Dragão Barbudo

Fórum para trocar ideias, tirar dúvidas, colocar e responder a questões sobre os nossosss amigosssss

Moderador: mcerqueira

Responder
MaryJn
Mensagens: 1
Registado: segunda jan 02, 2017 12:16 pm

segunda jan 02, 2017 5:27 pm

Olá, boa tarde

Venho pedir uma opinião/ajuda.
Tenho uma pequena dragão (já com mais de um ano, não me souberam dar a idade exacta), ela já veio para mim com doença metabólica óssea. Acaba por ser necessário ter cuidados extra, como por exemplo na alimentação. Ela habituou-se a comer à mão, embora as 'saladas' (vegetais, fruta) ela começou a comer sozinha. Só os tenébrios é que eu tinha que agarrar na pequena, mostrar-lhe os bichos a andar e ela própria colhia-os, chegava a comer uns 7, 8 seguidos. Quanto aos grilos, tenho que lhos dar meio vivos, porque ela não os consegue caçar, a limitação das patas dianteiras, não lhe permite buscar a presa. Há tempos apercebi-me que ela sangrou da boca... e assim que pude, fui com ela ao veterinário, foi-lhe receitado um antibiótico, pareceu ter alguma infecção na boca, ela voltou a ser alimentada à mão, quer vegetais, quer alimento vivo... mas não dava muita 'luta', comia e pronto. O antibiótico terminou antes da sua consulta de acompanhamento e durante esses dias, ela tinha apetite. Agora voltou-se a administrar o antibiótico e coincidência ou não, perdeu imenso o apetite e é super complicado dar-lhe o alimento à boca, mas tenho-o feito, para que não hajam outras complicações. Bom a questão é se alguém pondera a mesma hipótese que eu: ser a medicação que lhe tira o apetite. No vet dizem-me para continuar a dar-lhe o antibiótico. Quanto ao habitat dela, tem um terrário espaçoso (ela também é pequenina, cerca de uns 15, 20cm totais), tem lâmpada de aquecimento (cerâmica) e tem UVB de 10.0, lâmpada própria para ambiente desértico. Substrato é papel de cozinha, tem um pequeno prato com água, de onde ela nunca bebe água. Apenas a hidrato com alguns banhinhos por semana, onde ela faz sempre o favor de deixar uma 'prenda'. Esqueci-me de referir, que na altura que a levei ao vet ela mudou toda a pele.
buzio
Membro Veterano
Mensagens: 2399
Registado: segunda jan 07, 2002 9:58 pm
Localização: total : 92 ... se não nasceu nenhum durante a noite....

sábado fev 25, 2017 2:12 pm

tive dois com mbd adoptados que duraram algum tempo. ajudou a "fisioterapia" na água que fazia à fêmea (que nem levantava a barriga do chão). Enchia o lavatorio e segurava na base da cauda ajudando a movimentar. Deve ser sempre seguida pelo vet.
Responder

Voltar para “Répteis e Anfíbios”