Aquário para carapaça mole

Fórum para trocar ideias, tirar dúvidas, colocar e responder a questões sobre os nossosss amigosssss

Moderador: mcerqueira

Responder
Da_FoX
Membro Júnior
Registado: sábado out 18, 2003 12:28 am

quinta mar 11, 2004 2:30 pm

Olá a todos

tenho uma carapaça mole, ainda não a espécie mas disseram-me que devia ser uma sinensis.

tenho uma tartarugueira com 40x20x20 (aproximadamente), tem cerca de 3 centimetro de altura de agua e areão q.b. no fundo cerca de 1cm(media, pois a Verdi revolve ele todo). O tamanho reduzido do aquário deve-se ao também reduzido tamanho dela, cerca de 2.5cm d diametro de carapaça. Depois irá para algo MAIOR :D

as minhas questões são se devo colocar algumas plantas naturais. Um tronco (para ela ter parte seca), mas visto ser tartaruga aquática não vejo muita lógica.

Outra dúvida será se devo colocar mais areão dum lado do aquário de forma a formar uma zona de agua mais funda para que ela possa nadar mais. Esta dúvida coloca-se porque ela gosta de estar enterrada e com a cabeça de fora, por isso a pouca quantidade de àgua no seu habitat.

Utilização de filtros... devido ao areão ser muito fino não estou a utilizar filtro, pois iria entupir... há algum tipo de filtragem mais eficiente?
Da_FoX
Membro Júnior

quinta mar 11, 2004 2:31 pm

desde já obrigado

Um abraço

César
Cool_Dave
Membro
Registado: segunda jan 01, 2001 12:00 am

quinta mar 11, 2004 4:47 pm

César, para começar lembro que nunca nenhum espaço será grande de mais para a sua tartaruga, por mais pequena que ela seja:)

Bom, começando pelo principio, e isto são apenas conselhos, pois como ela está agora, desde que a água seja mudada regularmente, está bem melhor que 95% das tartarugas!

Com 3cm de água não existe nenhum filtro eficiente, no entanto se aumentar para 8 ou 10cm, um filtro exterior dá bastante resultado. Não puxa a areia, não entope com lixo... E ai daria também para colocar umas plantas aquáticas, que são boas em todos os aspectos. Oxigena a água, dá para a tartaruga comer o que para além de elas gostarem, aumenta o valor nutritivo da dieta.

Embora possa parecer um pouco sem sentido as tartarugas aquáticas necessitam de um espaço seco, fundamental ao bom desenvolvimento. Quer para receber luz solar (todos os dias devem receber luz solar, primeiramente porque são animais de sangue frio e faz parte do seu controlo termeostático, e depois porque ajuda a fixar algumas vitaminas, calcio e ferro, essenciais ao seu crescimento), quer para se abrigarem em alturas em que a água fica demasiado quente ou demasiado fria, quer para deixarem a sua pele "respirar", que para trincarem algumas folhas de plantas naturais que ai deveriam estar.
No entanto as tartarugas de carapaça mole são um pouco diferentes... mais timidas e inibidas, gostam como referiu, de passar longos tempo enterradas na areia... No entanto se possivel deveriam ter sempre uma parte seca, mesma que seja pequena.

Quanto ao colocar mais areão de um lado do que do outro... rápidamente iria verificar que não serve de muito, porque ela começa a cavar, a esgravatar, tira daqui, põe ali... e rápidamente o areão estaria disposto de maneira diferente!

Conclusão: O ideal seria uma espécie de AquaTerrário, com uma parte de água e areão para ela nadar, que deverá possuir algumas plantas aquáticas e um filtro exterior. Outra parte "seca", que poderá ser um ramo a flutuar, ou uma pranxa de madeira ou vinil, com alguma vegetação também. Essencial é a tartaruga obter radiação solar diária, ou caso seja impossivel ter lampadas que compensem (UV, de aquecimento......)

Como chegar ao ideal é quase impossivel, escolha o que é mais viavel ter/fazer/adquirir.
Da_FoX
Membro Júnior

quinta mar 11, 2004 5:58 pm

Olá cool_dave

obrigado pela resposta

eu estava a pensar em fazer algo do género:
Imagem

em que a azul temos a agua, a castanho o areao, a preto algum cascalho maior para depois levar o areao em cima e a verde temos umas placas (talvez madeira) que serviriam de suporte para o cascalho e areão.

Levaria algumas plantas na agua e talvez uma na parte seca.

Visto o espaço ser pequeno, a primeira parte elevada será suficiente para ela se esconder? Li algures que elas têm pequenas guelras que lhes permitem respirar debaixo de àgua, por isso acho que deverá poder esconder-se também na parte "funda".

Um abraço

César

P.S. Desculpem o mau desenho mas foi o que deu p/ fazer no Paint rapidamente ;)
Tchinho
Membro Veterano
Registado: sexta jun 20, 2003 2:35 pm

sexta mar 12, 2004 5:05 pm

Olá

Eu tinha uma tartaruga de carapaça mole e tinha-a num aqua com areia, em vez de areão. Elas gostam mais, pois é muito mais fácil para elas se enterrarem.... também adoram ter daqueles troncos, já com plantas agarradas, podes comprar nas lojas especializadas em aquarofilia. adoram esconder-se nas folhas das plantas ;)
Da_FoX
Membro Júnior

sexta mar 12, 2004 6:16 pm

olá Susana

o areão de que te falo é do mais fino que consegui encontrar, fino demais até acho eu...

Relativamente ao tronco é capaz de ser boa ideia, estou a pensar em fazer um aqua com dois estagios, em que a altura da agua será diferente em cada um. Um mais fundo onde ela possa nadar mais e com espaço, e outro mais baixo (o nivel da agua), onde ela possa estar enterrada e apenas levantar a cabeça para chegar a tona da agua. Talvez introduza ai um tronco como dizes e algumas plantas, assim como na zona funda também irá levar algumas, para que fique mais agradável.

Um abraço

César

P.S.:Opiniões são benvindas :)
Responder

Voltar para “Répteis e Anfíbios”