; picos.

segunda jan 13, 2014 3:28 pm

so uma correçao :

nao é por tirar uma hora ou duas ou o tempo que for, lhe da a garantia de a iguana se tornar "amigavel " ou amistosa.

Pode mt bem ter o azar de lhe calhar uma iguana que nao quer amigos ;) :)
<p>Micro Points... it's the only way of life....</p>
<p>&nbsp;</p>
Pedzilla
Membro
Mensagens: 169
Registado: terça jun 21, 2011 5:41 pm

segunda jan 13, 2014 4:51 pm

A relação entre um réptil e o seu dono nunca é de amizade. Amizade é para os cães. As iguanas, bem como os outros répteis, estabelecem uma relação de respeito e tolerabilidade.
Por menos amigos que uma iguana possa querer, uma dose de insistência maior por parte do dono acaba sempre por vergar o bicho. Há que mostrar quem é o Alpha e o Beta :lol:
Bondage2010
Membro Veterano
Mensagens: 5838
Registado: terça set 08, 2009 12:03 pm
Localização: *********

segunda jan 13, 2014 5:03 pm

Pedzilla Escreveu:A relação entre um réptil e o seu dono nunca é de amizade. Amizade é para os cães. As iguanas, bem como os outros répteis, estabelecem uma relação de respeito e tolerabilidade.
Por menos amigos que uma iguana possa querer, uma dose de insistência maior por parte do dono acaba sempre por vergar o bicho. Há que mostrar quem é o Alpha e o Beta :lol:
Nem sempre...o meu de 10 anos, desde os 4 ou 5 anos de idade...quer ser o Alpha e na cabeça dele...é ele o alpha...e se eu fizer frente fico todo retalhado ;) somos os dois teimosos, mas ele tem unhas e escamas que fazem estragos...
psylizart
Membro Veterano
Mensagens: 1765
Registado: quarta abr 02, 2008 1:26 pm
Localização: com escamas ; penas ; picos.

terça jan 14, 2014 10:00 am

Bondage2010 Escreveu:
Pedzilla Escreveu:A relação entre um réptil e o seu dono nunca é de amizade. Amizade é para os cães. As iguanas, bem como os outros répteis, estabelecem uma relação de respeito e tolerabilidade.
Por menos amigos que uma iguana possa querer, uma dose de insistência maior por parte do dono acaba sempre por vergar o bicho. Há que mostrar quem é o Alpha e o Beta :lol:
Nem sempre...o meu de 10 anos, desde os 4 ou 5 anos de idade...quer ser o Alpha e na cabeça dele...é ele o alpha...e se eu fizer frente fico todo retalhado ;) somos os dois teimosos, mas ele tem unhas e escamas que fazem estragos...
X 2

Entao o meu deus ma livre :)
<p>Micro Points... it's the only way of life....</p>
<p>&nbsp;</p>
AlexisGarci
Membro
Mensagens: 65
Registado: domingo jun 09, 2013 2:42 pm

domingo jan 19, 2014 12:58 pm

Pzy, posso dar tomate à minha iguana?

Tentei pesquisar mas existe poucas referencias em relação ao tomate.

Abraço
Bondage2010
Membro Veterano
Mensagens: 5838
Registado: terça set 08, 2009 12:03 pm
Localização: *********

domingo jan 19, 2014 3:31 pm

AlexisGarci Escreveu:Pzy, posso dar tomate à minha iguana?

Tentei pesquisar mas existe poucas referencias em relação ao tomate.

Abraço
Guia-te por estas tabelas, nelas encontras o que podes dar só como guloseima, o que podes dar diariamente, ocasionalmente e raramente ou nunca
http://www.greenigsociety.org/foodchart.htm
http://www.iguanaden.org/diet/gallery.htm

http://www.iguanaden.org/diet/grocery.htm

http://www.iguanaden.org/diet/dendiet.htm
AlexisGarci
Membro
Mensagens: 65
Registado: domingo jun 09, 2013 2:42 pm

domingo jan 19, 2014 5:11 pm

Bondage2010 Escreveu:
AlexisGarci Escreveu:Pzy, posso dar tomate à minha iguana?

Tentei pesquisar mas existe poucas referencias em relação ao tomate.

Abraço
Guia-te por estas tabelas, nelas encontras o que podes dar só como guloseima, o que podes dar diariamente, ocasionalmente e raramente ou nunca
http://www.greenigsociety.org/foodchart.htm
http://www.iguanaden.org/diet/gallery.htm

http://www.iguanaden.org/diet/grocery.htm

http://www.iguanaden.org/diet/dendiet.htm
TNKS bondage!

Bondage e pzy os mestres das iguanas! _O_ _O_ _O_
Responder

Voltar para “Répteis e Anfíbios”