os meus terrarios de geckos leopardo (actualizado)

Fórum para trocar ideias, tirar dúvidas, colocar e responder a questões sobre os nossosss amigosssss

Moderador: mcerqueira

Responder
gezzmo
Membro Veterano
Registado: domingo jan 04, 2004 12:16 pm

quinta abr 13, 2006 1:51 pm

vou fazer aqui uma pequena apresentaçao do terrario do meu casal de geckos leopardo. este estado é provisorio pq qd acabar o outro terrario, ja posso remodelar este, n vou remodelar mt em aspecto, vou simplesmente lavar a areia, pintar o background e possivelmente colocar uma planta e talvez mais umas pedras.

setup do terrario:

background D.I.Y. em espuma poliuretano e cimento cola
1 toca humida em acrilico e xisto, cheia com humus
7,5 Kg de areia amarela JBL
2 tocas em xisto
1 cabo aquecimento 75w
1 lampada ceramica 100w
1 termostato digital de ambiente
1 termostato analogico com sonda
1 lampada night glo 15w
1 lampada uvb 15w c reflector

temperaturas:
durante o dia:
zona quente - 32º
zona fria - 28º

durante a noite:
zona quente - 28º
zona fria - 26º

de momento o terrario esta assim:
vista geral de frente:
Imagem

vista da zona quente, e toca humida:
Imagem

vista da zona fria:
Imagem

vista geral de cima:
Imagem

espero que gostem, qualquer critica ou duvida é só colocarem :lol:
Última edição por gezzmo em segunda abr 17, 2006 2:58 pm, editado 1 vez no total.
<p> </p>
<p> </p>
VeLLiKi
Membro Veterano
Registado: terça mai 11, 2004 10:17 am

quinta abr 13, 2006 1:58 pm

Esta mto fixe...
<a href="http://www.reptilherp.com">www.reptilherp.com</a>&nbsp;tentar fazer a diferen&ccedil;a...
korrodi
Membro Veterano
Registado: domingo abr 09, 2006 3:04 pm

quinta abr 13, 2006 4:13 pm

Muito bom! parabéns!
deve dar uma trabalheira a limpar não? ;)
P_R
Membro Veterano
Registado: quarta jul 21, 2004 6:52 pm

quinta abr 13, 2006 9:56 pm

ta em porreiro, mas esse poliuretano percsa realmente de uma pintadela... ou entao umas aguadas com cimento de cor mais escura...
gezzmo
Membro Veterano

quinta abr 13, 2006 10:11 pm

obrigado

korrodi: n da trabalho nenhum limpar, pk os geckos sao animais mt asseados, fazem td no mm canto, é so limpar tds os dias esse mm canto e ta limpo, a unica sujidade k neste momento ha na areia é o humus que eles mandam para fora da toca e a sujidade que os grilos fazem.

P_R: realmente esta a precisar mm, ja ha partes em que o cimento esta a saltar. vou dar uma aguada de cimento com um corante natural, este corante é uma terra natural que se dissolve com um solvente a base de agua, comprei no aki e é totalmente seguro, e tem um aspecto mt natural.
<p> </p>
<p> </p>
korrodi
Membro Veterano

quinta abr 13, 2006 10:34 pm

Muito bem ;) depois posta ai umas fotos com o teu terrário pintado 8)
P_R
Membro Veterano

sexta abr 14, 2006 11:27 am

boa SORTE para a bricolage...
depois mostra como ficou

cumps
gezzmo
Membro Veterano

segunda abr 17, 2006 2:57 pm

bem o terrario do macho ja esta quase acabado, só me falta mm um termostato para controlar a temperatura do solo, e a night glo que ja esta encomendada.
n sei se de aspecto vai ficar assim, pk ando as aranhas c o hardscape, n consico uma colocaçao harmoniosa e natural dos xistos, pk tenho que por uma caixa por baixo das pedras para levar humus para a toca humida, o que torna a tarefa mais dificil, mas tb n esta mau de todo. com a colocaçao dos xistos ainda lasquei algumas partes do poliuretano, mas dps mando umas pinceladas e fica novo.

NOTA: este terrario é 100% feito por mim, fiz-lo em mdf, coloquei caixilhos e respiradoures de aluminio, etc, resumindo... deu uma trabalheira.

aqui ficam algumas fotos:

vista geral do terrario
Imagem

vista do lado quente do terrario, por baixo desses xistos esta uma caixa de vidro c humus
Imagem

vista do lado frio do terrario
Imagem

espero que gostem e opinem...
<p> </p>
<p> </p>
korrodi
Membro Veterano

segunda abr 17, 2006 3:01 pm

Espectacular,muito bom mesmo!
P.S-1º a comentar :p
P_R
Membro Veterano

segunda abr 17, 2006 4:45 pm

Ta bem melhor o efeito conseguido nas paredes de espuma... resta saber se ficou com o efeito baço que muito pessoal nao consegue...

olha uma coisa... essas pedras que tens no terrario sao xisto ou é outra coisa? PArece-me xisto, mas acho que é mais claro que o habitual... eu quero ver se arranjo umas dessa cor para o meu...

ja comprei um bebedouro e é +- dessa cor... A turfa vem para a semana que na loja so havia areia :roll: ... Ja tenho tronco de videira... O esconderijo é a unica coisa que vai ficar um bocado fora do contexto, mas como eu tambem nao gosto daqueles que se custumam ver por ai, vou continuar com o vaso que ela tanto adoooooora... (deve ser por ter a entrada muito pequena e ela sente-se segura...)

So falta um fundo... mas mais uma vez nao gosto daqueles papeis que se vendem... Vou tentar arranjar uma especie de tapete feito em cana da india que ja sei onde comprar, mas acho que é capaz de ficar um bocado fora do contexto e da cor do terrario (se reparem estou a usar muito a cor mais escura para simular uma mata)... O que acham? o ideal era cortiça, mas ainda nao consigui arranjar uma que cubra o fundo todo...

cumps
gezzmo
Membro Veterano

segunda abr 17, 2006 4:57 pm

sim, tds as pedras que tenho sao xistos.
pq n arranjas uns qts xistos e partes em lascas finas e forras o fundo, colas akilo td com silicone, tenhu um terrario assim e n fica mau.
ou entao metes aqueles fundos de fibra de coco e poe bastantes plantas trepadeiras a cobrir td??
<p> </p>
<p> </p>
korrodi
Membro Veterano

segunda abr 17, 2006 6:02 pm

Olá,agora mesmo estive na loja de animais daqui,já encomendei as lampadas diurnas e nocturnas! :D
encomendei:
1 exo-terra heat glo
1 exo-terra night glo
1 exo-terra sun glo
1 lucky reptil thermo cable
Estive na Osram,comprei casquilhos com ficha e interruptor para as lampadas.
já comprei higrometro e termometro e agora vou comprar os vidros já cortados,uma pistola de silicone e a grelha respiradora(esta ultima ainda não consegui encontrar,alguem me pode indicar alguma loja?)
Já vou ter tudo mas só para o Verão é que vou fazer o terrário e encomendar o gecko leopardo femea,depois so me falta a areia,um tronco que vi muito giro,xistos,comedouros,bebouros,e esconderijos, no fim só me falta o MAIS importante os insectos liofilizados e vivos!(acho que ela se vai sentir bem) :)
rbl
Membro Veterano
Registado: quarta mar 02, 2005 11:15 pm

segunda abr 17, 2006 6:07 pm

Está com bom aspecto, só tenho 2 perguntas a fazer:
- já viste se os grilos não fogem pelos respiros no lado frio?
- e não tendo a melhor noção das proporções ao ver as fotos nem conhecendo o modelo em questão, aquela lâmpada de cerâmica não está muito próxima do solo ao alcance do gecko?
gezzmo
Membro Veterano

segunda abr 17, 2006 6:23 pm

korrodi - como ja te disse, eu trocava a heat lamp e a sun glo por uma uvb e cabo de aquecimento, essa lampada n vai satisfazer as necessidades de calor do gecko, pk eles querem calor por baixo e n em spot, muitos menos um spot com emissao de luz, outra coisa sao os grilos leofilizados, os meus geckos n tocam em comida morta, por isso n sei ate k ponto ele vai comer isso. é melhor começares ja a procura de fornecedores de alimento vivo, outra coisa é a areia, se o gecko for juvenil evita a areia, usa papel de cozinha.

rbl - os repiradores tem rede fina, por isso n ha problema, qt a lampada, ela esta a mais de 15cm de distancia da pedra, n estou a ver o gecko a chegar la, por isso n deve haver crise
<p> </p>
<p> </p>
korrodi
Membro Veterano

segunda abr 17, 2006 7:03 pm

Não saem porque a grelha respiradora vai estar em cima,quanto á lampada de ceramica,eu não encomendei nehuma,apenas encomendei o cabo de aqueçimento.
Responder

Voltar para “Répteis e Anfíbios”