esterilizar
Moderador: mcerqueira
-
- Membro
- Registado: segunda abr 17, 2006 5:28 pm
- Contacto:
ao adkirir o terrario e fazer varios objectos para decora-lo e posteriormente limpa-lo etc etc, gostava de saber as varias maneiras de esterilizar o ekipamento, basta aqua a ferver? e se nao poder usar algo tao kente? alguem me pode dar dicas?
Humm.. vamos por partes. Não é possível usar água a ferver em tudo. Não só a temperatura pode desagregar alguns materiais como a súbita diferença de temperatura pode partir outros como o vidro.
Na compra:
- Troncos comprados nas lojas podem ser fervidos em água com sal e/ou simplesmente "cozidos" no forno (15-20 min. a 230º).
- Substrato particulável tipo coco chips, repti bark, etc deve ser cozido como descrito acima ou colocados no micro-ondas por meio minuto pelo menos.
- Pedras compradas nas lojas ou recolhidas na natureza devem ser fervidas com sal.
- Outros materiais devem ser devidamente lavados de acordo com a sua composição. Normalmente água bem quente e detergente da louça é suficiente (desde que bem aguados a seguir).
Na manutenção regular dos terrários:
- Acessórios tipo termómetros ou plantas falsas devem ser cuidadosamente lavados com um água quente e detergente da louça.
- Outros acessórios como pratos de comida e água devem ser lavados todos os dias com água quente e detergente e semanalmente desinfectados fervendo (atenção ao tipo de material).
- Pedras e troncos podem ser desinfectados deitando simplesmente água a ferver (fora do terrário obviamente).
- Terrários de vidro devem ser copiosamente lavados com uma solução de lixívia a 5% e muitíssimo bem passados por água no fim. Não podem cheirar a lixívia. Eu costumava metê-los na banheira e passá-los mesmo muito bem por água corrente. Se tal não for possível, então limpar limpar limpar até que o cheiro da lixívia desapareça por completo. Existem uns productos de limpeza próprios mas nunca usei.
Existe uma outra opção química mais segura mas não estou muito bem dentro do seu uso. Tenho algumas notas sobre isso algures...
Na compra:
- Troncos comprados nas lojas podem ser fervidos em água com sal e/ou simplesmente "cozidos" no forno (15-20 min. a 230º).
- Substrato particulável tipo coco chips, repti bark, etc deve ser cozido como descrito acima ou colocados no micro-ondas por meio minuto pelo menos.
- Pedras compradas nas lojas ou recolhidas na natureza devem ser fervidas com sal.
- Outros materiais devem ser devidamente lavados de acordo com a sua composição. Normalmente água bem quente e detergente da louça é suficiente (desde que bem aguados a seguir).
Na manutenção regular dos terrários:
- Acessórios tipo termómetros ou plantas falsas devem ser cuidadosamente lavados com um água quente e detergente da louça.
- Outros acessórios como pratos de comida e água devem ser lavados todos os dias com água quente e detergente e semanalmente desinfectados fervendo (atenção ao tipo de material).
- Pedras e troncos podem ser desinfectados deitando simplesmente água a ferver (fora do terrário obviamente).
- Terrários de vidro devem ser copiosamente lavados com uma solução de lixívia a 5% e muitíssimo bem passados por água no fim. Não podem cheirar a lixívia. Eu costumava metê-los na banheira e passá-los mesmo muito bem por água corrente. Se tal não for possível, então limpar limpar limpar até que o cheiro da lixívia desapareça por completo. Existem uns productos de limpeza próprios mas nunca usei.
Existe uma outra opção química mais segura mas não estou muito bem dentro do seu uso. Tenho algumas notas sobre isso algures...
-
- Membro
- Registado: segunda abr 17, 2006 5:28 pm
- Contacto:
entao ker dizer k agua a ferver e sal ou com detergente xega para esterilizar o material...dependendo do material nao é. o k kero saber é por exemplo ao fazer esconderijos ou fundos com a espuma de poliuretano posso lavar com agua a ferver, nao sei sevai aguentar pk nunca exprimentei e tb com a relativa tinta com k a espuma esta pintada...ja em relaçao ao papel de modelar esta fora de kestao nao é? e nesse caso como se limpa??? ja que há pessoal a fazer os fundos com papel mesmo que estaja "protegido" com o vernis o k nao ker dizer k vá ser impremiavel...
-
- Membro Veterano
- Registado: sábado jul 24, 2004 8:48 pm
- Contacto:
Eu lavo tudo com a suolução de lexivia diluida e deixo secar bem seco ao Sol, o substrato tambem pode ser congelado para matar fungos, bacterias e ovos de acaros.