Especie Bombina

Fórum para trocar ideias, tirar dúvidas, colocar e responder a questões sobre os nossosss amigosssss

Moderador: mcerqueira

Responder
URKA
Registado: quinta ago 28, 2003 2:45 pm

segunda mar 27, 2006 5:27 pm

Ha pouco tempo adquiri um macho e uma fêmea da especie Bombina Orientalis. No entanto deparei-me com muito pouca informação sobre a especie. Numa tentativa de saber mais, pesquisei algum tempo na internet, li varios livros e falei com alguns veterinarios sobre o assunto, e recolhi portanto, algumas informaçoes sobre as mesmas. :D
Numa tentativa de esclarecer alguma coisa para quem também não conhece ou conhece pouco, aqui fica o que consegui recolher. ;)
Espero que ajude nalguma coisa...

As Rãs BOMBINA

INTRODUÇÃO

Na Europa e no Sul do Continente Asiático, existem um numero de pequenas Rãs verrugosas, que são dentro do seu meio, os mais populares e cómicos sujeitos da espécie.
Conhecidos como Fire-Bellied Toads, o género Bombina é composto por seis espécies com algumas semelhanças na sua aparência física, e na preferência do seu habitat, mas de tamanhos diferentes e varias colorações.

Classificação:

Ordem:Anura
Família:Bombinatoridae
Género:Bombina
Espécies:
1. Bombina Bombina, Linnaeus, 1761
2. Bombina Variegata, Linnaeus, 1758
3. Bombina Fortinuptialis, Tian & Wu, 1978
4. Bombina Máxima, Boulenger, 1905
5. Bombina Microdeladigitoria, Liu, Hu & Yang, 1960
6. Bombina Orientalis, Boulenger, 1890.

MEIO AMBIENTE

Existem seis espécies de Rã Bombina:
Bombina Orientalis (The Oriental Fire-Bellied Toad), oriunda da Koreia e do Nordeste da China;
Bombina Bombina (The European Fire-Bellied Toad), espécie oriunda da Europa Central e da Turquia;
Bombina Variegata (The Yellow Fire-Bellied Toad), que se pode encontrar numa vasta área, desde a Europa Central até as Montanhas de Carpathian; Bambina Máxima (Asian Giant Fire-Bellied Toad), que habita da Região dos Himalaias até a China Ocidental;
E as ainda pouco conhecidas:
Bombina Fortinuptialis ( Guangxi Fire-Bellied Toad) e Bombina Microdelagitoria (Hubei Fire-Bellied Toad).\

Todas as seis espécies pertencem á família das Bombinatoridae.

O seu tamanho varia entre os 4,5cm, nas três primeiras espécies, até aos 7,5cm da Asian Giant Fired-Bellied Toad.

A Bombina Orientalis, é a espécie mais comum, e a que mais frequentemente se encontra nas lojas de animais.

Todas as espécies de Bombinas são de fácil manutenção, e chegam a viver mais de 12 anos em cativeiro.
CARATERISTICAS FISICAS

As Bombinas possuem a típica forma de rã, com um corpo insípido e atarracado, sendo que, as fêmeas têm tendência para ser maiores, e a terem uma pele mais macia.
Todas as espécies de Bombina, possuem cores vivas na região da superfície ventral.
Os machos da espécie Bombina Máxima, (Asian Giant Fire-Bellied Toad) são facilmente identificados pela presença de uma larga almofada nupcial localizada no primeiro dedo de cada um dos membros frontais. Esta almofada apresenta-se durante todo o ano e não apenas durante o período de acasalamento, e é também comum noutras espécies de rãs.

MANUSEAMENTO

A pele das Bombinas contem substâncias que podem irritar e ser tóxicas para outros animais, e seres humanos, sendo que estas podem ser transmitidas por ingestão ou contacto directo. Por este motivo, não devem juntar-se as Bombinas com outras espécies de rã, ou outros animais domésticos.
Crianças e adultos devem estar informados e devem sempre lavar as mãos depois de contacto com a espécie.
Como aviso, a própria Bombina expõe o seu ventre colorido quando atacada, ou mesmo quando recentemente em cativeiro. No entanto, quando mantidas por longos períodos de tempo em cativeiro, tendem a perder este comportamento.

EM CATIVEIRO

As Bombinas de cativeiro devem ser mantidas a uma temperatura de aproximadamente 18º a 24ºC, (64ºF a 75ºF). Temperaturas muito altas podem provocar elevados níveis de stress e devem ser evitadas. Não são necessárias fontes de aquecimento externas para rãs que se encontram em cativeiro, mas a colocação de uma lâmpada ultra violeta é aconselhada, pois beneficia na obtenção de cálcio pelo metabolismo. Providenciar um foto período de 12 a 14 horas diárias, ajuda a manter saudáveis a maioria destas espécies.
As Bombinas podem igualmente viver em aquários simples ou mais elaborados, consoante o gosto, desde que devidamente adaptados as suas necessidades.
O aquário deve permanecer devidamente ventilado, mas deve ser totalmente coberto pois estes animais conseguem escapar, mesmo por aberturas de tamanho muito reduzido.
O aquário deve conter áreas iguais de terra e água. O nível de água deve ser pouco profundo pois as Bombinas não são particularmente grandes nadadoras (deve conter menos de 5 cm de água para as espécies pequenas, e menos de 10 cm para a Bombina Máxima).
Devem ser colocadas plantas verdadeiras ou artificiais para que as rãs possam facilmente sair do lago. A água deve ser mudada frequentemente mesmo estando a ser utilizado um sistema de filtro, e deve estar livre de cloro. Água mineral é geralmente uma boa escolha. As áreas de terra devem proporcionar esconderijos e devem ser feitas de iguais partes de cascalho e turfa.

ALIMENTAÇÃO

Em cativeiro as Bombinas devem ter uma alimentação o mais variada possível, constituída por diversas espécies de invertebrados. Elas conseguem comer praticamente qualquer insecto, desde que este seja pequeno o suficiente para ser engolido. Grilos, borboletas nocturnas e diversas espécies de larvas fazem parte da sua dieta. Ocasionalmente podem também ser alimentadas com peixe, nomeadamente o peixe Guppy. Os alimentos são facilmente encontrados em lojas da especialidade. No entanto, se existir dificuldade em encontrar alimento vivo variado, deve-se uma vez por semana adicionar a comida um complemento vitamínico-mineral para assegurar uma dieta equilibrada.
Note-se que estes animais têm por vezes comportamentos canibalistas, e podem dramaticamente alimentar-se de membros mais pequenos da mesma espécie.
Uma nutrição incorrecta leva a uma gradual perca das cores vivas que ostenta no seu ventre.

REPRODUÇAO

A reprodução de Bombinas em cativeiro é possível, sendo que um dos requisitos imprescindíveis para levar a cabo, e com êxito esta tarefa, é a hibernação.
Os anfíbios devem ser colocados num local seco e fresco (5ºC), durante cerca de 6 a 8 semanas, tendo o especial cuidado de manter o recipiente húmido. Este ambiente leva á hibernação. Depois de terem hibernado, estes dever ser transferidos para um aquário-terrario, que deverá estar aquecido á temperatura normal para a espécie (18º a 24ºC). Esta mudança de temperatura fria, para temperatura quente, levara os anfíbios a reproduzirem-se, sendo só aguardar que o macho encontre a fêmea para tal.
Nesta altura, deve ser colocada bastante vegetação na área aquática do aquário, vegetação essa, que pode ser formada pelas Ceratophyllum, Elodea, etc…
Os ovos são colocados em grupos pequenos nas plantas aquáticas, sendo colocados uma média de 100 ovos. Estes eclodem 5 a 7 dias depois da postura. O tamanho dos girinos é de cerca de 5 mm, e nascem sem coloração. Nos primeiros dias mostram-se inactivos, mas poucos dias depois do nascimento iniciam a sua movimentação em busca de alimento. Este pode basear-se na comida típica para peixes ornamentais.
O girino leva aproximadamente 5 a 6 meses a adquirir a forma de adulto, e cerca de 12 a 24 meses a atingir o tamanho adulto.
Quando criados em cativeiro, tendem a ter uma coloração mais apagada que a dos seus progenitores.

CONCLUSÃO

As Bombinas são geralmente bastante saudáveis e apresentam poucos problemas médicos. Os exemplares adquiridos para cativeiro, chegam quase sempre em boas condições de saúde.
Por vezes, podem apresentar alguns parasitas intestinais, que são facilmente tratáveis com medicamentos para o efeito. Devem ser no entanto, afastados dos outros quando apresentam problemas de saúde, e apenas novamente juntos, depois de completamente restabelecidos.
As rãs Bombina são excelentes animais de companhia. São anfíbios bastante atractivos, muito activos, calorosos e diurnos, alem de que, não requerem nenhum tratamento ou equipamento especializado.

[img]http://www.mikeredmer.com/Bombina_orien ... review.jpg[/img]
Nyara
Membro Veterano
Registado: sexta ago 12, 2005 12:30 pm
Contacto:

segunda mar 27, 2006 5:38 pm

Imagem

Bem-vindo à arca e parabéns pela iniciativa ;)
URKA
Registado: quinta ago 28, 2003 2:45 pm

segunda mar 27, 2006 5:50 pm

Obrigada. Na verdade foi complicado mas deu-me muito prazer a fazer este resumo sobre a especie, e talvez quem sabe possa ajudar a esclarecer outros compradores. Quando as trouxe para casa, nem me souberam informar que não podiam ficar com outros animais por serem toxicas. Por pouco não as punha junto das tartarugas :oops: ... Devia ter sido bonito...
P_R
Membro Veterano
Registado: quarta jul 21, 2004 6:52 pm

terça mar 28, 2006 3:34 pm

Muito bom trabalho e bem vindo ao forum...
vaninhas
Membro
Registado: quarta ago 09, 2006 5:29 pm
Localização: 2 Porquinhos da india, 3 rãs albinas, 4 peixes, ...

segunda set 11, 2006 3:50 am

ola ;) parabens pela tua pesquisa :) comprei recentemente um casal de ras bombinas orientalis e essa tua informaçao ajudou me ;) n sabia da parte da reproduçao... qto a alimentaçao a senhora da loja dos animais aconselhou me grilos por estas serem jovens...mas ha outro tipo de alimento q posso conjugar cm os grilos? e q a senhora disse me q so qdo fossem maiores e q podiam comer larvas... ... qto a n poderes juntar cm outros anfibios isso ja sabia ...mas uma vez numa loja de animais disseram me q se podiam juntar cm as tartarugas...

eu optei por comprar um suplemento vitaminico liquido para colocar na agua... mas tlvz sera mais indicado um em po para a alimentaçao... tenho q comprar isso;) ...
qto aos parasitas intestinais como e q eu sei q elas possuem? beijinhos gds e dd ja te agradeço pela resposta;)
mafia_69
Membro Veterano
Registado: quinta mar 16, 2006 7:53 pm

segunda set 11, 2006 5:39 pm

muito boa a caresheet...

aproveito este post para anunciar que adquiri ontem duas pequenas rãs xenopus sp. com cerca de 2cm... são a variante normal. as albinas são um pouco estranhas... lol
dudesquilo
Membro
Registado: quinta set 07, 2006 2:38 am

segunda set 11, 2006 5:49 pm

Eu axo k as normais tb sao um pouco estranhas já kto mais as albinas lol.. Elas teem as patas esquisitas...

Prefiro as rãs normais mas e uma questao de gosto :D
vaninhas
Membro

segunda set 11, 2006 7:00 pm

eu ja tive uma Xenopus laevis albina e axava a linda!!... beijinhos gds e boa sorte cm a tua nova ra:)
vaninhas
Membro

quinta set 14, 2006 7:01 pm

ola;) sabem qual a especie de anfibio q posso juntar cm as ras bombinas orientalis? beijinhos gds
mafia_69
Membro Veterano
Registado: quinta mar 16, 2006 7:53 pm

sexta set 15, 2006 8:35 pm

é melhor nenhuma... elas segregam toxinas que poderiam ser prejudiciais
vaninhas
Membro

sexta set 15, 2006 10:38 pm

ok ;) obrigado beijinhos gds
MoonQueen
Membro Júnior
Registado: sexta mai 12, 2006 2:39 pm

terça nov 28, 2006 2:15 pm

Boas!

Ora tenho a dizer-vos que adquiri recentemente uma rã bombina. Ela está no aqua junto com o meu tritão ventre de fogo, pelo que me indicaram na loja não havia problema algum eles estarem os dois juntos queria saber se haverá problema ou não? O meu tritão tem o dobro do tamanho que ela... E já agora gostaria de saber se elas comem todos os dias ou se só comem quando lhes apetece? Faço esta pergunta porque ela ontem de manhã comeu 3 lagartas e hoje já lhe pus la uma e ela não lhe tocou...

Aguardo resposta :) Jinhos :)
Responder

Voltar para “Répteis e Anfíbios”