Luz, Vivário e Rhacodactylus auriculatus.

Fórum para trocar ideias, tirar dúvidas, colocar e responder a questões sobre os nossosss amigosssss

Moderador: mcerqueira

Responder
Pedzilla
Membro
Registado: terça jun 21, 2011 5:41 pm

quarta jan 22, 2014 12:38 am

Hola!

Ora bem, long story short, tenho um auriculatus reservado e decidi que ia projectar o meu primeiro vivário, todo à maneira, para meter o senhor. Agora deparo-me com as seguintes dúvidas:

-As plantas vão precisar de uma fonte luminosa para crescer e estes geckos não precisam de UVB, necessariamente, podendo no entanto usar. Tinha pensado em usar 1 ou 2 Reptiglo 2.0 para este propósito, dado que são as que têm a temperatura de cor mais baixa e as que têm um output luminoso maior. 2 Reptiglo 2.0 é overkill para um terrário Small Tall da Exo Terra (45x45x60)? A luminosidade de 2 tubulares de 38cm não será demais para o bicho? (existe alguma coisa como demais, neste caso?)

-Tinha pensado, depois de ler vários artigos, em usar Collembola como microfauna do vivário, para manter a manutenção a um mínimo. Estes malandros, no entanto, gostam de se reproduzir muito e rápido. Há perigo de infestação? Li que podem haver "blooms" de Collembola mas que geralmente o limite de recursos impõe-se e o problema passa numa questão de dias. Já alguém daqui lidou com estes bichos?

-Como é que a camada de drenagem funciona, exactamente? Tenho lido umas coisas mas continuo sem perceber muito bem.

Vai ser o meu primeiro vivário. Até aqui tenho trabalhado com terrários "artificiais", por assim dizer, mas com o ano novo vem a vida nova :lol:
Peço desculpa, desde já, se algumas das perguntas que aqui ponho parecem impertinentes, a alguns.
Um obrigado e um grande bem haja!
pmbfpereira
Membro Júnior
Registado: terça jan 21, 2014 8:59 pm

quarta jan 22, 2014 9:40 am

O que eu tenho é um gecko, sem dúvidas. Quando chegar a casa tiro-lhe umas fotografias.

Ontem coloquei a sonda na toca quente e estava a 31 graus, contudo ela durante largas horas (enquanto tive acordado) não saiu de lá.
Pedzilla
Membro

quarta jan 22, 2014 4:47 pm

pmbfpereira Escreveu:O que eu tenho é um gecko, sem dúvidas. Quando chegar a casa tiro-lhe umas fotografias.

Ontem coloquei a sonda na toca quente e estava a 31 graus, contudo ela durante largas horas (enquanto tive acordado) não saiu de lá.
Acho que se enganou no tópico.
Titanum
Membro Veterano
Registado: sábado jan 07, 2012 10:51 pm

quarta jan 22, 2014 6:31 pm

Pedzilla Escreveu:Hola!

Ora bem, long story short, tenho um auriculatus reservado e decidi que ia projectar o meu primeiro vivário, todo à maneira, para meter o senhor. Agora deparo-me com as seguintes dúvidas:

-As plantas vão precisar de uma fonte luminosa para crescer e estes geckos não precisam de UVB, necessariamente, podendo no entanto usar. Tinha pensado em usar 1 ou 2 Reptiglo 2.0 para este propósito, dado que são as que têm a temperatura de cor mais baixa e as que têm um output luminoso maior. 2 Reptiglo 2.0 é overkill para um terrário Small Tall da Exo Terra (45x45x60)? A luminosidade de 2 tubulares de 38cm não será demais para o bicho? (existe alguma coisa como demais, neste caso?)

R: apenas uma 2.0 servirá. uma dica, o mais importante nas plantas (pelo menos comigo) era a agua.

-Tinha pensado, depois de ler vários artigos, em usar Collembola como microfauna do vivário, para manter a manutenção a um mínimo. Estes malandros, no entanto, gostam de se reproduzir muito e rápido. Há perigo de infestação? Li que podem haver "blooms" de Collembola mas que geralmente o limite de recursos impõe-se e o problema passa numa questão de dias. Já alguém daqui lidou com estes bichos?

R: Para limpeza orgânica e natural, por assim dizer, podes usar Oniscidea (Bicho-da-conta) para ser mais exato. Há um user que tem num terrário, podes perguntar-lhe o crescimento da população em longa data. O que deverá acontecer é desaparecerem uns insetos porque o gecko come.

-Como é que a camada de drenagem funciona, exactamente? Tenho lido umas coisas mas continuo sem perceber muito bem.

R: É disto que estas a perguntar?
http://www.exo-terra.com/en/products/bio_drain_mesh.php

Vai ser o meu primeiro vivário. Até aqui tenho trabalhado com terrários "artificiais", por assim dizer, mas com o ano novo vem a vida nova :lol:
Peço desculpa, desde já, se algumas das perguntas que aqui ponho parecem impertinentes, a alguns.
Um obrigado e um grande bem haja!
Pedzilla
Membro

quarta jan 22, 2014 10:25 pm

Vou fazer a minha pesquisa quanto aos bichos da conta, então.

Era a isto que me estava a referir:
http://www.exo-terra.com/en/products/bi ... strate.php

Isso que indicou é a screen layer que se deve de usar para separar a camada de drenagem das camadas de substrato.

Obrigado pela resposta e pelo esclarecimento :)
Titanum
Membro Veterano

quarta jan 22, 2014 11:07 pm

Ás vezes basta ler e perceber :wink: , se fores ao site tens lá isto:

"... The BioDrain Terrarium Draining Substrate will function as a biological filtration system. The clean terrarium water can then be circulated ..."

essas pedras funcionam como um filtro, tens mais hipóteses se vires vídeos de Darth Frog's, terrariose assim. Esses é que costumam ter sistemas assim e com cascatas.
Pedzilla
Membro

quarta jan 22, 2014 11:44 pm

Pois, eu percebi que funcionam como filtro, queria era saber, por pessoas que possam ter experiência com este tipo de equipamento, como é que funciona exactamente. A água não acumula? Vai ser necessário instalar uma bomba para retirar a água de lá ou isso absorve? :?:
Titanum
Membro Veterano

quinta jan 23, 2014 12:10 am

Acho que é suposto haver circulação de agua, como uma cascata.
Pedzilla
Membro

quinta jan 23, 2014 1:33 am

Ok, ok, obrigado pelo esclarecimento!
Tudo de bom! :wink:
Responder

Voltar para “Répteis e Anfíbios”