Agora com a chegada da primavera, as lojas de animais costumam encher-se de iguanas, pequenas amorosas e com ar inofensivo.
Pelo bem das mesmas e de quem as compra, pois os conselhos de como cuidar de grande parte das lojas é quase nulo ou errado pois primeiro está o negocio, embora admita que existam boas lojas onde sabem dar boas informações.
A iguana não é um reptil facil, não é adequado para crianças pequenas, requer muito espaço quando adulta, é muito territorial e quando está com cio é agressiva e uma dentada pode causar danos sérios, necessita de luzes próprias e humidade e temperatura constantes.
A alimentação deve ser diaria e bastante variada, requerendo tempo e dedicação, como todos os repteis é hospedeiro de salmonelas que sem a devida higiene e cuidado pode passar para seres humanos e trazer problemas sérios principalmente a pessoas doentes, crianças, idosas ou com o sistema imunitáro debilitado.
Em caso de doença da iguana não existem veterinarios especializados em repteis.
Mas para quem tem consciencia que se bem cuidada pode viver 15 a 17 anos, é inteligente (para reptil) pode com muita paciencia ser treinada ( cerca de 9 meses de treino) a fazer as necessidades na caixinha como um gato. Uma iguana é barata, mas As despesas iniciais com terrario e acessórios, ficam á volta dos 250€....
Iguanas
Moderador: mcerqueira
-
- Membro Veterano
- Registado: sábado jul 24, 2004 8:48 pm
- Contacto:
eu proprio comprei á coisa de 2 meses uma iguana. apesar de ter lido muito antes de a comprar, foi complicado adaptar-me ao comportamento de um reptil. que nada tem a ver com o de um mamifero. a minha iguana custou me 12€. porém até a data tenho a certeza de ter gasto mais de 100€ para conseguir dar-lhe uma boa qualidade de vida. daqui a uma semana vou gastar outros 100€ numa jaula maior e toda a decoração necessaria...
pensem bem que uma iguana por 15€facilmente ultrapassa o seu orçamento. e se não ultrapassar é porque a sua iguana não vive bem ... o material para repteis é caro. e uma boa lampada UV muitas vezes é mais cara que a iguana
pensem bem que uma iguana por 15€facilmente ultrapassa o seu orçamento. e se não ultrapassar é porque a sua iguana não vive bem ... o material para repteis é caro. e uma boa lampada UV muitas vezes é mais cara que a iguana
Acho q a advertencia do Cold foi feita na altura certa... e tudo o q ele disse é verdade e deve ser lido por quem esta a pensar comprar uma iguana (mas apesar de tudo esta advertencia serve para qualquer reptil...).
A chegada da Primavera e depois Verão dá origem a uma "enchente" de iguanas nas lojas... e como já me foi dito por mais do q 1 veterinário é nesta altura q aparecem duzias de iguanas ás clinicas e de repente no inverno (altura onde realmente poderá surgir alguma complicação em iguana saudáveis e q tem condições de cativeiro boas) deixam de aparecer pk simplesmente morrem... essas mortes tem uma explicação simples, FALTA DE CUIDADOS APROPRIADOS E NEGLIJENCIA POR PARTE DOS DONOS...
cumprimentos
A chegada da Primavera e depois Verão dá origem a uma "enchente" de iguanas nas lojas... e como já me foi dito por mais do q 1 veterinário é nesta altura q aparecem duzias de iguanas ás clinicas e de repente no inverno (altura onde realmente poderá surgir alguma complicação em iguana saudáveis e q tem condições de cativeiro boas) deixam de aparecer pk simplesmente morrem... essas mortes tem uma explicação simples, FALTA DE CUIDADOS APROPRIADOS E NEGLIJENCIA POR PARTE DOS DONOS...
cumprimentos
<a href="http://www.reptilherp.com">www.reptilherp.com</a> tentar fazer a diferença...