SOCORRO - A Tartaruga engoliu uma pedra!!!
Moderador: mcerqueira
Olá,
Tenho uma tartaruga com 10 anos +/-, hj pus a notro akuario k tinha pedras, ela entrou começou a xeirar as pedras e dps sem mais nem menos comeu uma pedra! Devia ter mais ou menos o tamanhu dum grão de café!
Será que ela consegue expulsar do organismo? O que faço??
Apachi
Tenho uma tartaruga com 10 anos +/-, hj pus a notro akuario k tinha pedras, ela entrou começou a xeirar as pedras e dps sem mais nem menos comeu uma pedra! Devia ter mais ou menos o tamanhu dum grão de café!
Apachi
Ai ai ai :pDevia ter mais ou menos o tamanhu dum grão de café!
Que tamanho tem a tartaruga?
A pedra tem um tamanho de um grão de café

Atenção: qualquer alteração no comportamento da tartaruga, veterinário com ela!
A pedra pode ficar alojada no intestino e não sair

Dê noticias sim! :p
Boa sorte e boa caça à pedra

<p>Tartaruga Aquática Fórum - <a href="http://tartarugaaquatica.forumup.com/"> ... om/</a></p>
<p>Vejam os animais para adopção!
</p>
<p> </p>

<p> </p>
ela tem mais ou menos 14 ou 15cm de comprimento, não teve dificuldades nenhumas em ingerir a pedra... o problema axo k vai ser o expelir...
ela ja esta num aquario sem pedras, porisso sera facil ver s ela a expelir, no caso de nao a voltar a comer... :S
poracaso sabes que procedimento teria o um veterinario nesta situação?
cumprimentos
obrigado pela ajuda
ela ja esta num aquario sem pedras, porisso sera facil ver s ela a expelir, no caso de nao a voltar a comer... :S
poracaso sabes que procedimento teria o um veterinario nesta situação?
cumprimentos
obrigado pela ajuda
Penso que te deria para esperar um dia para ver!
Mas provávelmente até será bem melhor tentres contactar um vet (preferência que perceba de repteis), nem que seja por telefone para te aconselhares
Se ela não a espelir o caso complica-se
Uma coisa, como é o tipo da pedra? é daquelas redondinhas de rio ou é de outro género?
Por regra, quem escolhe colocar substrato no aquaterrário, ou escolhe um areão fino ou pedras de tamanho maior que a cabeça da tartaruga! E nada de substratos com pontas aguçadas como a gravinha
Faço votos que se resolva tudo sem problemas! :p
Mas provávelmente até será bem melhor tentres contactar um vet (preferência que perceba de repteis), nem que seja por telefone para te aconselhares

Se ela não a espelir o caso complica-se

Uma coisa, como é o tipo da pedra? é daquelas redondinhas de rio ou é de outro género?
Por regra, quem escolhe colocar substrato no aquaterrário, ou escolhe um areão fino ou pedras de tamanho maior que a cabeça da tartaruga! E nada de substratos com pontas aguçadas como a gravinha

Faço votos que se resolva tudo sem problemas! :p
<p>Tartaruga Aquática Fórum - <a href="http://tartarugaaquatica.forumup.com/"> ... om/</a></p>
</p>
<p> </p>

<p> </p>
É uma pedra bastante redonda, talvez um bocadinhu mais pequena que um grão de café!
Pois, so que aquele não era o aquario das tartarugas, tinha a posto la só por uns meros segundos! E ela esfomeada como é passou se logo da cabeça!
Obrigado pelas inforaçoes nyara!
Pois, so que aquele não era o aquario das tartarugas, tinha a posto la só por uns meros segundos! E ela esfomeada como é passou se logo da cabeça!
Obrigado pelas inforaçoes nyara!
Se é redonda, esperemos que amanhã já tenha rolado cá pra fora :pÉ uma pedra bastante redonda, talvez um bocadinhu mais pequena que um grão de café!
Elas são mesmo mto curiosas com tudo, então se lhes parecer comida...

Boa sorte !
</p>
<p> </p>

<p> </p>
Se ela estiver bem de saúde e o organismo com o nível de hidratação normal, deve sair sem qq problema pelo "outro lado", se por acaso não for totalmente digerida.
O meu dragão barbudo uma vez comeu dois seixos redondinhos e também passei uns dias a fiscalizar escrupolosamente as fezes, que diga-se, é um trabalho de ... porcaria =) e quando sairam estavam meias carcomidas dos sucos gástricos.
O meu dragão barbudo uma vez comeu dois seixos redondinhos e também passei uns dias a fiscalizar escrupolosamente as fezes, que diga-se, é um trabalho de ... porcaria =) e quando sairam estavam meias carcomidas dos sucos gástricos.
-
- Membro Veterano
- Registado: sexta nov 18, 2005 6:37 pm
Olá
Basicamente ja foi tudo dito.
Esta é uma situaçao que deve ser vigiada, e caso se verifiquem complicaçoes apenas um veterinario poderá resolver a situaçao cirurgicamente.
Esta é uma situaçao mais ou menos normal na natureza, e há quem considere benefico que as tartarugas comam pequenas pedras, na medida que SE NAO FOREM MUITO GRANDES serao expulsas apos o ciclo digestivo e funcionam como um modo de limpeza do intestino.
(Mas eu pessoalmente prefiro nem sequer arriscar...)
Sinceramente tendo em conta a idade e tamanho da tua tartaruga e o formato e tamanho da pedra penso que ela será expulsa sem problemas (mas nada como prevenir e estar atento)...
Para terminar queria so dizer que ja ouvi falar de varios casos em que as pedras ficaram retidas varios dias dentro do organismo, pq eram demasiado grandes para ser expulsas, e inevitavelmente conduziram a morte das tartarugas, apesar de nao me parecer ser este o teu caso.
O conselho da Nyara pareceu-me sensato, espera para ver, no entanto se em 2 ou 3 dias a pedra nao for expulsa o caso pode tornar-se mais complicado.
Vai-nos mantendo a par da evoluçao da tua tartaruga.
Basicamente ja foi tudo dito.
Esta é uma situaçao que deve ser vigiada, e caso se verifiquem complicaçoes apenas um veterinario poderá resolver a situaçao cirurgicamente.
Esta é uma situaçao mais ou menos normal na natureza, e há quem considere benefico que as tartarugas comam pequenas pedras, na medida que SE NAO FOREM MUITO GRANDES serao expulsas apos o ciclo digestivo e funcionam como um modo de limpeza do intestino.
(Mas eu pessoalmente prefiro nem sequer arriscar...)
Sinceramente tendo em conta a idade e tamanho da tua tartaruga e o formato e tamanho da pedra penso que ela será expulsa sem problemas (mas nada como prevenir e estar atento)...
Para terminar queria so dizer que ja ouvi falar de varios casos em que as pedras ficaram retidas varios dias dentro do organismo, pq eram demasiado grandes para ser expulsas, e inevitavelmente conduziram a morte das tartarugas, apesar de nao me parecer ser este o teu caso.
O conselho da Nyara pareceu-me sensato, espera para ver, no entanto se em 2 ou 3 dias a pedra nao for expulsa o caso pode tornar-se mais complicado.
Vai-nos mantendo a par da evoluçao da tua tartaruga.
<p>Cumprimentos,</p>
<p>Norby</p>
<p>Norby</p>
Novidades???? 

</p>
<p> </p>

<p> </p>
-
- Membro Júnior
- Registado: domingo jul 16, 2006 7:08 pm
Não se preocupe, uma tartaruga adulta com 10 anos já deve ser bem grande pra expelir essa pedra.
O meu jabuti-Piranga (Geochelonia Carbonaria), que é uma fêmea, engoliu uma pedra de construir concreto (Brita Zero); essa pedra é toda cheia de faces (toda lascada, poligonal) e expeliu sema gente saber que ela a tinha comido.
Meu Jabuti-Fêmea fez isso quando ainda não era adulta (tinha 2 anos de idade) e expeliu a pedra sem reclamar. ela saiu nas fezes, e acabou saindo fácil das fezes (foi lavada enão tinha mais fezes).
Interessante é que se ela come fios de cabelo ela não gosta que puxemos que fica prendendo na cloaca dela e ela chora um pouquinho.
O meu jabuti-Piranga (Geochelonia Carbonaria), que é uma fêmea, engoliu uma pedra de construir concreto (Brita Zero); essa pedra é toda cheia de faces (toda lascada, poligonal) e expeliu sema gente saber que ela a tinha comido.
Meu Jabuti-Fêmea fez isso quando ainda não era adulta (tinha 2 anos de idade) e expeliu a pedra sem reclamar. ela saiu nas fezes, e acabou saindo fácil das fezes (foi lavada enão tinha mais fezes).
Interessante é que se ela come fios de cabelo ela não gosta que puxemos que fica prendendo na cloaca dela e ela chora um pouquinho.
-
- Membro Júnior
- Registado: domingo jul 16, 2006 7:08 pm
Não se preocupe, uma tartaruga adulta com 10 anos já deve ser bem grande pra expelir essa pedra.
Deve preocupar-se sim!FelipeBrasilPet Escreveu: Não se preocupe, uma tartaruga adulta com 10 anos já deve ser bem grande pra expelir essa pedra.

Uma pedra demasiado com pontas aguçadas pode ferir(rasgar) o estomago ou os intestinos do animal.
Uma demasiado grande para passar pelo anûs pode provocar ulceras ou até mesmo a prolapse do intestino.
Todas estas situações são extremamente graves e consequêntemente causar a morte do animal!

Nem quero acreditar no acabei de ler!O meu jabuti-Piranga (Geochelonia Carbonaria), que é uma fêmea, engoliu uma pedra de construir concreto (Brita Zero); essa pedra é toda cheia de faces (toda lascada, poligonal) e expeliu sema gente saber que ela a tinha comido.
Interessante é que se ela come fios de cabelo ela não gosta que puxemos que fica prendendo na cloaca dela e ela chora um pouquinho

</p>
<p> </p>

<p> </p>
meu deus... por que raio seu jabuti come cabelos??? parece me que você deixa o jabuti andar perto de máquinas de roupa, esgotos e ralos do esgoto... por favor não faça isso! seu jabuti deve viver mesmo terrivelmente imundo! pelo que li...
meu deus... por que raio seu jabuti come cabelos??? parece me que você deixa o jabuti andar perto de máquinas de roupa, esgotos e ralos do esgoto... por favor não faça isso! seu jabuti deve viver mesmo terrivelmente imundo! pelo que li...