Ovos tartaruga

Fórum para trocar ideias, tirar dúvidas, colocar e responder a questões sobre os nossosss amigosssss

Moderador: mcerqueira

Responder
jaks
Registado: quinta jun 08, 2006 10:23 am

quinta jun 08, 2006 11:37 am

boas pessoal
sou novo por cá
tenho 4 tartarugas adultas a mais velha com 10 anos , a qual ontem cavou um buraco no quintal (seu habitat) e pos uns ovos .... nunca me tinha acontecido ..... gostaria de saber cuidados a ter em relação a isto já andei a pesquisar e a ler alguns artigos dos quais dizem que irão demorar2 a 4 meses para nascerem
será que é mesmo isso???
alguém tem experiência??
depois elas saem do buraco tapado????
que cuidado terei???
aguardo a vossa resposta
obrigado a todos
1 abrraço
coldblood
Membro Veterano
Registado: sábado jul 24, 2004 8:48 pm
Contacto:

quinta jun 08, 2006 1:01 pm

O facto de pôr ovos não quer dizer que os mesmos estejam fecundados, e o facto de estarem fecundados, não quer dizer que com a temperatura e humidade ambiente possam eclodir, se a tua tem 10 anos provavelmente, já varias vezes pôs ovos e não eclodiram, isto dependendo da especie e dos cuidados que recebem em cativeiro... ;)
Nyara
Membro Veterano
Registado: sexta ago 12, 2005 12:30 pm
Contacto:

quinta jun 08, 2006 1:42 pm

Bemvindo ao forum Jacks :D

O Coldblood tem toda a razão ;)

Tens machos e fêmeas?

Ou deixas os ovos lá (que penso ser o melhor) ou retiras os ovos e colocas numa incubadora artesanal mas pelo que tenho lido os ovos de tartaruga não podem ser virados ou mudados de posição em que foram colocados pois os embriões(se os tiverem) podem deslocar-se e morrer.

Por isso, se fosse a ti deixava lá, se a fêmea escolheu esse local, confia no seu instinto de que será o melhor :p

Podes é , colocar uma rede(a fazer uma especie de caixa) por cima do local e em cima da rede colocas uns pesos(uma pedra por exp.) para proteger os ovos de outros animais ;)

E faz figas!:lol: :lol:

Já agora, és de Portugal certo? :p
<p>Tartaruga Aqu&aacute;tica F&oacute;rum - <a href="http://tartarugaaquatica.forumup.com/"> ... om/</a></p>
<p>Vejam os&nbsp;animais para adop&ccedil;&atilde;o!&nbsp;&nbsp;:wink: </p>
<p>&nbsp;</p>
Norby
Membro Veterano
Registado: sexta nov 18, 2005 6:37 pm

quinta jun 08, 2006 2:04 pm

Se achas que estao fecundados, retira-os cuidadosamente (por causa do risco do embriao se descolar que a Nyara falou) e com um lapis faz uma cruz na parte do cima do ovo.

Coloca-os numa encubadora, exactamente na posiçao que os tiraste (com a cruz para cima) e depois é so esperar.

Nao me recordo ao certo qual é o periodo de encubacao, mas acho que ronda entre os 90 e os 120 dias. Mas as vezes ha ovos que eclodem muito depois.

A temperatura de incubaçao normalmente influencia o sexo das tartarugas.

Muito importante: Cuidado a retirar os ovos!

Boa sorte!
<p>Cumprimentos,</p>
<p>Norby</p>
jaks

sexta jun 09, 2006 3:06 pm

Obrigado coldblood, Nyara e Norby pela vossas respostas .
Foi a primeira vez que vi tal coisa não sei se já teria acontecido o mesmo antes .... elas estão num quintal com um espaço razoavelmente grande e com um lago .... sim tenho dois machos e duas femeas esta é a mais velha depois os machos têm 5 e 7 anos e a outra femea tem 3
São Tartaruga Verde de Cabeça Vermelha ( Trachemys scripta elegans )
Acho que não vou arriscar a tirar os ovos pois ela tapou-os bem tapadinhos e como não tenho experiencia nesta matéria tenho medo de fazer asneiras ...... tb não tenho nenhuma encubadora artesanal (
Tenho reparado que ela não está com tanta frequência dentro da água como estava sempre .... e anda muito no sitio onde enterrou os ovos será isto normal ?????
Digam-me mais uma coisa .... se por acaso eles estiverem fecundados como se processará o crescimento das crias???? elas desenterram-se ???? e vêm á superficie???? que cuidados a ter com a alimentação delas ???? podem estar juntas com as outras adultas ???
Obrigado mais uma vez pela vossa resposta
Bom fim de semana

Ps Sim sou de portugal mais precisamente Norte ( BRAGA)

Já agora digam-me por favor como posso adquirir uma encubadora??? existem á venda ???? posso fazer uma artesanal
obrigado a todos
Norby
Membro Veterano
Registado: sexta nov 18, 2005 6:37 pm

sexta jun 09, 2006 6:25 pm

Em condiçoes ditas normais elas desenterrar-se-ao sozinhas.

Existem alimentos proprios para tartarugas bebes (por exemplo sticks "mini").

Se calhar aconselhava-te, CASO TENHAS SUCESSO, que faças uma divisao separada para as tartarugas bébés.

Em relaçao aos ovos por vezes passa mt mais tempo q os 120 dias (estilo 160,180 ou mesmo 200dias).
Ja ouvi falar num caso de alguem que tinha um ovo de tartaruga em cima de uma mesa com 4 ou 5 meses e que partiu pq achou q ele estava estragado e la dentro tinha uma tartaruguinha em formaçao... (esta historia é de uma lista de tartarugas a que pertenço)

Penso que tens possibilidades de ter sucesso, agora resta-te esperar e ter paciencia.

Tem em conta o que o coolblood disse. Ele tem uma certa razao qd disse que provavelmente ja terás tido outras posturas. Por isso nao fiques excessivamente confiante...

Em relaçao a incubadoras artesenais, um forista o gezzmo, fez uma e conseguiu incubar ovos de geckos com sucesso. Ele colocou um link com um site que tinha indicaçoes, mas nao o consegui localizar...

Nao sei se a "wonder Nyara" te poderá dar mais indicaçoes, talvez ela tenha alguma experiencia neste campo uma vez que tem tartarugas adultas.

A modos que somos vizinhos. Eu sou de Guimarães.
<p>Cumprimentos,</p>
<p>Norby</p>
jaks

segunda jun 12, 2006 9:30 am

obrigado visinho Norby pela tua resposta
vou ter paciência e esperar para o tal sucedido
qualquer coisa depois posto
Obrigado novamente
jaks

segunda jun 12, 2006 9:30 am