Carne e tartarugas... são compatíveis???

Fórum para trocar ideias, tirar dúvidas, colocar e responder a questões sobre os nossosss amigosssss

Moderador: mcerqueira

Responder
Juli-miau
Membro
Registado: sábado jan 28, 2006 9:59 pm

segunda mar 20, 2006 11:08 pm

Olá admiradores de répteis!

Tenho uma tartaruga com quase 3 anos (faz dia 22 de Julho) que, segundo a sua idade, está prestes a atingir a idade adulta.
A alimentação dela é composta por: gammarus (50%), queijo de fatia(30%), melancia, maçã, moscas(20%) e pão (mt pouco).
Segundo os conhecimentos que retirei de livros e de pesquisa, as tartarugas, na idade adulta já comem carne (fresca e não congelada!) e podem chegar a comer peixe (coisa que nunca exprimentei!).
P'reocupo-me que a minha tartaruga venha a sofrer alguma carência por não comer carne. Já me disseram, numa loja de animais, para dar sticks ou granulado para gatos bebés, mas ela não come...
Têm alguma sugestão e/ou opinião sobre isto? Não compreendo, sendo ela saudável e tendo todas as condições... :? :? :?
Nyara
Membro Veterano
Registado: sexta ago 12, 2005 12:30 pm
Contacto:

segunda mar 20, 2006 11:35 pm

Olá, é sempre bom contactar com mais um apaixonado por tartarugas ;)

(Deixei uma msg no outro seu tópico a propósito do queijo)

Pois essa da carne tem mto por onde se diga :p

Eu penso ser ao contrário, enquanto pequenas têm mais necessidades de proteínas e quando adultas tornam-se mais vegetarianas.

Diz que os gamarus são 50% da alimentação da sua tartaruga e 30% de queijo...eu diria que não é uma base alimentar mto boa :?

Os gamarus devem ser dados apenas de vez em quando, como uma goluseima, ou para estimular o apetite aquando de uma confalescência por exemplo.

O queijo...bom nem entendo como é que há quem recomende dar este alimento, acho mto anti-natura e nada saudável ( tem mta gordura, sal, etc)

A questão da carne tb tem de se ter alguns cuidados:

e o que vou escrever a seguir é apenas a minha opinião tendo por base conselhos veterinários e a minha própria experiência

-Nada de carnes vermelhas, mto menos com condimentos ou crua. Assim, tb se exclui fiambres e afins

- Dê preferência às carnes brancas: frango, perú, etc

- Há quem aconselhe os fígados e os corações do frango porque são uma boa fonte de vitemina A mto útil às tartarugas

- A carne deve ser sempre cozida sem qualquer condimento, com isto quero dizer, sem sal, pimenta ou outra especiaria. Assim evita-se a transmição de parasitas (ex. Salmonelas)

- Quando se carne tem de se ter o cuidado para que não fique nenhum pedaço na água para que possa apodrecer e provocar alguma infecção ao animal.

Quanto ao peixe:

- Deve ser fresco, sem congelação, à temperatura ambiente.

- O mesmo cuidado para verificar que não ficam restos.

-De preferência, dar peixe de água doce: salmão, truta, robalo, carpa de rio etc.

- Sempre sem pele e espinhas

Quanto a ela não comer rações e sticks, espreita aqui este tópico e vê como se "convenceu" a tartaruga do forista Prof_Aquiles:
http://arcadenoe.clix.pt/forum/viewtopi ... r=&start=0

Se me esqueci de alguma coisa, ou se me enganei, alguém que me corrija
;)
klk0
Membro
Registado: quarta fev 22, 2006 10:59 pm

quarta mar 22, 2006 6:55 pm

Em meia dúzia de palavras... Concordo em tudo com a Canary!

PERFECT
Nyara
Membro Veterano
Registado: sexta ago 12, 2005 12:30 pm
Contacto:

quarta mar 22, 2006 6:59 pm

Com a Nyara queres tu dizer ;)
klk0
Membro
Registado: quarta fev 22, 2006 10:59 pm

quinta mar 23, 2006 10:01 pm

Lol

Sim tens toda a razão, peço desculpa!

Ando super cansado com montes de coisas pa estudar e depois é isto, baralho-me todinho...
Responder

Voltar para “Répteis e Anfíbios”