Obrigado a todos pelas vossas dicas....
Mas em relação á tuga da foto...spr pensei q fosse femea, até porque eu tinha 3 tugas e uma delas era um macho e tinha umas unhas bem maiores do q estas!!

Para além disso cheguei a assistir ao ritual de acasalamento entre elas, em que o macho parece que anda á "chapada" á fêmea...lolol :p Mas n interessa, elas agr tb já cá n estão
Qto á tuga q tem a ferida, ontem fui tratar dela...e devo-vos contar q foi um desafio!!
1º pq ela tá "grande" praí c/ uns 8/9 cm
2º n é como as outras em q s pode agarrar á vontade q n escorrega!!
3º é bastante arisca!!
Conclusão: tirei-a do aqua onde estava (q dilema!) e coloquei-a noutro aqua + pekeno e s/ agua...e dps foi tentar mexer-lhe no pescoço!! Ela até foi krida...inicialmente deixou-me colocar o Betadine. Mas dps...ela mexeu-se e virou-se p outro lado, ou seja n conseguia ver a ferida! Tentei virá-la p mim com uma colher de sopa (lolol) gentilmente, mas ela n achou piada e agarrou-se á colher

Apanhei cá um susto lolol
Dps deixei q ela se acalmasse p colocar o Halibut...e ela deixou. A seguir esperei praí uns 20 min antes de colocar a água no aqua...
Hoje vou repetir td outra vez....e mudar-lhe a água!
O q acham?? Fiz td certo?? lololo :p
P.S. - Se kiserem podem ver a foto desta tuga no meu album....é a mais pekenina (a da eskerda). Claro q foi qdo a comprei...agr cresceu bastante!