Gecko Leopardo - m/f

Fórum para trocar ideias, tirar dúvidas, colocar e responder a questões sobre os nossosss amigosssss

Moderador: mcerqueira

Responder
Chastity
Membro
Registado: segunda dez 20, 2004 11:34 pm

terça abr 25, 2006 10:40 pm

Um camaleão é muito dificil de manter, principalmente para quem não tem experiência.
Um gecko leopardo seria a melhor opção, ou um dragão barbudo.
Aqui fica um site com o que é necessário para um gecko.icon_smile.gif

http://br.geocities.com/mundoexoticohp2 ... gecko.html

num outro tópico estava este link e por curiosidade eu fui ler um bocadinho para me informar sobre estes bichinhos engraçados.

ora.. cheguei a uma parte que me chamou a atenção e me deixou um pouco confusa.
espero que haja por aqui alguém que me consiga tirar esta dúvida.

Postura: A fêmea deposita 2 ovos por vez. A eclosão ocorre entre 50 e 60 dias, mas pode demorar até 3 meses, caso as condições climáticas não sejam favoráveis.
O sexo dos filhotes é determinado pela temperatura ambiente, sendo que se a temperatura estiver abaixo de 25°C: a maioria dos ovos não vinga e os poucos filhotes serão fêmeas; entre 25°C e 26°C, nascerão fêmeas; entre 27°C e 31°C, nascem filhotes dos 2 sexos; 32°C e 33°C, nascerão machos; acima de 33°C, a maioria dos ovos não vinga e os poucos filhotes serão machos.

alguém me pode explicar porquê esta diferença nos sexos baseada nas condições climatéricas? não consigo perceber mesmo. :?:
rbl
Membro Veterano
Registado: quarta mar 02, 2005 11:15 pm

terça abr 25, 2006 10:54 pm

Não é nas condições climatéricas mas sim na temperatura como está lá descrito
animalworld
Membro
Registado: segunda jun 28, 2004 5:34 pm
Contacto:

terça abr 25, 2006 11:10 pm

é tal iqual como está ai......

eu já fiz várias criaçoes e tudo isso que vem ai é a mais pura verdade.
Chastity
Membro

quarta abr 26, 2006 10:47 am

pois o que tá ali eu li..

o que eu queria saber era se alguém aqui sabia (e me poderia explicar) como é que essas temperaturas interferem na "escolha" dos sexos.

Alguma explicação mais científica, biológica.. imagino que isto não aconteça por obra e graça dos espírito santo.. ;)
rbl
Membro Veterano

quarta abr 26, 2006 11:46 am

Por enquanto ainda é tudo obra do espírito santo =) pois ainda não se percebem bem os mecanismos que operam tal mudança. Há hormonas que entram em actividade a determinada temperatura e essas hormonas influenciam a determinação do sexo.

Supostamente é uma forma de auto-regularização natural, uma forma de manter a percentagem de M/F equilibrada usando os ciclos naturais de temperatura.
gezzmo
Membro Veterano
Registado: domingo jan 04, 2004 12:16 pm

quarta abr 26, 2006 12:22 pm

pois tb n sei a teoria por traz desse fenonemo, mas tal como o rbl diz, é um sistema de auto regulaçao da natureza, estes fenonemos n sao unicos do mundo dos repteis, as hienas conseguem determinar o sexo das ninhadas em prol da comunidade, se precisam de machos elas têm machos e vice versa. agora nos repteis será mm um sistema de auto balanceamento dos sexos, conforme as estaçoes do ano, vao nascendo machos ou femeas para equilibrar. é que de outra maneira, n é possivel manter este equilibrio.
<p> </p>
<p> </p>
Chastity
Membro

quarta abr 26, 2006 1:10 pm

acho realmente engraçado até porque nós somos "mais evoluídos" do que os repteis e do que os antigos primatas (mamíferos mais evoluídos logo antes da nossa espécie) e no entanto nao possuimos essa caracteristica.

pode ser que um dia nem seja preciso a pílula e as mulheres não só consigam engravidar quando quiserem como ainda "programar" os filhos.

isto da etologia fascina-me :D
rbl
Membro Veterano

quarta abr 26, 2006 1:55 pm

Não vejo como esta característica pode ser encarada como uma "evolução" quando eles não a controlam e a espécie está sujeita às variações climatéricas.
Tendo em conta o aquecimento global e o ritmo com que a temperatura tem subido, o mais certo é a espécie desaparecer por falta de elementos suficientes de um dos género para dar continuidade à espécie... a não ser que em 30 ou 50 anos, "desfaçam" aquilo que levou milhões de anos a fazer e consigam equilibrar a balança.

Quanto a "programar os filhos" e esse tipo de coisas, há o lado bom (acabar com genes responsáveis por sindromas de down e afins) e o lado mau, um planeta de barbies e kens.
Chastity
Membro

quarta abr 26, 2006 3:05 pm

fui eu que me expliquei mal.

quando referi esta cracterística estava a falar do post antes do meu referente às hienas e como elas determinam o sexo das ninhadas em prol da comunidade. precisando de mais fêmeas vêm mais fêmeas e vice versa.

quanto às barbie's e ken's já duvido um bocadito.. há tanto gente no mundo com gosto e opinioes diferentes.. um muçulmano iria de certeza preferia uma filha/o parecido com ele em termos de cor, feiçoes, cabelo, etc.. até porque essas mesmas características surgiram para uma melhor adaptaçao à regiao onde vivem.
é claro que se houvesse esta possibilidade de "criar" o filho/a perfeito/a haveria um boom de certas caracteristicas que a generalidade de pessoas gosta tipo olhos claros, mas isso iria acabar por saturar e passado um tempo o "raro" era os olhos escuros e lá voltavam and so on.. tipo a moda.. por ciclos.
rbl
Membro Veterano

quinta abr 27, 2006 2:47 am

Não quero começar uma discussão completamente off-topic mas acho que está enganada =)

Em todos os países onde a prática do dote da noiva seja comum, mais ninguém ia querer ter filhas. Se em sítios como a Índia e a China onde a situação agora oscila entre o complicado e o calamitoso, com imensas mortes "acidentais" de esposas na india e salas da morte nos orfanatos chineses só para dar dois exemplos, num mundo onde se pudesse escolher o sexo da criança estas sociedades entravam em colapso em 2 ou 3 gerações.

Segundo, porque é que um muçulmano ou um hindu pobre há-de ter uma filha parecida com ele e fadá-la à mesma miséria que ele vive quando pode ter uma filha tipo "pamela anderson" que poderá ter um futuro melhor e quem sabe ser o passaporte deles para a riqueza? Mesmo um podre de rico tem motivos de sobra para que a filha seja uma cópia da Pam =)

Terceiro, não leva em consideração o poder de influência dos media e da sociedade ocidental, especialmente o tipo de sociedade consumista e "imperialista" (adoro o rótulo) como a norte-americana.
Quando estive em Marrakesh, deixei de me rir e comecei a ficar preocupado quando vi que as "cópias" dos "personagens" estereotipados americanos eram demasiadas para serem um caso isolado. Pareciam figurantes dos mais variados videoclips...

Não sei que idade tem, se tem filhos ou irmãos pequenos mas basta observar os nomes dos miúdos numa escola ou infantário. Há vagas de Fábios, Jessicas e nomes ainda mais estranhos fruto da influência das telenovelas brasileiras. E o que acha que aconteceria se por acaso as mães (e os pais) pudessem "copiar" daquele actor/personagem mais alguma coisa além do nome?

Se tudo correr bem, quando isso acontecer já estarei cheio de alzheimer a dar milho às pombas e a chamar-lhes "Júlia", ou então a "fazer tijolo" há muuuuuuuuuito tempo =)
coldblood
Membro Veterano
Registado: sábado jul 24, 2004 8:48 pm
Contacto:

quinta abr 27, 2006 6:29 am

Quando fores dar milho á Julia, levas-me empurrando a minha cdeira de rodas?? :lol: :lol: :lol: :lol:
rbl
Membro Veterano

quinta abr 27, 2006 1:19 pm

Levo mas o mais certo é esquecer-me de ti no autocarro =)
coldblood
Membro Veterano
Registado: sábado jul 24, 2004 8:48 pm
Contacto:

quinta abr 27, 2006 1:35 pm

Não faz mal, que nessa altura eu tambem não me vou lembrar que foi contigo que sai de casa...
gezzmo
Membro Veterano
Registado: domingo jan 04, 2004 12:16 pm

quinta abr 27, 2006 1:42 pm

:lol::lol::lol: mmuuuaaaahhhhhhhhhhh
n resisti, esta demaissss
<p> </p>
<p> </p>
Responder

Voltar para “Répteis e Anfíbios”