Discuss: Influência de UVB tubular [Dragão Barbudo]

Fórum para trocar ideias, tirar dúvidas, colocar e responder a questões sobre os nossosss amigosssss

Moderador: mcerqueira

andbela
Membro Veterano
Registado: sábado mar 10, 2012 9:14 pm
Localização: Cães | Gata | Porquinhos-da-Índia | Mandarins do Japão | Turtles | Dragão Barbudo

terça jan 21, 2014 11:25 am

Possível relação entre brumação [esta palavra em português existe ? lol] e baixo teor de UVB ?

A lâmpada de UVB que tinha desde Agosto no meu DB era uma 10.0 tubular da Exo Terra.
Só após alguns meses, é que vim a descobrir depois de ler muitos reviews e medições de UVB em várias lâmpadas existentes no mercado, que as lâmpadas Exo Terra são das piores do mercado, com baixos níveis de UVB e um desgaste bem mais rápido do que as lampadas concorrentes, nomeadamente as lampadas da Zoo Med.
Os estudos e medições que vi eram relativamente a 2008 ( na altura fizeram o teste com a 8.0 da Exo Terra, que já não existe e é chamada agora de 10.0), e se a Exo Terra não alterou a constituição das suas lâmpadas, então recomendo que as deixem de comprar e passem a usar Zoo Med.

Actualmente, estou a descobrir as maravilhas das lâmpadas de iodetos metálicos, tambem denominadas como lâmpadas MH (Metal Halid) ou HID.
Já tinha uma em uso para os meus Phelsuma M. Grandis e os efeitos são muito surpreendentes.
Para quem não sabe, são lâmpadas que melhor simulam as características do sol, com uma iluminância perto dos 100 000 lux (o sol ronda os 100k -150k lux), com a particularidade que emitem radiações UVB necessárias para os nossos repteis, em dose bem maior -mas com segurança- do que as tubulares.

Pois acontece que o meu DB de há 3/4 semanas para cá andava muito letárgico, não ia para o basking spot, escondia-se sempre e havia dias inclusive que não comia e fiquei bastante preocupado. Depois comecei a ver posts aqui de pessoas com o mesmo problema, e a resposta era a mesma: "está a brumar". Fiquei mais descansado, mas perguntava-me porque é que estava a brumar se as temperaturas, mesmo com este inverno, continuavam as ideias para um DB estar activo.
Esta altura coincidiu também com a altura de mudar a lâmpada UVB, aconselha a mudar de 6 em 6 meses.
Apostei mais uma vez na nova tecnologia de iodetos metálicos, e coloquei uma lâmpada de 70W Desert Flood da lucky reptile.
A lâmpada custou 30 euros (em promoção na Amazon), bem mais barata que uma tubular 10.0 da Zoo Med por exemplo.

O efeito foi imediato ! Foi logo colocar-se debaixo da lâmpada para receber as suas radiações e calor. O comportamento dele voltou ao normal, está super activo (nem uns meses antes estava tão activo e alerta!), já não se esconde, e voltou a comer muito bem.

Terá sido coincidência ? Os DB's do pessoal que estão a "brumar", qual é a idade da vossa lâmpada de uvb ?

Exemplo de estudo de Medições lâmpadas: http://www.testudo.cc/Pages/Table%202.html

Resumo dos Estudos que li:
-Níveis de UVB:
+Sol Austrália 12:00 - 450 uW/cm^2
+Sol Australia 17:00 - 150 uW/cm^2

+Lâmpada MH 70W Lucky reptile 30 cm - 120 uW/cm^2 (e 40 ºC +/- o que é óptimo para combinar com o hot spot).
+Zoo MEd Reptisun 5.0 30 cm - 10 uW/cm^2
+Exo Terra 8.0 30 cm - 8 uW/cm^2
+Exo Terra 5.0 30 cm - 5 uW/cm^2

Mais info: http://www.uvguide.co.uk/whatreptilesneed.htm
Num grupo que frequento de Dragões Barbudos surgiu esta discussão. Eu pessoalmente estou a pensar em mudar (até porque a minha DB bruma sem razão aparente) e dar uma oportunidade a estas lâmpadas 'novas'. Querem opinar por aqui? Achei uma discussão interessante ..
Titanum
Membro Veterano
Registado: sábado jan 07, 2012 10:51 pm

terça jan 21, 2014 1:09 pm

Talvez essa lâmpada aqueceu o terrário, e ele sentiu a mudança de temperatura mas é interessante que também estou a começar a ter o mesmo problema.
E eu tenho um Spot com uma de 100W, ele só usa uma lâmpada então?
andbela
Membro Veterano
Registado: sábado mar 10, 2012 9:14 pm
Localização: Cães | Gata | Porquinhos-da-Índia | Mandarins do Japão | Turtles | Dragão Barbudo

terça jan 21, 2014 2:07 pm

Sim, a ideia é ter apenas esta lâmpada MH/UVB no spot porque ao mesmo tempo que lhe dá a temperatura certa para o spot, também lhe dá mais UVB que a tubular, conjugada com a de cerâmica para a temperatura ambiente.
Descarta-se assim uma lâmpada o que, além de pelos vistos ser mais saudável para o animal, também é mais económico para nós (podemos é usar uma uvb antiga para iluminar mais por exemplo).

Ainda não testei isto, estou a falar pela experiência dele e pelo que já li :roll:
Titanum
Membro Veterano

terça jan 21, 2014 4:00 pm

Se calhar podes usar as duas, mas em vez de usares uma lampada tubular que faça 80% do terrario, arranjas uma que esteja só na parte fria, uma de 45cm ou mais pequena, e essa de mercurio na parte quente com um foco.
É uma boa possibilidade.
Titanum
Membro Veterano

terça jan 21, 2014 5:25 pm

tal como pensava, "For best illumination of your terrarium we recommend a combination with a Bright Sun UV Desert to create local sun spots. For animals with low UV requirements like geckos the Bright Sun Flood desert may be used as sole lighting. "

Parece que tens sempre de usar um complemento UV com esse tipo de lâmpadas, tal como disse:

Usar essas para spot e uma pequena tubular no lado frio talvez seja o mais indicado, caso queira fugir das radiações vai para uma toca.

E pelo que vi as Bright sun da Lucky Reptile pecisam de um balastro próprio, se percebi bem, esta que vi penso que faça a mesma ciosa como lâmpada de "casquilho normal", um de cerâmica simples.

http://www.reptiles-planet.com/images/T/540054a.jpg

(Apenas mostro o produto para exemplificar aquilo que estou a dizer, sem propósitos de propaganda ou do género)
Última edição por Titanum em terça jan 21, 2014 7:00 pm, editado 1 vez no total.
Sturm
Membro Júnior
Registado: quarta jul 10, 2013 9:35 pm
1.1 Timon Pater
0.2 Eublepharis macularius
0.0.1 pogonas vitticeps

terça jan 21, 2014 6:26 pm

Boa noite.

Sou quem iniciou a discussão no grupo dos DB's no facebook :D

Estou no ultimo ano de engenharia eletrotécnica, e por feliz coincidência, acabei há dias uma cadeira sobre luminotécnia, o que me deu grandes conhecimentos sobre todos os tipos de lâmpadas que existem no mercado, incluindo lâmpadas para repteis, e como funcionam.

As lâmpadas de iodetos metálicos (MH, Metal Halide), apresentadas no mercado como HID, HQI, MH, etc, são lâmpadas com elevada eficiência luminosa e energética.
Todas estas lampadas necessitam de balastro electronico feito exclusivamente para estas lampadas.
A lampada que colocaste no link, é tambem uma lampada MH, pelo que necessita de balastro.
Já as lampadas de vapor de mercurio, geralmente nao precisam de balastro, e podem ser ligadas directamente à tomada, como é o caso da lampada Solar Glo da Exo Terra.
Porém, sao lampadas com uma eficiencia energética muito má, consumindo muito mais para uma iluminação bastante mais inferior do que as MH.
Por exemplo, uma MH de 70W emite mais do triplo de luz do que uma Vapor de Mercúrio de 160W.

Estas lâmpadas para repteis de MH, servem para substituir o spot e a lâmpada UVB apenas na área que ilumina.
Ou seja, num terrário de 1,2 metros, se a colocarmos no meio do lado quente, é possivel desativar o spot, remoção da lampada de UVB, e substituição de uma lampada tubular por exemplo de metade do tamanho só para iluminar o lado frio.

Assim, falando de poupança, dou este exemplo para um terrário de 1,2 m por 60 cm:
Antes:
-1 spot 50 W
-1 Tubular UVB 36 W
-1 Tubular normal 36 W (para aumentar a luz do terrário)
=122 W

Depois:
-1 MH 70W
-1 Tubular normal de 18 W colocada no lado frio.
=88 W

É uma diferença de 34 W.

Atenção que este exemplo é para uma lampada Flood, com um angulo de 60º, o que permite iluminar melhor o terrário.
Não é preciso usar um complemento de UVB com estas lampadas, se ela estiver colocada no devido sitio, a 25,30 cm do DB.
Como tenho estruturas no meu terrário, crio as condições perfeitas para uso desta lâmpada.

Fica aqui o diagrama da lampada da Lucky Reptile 70W Flood Desert:
Imagem

Espero que a minha explicação tenha ajudado. :)
Sturm
Membro Júnior
1.1 Timon Pater
0.0.1 pogonas vitticeps

terça jan 21, 2014 6:41 pm

Foto sem flash para notarem a diferença.

Ainda tenho 2 tubulares normais ao longo do comprimento do terrário todo, que vão ser removidas para darem lugar a mais pequenas, provavelmente substituirei T8 por T5.

Imagem
Titanum
Membro Veterano

terça jan 21, 2014 7:01 pm

"Dreamlite lamps require Dreamlite ballasts."

Só agora é que reparei que também precisa.
Titanum
Membro Veterano

terça jan 21, 2014 7:07 pm

Sturm Escreveu:Foto sem flash para notarem a diferença.

Ainda tenho 2 tubulares normais ao longo do comprimento do terrário todo, que vão ser removidas para darem lugar a mais pequenas, provavelmente substituirei T8 por T5.

Imagem
Com esse terrário, eu retirava as tubulares, como disseste e metia uma UVB longitudinal na parte direita do terrário, pequena 10.0.
É exatamente o que vou fazer.
Sturm
Membro Júnior
1.1 Timon Pater
0.0.1 pogonas vitticeps

terça jan 21, 2014 7:14 pm

Não precisa de ser UVB.

O DB já recebe o que precisa pela lampada MH :)

Pois estas lampadas emitem mais radiações UVB que as tubulares.
Titanum
Membro Veterano

terça jan 21, 2014 7:22 pm

Mas do lado direito do teu terrário não há quaisquer fontes UV, se ele quiser ficar um dia sem apanhar muito calor (o que pode acontecer) passa também um dia sem UVb, dai eu pensar que é melhor meter uma 10.0 pequena do lado direito.
Se ele quiser fugir das radiações UVb coloca-se por baixo de alguma toca, percebes o que quero dizer?
Sturm
Membro Júnior
1.1 Timon Pater
0.0.1 pogonas vitticeps

terça jan 21, 2014 7:26 pm

Sim, estou a ver o que queres dizer.

Terei que fazer isso se vir que essa situação se torna repetitiva.

Para já ele tem-se mantido sempre no lado quente, indo esporadicamente para o lado frio.
Titanum
Membro Veterano

terça jan 21, 2014 7:33 pm

manténs o lado quente a que temperaturas?

(agora li o teu nome e acho que já o li nalgum livro, recente talvez?)
Sturm
Membro Júnior
1.1 Timon Pater
0.0.1 pogonas vitticeps

terça jan 21, 2014 7:35 pm

O meu nome num livro ? Deve ser coincidência :lol:

Quente está entre 28ºC a 43ºC +/-
Titanum
Membro Veterano

terça jan 21, 2014 8:00 pm

Isso é uma grande variação de temperatura.
Responder

Voltar para “Répteis e Anfíbios”