Como criar um lagarto?

Fórum para trocar ideias, tirar dúvidas, colocar e responder a questões sobre os nossosss amigosssss

Moderador: mcerqueira

Responder
Juli-miau
Membro
Registado: sábado jan 28, 2006 9:59 pm

domingo mar 19, 2006 6:57 pm

Olá membros(as) da arca!
Adoro reptéis e, por enquanto, só tenho uma tartaruga. Gostaria IMENSO de ter um lagarto.
Infelizmente, a maior parte deles necessita de aquários a temperaturas específicas e eu não tenho noção de quanto tenho de investir...

Podem ajudar-me????? :D :D ;)
Titatugu
Membro Júnior
Registado: domingo mar 19, 2006 4:48 am
Localização: 1 gato persa, 1 gata europeia comum, 1 gato persa cruzado com ciames e uma tartaruga

domingo mar 19, 2006 7:22 pm

Olá.

Não te vou ajudar muito pk a unica experiencia k tive com "lagartos" foi com uma iguana de uma colega de casa.

A minha colega colocou-a num aquario normal de peixes, com 1m de comprimento, comprou-lhe uma terra propria(tipo caruma) numa loja da especialidade, uma lampada vermelha, colocou um tronco k apanhou no rio, uma pedra akecida e dava-lhe comida em stick e umas papas k tb s compram em lojas da especialidade. Todos os dias (2x dia) lhe davamos umas borrifadelas com água, falavamos mto com ela e faziamos festinhas.
Isto foi em pleno verão.
Até k um dia, o namorado dela decidiu por a iguana ao sol...Eskeceu-s lá dela e qdo a minha colega chegou a casa a pobre bichinha estava morta, colada ao tronco... Posso-t dizer k bati, no verdadeiro sentido da palavra, ao burro do rapaz... Fartei-me de chorar...
Acho k deves ter um "lagarto", mas por favor tem cuidado com o tratamento dele, pois são mto sensíveis...

Desculpa ter ajudado tão pouco, mas tb n sei mais nada...

O custo total ficou acima dos 100euros.

Beijinho e boa sorte! ;)
VeLLiKi
Membro Veterano
Registado: terça mai 11, 2004 10:17 am

domingo mar 19, 2006 9:10 pm

Gostava de saber qual a especie de "lagarto" q pretende criar... pk de especie para especie os animais tem necessidades e carencias diferente...

Cumprimentos
<a href="http://www.reptilherp.com">www.reptilherp.com</a>&nbsp;tentar fazer a diferen&ccedil;a...
P_R
Membro Veterano
Registado: quarta jul 21, 2004 6:52 pm

segunda mar 20, 2006 2:41 pm

bem... assim por contas redondas deve ter de gastar mais de 250 euros para ter um animal bem tratado, com tudo o que ele necessita, fora as mudas periodicas de lampadas uv que sao caricimas e dedicação, muita dedicação...
Aconselhava em primeira mao a fazer uma pesquisa no google sobre os cuidados que cada reptil tem bem como as responsabilidades que se deve ter e o quão frageis sao estes animais e depois, só depois, me preocuparia com a quantia monetaria para tal, porque neste pais, e nao digo ser o caso, há muito boa gente que compra os bichos por impulso, se saber patavina do que o bicho percisa e depois dá no torto, como foi talvez o que aconteceu no caso acima descrito...
coldblood
Membro Veterano
Registado: sábado jul 24, 2004 8:48 pm
Contacto:

segunda mar 20, 2006 7:06 pm

P_R Escreveu: ..................e depois dá no torto, como foi talvez o que aconteceu no caso acima descrito...
Talvez??? :lol: fora as papinhas e os sticks...mais a caruma
Juli-miau
Membro

segunda mar 20, 2006 10:43 pm

O lagarto que gostava de ter, terá de poder estar ao "ar livre". Isto é, poder tê-lo perto de mim enquanto estudo e poder tê-lo fora do seu aquaterrário num periodo de tempo considerável.
Da pouca informação que me deram em lojas, os donos de lagartos tinham divisões da casa só para eles ou tinham-nos fechados SEMPRE no aquaterrário... ou oito ou oitenta!

O único réptil que tenho é uma tartaruga de água doce. Pesquisei na internet, mas um livro respondeu-me a imensas dúvidas e forneceu muitas info., como, por exemplo, que lhe podia dar queijo de fatia e todos os alimentos cujas transformações foram reduzidas, bem como moscas (é um pouco nojento, eu sei!).

Se não fosse a minha pesquisa, não sei se tinha sobrevivido! Acho um crime quem as deixe numa "ilhota de plástico" que nem dá para pensar! Adoro a minha tuga e orgulho-me de dizer que a trato como deve ser tratado um réptil: com carinho, atenção e amor!

Sempre que posso, solto a minha Tuga e deixo-a andar algum tempo... isto, sim, é liberdade! Adoro vê-la esticada ao sol com as pernitas! Não é tão giro? :p :p :D

Se tiverem mais alguma sugestão... ou queiram perg. algo sobre tugas, é só dizer!

Não são lindos os olhos dos répteis? :o :o :o :o
Nyara
Membro Veterano
Registado: sexta ago 12, 2005 12:30 pm
Contacto:

segunda mar 20, 2006 11:08 pm

O único réptil que tenho é uma tartaruga de água doce. Pesquisei na internet, mas um livro respondeu-me a imensas dúvidas e forneceu muitas info., como, por exemplo, que lhe podia dar queijo de fatia e todos os alimentos cujas transformações foram reduzidas, bem como moscas (é um pouco nojento, eu sei!).
Eu sei que existe um livro que diz que se pode dar queijo às tartarugas (não sei se é o mesmo) mas isso faz-me cá uma confusão... :roll: ...as tartarugas não devem comer quaisquer alimentos com condimentos, portante o queijo deve ser logo excluído...tem sal, gordura, leite, e outras tretas mais que eles lá metem.

Os vets com que eu tenho contactado tb não aconselham :roll: já nem sei o que pensar quando os livros se desdizem...

Já agora o que é que entende por "alimentos cujas transformações foram reduzidas"

:D :D
coldblood
Membro Veterano
Registado: sábado jul 24, 2004 8:48 pm
Contacto:

segunda mar 20, 2006 11:11 pm

Juli-miau Escreveu:
Não são lindos os olhos dos répteis? :o :o :o :o

Eu acho lindos, este é o olhar do meu....á já um ano atrás....
Imagem
Juli-miau
Membro

segunda mar 20, 2006 11:16 pm

O que quero dizer com alimentos com reduzidas transformações são alimentos que sejam pobres em corantes, conservantes e aditivos.
Quanto ao livro, se fizer questão, vou à biblioteca municipal e dou-lhe o nome da autora, chama-se "Tartarugas de água doce" e tem uma capa toda verde.
Acredito que ache incorrecto eu dar-lhe queijo, mas ajudou-a imenso no crescimento e acreditei no que li... pelos comentários que já li, é uma pessoa muito mais entendida do que eu e, sinceramente, não sabia que os vets desaprovavam o queijo. Apesar disso, o queijo é de dieta, por isso acho que não é dos piores (como os amanteigados).
Acha que devia cessar esses tipos de alimentos? :?

Obrigada! :)
rbl
Membro Veterano
Registado: quarta mar 02, 2005 11:15 pm

terça mar 21, 2006 12:33 am

Juli-miau Escreveu: O lagarto que gostava de ter, terá de poder estar ao "ar livre". Isto é, poder tê-lo perto de mim enquanto estudo e poder tê-lo fora do seu aquaterrário num periodo de tempo considerável.
Da pouca informação que me deram em lojas, os donos de lagartos tinham divisões da casa só para eles ou tinham-nos fechados SEMPRE no aquaterrário... ou oito ou oitenta!
Então é melhor que se mantenha na família das tartarugas/cágados pois à excepção destas não poderá levar a maior parte dos répteis para o exterior e deixá-los lá por um periodo considerável de tempo enquanto estuda.
Primeiro temos os riscos de fuga, segundo temos os riscos de um ataque de outro animal e terceiro os riscos que sobram de se negligenciar um animal no exterior como morte por excesso de calor ou desidratação, quedas, etc.
Nenhum animal deve estar fora do seu ambiente sem supervisão constante!

Da forma como o pôs, parece que manter os animais nos terrários é condená-los a um castigo, quando na verdade muitas vezes é o contrário! Para dar um exemplo, tenho uma espécie de lagartos que precisa de 80% de humidade e temperaturas por volta dos 22º. Trazê-los para uma humidade mais baixa ou temperatura mais elevada (ou as duas) é causar-lhe desconforto e em última instância pode significar a morte.
Juli-miau
Membro

sexta mar 24, 2006 5:21 pm

O que eu fiz foi generalizar as situações... não quer dizer que todos os animais (independentemente do animal) estejam "aprisionados", sempre que estão num aquaterrário, terrário ou aquário!

Peço desculpa esta observação... é óbvio que se tirar um peixe da água ele ....!!! :o :o

Não discordo em nada com o facto de o seu animal se encontrar a maior parte do tempo no seu habitat que o seu dono lhe disponibilizou, pois são as condições necessárias à sua sobrevivência!!!

Peço desculpa, mais uma vez!

Cumprimentos da Ju :roll:
rbl
Membro Veterano
Registado: quarta mar 02, 2005 11:15 pm

sábado mar 25, 2006 12:28 pm

Não tem nada que pedir desculpa =) Eu é que estou a esclarecer aquilo que para a maioria das pessoas é difícil de perceber quando tomam contacto com répteis e medem as situações pela experiência que têm com mamíferos, quando na verdade são dois mundos completamente diferentes.
Responder

Voltar para “Répteis e Anfíbios”