Num muro, conhecido por em anos anteriores ser estar bem "recheado" por essas maravilhosas criaturas, consegui observar numas poucas dezenas de metros muitos exemplares de diversas Espécies dos mesmos. Cerca de 20 das mais abundantes,as vulgares Lagartixas (Lacerta Vivipara ou Podarcis Muralis ? ) , 8 Osgas (Tarentola Mauritanica), 2 Sardôes (Lacerta Lepida) e, a cereja no topo do bolo, uma lindissima Cobra De Ferradura com cerca (julgo eu) de metro e meio com uma cor amarelo alaranjado sobre o padrão normal de preto. Facto curioso o de praticamente todos os Lagartos e Osgas apresentarem já uma cauda regenerada, causada talvez pela existencia de mais cobras nas proximidades. As Osgas estavam muito confiantes na camuflagem já que me permitiam aproximar até quase lhes tocar com o nariz

Num outro local, um pequeno tanque na base de uma nascente observei 3 enormes Râs Verdes (Rana Esculenta) a coachar em grande euforia...Provavelmente cheguei e meio do "namoro"

Alguma sugestão de qual o animal em questão?
Alguem me sabe dizer o intervalo de reprodução das Salamandras De Fogo (Salamandra Salamandra), Dos Tritôes Marmoreados (Triturus Marmoratus) ou dos De Ventre Laranja (Triturus Vulgaris) ?
Uns quilómetros mais á frente,num outro tanque servido por uma outra nascente, vi um trio de Tritôes De Ventre Laranja em rituais de acasalamento com o macho a abanar ligeiramente a cauda na cara de uma das femeas. Observei tb 3 femeas de Tritâo Marmoreado mas não consegui encontrar nenhum dos belos machos.
Decidi então tentar chegar até um pequeno afluente do Lizandro onde á cerca de dez anos me lembro de ver alguns Cágados e imensas Cobras de Água Víperinas (Natrix Maura) e ocasionalmente uma ou outra Cobra De Água de Colar (Natrix Natrix). Depois de muitas arranhadelas nas silvas e afins,lá consegui chegar ao local onde a outrora existente casa de um "velhote" estava em ruinas e a sua orta reduzida a mais silvas e plantas trepadeiras. Explicação para o mau estado do trilho até ao local. No referido rio não consuegui ver nem uma Râ mas pelo caminho encontrei uma outra Cobra De Ferradura ,um pouco mais pequena que a primeira mas tb muito bonita. entrei tb imensas Lagartixas do Mato (Psammodromus Algirus) (Conhecidas no local por Sardaniscas) e mais umas dezenas de Lagartixas e Osgas.
Além do exercico, faz sempre falta, passei uma bela tarde numa região para onde já não ia á muito a observar uma das minhas paixões. Os Répteis.
Alguém me pode dizer bons locais para observar estes e outros Répteis e Anfíbios, nomeadamente Relas, Cobras de Esculápio (Elaphe Longissima) e de Montpellier (Malponlon Monspessulanus)?
Rui Duarte