Não, não são dos do Algarve. Nunca seria capaz de fazer semelhante coisa pois gosto muito de animais. A história é a seguinte:
Estive na Petfil no stand da empresa onde trabalho e, na noite anterior à abertura da feira, além de ter estado na montagem do stand, estive a montar e decorar terrários para uma importação de répteis que chegou nessa noite.
Entre basiliscos castanhos, Geckos diurnos e muitas espécies de rãs arboricolas, vieram os meus adoráveis Camaleões. Recebemos duas espécies, os Dilepis e os Fischeri... Ou melhor, vieram 3 espécies porque os Rhampholeon kerstenii também são Camaleões, só que micro-Camaleões, mal atingem os 6-7 cms e são todos castanhos como folhas secas. sãos os chamados Camaleão Folha.
Pois não resisti porque o meu "trabalho" como responsável pelos animais não se pode considerar trabalho... É muito prazer... E como adoro animais.. tive que ficar com um casal de Camaleões Dilepis ( Camaleão Pintalgado ) e com os 3 exemplares de Rhampholeons pois ninguém mostrou interesse por eles e eu estava com medo que fossem parar a alguma loja que os tratasse mal só porque são mais baratos... Estão agora aqui ao meu lado, na secretária e estive a observá-los a comer micro-grilos que lhes coloquei no terrário. Têm uma lingua que deve ser umas 3 vezes o tamanho deles!!!
Os Dilepis são muito bonitos. Trouxe-os hoje para casa pois mandei fazer um terrário enorme onde podem estar à vontade. Com plantas naturais e troncos para subir.
É curioso como os Camaleões só bem àgua se esta estiver em movimento. Coloca-se um copo de àgua com um furito sobre o terrário e a àgua vai pingando para as folhas das plantas. Eles vêem as gotas a cair e lá vão beber a àgua que escorre das folhas. É fantástico.
E pronto, era só para lhes dizer que estes animais são espectaculares mas são assim porque são criados em cativeiro por isso não vão já a correr apanhar um camaleão no Algarve. Esses como são selvagens não se habituam a estar encerrados, mesmo em boas condições e deixam de comer acabando por morrer.
Um destes dias coloco aqui fotos para verem os meus Camaleões.
Fica a promessa!
P.S. O Titulo do post não quer dizer que eu dou música aos Camaleões... É um titulo de um livro que sempre gostei...