boas....
A minha iguana está com a parte inferior da boca inchada,
treme um pouco ao andar e está a ficar muito magra.
como alimentação dou-lhe granulado proprio, cenoura e alface deves em quando.
se me puderem ajudar, agradecia.
obrigado.
Iguana Urgente
Moderador: mcerqueira
-
- Membro Veterano
- Registado: sábado jul 24, 2004 8:48 pm
- Contacto:
Pela descrição tudo me leva a crer que esteja com um problema metabolico ósseo, derivado á falta de calcio, geralmente os sintomas ,são termura, inchaço da maxila inferior e muitas vezes deformação ossea dorsal, assim como inchaço dos membros, julgo que não tem tido lampada UVA/B que é essencial á absorção do calcio e uma dieta muito, para além da alimentação que dizes dar ser muito pouco equilibrada para não dizer errada.
Mas eu não sou veterinário como tal posso estar errado, deves leva-lo de imediato ao veterinario, porque se eu tiver razão e dependendo da gravidade do problema pode ser recuperavel.
Agradecia que nos mantivesses informados.
As melhoras, e se precisares de informação a nivel de cuidado ou alimentação, nós estamos aqui.
Mas eu não sou veterinário como tal posso estar errado, deves leva-lo de imediato ao veterinario, porque se eu tiver razão e dependendo da gravidade do problema pode ser recuperavel.
Agradecia que nos mantivesses informados.
As melhoras, e se precisares de informação a nivel de cuidado ou alimentação, nós estamos aqui.
-
- Membro
- Registado: sábado jun 18, 2005 10:44 pm
Por prevenção podes dar sempre suplementos de vitamina D3. A exoterra tem isso e é sempre uma segurança. Talvez exista outras opções ams agora nãoes tou a lembrar de mais nada.
Caso tenhas lampada certifica-te que não há nada entre ela e a iguana, vidros, acrilicos, plasticos filtram os UVB, ou seja, a lampada não está lá a fazer anda além de dar luz.
Caso tenhas tudo bem até aqui certifica-te que a cada 6 meses trocas de lampada UVB.
E para terminar mas não menos importante faz visitas de rotina ao veterinário. Não é ires todos os dias mas.......pelo menos 1 vez a cada 6 meses ou 1 vez por ano.
As melhoras para o bicharoco.
Caso tenhas lampada certifica-te que não há nada entre ela e a iguana, vidros, acrilicos, plasticos filtram os UVB, ou seja, a lampada não está lá a fazer anda além de dar luz.
Caso tenhas tudo bem até aqui certifica-te que a cada 6 meses trocas de lampada UVB.
E para terminar mas não menos importante faz visitas de rotina ao veterinário. Não é ires todos os dias mas.......pelo menos 1 vez a cada 6 meses ou 1 vez por ano.
As melhoras para o bicharoco.
-
- Membro Veterano
- Registado: sábado jul 24, 2004 8:48 pm
- Contacto:
Podes pensar que é perseguição, mas não é só quero compreender onde vais buscar os conselhos que dás...
Laranja??
nunca te vi referir a lugumes ou verduras...
Não leves este post como um ataque pessoal, só quero o bem a da tua iguana, como tal gostava que respondesses ás minhas questões.
Obrigado
O que é macedonia???lexinu Escreveu: nao deves dar alface mas sim maça pera banana e macedonia morangos kiwi laranja mas alface nao!!!melhoras
Laranja??
http://www.greenigsociety.org/foodchart.htmAcidic foods (citrus fruits such as oranges, grapefruit, limes, kiwi fruit, lemons, pineapple; and tomatoes)
Some iguanas may not like eating acidic foods and it may be likely that the iguana can not properly break down the acid in the food, not a natural food choice.
Occasionally is fine, only if the iguana doesn't have any negative reactions to it. Some people offer these foods for more variety and color
nunca te vi referir a lugumes ou verduras...
Não leves este post como um ataque pessoal, só quero o bem a da tua iguana, como tal gostava que respondesses ás minhas questões.
Obrigado
-
- Membro Júnior
- Registado: domingo jul 04, 2004 8:35 pm
boas
obrigado pela ajuda dispensada a todos, mas ao chegar a casa ontem a iguana ja tinha morrido.
A iguana foi-me dada á uma semana e o rapaz que ma deu explicou-me que a deveria alimenta-la desta maneira, foi um erro ter aceitado a iguana, mas tambem a ela ja apresentava sintomas esquisitos.
vou-me ficar pelas tartarugas que destas ja sei tratar.
mais uma vez, obrigado
obrigado pela ajuda dispensada a todos, mas ao chegar a casa ontem a iguana ja tinha morrido.

A iguana foi-me dada á uma semana e o rapaz que ma deu explicou-me que a deveria alimenta-la desta maneira, foi um erro ter aceitado a iguana, mas tambem a ela ja apresentava sintomas esquisitos.
vou-me ficar pelas tartarugas que destas ja sei tratar.
mais uma vez, obrigado