Fim de Hibernaçao

Fórum para trocar ideias, tirar dúvidas, colocar e responder a questões sobre os nossosss amigosssss

Moderador: mcerqueira

Norby
Membro Veterano
Registado: sexta nov 18, 2005 6:37 pm

terça mar 14, 2006 6:19 pm

Olá a todos,

A minha tartaruguinha esta cada vez mais activa e verifiquei que a temperatura da agua esta agora em 15º .
Apartir de que temperatura se começam a alimentar as tartarugas aquaticas?
A minha Tartaruga é uma tartaruga mapa e tem agora um ano.

Obrigado
klk0
Membro
Registado: quarta fev 22, 2006 10:59 pm

terça mar 14, 2006 9:26 pm

15º???

mas n tens aquecimentona agua??
1 ano? ela hibernou?
aumenta a temp da agua para os 23º, 24º e da de comer à bichina, deve estar a morrer de fome!
Norby
Membro Veterano

quarta mar 15, 2006 10:15 am

Hoje esta nos 16º.
Nao tenho aquecimento na agua. Mudei-a à dois dias (qd a agua começou a aquecer) da divisao da casa onde hibernou para o local onde fica habitualmente.

Eu sei que a temperatura ideal da agua será a de 23, 24º, mas queria saber apartir de que temperatura elas se começam a alimentar.
Ataris
Membro Júnior
Registado: quarta jan 04, 2006 4:33 pm

quarta mar 15, 2006 10:43 am

A partir do momento que deres de comer ao bicho! ;)

Ela já não se alimenta há quanto tempo?
Norby
Membro Veterano

quarta mar 15, 2006 11:17 am

O metabolismo das tartarugas aumenta com a temperatura da agua.

Desde que a mudei ( e a temperatura começou a aquecer ) que lhe tenho oferecido comida, que ela ainda nao aceitou...

Dai a pergunta da temperatura.

Nao estou bem certo, mas penso que nao come desde o fim de Outubro (+ ou - ).
Ja esta bem na altura de se começar a limentar novamente...
Nyara
Membro Veterano
Registado: sexta ago 12, 2005 12:30 pm
Contacto:

quinta mar 16, 2006 12:24 am

Olá

Uma tartaruga, principalmente dessa idade, deve de ter a água aquecida ;)

Compra-lhe umas vitaminas próprias para elas (numa loja ou vet).
Deves deitar umas gotas na água e tb por cima do alimento. Repete o tratamento todos os dias durante pelo menos uma semana, semana e meia para ver se ela "arrebita" ;)
Norby
Membro Veterano

quinta mar 16, 2006 9:51 am

Vou tentar as vitaminas.

Obrigado pela dica.

:D
klk0
Membro

sábado mar 18, 2006 11:26 pm

Pois, a verdade é que ela inda é muito novinha!!
aquece-lhe a agua, (nada de mudanças bruscas de temperatura), assm uns banhinhos de sol e tal, quando vires que ela começa a ficar espevitadinha, tentas dar-lhe gammarus(têm um odor que lhes disperta muito a vontade de comer) ou outra coisa que ela goste e pronto!

Se a tiveres num aquario ou assim(parece que não, n sei...) compra-lhe um aquecedor para tugas com termoestato (coisa pa 20 euros, n sei bem, o meu é da aquapor) e pronto!
Norby
Membro Veterano

domingo mar 19, 2006 4:56 pm

Ola Kiko
A minha Tartaruga ja começou a comer, nao ainda com o apetite voraz habitual, mas ja comeu gammaruz e sitks.

Tb ja se deliciou com uns banhinhos de sol (q alias ela tanto gosta!), mas entretanto veio novamente o tempo de chuva...

Para ja esta num aquaterrario, relativamente pequeno mas sem aquecimento, estou a espera q cresça um pouco mais, para ai sim lhe arranjar um aquario com aquecimento, luz e um sistema de filtragem como deve ser.

Depois pedirei dicas de como o devo montar.
Nyara
Membro Veterano
Contacto:

domingo mar 19, 2006 5:33 pm

Para ja esta num aquaterrario, relativamente pequeno mas sem aquecimento, estou a espera q cresça um pouco mais, para ai sim lhe arranjar um aquario com aquecimento, luz e um sistema de filtragem como deve ser.
Permite-me dizer-te que não deves esperar para lhe arranjares uma resistência e a luz, é quando elas são pequenas que precisam mais de cuidados.

Vou ser dura contigo, perdoa-me!

Mas sem criares o ambiente correcto a tua tartaruga pode até nem vir a crescer :(

Eu reconheço que às vezes não temos tanto dinheiro como gostariamos para dar tudo do bom e do melhor aos nossos animais mas se gostamos deles e os acolhemos temos a obrigação de lhes dar o melhor possível.

Umas dicas:
-compra uma coisa de cada vez ;)

-procura artigos usados

- fala com amigos( há sempre alguém que tem um aquário que já não precisa ou até um filtro de peixes que dê para remediar :p )

- Procura nos hipermercados há frequentemente promoções que valem a pena.

Vê-se que te preocupas com a tua tartaruginha e é uma pena se voltares a ter um susto por falta de condições adquadas :roll:
Vais ver que vais encontrar soluções bem económicas e que vão fazer a tua amiga bem mais feliz.

Nós tamos aqui pra ajudar-te tá ;)
Norby
Membro Veterano

segunda mar 20, 2006 10:25 am

Ola Nyara,

Nao apanhei propriamente um susto, apenas me preocupo com a minha tartaruga, e dai colocar o post a perguntar sobre a temperatura.

Digamos que esta foi a "nossa" primeira hibernaçao e a experiencia é a melhor forma de informaçao e de prevenir quaisquer problemas.

Apesar de estes serem os meus primeiros posts na arca, correspondo-me numa lista Americana de tartarugas a mais de um ano (WCT_Online_Turtle_and_Tortoise_Care) que é para mim uma fonte preveligiada de informaçao, pelo que a minha tartaruga apesar de nao ter um habitat dito "perfeito" tem uma alimentaçao diversificada, mudas de agua frequentes e banhos de sol diarios (basicamente tudo aquilo que precisa).

Qt ao tamanho tem um tamanho q julgo adequado para a idade 6.5cm, cresceu 3.5cm desde que a comprei. Provavelmente e se assim o desejasse poderia ter tb os 8, 9, 10cm q mts animais rapidamente conseguem em cativeiro mas fruto de alimentaçoes desiquilibradas, e mt diferentes dos 3 a 4 cm de crescimento anual no seu habitat natural.

Em relaçao ao aquario vou começar a pensar em adquirir um, onde lhe possa proporcionar o espaço suficiente p nadar e as tais condiçoes de luz e filtragem (mudar a agua frequentemente é uma seca!).

Mais uma vez obrigado pelas dicas.

Uma pergunta, será facil encontrar um aquario com dimensoes razoaveis num hipermercado? (é que ja tenho em mente o tamanho final que pode atingir)
Nyara
Membro Veterano
Contacto:

segunda mar 20, 2006 2:14 pm

Nao apanhei propriamente um susto, apenas me preocupo com a minha tartaruga, e dai colocar o post a perguntar sobre a temperatura.
Eu no teu lugar tinha apanhado um susto e dos bons, se tivesse uma tartaruga com 1 ano, a hibernar e sem comer desde Outubro :roll: Devo ser que sou uma parva com os animais!!!
...e a experiencia é a melhor forma de informação e de prevenir quaisquer problemas
Ora aqui está uma grande contradição ;) A experiência não previne quaisquer problemas, só aprendemos à posteriori depois do facto consumado. É claro que a experiência é útil e foi assim que apreendi mto porque há uns anos atrás não havia tanta informação disponível e nem vets com formação adquada mas garanto-te que há situações pelas quais preferia não ter passado com as tartarugas.
Apesar de estes serem os meus primeiros posts na arca, correspondo-me numa lista Americana de tartarugas a mais de um ano (WCT_Online_Turtle_and_Tortoise_Care) que é para mim uma fonte preveligiada de informaçao
Concordo a WCT é uma fonte inesgotável. Mas a arca tb não vai estando mal ;)

Norby, apenas te quiz alertar e dar umas dicas, se estás consciente e bem informado melhor.
Cada um é livre de cuidar dos seus animais como pode e acha melhor.

Quanto à tua questão, os hipers têm mta variedade mas tb podes mandar cortar à medida os vidros numa vidreira e depois montares tu o aquário. É uma questão de veres qual é a situação que te convém mais ;)
Norby
Membro Veterano

segunda mar 20, 2006 3:38 pm

E verdade que é desaconselhado hibernar animais tao jovens, e alias há uma opiniao mais-ou-menos consensual nesse aspecto.
No entanto tartarugas recem nascidas, e jovens, no seu habitat natural nao tem aquecimento nos rios e lagos onde habitam. Têm tb invernos rigorosos e passam meses a fio sem comer. E na verdade estes animais sao verdadeiros exemplos de sobrevivencia (e mais nao comento).

Quando falava em experiencia, obviamente, nao falava na minha mas no somatorio da tua (sua) e da de todos os participantes do forum. E perguntar e usar essa informaçao, sim, pode ser uma forma de prevenir problemas.

Em relaçao ao Wct é realmente uma boa fonte de informaçao, mas as vezes um pouco desfazada da nossa realidade (portuguesa) e que abrange uma imensidao de raças de tartarugas que tb dificilmente se encontram em Portugal. Tem tb o inconveniente da lingua.

Em relaçao a arca acho que é uma boa forma de trocar informaçoes, e tenho-a achado muito util. Vou passar a frequentar mais assiduamente este forum para colocar as minhas questoes e quem sabe dar tb o meu contributo.
klk0
Membro

segunda mar 20, 2006 7:25 pm

a experiencia só nos permite fazer ajustes, nunca podemos descorar do conhecimento técnico-cientifico produzido nesta area!

Não Nyara, não és maluquinha, com uma ano(ou menos pelo que pareceu) estar a hibernar, sem se alimentar sem nada é pessimo, podia ter morrido!!

É quando os animais são jovens que necessitam de mais cuidados, estão mais frageis etc!

Pensa um pouco, temperatura baixa, metabolismo baixo, alimentação reduzida, crescimento reduzido!! simples!! uma coisa é uma tartaruga obesa, onde o crescimento da carapaça não consegue acompanhar o crescimento do "corpo"(gordura essencialmente), outra é quando ela cresce no seu todo, sem gorduras "inconvenientes"!!

Essa tua logica de crescer pouquinho significa crescer saudavel, é errada!! pelos vistos a tua turtle está com bastantes problemas, na idade dela (se estivesse na mão de um criador preocupado, interessado e informado) não é normal esse tipo de problemas, nem esse tipo de desleixos!

Mas afinal adquiriste uma turtle selvagem, habituada ás adversidades climatericas e alimentares ou uma em cativeiro que provavelmente descende à 4, 5, 6 gerações de especies de cativeiro??

Não me digas que o WCT não aconselha agua por volta dos 24º?? a tua deve chegar a atingir os 10º durante a noite...

Se gostas da tua tartaruga, trata-a como deve de ser, proporcionando-lhe o que ela necessita!!

va, fica bem e desculpa o tom rispido mas.. stresso-me com este tipo de coisas, que são muito mais comuns do que pensamos!

Ps- Viva a arca!!

Ps- aprendemos com os erros, mas conevem aprender com os dos outros!!
Nyara
Membro Veterano
Contacto:

segunda mar 20, 2006 10:48 pm

Não Nyara, não és maluquinha
Bem de poetas e de loucos todos temos um pouco :lol: :p

Norby a falar é que a gente se entende ;) Não leves a mal as minhas/nossas palavras pois são com boa intenção. Faço votos que tudo corra bem com a tua tatinha.
Aparece mais vezes.

Abraço e até breve
:D
Responder

Voltar para “Répteis e Anfíbios”