Alimentação de iguana

Fórum para trocar ideias, tirar dúvidas, colocar e responder a questões sobre os nossosss amigosssss

Moderador: mcerqueira

Responder
M0ka
Registado: sexta set 26, 2003 8:53 pm

domingo jan 29, 2006 2:21 pm

ola, tenho 1 iguana há cerca de 3 dias e tou bastante preocupada, pois ela não se alimenta. Já lhe dei cove, pera, maça, cenoura e até ja comprei 1 granulado próprio p iguanas juvenis. Alguém que me ajude, pois já n sei o que fazer.[/img]
coldblood
Membro Veterano
Registado: sábado jul 24, 2004 8:48 pm
Contacto:

domingo jan 29, 2006 4:09 pm

Se ela não tiver a temperatura correcta, pode não se alimentar, pois não conseguem digerir os alimentos a baixa temperatura, para além de ficarem letargicas.
Mas se só a tens á 3 dias, é completamente normal, não desesperes, ela não se sente segura na casa nova, tenta não a incomodar muito e se possivel tapa os lados todos do terrario (folhas de jornal e fita cola por fora), para ela não ver cá para fora, assim sentirá mais segura, daqui a uma ou duas semanas vais destapando um lado do terrario por semana. Tenta também arranjar um esconderijo para ela (pode ser uma caixa de cartão, ou aquelas embalagens que vêm com carne do supermercado)Quanto á dieta, tenta evitar cenoura, dá couve mas só da que se faz o caldo verde (couve do Horto), agrião, pera não dês todos os dias, ...de fruta, aposta mais na papaia e no mango, entretanto, feijão verde é muito rico em calcio, e ele precisa de calcio para crescer forte e com boa formação ossea, abobora ralada também deves dar...tenta fazer uma salada com uma fruta, duas verduras e dois legumes, fruta apenas a 10% do resto. tenta cortar tudo em tiras não mais compridas que a media du um lado ao outro da boca da iguana e fininhas com a mediada de uma á outra narina. Eu presumo que a tua iguana é bébe...pois não especificaste...
Aqui tens uma tabela de alimentos que deves ou não dar, explora o resto do site que é dos melhores a nivel de informação....quallquer duvida que possamos aqui ajudar...estás á vontade...tudo pelo bem do teu novo amigo...
http://www.greenigsociety.org/foodchart.htm

Abraços e boa sorte neste mundo dos repteis...
M0ka

domingo jan 29, 2006 10:58 pm

A iguana n é mto pequena, mas tb n sei ver qual será a sua idade.
Em relação a temperatura a unica coisa que tenho é uma lampada de infravermelhos.
coldblood
Membro Veterano
Contacto:

segunda jan 30, 2006 1:45 pm

Sem uma lampada de uva/b ela não consegue assimilar o calcio e como tal vai tendo deformação ossea....´dá uma vista de olhos pelo site que te dei no post acima que tens toda a informação sobre iguanas
P_R
Membro Veterano
Registado: quarta jul 21, 2004 6:52 pm

terça jan 31, 2006 12:47 pm

acho que percebeste mal coldblod: ele SÓ tem uma lampada uv!
Tem de arranjar aquecimento! Um tapete de aquecimento ou uma lampada de ceramica!
Pode ser devido ás baixas temperaturas!
JohnnyDavid
Membro Júnior
Registado: domingo ago 07, 2005 1:57 am

terça jan 31, 2006 1:08 pm

Coldblood tambem posso fazer a salada para o dragão barbudo nessa base(1 fruta , 2 legumes e 2 verduras)?
Durante a minha pesquisa encontrei este site:
http://www.beautifuldragons.503xtreme.c ... ition.html
posso-me orientar por ele?
coldblood
Membro Veterano
Contacto:

terça jan 31, 2006 2:59 pm

Deverias abrir um tópico novo para não desviar o assunto do outro forista da iguana, mas sim podes seguir o que diz nesse site, aliás a dieta do dragão barbudo é semelhante á da iguana, com a diferença que tem de ser complementada com proteina animal ou seja insectos.
M0ka

sábado fev 04, 2006 6:40 pm

Já tou mto mais descansada. A minha Tor (iguana), já começou a comer :D, devia mm ser da temperatura pois agora tem 1 caverna aquecida, Mm assim é esquisita, não come a comida ralada, tem k ser as folhas cortadas em bokadinhos grandas.
Obrigada pela tua ajuda
rbl
Membro Veterano
Registado: quarta mar 02, 2005 11:15 pm

quinta fev 09, 2006 9:45 pm

As cavernas aquecidas e pedras de aquecimento são um desperdício de dinheiro.
Ela agora cabe lá dentro mas daqui a umas semanas não.
P_R
Membro Veterano
Registado: quarta jul 21, 2004 6:52 pm

sexta fev 10, 2006 9:11 pm

além de que pode ficar demasiado tempo em cima dela e pode queimar-se seriamente... Foi um erro... Eu optaria por um tapete/cabo de aquecimento eu entao uma lampada de ceramica!
ruka_retriever
Membro
Registado: sábado jun 18, 2005 10:44 pm

sexta fev 10, 2006 10:07 pm

Já pensaste em usar uma lampeda de ceramica?
Na minha opinião é a melhor solução de todas.

Sobre ela escolher a comida não vaz em cantigas. Trata de aquecer o terrário por completo tendo cuidado em criar sempre uma zona mais fresca e vais ver o que é uma iguana a comer tudo.
Responder

Voltar para “Répteis e Anfíbios”