Acasalamento de tartarugas de diferentes raças..

Fórum para trocar ideias, tirar dúvidas, colocar e responder a questões sobre os nossosss amigosssss

Moderador: mcerqueira

joanamysty
Mensagens: 6
Registado: sábado jul 23, 2005 8:51 pm

quarta set 28, 2005 11:12 pm

Olá , boa noite!

Tenho 3 tartarugas, 2 tartarugas mississipi uma adulta e outra bébé e 1 tartaruga adulta ornamentada de caixa ... pensei k tinha só fêmeas mas nos últimos dias tenho vindo a duvidar já que a tartaruga ornamentada de caixa tem ido muitas vezes para cima da outra tartaruga adulta mississipi...e elas parecem "namoriscar". O suposto macho tenta acasalar mas penso k sem sucesso devido á forma que cada uma apresenta devido às características de cada raça.
Será que tartarugas de raças diferentes podem acasalar? É possivel? Era engraçado que desse filhotes hehehe...se alguém me souber responder agradecia.

bjs

Joana :p
JedyKnight
Membro
Mensagens: 113
Registado: quinta jul 28, 2005 2:02 am
Localização: 2 Caes, 1 Coelho, 2 Tartarugas

quinta set 29, 2005 12:08 am

Boa pergunta, das raças n sei responder mas talvez possa ajudar em outros aspectos.

Para ja em princípio, só em adultas se consegue diferenciar os sexos: a fêmea é maior que o macho, tem a cauda mais curta e fina, além disso, o macho tem as unhas das patas dianteiras muito compridas. O órgão fecundador do macho, no interior da cauda, por vezes sai da fenda cloacal (orifício existente nas fêmeas e machos, por onde saiem as fezes, a urina e os ovos), mesmo sem ser para acasalar. Atingem a maturidade sexual (estado adulto) consoante cresçam mais ou menos depressa, devido ao meio (alimentação, temperatura, sol). A fêmea geralmente pelos 4-5 anos, (15-19,5cm de carapaça), o macho mais cedo (9-10cm de carapaça).

Acasalam dentro de água, na Primavera, Verão e princípios de Outono, o macho nada à volta da fêmea, roçando as unhas compridas na sua cabeça. Às vezes, morde-lhe se não é correspondido, podendo até cortar-lhe a cauda, por isso, deve-se prestar atenção, para os separar, se necessário. Depois, sobe para cima da fêmea e junta a cauda com a dela, fecundando-a.
A fêmea escava buracos de 4-10cm de largura e 2,5-11,4cm de profundidade, na parte seca, com as patas traseiras, e se não tiver material apropriado para escavar (areão, terra, etc), poderá gastar as unhas até fazer sangue, ao roçá-las em materiais demasiado duros (tijoleira, cimento, etc).
Os ovos (2-23, numa média de 7) são cilíndricos, brancos, com cerca de 3,7cm de comprimento e 2,2cm de largura. As tartaruguinhas nascem ao fim de 2-5 meses, consoante a humidade e o calor e vão para dentro de água.
Devem comer bastante, comidas ricas e que se desfaçam facilmente.


PS: Mesmo sem serem fecundadas, as fêmeas adultas poderão pôr ovos.
Nyara
Membro Veterano
Mensagens: 2202
Registado: sexta ago 12, 2005 12:30 pm
Contacto:

quinta set 29, 2005 12:57 am

Boas!!

Penso que existem algumas tartarugas que se podem cruzar defacto, mas creio que isso só acontece quando ambas são de especie pertencentes há mesma familía. A Trachemys scripta elegans e a Trachemys scripta scripta são do mesmo ramo familiar - ATENÇÃO não estou a dizer que é possível cruzar estas duas especies sou estou a explicar a familiariedade existente.

Seja como for, já li e vi fotos sobre híbridos :roll:

Não sou mto da opinião que "é engraçado" cruzar especies de tartarugas, qualquer dia temos aí um bando de "rafeirinhas". Não se sabe que impacto essa acção terá no futuro do ecosistema :?

No entanto, acho que a tartaruga ornamentada de caixa é uma tartaruga terrestre (corrijam-me se tiver errada!?!) e a tartaruga do Mississipi é aquática, se assim for parece-me que há uma impossíbilidade genética para que se cruzem. Acho que podem "brincar" à vontade sem protecção:oops: :oops: :oops: :lol: :lol:

O JedyKnight tem razão a fêmea pode por ovos sem serem fecundados, se não tiver outro lugar tem-os dentro de água :( , mas é bem melhor deitá-los para fora doque mantê-los dentro!!! - pode provocar uma serie de complicações.

Quanto ao ritual de acasalamento, não é igual para todas as especies. Aquele que roça as unhas compridas ne fêmea é a Trachemys scripta elegans - faces rosadas. Existem outros métodos para cortejar a fêmea, um não mto delicado é o mordê-la no pescoço (ou patas) até que ela ceda aos seus encantos. Tb é um modo de a manter "dominada" durante a cópula, para que ela não se encolha (o espertalhão ;) :lol: !!!).
JedyKnight
Membro
Mensagens: 113
Registado: quinta jul 28, 2005 2:02 am
Localização: 2 Caes, 1 Coelho, 2 Tartarugas

quinta set 29, 2005 2:36 am

Sim essa informaçao aplica-se ha Trachemys scripta elegans mas embora os rituais possam ser diferentes a mesma nota de aviso sobre os mesmos aplica-se as tartarugas de agua doce em geral com excepçao das de carapaça mole (e sim sao sadomasoquistas 8p ).
KROZ
Membro Veterano
Mensagens: 3015
Registado: quarta jan 30, 2002 2:48 am

quinta set 29, 2005 10:52 am

As tartarugas acasalam entre diferentes espécies.
joanamysty
Mensagens: 6
Registado: sábado jul 23, 2005 8:51 pm

quinta set 29, 2005 12:25 pm

Bem, o comportamento delas,principalmente a tartaruga ornamentada de caixa segue a mississipi e depois vai para cima dela e começa a roçar as patas na sua cabeça, sem a ferir. A mississipi quando vai para a areia escava mas nao vejo qualquer tipo de comportamento anormal já que ela costuma fazer isso.
Quando tiver fotos eu mostro-vos como elas são...porque ainda nao tenho total certeza se ela é mesmo da raça ornamentada de caixa..tem a caparaça redonda, diferente da caparapaça em bico da mississipi. É maior que a missipissi também, a meu ver, devido á raça.
Achei engraçado o comportamento delas e, na minha opinião é muito difícil haver acasalamento ou fecundação. E achei ainda mais engraçdo quando me tinham dito meses antes que as tartarugas que possuía eram todas fêmeas. :lol:

Mas vou continuar a investigar para saber mais sobre estes casos... ;)
Nyara
Membro Veterano
Mensagens: 2202
Registado: sexta ago 12, 2005 12:30 pm
Contacto:

quinta set 29, 2005 3:06 pm

Kroz acha possível o acasalamento, mas está a referir-se ao acto em si ou há possíbilidade de defacto puderem existir ovos fecundados???? :?

Mesmo entre especies de "familias" diferentes???

E entre aquáticas e terrestres????

Gostava de saber a sua opinião se possível ;)
va5zcu
Membro
Mensagens: 163
Registado: terça dez 23, 2003 3:47 pm

quinta set 29, 2005 6:59 pm

olá

eu acho péssimo acasalar tartarugas de especies diferentes (sim sei que ja perguntei isto...)...
As tartarugas criadas vão ser hibridos, ou seja, vao ter caracteristicas de ambos os progenitores, logo vao ter um patrimonio genetico totalmente diferente de todas as especies existentes, vão ser realmente metade uma coisa e metade outra.
agora em primeiro lugar esses hibridos se alguma vez vendidos, seriam de dificil ou impossivel identificação por parte de uma pessoas que n conheçam os progenitores.
2º ao cuzar esses hibridos entre si ou com outras tartarugas por uma pessoa qualquer tornaria cada vez mais o patrimonio genetico barralhado, levando a uma verdadeira confusao... e assim enchendo o mercado n de tartarugas conhecidas mas de varios, senão infinitos tipos de tartarugas hibridas, sem valor nenhum, e possivelmente muito perigosas num ecossistema (se alguma vez abandonadas por alguem)
isto no caso de as crias serem ferteis, pq tambem pode acontecer (como acontece com os leões e tigres e os cavalos e burros) que as crias sejam inferteis (esta infertilidade é uma forma que a natureza arranjou de impedir estas hibridizações desnecessarias).
noutros caso é mesmo impossivel haver crias devida ao afastamento tao rande de parentesco.

n deixe as suas tartarugas se de especie diferente acasalarem...
mais uma coisa, possivelmente até so tem mesmo fêmeas, pois é o que se enconra mais á venda, os machos são muito raros.
em muitas especies de lagartos a fêmea pode assumir uma faceta masculina, n sei se nas tartarugas isso tambem pode ocorrer.

abraços, e pensem no que fazem á natureza (admira me que o KRoz n se tenho proferido acerca deste tema)
Vasco Gonçalves
joanamysty
Mensagens: 6
Registado: sábado jul 23, 2005 8:51 pm

quinta set 29, 2005 7:21 pm

Compreendo a vossa questão relacionada com a natureza, ecossistema etc... mas como digo elas estiveram sempre juntas, sempre me disseram que eram fêmeas e por essa razão nunca as separei e não tou com intenções de o fazer.
Só estranhei estes comportamentos e, se calhar tens razão va5zcu, pode ser que a tartaruga tenha assumido uma faceta masculina como tu dizes...é que levei essa tartaruga a um senhor, numa loja de animais, e ele disse-me que tinha todas as características de uma fêmea e não de um macho...mas depois destes comportamentos ele próprio já não sabe.A outra tartaruga simplesmente é indiferente a estes comportamentos...eu só fiquei com esta questão na cabeça e por essa razão decidi perguntar-vos. ;)
Tenho é que confirmar a raça dessa tartaruga, não é mississipi...e penso que é a ornamentada de caixa..mas também não sei já que fui a uma loja e tinha a mesma tartaruga só com um nome diferente. eu vou pesquisando :D obrigada a todos
Nyara
Membro Veterano
Mensagens: 2202
Registado: sexta ago 12, 2005 12:30 pm
Contacto:

quinta set 29, 2005 8:02 pm

joanamysty o facto de estarmos a participar neste tópico, além de te querer-mos ajudar, tb tem que ver com o facto de teres lançado uma questão bastante pertinente que importa "discutir". Falo por mim, mas creio que os outros foristas tb sentem o mesmo. Como digo sempre, com a troca de experiências sobre tartarugas aprendemos mto sobre o seu comportamento e habitat.

va5zcu concordo contigo em mtos aspectos ;) de facto tenhos uma certa responsabilidade nas mãos!!! Mas tb não tenho certeza absoluta que seja possível esses "cruzamento". Existem inúmeras especies de tartarugas e por vezes para nós é dificil identificá-las o que não quer dizer necessáriamente que sejam híbridos :?
Tb a procriação em cativeiro é tão dificil que se calhar estamos a preocuparmo-nos sem razão!

Ah va5zcu se leres bem vês que o Kroz já participou!!!

Nunca me apercebi de uma fêmea ter adoptado uma faceta masculina :o :o :o a algum de vocês isso aconteceu ?????

joanamysty espreita o site - www.chelonia.org - Tem uma galeria com imensas fotos de tartarugas oriundas dos 4 cantos do mundo, talvez te ajude a identificá-las ;)
Boa sorte :D :D
KROZ
Membro Veterano
Mensagens: 3015
Registado: quarta jan 30, 2002 2:48 am

quinta set 29, 2005 10:02 pm

Boas,

Há factos documentados sobre cruzamentos entre as scripta elegans e os cágados portugueses que dão origem a hibrídos. Por isso é que não se deve soltar tartarugas estrangeiras nos nossos lagos, e é por isto acontecer que o nosso património deve estar em baixo...
JedyKnight
Membro
Mensagens: 113
Registado: quinta jul 28, 2005 2:02 am
Localização: 2 Caes, 1 Coelho, 2 Tartarugas

quinta set 29, 2005 10:33 pm

KROZ Escreveu: Boas,

Há factos documentados sobre cruzamentos entre as scripta elegans e os cágados portugueses que dão origem a hibrídos. Por isso é que não se deve soltar tartarugas estrangeiras nos nossos lagos, e é por isto acontecer que o nosso património deve estar em baixo...
Sabes como é, malucos dos tugas pts andam a saltar as frangas das camones :D
Nyara
Membro Veterano
Mensagens: 2202
Registado: sexta ago 12, 2005 12:30 pm
Contacto:

quinta set 29, 2005 10:51 pm

:lol: :lol: :lol: :lol: :lol: :lol: :lol: :lol: :lol:

Bonita maneira de ver a "coisa" JedyKnight!!!! :lol: :lol: :lol:
JedyKnight
Membro
Mensagens: 113
Registado: quinta jul 28, 2005 2:02 am
Localização: 2 Caes, 1 Coelho, 2 Tartarugas

quinta set 29, 2005 11:01 pm

Entao, é verdade... metem-lhes as camones em casa deles, obviamente que tem que se aquecer no inverno !! :) (ate parece que a gente n faz o mm).
joanamysty
Mensagens: 6
Registado: sábado jul 23, 2005 8:51 pm

sexta set 30, 2005 2:56 pm

Obrigada Nyara...ando a ver no site que me deste, tartaruga por tartaruga e ainda não achei...mesmo não olhando pro pc já vejo tartarugas por todo o lado! :D

Infelizmente isso acontece Kroz...pelo menos já ouvi dizer que aqui na zona de Coimbra há pessoas que vão deitar as suas tartarugas ao rio...ou por serem grandes demais, ou porque já perderam a graça, ou porque dão muito trabalho....não sei o que passa na cabeça destas pessoas para fazer tal crueldade. :x


Bem, vou continuara pesquisar a raça da minha tartaruga...pelo o que pude ver ela é uma tartaruga marinha e não terreste, como a mississipi.
:p

Bom fim de semana a todos!
Responder

Voltar para “Répteis e Anfíbios”