Lampadas para tartarugas (Agora com fotos :P)

Fórum para trocar ideias, tirar dúvidas, colocar e responder a questões sobre os nossosss amigosssss

Moderador: mcerqueira

Responder
Ziries
Membro Júnior
Registado: domingo set 28, 2003 12:14 pm

domingo nov 20, 2005 9:15 pm

Boas.

Precisava de uns esclarecimentos sobre o assunto que pus no topico.
Ando a pensar em comprar umas lampadas para as minha tartarugas, agora que o sol e mais escasso.

Estive a ver estas:
ExoTerra HeatGlow: http://www.exo-terra.com/EN/products/he ... ing_i.html
ExoTerra SunGlo: http://www.exo-terra.com/EN/products/su ... pot_i.html
ExoTerra SunGlo Neodymium: http://www.exo-terra.com/EN/products/su ... ium_i.html

Que me dizem? Isto e aconcelhado ou dá para tartarugas? Conhecem algo melhor? Precisava mesmo e esclarecimentos neste campo pois não estou muito a vontade.

Cumps.
Última edição por Ziries em segunda dez 12, 2005 8:01 pm, editado 1 vez no total.
xuxurita
Membro
Registado: sexta nov 28, 2003 5:37 pm

domingo nov 20, 2005 9:25 pm

ola!

ja vi por ai noutro topico que depende se tiveres as tuas tugas num lago ou num aquario...

Se tiveres num lago basta pores uma toquinha com uma lampada de aquecimento ou apenas um termostato.
Se tiveres num aquario e tiveres termostato basta uma lampada sunglow...
Mas e melhor ver quem sabe melhor disto que eu tamem nao sou muito experiente...!
BOa sorte!;)
Ziries
Membro Júnior

segunda nov 21, 2005 9:16 am

Obrigado pela ajuda. ;)
E mesmo para um aquario de 60cm. Embora deva mudar para um aquario maior até ao fim do ano.
No entanto tendo termostato e bastando um lampada sunglow gostaria de saber qual das duas se aplicaria melhor?
Se me puderem esclarecer melhor agradeço. :)
estupid_girl
Membro Júnior
Registado: quarta jun 30, 2004 11:53 pm
Localização: 2 tartarugas, 5 cães e 1 cobra (recentemente adquirida)
Contacto:

quinta dez 01, 2005 1:51 am

boas =)

é assim eu tenho duas tutties e agora para o inverno tou a usar um termoestato, senao a água ficava me gelada, e nao convem la mt =/

sei que as tutties precisam de luz solar para sintetizarem determinadas vitaminas, ptt se andas á procura de uma luz para as tuas, basta que imite a luz du sol...

se não tiveres ilha, não deve ser preciso uma luz que também emite calor, uma vez que elas já têm a água quentinha =P

se tiveres uma ilha, então aí convém pores uma luz que emite o sol mas que também liberte um calorzinho, para não haver aquele choque quando elas saem da água...

não sei se percebes t tudo... as vezes não me consigo explicar lá mt bem =P

se estiver errada nalguma coisa, corrijam m... =D

good luck ;)
pipiu
Membro
Registado: terça jun 22, 2004 9:05 pm

sábado dez 03, 2005 4:28 pm

de momento estou a usar a sunglow, porque a dayglow fundiu e não tinham mais na loja.
o importante na iluminação é q seja propria para repteis, contendo raios UV.
as lampadas normais causam problemas de olhos.
:)
Ziries
Membro Júnior

domingo dez 11, 2005 6:42 pm

Antes de mais, obrigado pelas sugestões.
Acabei por comprar a ExoTerra SunGlo Neodymium.
Link: http://www.exo-terra.com/EN/products/su ... pot_i.html

Espero que seja o que elas precisem.
Pelo menos desde que a comprei tenho reparado que passam bastante tempo a apanhar banhos de sol, excepto quando me aproximo que fojem para a agua. Devem se sentir mais seguras lá, o que é normal. :P

Aqui vão uma fotos para o pessoal.

Imagens:

Imagem

Imagem

Imagem

Imagem

Imagem

Imagem

Imagem

Imagem

Imagem

Imagem

Imagem

Imagem

Estou aberto a sugestões de alguma coisa que achem que possa estar mal, ou que possa ser melhorada. Espero não ter abusado nas fotos. :oops:
Cumps ppl.

8)
Ziries
Membro Júnior

segunda dez 12, 2005 8:24 pm

Já agora, será normal que desde que passei a usar um termostato (coisa de 1 mês e meio) a tartaruga "castanha" :p passe muito tempo fora de água. Inclusive a noite, chegando mesmo a dormir fora de água. :?::!:
A temperatura da água está sempre nos 25º/25,5º. É um pouco estranho pois antes ela não fazia isto...
Já com a outra está tudo perfeitamente normal.
Só mais uma quetão para o pessoal que usa lampadas, quanto tempo costumam deixa-las ligadas para as vossas tartarugas?
Cumps.

8)
eichman
Membro Júnior
Registado: terça dez 13, 2005 2:50 pm
Contacto:

terça dez 13, 2005 3:00 pm

olá

Pela minha experiencia com repteis incluindo tartarugas, além da temperatura que as impede de entrar em hibernação a radiação UV é muito importante para que elas cresçam saudáveis, por isso certifica-te que a lampada é adequada a repteis e que inclui espectro UV, se for a lampada correcta não poderá ter vidros entre esta e atartaruga pois estes filtram esta radiação, se for calha tira-lhe o vidro assim como a tampa do aquario nessa zona
JohnnyDavid
Membro Júnior
Registado: domingo ago 07, 2005 1:57 am

terça dez 13, 2005 4:58 pm

Eu tenho daquelas lampadas fluorescentes e faço um ciclo de 12 horas. Onde arranjas-te a parte branca para as turtles apanharem a luz?Eu ja tentei varias coisas mas a minha escorrega sempre! Agora tenho uma pedra mas rouba.me muito espaço ao aquario :?
Ziries
Membro Júnior

quinta dez 15, 2005 12:10 am

eichman Escreveu: Pela minha experiencia com repteis incluindo tartarugas, além da temperatura que as impede de entrar em hibernação a radiação UV é muito importante para que elas cresçam saudáveis, por isso certifica-te que a lampada é adequada a repteis e que inclui espectro UV, se for a lampada correcta não poderá ter vidros entre esta e atartaruga pois estes filtram esta radiação, se for calha tira-lhe o vidro assim como a tampa do aquario nessa zona
Se reparares nas fotos vês que o vidro não e problema pois a lampada incide directamente nas tartarugas sem qualquer interferência. Em relação ao espectro UV pelo menos nas especificaçóes da lampada vem la indicado. Continuo sem perceber e porque ela se lembra de durante a noite de vir para cima e ficar la a dormir. Deve ser panca... :?
JohnnyDavid Escreveu: Eu tenho daquelas lampadas fluorescentes e faço um ciclo de 12 horas. Onde arranjas-te a parte branca para as turtles apanharem a luz?Eu ja tentei varias coisas mas a minha escorrega sempre! Agora tenho uma pedra mas rouba.me muito espaço ao aquario ?
Aquela parte branca, como ves nas fotos, foi uma ideia que surgiu a olhar para os acessórios dos aquarios de peixes num hipermercado. 8) E um filtro de fundo para aquario. :p Foi ao fim de alguns meses de tentativas e experiencias no aquario, inclusive com o uso de pedras que não gostei nada pois ganhavam verdete e era uma porcaria para esfregar.
E claro que depois adaptei, cortei a medida da largura do aquario, e para prender ao topo do aquario, arranjei arame grosso. Para prender o arame na parte de cima do aquário usei uns clips tambem resistentes. ;)
O melhor é que se lava e esfrega facilmente, e se ja tiver em muito mau estado compras outro porque sao baratos. :D Alem de ficares com aquário quase todo livre para elas nadarem. :D

Em relação ao ciclo de 12horas que dizes que fazes, suponho que tenhas a lampada ligada 12 horas e depois desligas nas outras 12 horas, certo?
E que já vi que existem tambem umas lampadas da mesma marca da minha para simular a luz da lua emitindo tambem algum calor durante a noite. Penso que este tipo de lampada não seja mesmo necessário e nem faça diferença.... :roll:
Responder

Voltar para “Répteis e Anfíbios”