TARTARUGA TERRESTRE

Fórum para trocar ideias, tirar dúvidas, colocar e responder a questões sobre os nossosss amigosssss

Moderador: mcerqueira

mcaturra
Membro Júnior
Mensagens: 32
Registado: quarta ago 02, 2006 11:50 am

quinta ago 03, 2006 5:21 pm

Apelo para a vossa atenção, principalmente para os mais experientes em tartarugas, como a Nokita o Mafia e outros que eu ainda não conheço. Eu tenho uma testudo horsfield com cerca de dois anos. Antes de adquiri-la informei-me, pesquisei tudo o mais possível, como faço sempre antes de comprar um animal. Ela está comigo Há sete meses e tudo correu pelo melhor até eu ir o mês passado para o Algarve e decidir levá-la comigo, temendo que ao deixá-la, ela não fosse bem cuidada. O que é que sucedeu? Na primeira semana tudo bem, ela lá foi comendo, dando uns passeios lá pela relva e apanhando uns banhos de sol, mas não o mesmo a que estava habituada no terrário dela, pois só lhe levei uma pedra de aquecimento para a noite e não levei lâmpada nenhuma. De um dia para o outro deixou de comer e de andar. Levei-a a um veterinário de exóticos logo lá no Algarve, mas não foi muito conclusivo. Logo que regressei ela ficava períodos enormes debaixo da lamp. uv e foi recuperando, começou a comer, tudo foi voltando ao normal, menos a locomoção. Continua a andar só com os membros da frente e os traseiros recolhidos ou de rojo. No entanto se eu lhe pegar assim na vertical, ela mexe bem os quatro membros. Já vos aconteceu alguma coisa parecida, já ouviram falar? Se puderem ajudar-me agradeço e desculpem ter-me alongado tanto. Desde já muito obrigado pela vossa atenção.
mafia_69
Membro Veterano
Mensagens: 1216
Registado: quinta mar 16, 2006 7:53 pm

quinta ago 03, 2006 5:28 pm

não faço a minima...

indica as caracteristicas tanto do alojamento como da alimentação, e se possivel posta fotos do animal
mcaturra
Membro Júnior
Mensagens: 32
Registado: quarta ago 02, 2006 11:50 am

quinta ago 03, 2006 5:51 pm

Obrigado Mafia. É uma testudo horsefield, é 100% vegetariana. Tem todos os cuidados devidos em termos de aquecimento, radiações horas de luz. Aliás isto só surgiu quando houve alteração das condições a que ela está habituada. Deves conhecer, ao que parece tens uma geochelone elegans, geográficamente afastadas mas ambas terrestres. Pode ser que passe com o tempo, ou se ela hibernar um bocadinho. Obrigado na mesma.
pmodias
Membro
Mensagens: 93
Registado: sábado mai 22, 2004 3:28 pm
Localização: Agrionemys Horsfieldi,Testudo Hermanni Boettgeri,Testudo Graeca,Malaclemys Terrapin,Trachemys Script

quinta ago 03, 2006 6:00 pm

Tenho 2 testudo horsfieldi a cerca de 7 meses (com 2 anos), nao tenho tido qualquer problema. No seu habitat natural esta especie, so se mantem activa durante mais ou menos 4/5 meses, porque para alem de hibernarem com temperaturas baixas, tambem hibernam com temperaturas excessivamente altas. Tive um problema identico, de uma tartaruga quando andava nao esticava uma das pernas traseiras, e era devido a falta de calcio, vitaminas e sol.
Independentemente disso, qualquer especie de tartaruga nao se deve levar de viagem, porque poderão entrar em stress com grande facilidade, devemos evita-lo a nao ser por necessidade extrema.
mafia_69
Membro Veterano
Mensagens: 1216
Registado: quinta mar 16, 2006 7:53 pm

quinta ago 03, 2006 6:00 pm

acho que estás a levar as coisas um bocado demais na desportiva... eu prontifiquei-me a ajudar, mas só posso se souber em que condições a tartaruga é mantida... as condições dizes serem as ideais, mas quais são essas?

quanto a hibernar 'um bocadinho' isso é das coisas mais :o que já ouvi... as tartarugas hibernam na altura devida do ano e não é um bocadinho... aliás se a hibernação for interrompida correm-se vários perigos podendo mesmo levar a morte da tartaruga...

podias colocar fotos da tartaruga e do terrário, mesmo que ela fique melhor é sempre bom vermos estes animais
mcaturra
Membro Júnior
Mensagens: 32
Registado: quarta ago 02, 2006 11:50 am

quinta ago 03, 2006 6:14 pm

O Mafia sabes é que eu sei o que estou a dizer. Tartaruga é bebé, só será adulta aos 4 anos de vida. por ser bebé só pode hibernar no máximo um mês porque não aguenta mais tempo e mesmo assim tem que ser preparada para isso, senão quando acorda está doente ou não chega a acordar. Tem que ficar uma semana sem ingerir alimento nenhum tomar banhos de água morna, para limpar completamente o intestino e só a partir daí se vai baixando gradualmente a temperatura até que ela possa ser alojada no local de hibernação e por aí fora...obrigado na mesma mas ando à procura de alguém que saiba mais do que eu e não menos. Desculpa a sinceridade, mas não julgues as pessoas sem saberes com quem falas. Já agora aprende a ser tolerante, que as pessoas que amam animais e implicitamente a Natureza, são serenas e tolerantes. Um grande abraço para ti.
mafia_69
Membro Veterano
Mensagens: 1216
Registado: quinta mar 16, 2006 7:53 pm

quinta ago 03, 2006 7:27 pm

ya ok...

fica descansado que não respondo mais aos teus posts...
eu sempre hibernei as minhas tartarugas... excepto a elegans pois elas não hibernam... e sempre hibernei 3 meses... e sempre correu tudo bem...

your problem...
mcaturra
Membro Júnior
Mensagens: 32
Registado: quarta ago 02, 2006 11:50 am

quinta ago 03, 2006 8:11 pm

Oh Mafia por mim tudo na maior, não guardo ressentimento. Só que como vês nunca ninguém sabe tudo. Uns sabem mais de umas coisas e outros de outras. E nós que temos o privilégio de saber alguma coisinha, temos obrigação de acarinhar e informar aqueles que por várias razões estão menos ou nada informados; até porque o que está em causa é a vida e bem-estar dos animais. Além disso penso eu, o espírito destes foruns é este mesmo, ser um espaço de confraternização, de troca de experiências, por vezes engraçadas, e de informação, de entreajuda, não será? Não é de certeza um espaço para alguns «chicos espertos», que porque possam pensar que já sabem tudo, façam chacota e ridicularizem aqueles que pura e simplesmente podem estar mal informados, e mais uma vez quem sofre são os animais. Felizmente há um leque muito vasto de informação sobre espécies animais, basta pesquisar. Há sites nacionais, há estrangeiros. Não há necessidade de ter animais mal acondicionados. Se não lhes podemos recriar um habitat condigno é melhor não os termos. Não concordas comigo? Nota que não me dirijo a ti em particular, pois não quero de forma alguma ofender ninguém, estou apenas a falar genéricamente. Vamos ser úteis uns para os outros e para os nossos amigos animais. De mim dispõe sempre; só se eu não souber. mas vou procurar para te ajudar. Um abraço.
mafia_69
Membro Veterano
Mensagens: 1216
Registado: quinta mar 16, 2006 7:53 pm

quinta ago 03, 2006 8:16 pm

ok mas da maneira que falaste parecia que estavas numa de 'ah e tal eu sei já isso tudo' e eu pensei... ora se sabes porque raio vieste perguntar aqui?!

lol
mas ok fiquemos amigos... boa sorte com a tartaruguinha
coldblood
Membro Veterano
Mensagens: 1935
Registado: sábado jul 24, 2004 8:48 pm
Localização: http://www.youtube.com/watch?v=vCCa8GzQVQg
Contacto:

quinta ago 03, 2006 8:23 pm

Veterinario especializado em exoticos no Algarve????? Onde e quem???

Em muitas especies a hibernação só é aconselhavel, quando se quer fazer acasalamento e para provocar o ciclo hiberna-se o animal criando cuidadosamente condições para tal, mas isso só deve ser feito depois do animal atingir a maturidade sexual, impor hibernação a individuos jovens, atrofia o crescimento e não benificia em nada o animal. À partida num terrario controlado por nós, é sempre Verão, pois as horas de luz e as temperaturas são constantes.
Última edição por coldblood em quinta ago 03, 2006 8:30 pm, editado 1 vez no total.
Nyara
Membro Veterano
Mensagens: 2202
Registado: sexta ago 12, 2005 12:30 pm
Contacto:

quinta ago 03, 2006 8:28 pm

Olá!

Eu provávelmente nem deveria estar a responder, pois não tenho grande experiência com tartarugas terrestres :?

Li num outro forum em participo uma tartaruga com sintomas semelhantes nas neste caso o chão do terrário deste animal era de cimento o que a longo prazo provocou deformações osseas, daí custar-lhe andar!
Tive um problema identico, de uma tartaruga quando andava nao esticava uma das pernas traseiras, e era devido a falta de calcio, vitaminas e sol
Assim de repente tb acho que pode ser alguma deficiência de cálcio ou vitaminas. :?

Mas olha, onde ela esteve não teria alguma hipotese de ter caído ou algo assim?? às vezes basta só um mau jeito a tentarem enfiar-se nalgum canto :(

Se continuar sem locomoção nas patas seria bom ires com ela a um vet pra tirar um raio x :? só assim ficas descançado! ;)
<p>Tartaruga Aqu&aacute;tica F&oacute;rum - <a href="http://tartarugaaquatica.forumup.com/"> ... om/</a></p>
<p>Vejam os&nbsp;animais para adop&ccedil;&atilde;o!&nbsp;&nbsp;:wink: </p>
<p>&nbsp;</p>
mafia_69
Membro Veterano
Mensagens: 1216
Registado: quinta mar 16, 2006 7:53 pm

quinta ago 03, 2006 8:31 pm

sim partilha lá a localização desse veterinario... também gostava de saber pois ando a procura dum vet com especialização em exóticos há imenso tempo
mcaturra
Membro Júnior
Mensagens: 32
Registado: quarta ago 02, 2006 11:50 am

quinta ago 03, 2006 8:34 pm

Olá boa noite! O referido médico veterinário é o Dr. Paulo M. Café Correia. Fica na Urb. Alto dos Caliços lote C3 8200 Albufeira (junto ao centro de saúde). Mais alguma informação é só dizer.
mcaturra
Membro Júnior
Mensagens: 32
Registado: quarta ago 02, 2006 11:50 am

quinta ago 03, 2006 8:48 pm

Não aconteceu nada à tartaruga, não caíu nem nada. Ficou privada quinze dias das condições que tinha em casa e ressentiu-se. Mas está a recuperar bem como já vos disse. Já come lindamente, e já vai fazendo força nas patas; até já vai usando uma delas a andar. Gostava é de ter a certeza do que foi. Mas aquele amigo o pmodias, ajudou-me bastante, pois a dele teve uma situação idêntica. Já agora se estiverem no Algarve para quem não conheça, vão a Loulé visitar uma loja de animais que se chama A loja dos papagaios que é espectacular. Papagaios catatuas araras, tudo criado à mão e mais uma série de espécies. Vale a pena acreditem.
mafia_69
Membro Veterano
Mensagens: 1216
Registado: quinta mar 16, 2006 7:53 pm

quinta ago 03, 2006 9:01 pm

bolas... eu moro em Albufeira e não fazia ideia que ele era especialista em exóticos... mas ele trata de répteis? tem mesmo um curso de herpetologia?
Responder

Voltar para “Répteis e Anfíbios”