para todos os k usam terra, areia e substractos finos ...

Fórum para trocar ideias, tirar dúvidas, colocar e responder a questões sobre os nossosss amigosssss

Moderador: mcerqueira

P_R
Membro Veterano
Registado: quarta jul 21, 2004 6:52 pm

quinta jul 13, 2006 8:33 am

:?
Será que vale mesmo a pena arriscar??
VeLLiKi
Membro Veterano
Registado: terça mai 11, 2004 10:17 am

quinta jul 13, 2006 9:57 am

Eu axo q não vale mesmo nd a pena meter a vida dos animais em risco... até pk sai mais barato e dá menos problemas usar susbtratos "inteiros"...

Cumprimentos
<a href="http://www.reptilherp.com">www.reptilherp.com</a>&nbsp;tentar fazer a diferen&ccedil;a...
oOMauro
Membro
Registado: segunda jun 19, 2006 10:49 pm

quinta jul 13, 2006 1:04 pm

epah, sinceramente eu n vou arriscar mais, logo kdo sair do trabalho vou ao LM cortar mosaiko a medida e meter no fundo. os gajos nos states eh soh o k usam e dizem k ateh eh bom para a noite pk komo eh ceramica retem o calor e durante a noite vai arrefecendo o k eh bom. =D
Espero k tomem nota pk mais tarde ou mais cedo pode acontecer-vos isto.. eu n vou esperar mais!
coldblood
Membro Veterano
Registado: sábado jul 24, 2004 8:48 pm
Contacto:

quinta jul 13, 2006 2:20 pm

No caso dos lagartos, a ingestão não é junto com o alimento, mas sim por andarem sempre a cheira com a lingua, ingerindo a cada lambidela, particulas que podem acomular no eintestino, no caso das cobras, será geralmente ingerido junto com a presa. mas o risco está sempre presente com substratos soltos. Eu encontrei numa loja, raspas de cortiça, relativamente grandes e de dificil ingestão, ainda não experimentei, mas parece-me seguro, pois cada pedaço tem o aspecto e tamanho de uma bata frita tipo lays, só que claro, muito macio, pois é cortiça prensada e transformada depois em aparas, não sei alguem conhece, mas se alguem já usou, gostava da opinião.
VeLLiKi
Membro Veterano
Registado: terça mai 11, 2004 10:17 am

quinta jul 13, 2006 4:43 pm

As cobras ainda va q n vá... pk uma pessoa tem sp a alternativa no faunário com o belo do papel de cozinha... mas animais q comam dentro do terrario é muito pior...
<a href="http://www.reptilherp.com">www.reptilherp.com</a>&nbsp;tentar fazer a diferen&ccedil;a...
coldblood
Membro Veterano
Registado: sábado jul 24, 2004 8:48 pm
Contacto:

quinta jul 13, 2006 5:10 pm

Abri o pacote para tirar estas fotos, esta é a cortiça a que me referia.
Imagem
Imagem
rbl
Membro Veterano
Registado: quarta mar 02, 2005 11:15 pm

quinta jul 13, 2006 5:47 pm

Coldblood, nunca tinha visto. Já pensei em colocar cortiça prensada nos terrários mas preocupa-me não saber o que usaram como aglutinador. Suponho que é cola mas não tenho a certeza.

Mauro, se vais escolher qualquer coisa tipo tijoleira convém que escolhas bem. As vidradas são mais fáceis de limpar e resistentes ao calor mas é normal que o chão esteja sempre gelado longe dos focos de aquecimento o que não é bom para eles. Depois existe o inconveniente da tração. Normalmente eles se não tiverem tração evitam de circular nessa área ou limitam os seus movimentos ao mínimo.
Muitas das rugosas absorvem toda a porcaria líquida que lhes cair em cima e depois há os grilos e restante comida que se entranha entre as placas.

Quanto às fotos e videos, não são nada de novo. Talvez percebas agora porque razão torcemos o nariz às tuas corn nobs =)
brcg
Membro Júnior
Registado: segunda jun 19, 2006 11:41 am

sexta jul 14, 2006 8:05 am

Ola a todos,

E realmente impressionante o que um substrato pode ser importante para os nossos animais, as reportagens sao excelentes.

Em resposta aos posts, realmente a areia nao e recomendavel para nada, apenas e "bonita" mas sem duvida dos substratos mais perigosos.

Quanto ao mosaiko creio que "Coldblood" ja disse tudo, nao aconselho muito ainda que tenha algumas vantagens os inconvenientes sao bastantes. (para os que realmente queren usar estipo de substrato, recomendo comprar um mosaiko nao vidrado e impermiabilizalo com latex liquido a agua)

A relva artificial, e bom para pequenas serpentes mas completamente desaconselhavel para animais maiores, ja que provoca friccao e pode chegar a ferir o animal, alem disso e dos piores no que diz respeito a higiene.

Existen muitos criadores que usam somente papel de cozinha mas e algo anti estetico e eu uso para as crias recen nascidas e nao me parece que ajude muito em coisas como a muda.

A cortica que o "Coldblood" mostra nas fotos e dos substratos mais recomendaveis, ja que no que respeita as serpentes ajuda a mobilidade y o risco de ingestao e muito reduzido, ainda que nao impossivel. No entanto chamo a vossa atencao para o facto de que se usam este substrato que seja sempre cortica ou coco e nunca pinho ou otra madeira mais dura.

Eu pessoalmente uso "restos de milho" que creio que sao os "corn nobs" que refere "nbl", isto porque me foram recomendados por pessoas que criam serpentes ha ja muitos anos e nunca tiveram problemas, ainda assim eu consultei o vet que tenho perto de casa (especializado em exoticos) e ele tambem recomenda os "restos de milho", ja que estes sao digeridos pelos acidos digestivos das serpentes, uma vez que a sua composicao e de densidade inferior a dos ossos dos ratos que comem.

Espero que seja de ajuda.

Saudacoes herpetologicas
oOMauro
Membro

sexta jul 14, 2006 8:12 am

poix, eu ontem meti relva artificial no meu dragao barbudo bebe e hj vou meter no maior, no k falas da relve com friccao eh em relacao as cobras e mesmo assim esta k komprei eh bastante baixinha. e digo-te, fica giro, n corres riscos e fiko mais descansado...yah, pra limpar n presta mas cortas akilo em bokados de 3 e tiras o k ele sujou. depois eh soh passares no chuveiro e deixares sekar...

Abraços
brcg
Membro Júnior

sexta jul 14, 2006 8:36 am

Ola oOMauro,

Realmente a minha referencia era para as serpentes no que respeita a friccao, mas posso dizer-te que no que respeita a higien a relva artificial nao e muito recomendado ja que a parte negra que esta por baixo absorve toda a humidade e e um excelente sitio para a criacao de bacterias eu no inicio tinha relva artificial e todas as semanas lavava a relva com agua quente e secava com a secadora de roupa no maximo para matar todos os germes mas o cheiro ficava sempre.

Tenho que concordar contigo que fica muito bem mas agora gosto mais do milho.

Saudacoes herpetologicas
oOMauro
Membro

sexta jul 14, 2006 8:43 am

poix, mas o corn cobs n sao digeriveis, kto as serpentes n sei, mas no dragoes n sao. alem de k n tenho nada com agua nos meus terrarios, ele bebem agua kdo lhes " dou banho " portanto, kto as lavagens meto na makina de lavar mas sem detergente. eh rapido e eficaz. e n corres o risco de fikares sem o bicharoco.
brcg
Membro Júnior

sexta jul 14, 2006 9:00 am

E uma opcao e realmente eu sobre os corn cobs apenas pedi informacao sobre serpentes e para estas sei que e seguro quanto aos dragoes barbudos pois, sinto muito mas sou um zero a esquerda, gosto imenso deles mas infelizmente na minha casa, incluindo eu ninguem suporta insectos, assim que seria impossivel alimenta-los.

quanto ao da maquina de lavar roupa e sem duvida rapido e eficaz, mas se ainda nao fazes, lembra-te sempre de fazer uma lavagem sem roupa antes de por a relva ja que sempre ficam restos de detergente na maquina e este e altamente nocivo.

Saudacoes herpetologicas
P_R
Membro Veterano
Registado: quarta jul 21, 2004 6:52 pm

sexta jul 14, 2006 9:56 am

porque é que nao tens nada com agua no terrario?
Isso parece-me uma opção muito má, na medida em que forças os animais a beberem quando tu queres e nao quando eles querem e sentem falta!!
Em qualquer terrario deve existir sempre, mas sempre água diponivel e adequada ao animal em questao, por exemplo, para as tarantulas deve-se usar o gel de agua, e mesmo para os animais arboriculas que bebem as gotas de orvalho das palntas, eu sou defensor de que um bebedouro nao faz mal nenhum!

No meu terrario tenho turfa e alimento sempre a Fiúsa no faunario... Nao tenho problemas com a ingestao porque aquilo sao bocados de terra, musgo e assim... Acho que nao ha o mesmo problema da areia, para alem de ser uma cobra... Ela adora este substracto... Anda sempre a escava-lo e a fazer galerias, mesmo com os dois esconderijos que tenho disponíveis...

Eu acho "engraçado" como é que os lagartos deserticos ingerem assim o substracto... Afinal eles vivem na areia, no deserto... Sera que na natureza isso tambem acontece?
rbl
Membro Veterano
Registado: quarta mar 02, 2005 11:15 pm

sexta jul 14, 2006 11:14 am

P_R, porque o problema é mesmo esse: eles não vivem na areia.
No circuito comercial o nº de répteis que vivem mesmo em areia é muito reduzido e nenhum deles se vende em Portugal.

O problema aqui é uma questão de interpretação e de perpetuação de informações erradas. Para a vasta maioria das pessoas, deserto é sinónimo de sahara. Logo ambiente desértico significa um monte de areia. Mas há muitos tipos de deserto, a Antártica é um deles por exemplo.
E antes que me perca a falar de desertos =) é importante dizer que os animais a que estamos habituados a colocar em areia e que "são do deserto", na verdade não o são.
Na melhor das hipóteses habitam áreas contíguas a zonas arenosas que se caracterizam pela pouca precipitação anual (daí a classificação de deserto) mas nenhum deles realmente vive lá e procuram sempre os locais de maior humidade no seu habitat natural.

Às lojas interessa tê-los em areia e a maioria das pessoas faz aquilo que vê e que lhes dizem (erradamente) para fazer.

brcg, quanto aos restos de milho que usas, se são as "corn knobs" comercializadas que eu conheço, não são digeríveis, pelo menos no sentido que pretendes.
Estas corn knobs são restos das maçarocas de milho trucidados e compactados ao ponto de serem tão duros que julgo que é seguro compará-las à casca de frutos secos como nozes e avelãs. São tão digeríveis como madeira dura e compacta, ou seja, com tempo e pouca concentração, quase tudo é possível de digerir.

Quanto à comparação com ossos, se puderes pergunta ao vet que te disse isso, se os ácidos digestivos das cobras (e restantes animais) não são quimicamente muito mais eficazes em ossos do que em madeira?
O que quero dizer é que quimicamente estes acídos estão vocacionados para digerir este tipo de matéria em oposição por exemplo aos ácidos produzidos pelas térmitas que já são muito mais eficazes em matéria vegetal.
Responder

Voltar para “Répteis e Anfíbios”