Pantherophis guttatus

Fórum para trocar ideias, tirar dúvidas, colocar e responder a questões sobre os nossosss amigosssss

Moderador: mcerqueira

Aldina2004
Registado: sexta mai 26, 2006 8:08 am

sexta mai 26, 2006 8:21 am

Bom dia
sou mãe de dois rapazes e uma rapariga. Ora os rapazes são "doidos" por rastejantes e afins, e eu apesar de não ser grande admiradora de repteis depois de ter considerado a questão cheguei à conclusão que antes uma cobra que um cão :)
pelo menos não tenho que a levar à rua...
A questão que queria colocar agora era: onde é que arranjo uma Pantherophis guttatus ?
Mas também: é fácil arranjar comida para ela em Portugal? Nem pensar em dar-lhe ratos vivos... eu sei que na natureza é assim mas eu é que não sou capaz, apesar de achar que os rapazes não se importariam - selvagens :lol:
Obrigada pelas vossas respostas
Aldina
mafia_69
Membro Veterano
Registado: quinta mar 16, 2006 7:53 pm

sexta mai 26, 2006 8:39 am

tens preferencia pelas guttatus? são muito engraçadas. bem não sei onde moras, mas tenta ir ao zooexótico em benfica-lisboa. lá vão te aconselhar da forma correcta.
não tens de alimentar ratinhos vivos, aliás não é nada aconselhável dar ratinhos ou outro tipo de animal a uma cobra que ainda se encontre vivo, iria muito provavelmente ferir a tua cobra para além de ser muito cruel para a presa.
para uma guttatus necessitas de um terrário de pelo menos 60cm de comprimento, 40cm de altura e uns 30 de largura. são medidas aproximadas para uma cobrinha jovem.
boa sorte!
VeLLiKi
Membro Veterano
Registado: terça mai 11, 2004 10:17 am

sexta mai 26, 2006 8:49 am

Primeiro q tudo bem vinda ao forum...
A escolha foi realmente a mais acertada, as Guttatas são realmente as cobras mais indicadas para se começar nestas "andanças", arranjar a cobra é facil... o pior é chegar a conclusão da sub-especie preferida dos seus miudos... existe um sem fim de cores e padrões de Pantherophis... e nem sempre é facil arranjar as cores q mais se gostam... mas existem bastants lojas q tem cobras desta especie (não gosto de publicidade e por isso não vou mencionar nomes de lojas... depois mando uma PM para si). Em relação á comida... sem duvida q pela experiencia q tenho os ratos lactentes congelados(ou recem nascidos e depois com primeiro pelo numa fase mais avançada da vida do animal) são a escolha acertada, visto ser higiénico... o congelamento mata quase todos os parasitas q poderiam estar no rato... menos cruel... e é muito facilter grandes quantidades no congelador... tal como para a cobra existem muitas lojas q tem este tipo de "alimento"...

PS: É a primeira mãe q vejo informar-se para oferecer um reptil aos filhos... por isso PARABENS!!!
<a href="http://www.reptilherp.com">www.reptilherp.com</a>&nbsp;tentar fazer a diferen&ccedil;a...
Aldina2004
Registado: sexta mai 26, 2006 8:08 am

sexta mai 26, 2006 10:31 am

Obrigada aos dois pelas respostas.
Eu moro em Benfica, não conheço a loja mas vou à procura.
Não percebo nada de cobras... :) Mas sou geografa, daí talvez a melhor aceitação em relação aos repteis. Os miúdos têm 13 e 11 e 3 (miúda) anos o de 11 é o mais interessado. Sempre tive animais em casa, mas mudei-me recentemente e por causa de alergias e falta de espaço tive de abdicar dos meus dois gatos, que por acaso agora até são mais felizes, trocaram um apartamento por uma casa na aldeia com terreno à farta para se espojarem na terra e apanharem sol - como eu os invejo...
A ideia da cobra tem a ver (entre outras coisas) com o facto do garoto estar a passar uma fase difícil, dar-lhe um animal que ele goste é uma tentativa de incentivo para uma maior responsabilização.
Tenho uma amiga que sugeriu as guttatus, mas não queria atirar-me de cabeça sem saber as necessidades delas (e também se são compatíveis com as minhas) se ela vai viver 18 anos pelo menos, é bom que tenhamos algo em comum... Tenho feito alguma pesquisa na net mas é tudo americano, como de costume. Não queria comprar um animal num sítio qualquer, nem todas as lojas e criadores são de confiança, aprendi isso com os meus gatos. E também queria ter a certeza que é fácil encontrar o necessário, tal como alimentação, terrário, etc...
Já li um artigo publicado aqui no site e gostei muito, vocês também ajudaram muito, fico à espera da PM.
PS. Acho que há muitas mães dispostas a fazer coisas "estranhas" pelos filhos, não sou nenhum bicho raro :D
Muito obrigada aos dois
Aldina
Silly_Bublle
Membro Veterano
Registado: segunda jan 23, 2006 4:00 pm
Localização: 2 porquinhos da india, 1 casal de Yorkshire terrier, peixes

sexta mai 26, 2006 10:44 am

Aldina2004, parabéns por ser uma mãe corajosa que quer oferecer um reptil aos seus filhos.
Realmente é mesmo a primeira vez que tomo conhecimento de uma mãe assim.:D
Como o mafia_69 disse, existe a zooexotico(fica numa rua por trás da igreja), mas também a fishplanet ao pé do mercado de Benfica.
Mas pessoalmente prefiro a primeira, nem que seja só para ir lá informarem-na e sempre pode dar uma vista de olhos em alguns exemplares que têm na loja.
coldblood
Membro Veterano
Registado: sábado jul 24, 2004 8:48 pm
Contacto:

sexta mai 26, 2006 10:51 am

bem, já disseram quaze tudo, sobre a escolha, por isso pouco mais poderia acrescentar, mas não queria deixar passar este tópico sem primeiro felicita-la pelo interesse e a tentativa de recolha de informação antes de adequirir o animal, geralmente isso não acontece o que leva á morte e maus tratos de muitos repteis em cativeiro, quanto ao reptil como terapia de responsabilidade, se vive num sitio espaçoso, tente pôr o seu filho a criar o alimento da cobra, os ratitos de laboratorio, reproduzem-se bem, não precisam de estar dentro de casa, desde que num local resguardado, e ocupam mais tempo do que a propria cobra, que para quem não está dentro do hobbie dos repteis, pode achar monotona e muitas vezes perder o interesse pelo animal, uma vez que os repteis stressam com demasiada interação como criador. quanto á compra estou certo que receberá diferentes PMs de criadores, eu tambem não gosto de comprar repteis em lojas, pois é muito traumatico o tempo que passam na loja e se puermos saltar esse degrau entre criador/loja por tempo indefenido/nossa casa, eu prefiro, criador/nossa casa, apesar de já termos boas lojas, não podemos esperar que tenham a mesma dedicação e cuidados que um criador que conhece os animais com que trabalha.
mafia_69
Membro Veterano

sexta mai 26, 2006 12:55 pm

coldblood talvez o conselho que deste á aldina acerca de criar os ratinhos não seja muito boa ideia. visto pelo que percebi ela ser alérgica a animais com pêlo e támbem pelo facto que teria de matar ratinhos recém-nascidos duvido que ela o queira. no entanto aldina, tens sorte em morar em benfica, pois moras numa zona que está bem fornecida de lojas com alimento já morto e congelado para a tua cobra.
VeLLiKi
Membro Veterano
Registado: terça mai 11, 2004 10:17 am

sexta mai 26, 2006 1:23 pm

Esse tempo q o Cold referiu (o tempo q o animal passa na loja a "stressar") é realmente muito prejudicial ao animal... e depois tem ainda mais o choque da habituação ao novo lar... e isso é n é nada bom... muitos animais deixam até de comer o q leva tb ao desespero dos novos donos... por isso se comprar em loja tente q seja um animal q eles n tenham o q obriga a uma "encomenda" e obriga tb a q o animal passe menos tempo na loja...
<a href="http://www.reptilherp.com">www.reptilherp.com</a>&nbsp;tentar fazer a diferen&ccedil;a...
mafia_69
Membro Veterano

sexta mai 26, 2006 1:28 pm

como o velliki disse, procure comprar uma cobra que não esteja na loja, ou pergunte quando a loja vai receber mais e apareça lá no proprio dia para poder escolher a cobra assim que ela chegue.
mafia_69
Membro Veterano

sexta mai 26, 2006 2:06 pm

como o velliki disse, procure comprar uma cobra que não esteja na loja, ou pergunte quando a loja vai receber mais e apareça lá no proprio dia para poder escolher a cobra assim que ela chegue.
coldblood
Membro Veterano
Contacto:

sexta mai 26, 2006 6:05 pm

mafia_69 Escreveu: coldblood talvez o conselho que deste á aldina acerca de criar os ratinhos não seja muito boa ideia. visto pelo que percebi ela ser alérgica a animais com pêlo e támbem pelo facto que teria de matar ratinhos recém-nascidos duvido que ela o queira. no entanto aldina, tens sorte em morar em benfica, pois moras numa zona que está bem fornecida de lojas com alimento já morto e congelado para a tua cobra.
Alergia aos gatos, não tem de ser necessariamente, alergia a todos os animais de pêlo, quanto ao matar, é congelar vivos com alguns dias de nascido, não custa nada e os miudos "selvagens:lol: " fariam isso sem problemas, uma pequena gaiola da pouco trabalho e alimento que chegue e sobre e ocupa o rapaz, que afinal é o que ele está a precisar... para além de poder alimentar os ratos de modo a que sejam bastante nutritivos, que nas lojas não se sabe quanto tempo estão congelados, que tipo de alimentação têm etc...Eu faço questão de criar o alimento dos meus animais, só assim tenho garantia de uma boa e fresca alimentação.
mafia_69
Membro Veterano

sexta mai 26, 2006 6:15 pm

claro, eu proprio já tive ratinhos de estimação... no entanto a ideia de os matar com frio não me agrada muito, talvez se tivesse mesmo que o fazer passado umas quantas vezes nem pensava nisso já. mas por enquanto acho que não era capaz... claro que isso depende muito do dono da cobra
coldblood
Membro Veterano
Contacto:

sexta mai 26, 2006 8:08 pm

mafia eu tambem não era capaz, e continua a ser uma coisa que não faço com prazer, como é logico, mas os neonatos, ainda vá que não vá, caixinha congelador e pronto, agora adultos eu matava de vagarinho para não lhes doer muito, e muitos acabavam por sofrer mais ainda....não é tarefa facil, mas é como dizes com o tempo conseguimos faze-lo sem custar tanto, ou sem pensar tanto no que estamos a fazer, ou pensamos que é apenas para o bem da cobra que afinal gostamos mais que dos ratos, afinal é só estar a colocá-los no seu lugar da cadeia alimentar...Sé que com esta história, acabei por fazer criação de ratos brancos, ratos Tan, gerbos da Mongolia, Hamsters dalamatas e agora ratazanas e já tenho mais gailoas que terrarios... :lol:
mafia_69
Membro Veterano

sexta mai 26, 2006 11:37 pm

lol pois, quando trabalhei no krazy world, os ratos eram mortos com um puxão na espinha... o problema é que quase ninguem o queria fazer... bem como os coelhos que eram para alimentar uma python recticulatus de 7m e uma boa constrictor de 5m. matar eu não matava, mas dar ás cobras dava na boa. até me surpreendia o facto de estarem tão habituadas a alimento morto que nem faziam constrição :)
a melhor forma de os matar seria talvez humedecendo um pano com uma substancia tipo cianeto ou formol e colocar á frente das narinas do rato... penso eu que seria menos doloroso
coldblood
Membro Veterano
Contacto:

sábado mai 27, 2006 9:22 am

O metodo mais indolor é com CO2, e pode-se fazer camaras de gás caseiras sem grande complicação, mas só compensa para quem vende alimento ou quem mata muitas ninhadas de cada vez, se alguem estiver interessado eu tenho uns links, com intruções para varios tipos de camaras de gás caseiras, no meu caso não tenho repteis que cheguem para usar este metodo e já estou a ficar expert a partir a coluna com um puxãozinho....(parecemos assassinos a falar :oops: ) que no meu caso parece ser o metodo mais rapido e eficiente.
Responder

Voltar para “Répteis e Anfíbios”