Dragão barbudo

Fórum para trocar ideias, tirar dúvidas, colocar e responder a questões sobre os nossosss amigosssss

Moderador: mcerqueira

Responder
Hugo111Filipe
Membro
Registado: segunda jul 24, 2006 11:34 am

sexta set 08, 2006 10:58 am

Boas. Gostaria que me respondessem a umas questões sobre os dragões barbudos:
1º-Que substrato devo utilizar (ouvi dizer que ñ se devem utilizar substratos finos)?
2º-O meu dragão tem +-1 mês, já lhe posso dar grilos e tenebrio ou dou-lhe só ração (exo-terra) e matérial vegetal?
3º-O meu terráro foi feito artesenalmente, e é em madeira, há problema de ser feito neste material?
4º-Eu não queria estar a gastar dinheiro em troncos, por isso decidi apanhar directamente da natureza, mas pode conter fungos e isso, sabem uma maneira de "tratar" os troncos de maneira a que já os possa pôr no terrário?

Obrigado...;)
Okrahm
Membro
Registado: domingo mar 23, 2003 12:08 pm

sexta set 08, 2006 11:21 am

boas!

-pode utilizar Humus!

-os dragões mal nascem têm como dieta base insectos por isso convem que se alimente os dragões barbudos com a mais variadade de insectos e ração creio que podes deixar de parte e dar tambem vegetais. mas nesta fase aposta mais nos insectos.

- O material em que foi feito o terrario não tem problema algum.

- e os troncos existe um produto da SERA que tem como nome Reptipur que é muito bom para desinfectar troncos terrarios e animais. e tambem ha outro k é o IVOMEC

abraços
Marco Neves
Hugo111Filipe
Membro

sexta set 08, 2006 11:28 am

Boas. Obrigado pela ajuda rápida... Mas o humus não é só para tropicais? ...Na zoomed há um subrato "falso" que se chama repti carpet, se calhar tb dá para os dragões...
VeLLiKi
Membro Veterano
Registado: terça mai 11, 2004 10:17 am

sexta set 08, 2006 11:41 am

Primeiro q tudo bem vindo ao forum e mais especificamente ao sub-forum dos repteis...
Vou tentar responder as tuas perguntas... em relação ao substrato e visto q o teu DB ainda e jovem deves usar papel de cozinha ou mesmo jornal,pelas seguintes razões: n há problema de o animal o ingerir (o q acontece mto com areias e outros substratos finos e soltos...), é mto facil de limpar e mudar, torna ao controlo das fezes, mudas de pele e todos aqueles aspectos q precisam de algum controlo nos primeiros tempos q temos um animal conosco, é barato e facil de arranjar.
Em relação á alimentação, tu sp pudeste dar insectos ao teu DB, mesmo sendo pequeno... eles são animais oportunistas e na natureza se tem insectos comem insectos se tem materia vegetal comem materia vegetal... a ração é q n é o melhor, mas como complemento n faz mal nenhum... podes e deves tb usar um suplemento vitaminico por causa do calcio e algumas carencias vitaminicas q possam surgir...
O facto do teu terrario ser em madeira n traz incovenientes ao animal... a não ser q tenhas dado algum tratamento na madeira q seja toxico para o animal, tens q ter atenção tb ao facto de fungos e algum apodrecimento da madeira q possa surgir devida a humidade q por vezes terás q incrementar no terrario (humidade essa q deve ser superior a 50%).
A "decoração" recolhida na natureza tem mtas formas de ser tratada para um posterior uso num terrario q deve ser o mais limpo e com um ambiente o mais "esteril" possivel para evitar fungos e colonias de bacterias q poderam ser muito prejudiciais ao animal... algumas dessas formas de esterilizar e desinfectar as "mobilia" foram faladas a mto pouco tempo aqui no forum neste tópico:
http://arcadenoe.clix.pt/forum/viewtopic.php?t=38741

Cumps e espero ter ajudado...
<a href="http://www.reptilherp.com">www.reptilherp.com</a>&nbsp;tentar fazer a diferen&ccedil;a...
Hugo111Filipe
Membro

sexta set 08, 2006 11:44 am

Muito obrigado pela ajuda Velliki
e Okrahm...Ajudaram-me muito, mais uma vez mto obrigado! Cumprimentos
Hugo111Filipe
Membro

sexta set 08, 2006 12:11 pm

Velliki, como é que posso fazer, visto que o terrário é de madeira, de maneira a que o terrário não crie fungos nem apodreça. Obrigado
VeLLiKi
Membro Veterano

sexta set 08, 2006 12:42 pm

Há madeiras q n apoderessem... para as outras...
podes por exemplo envernizar com um verniz n toxico e em impermeabilizar as juntas com silicone... é uma das formas... podes pintar com tinta acrilica (mas este metodo n é 100% eficaz...)... isso agora ja depende de cada um... podes fazer um novo terrario! lol

Cumps
<a href="http://www.reptilherp.com">www.reptilherp.com</a>&nbsp;tentar fazer a diferen&ccedil;a...
oOMauro
Membro
Registado: segunda jun 19, 2006 10:49 pm

sexta set 08, 2006 12:59 pm

repticarpet tb n recomendaria ... jah vi mtos pogonas fikarem sem as unhas por fikarem presas lah . eu, e acho k mais ninguem, uso mosaicos como substracto, sao faceis de limpar e de mudar. eh soh passar com um pano embebido no wipe out e tah td limpinho. o Humus como o marco disse, eh uma boa alternativa mas, eu n sou adepto dos substratos soltos ...

tens aki uma autopsia de um Gecko Leopardo e de um Pogona:

http://homepage.mac.com/exoticdvm/repti ... um181.html <- Leo

http://mrskingsbioweb.com/beardeddragngrossanatomy.htm - Pogona

Ambos morreram pk o substrato de acumulou nos intestinos e estomago ...
oOMauro
Membro
Registado: segunda jun 19, 2006 10:49 pm

sexta set 08, 2006 1:03 pm

lol, ou podes tb usar papel de cozinha ... tb eh fixe
Hugo111Filipe
Membro

sexta set 08, 2006 2:46 pm

Velliki:"...e em impermeabilizar as juntas com silicone... é uma das formas..."

Não percebi o que quiseste dizer com isto ? Explica-te melhor sff
VeLLiKi
Membro Veterano

sexta set 08, 2006 4:13 pm

LoL n tem nd para perceber... mates um cordão de silicone nas juntas da madeira e passas o dedo para dar acabamento... simplesmente para a humidade n passar para a madeira...
rbl
Membro Veterano
Registado: quarta mar 02, 2005 11:15 pm

sábado set 09, 2006 12:28 am

Pinho e cedro libertam vapores tóxicos aos répteis quando aquecidos e como tal é de evitar a sua utilização.

Quanto à comida, a ração só serve para 2 coisas:
- manter o animal hidratado (tens de a dar enchumbada em água);
- e alimentá-lo enquanto as lojas sofrem de faltas crónicas de grilos.
De resto não substitui em nada a normal e correcta alimentação dos dragões que quando novos deve ser composta de 15% vegetais e o resto invertebrados.

Parece-me um pouco estúpido estar a dizer isto mas nunca se sabe... se fizeres alguma das alterações sugeridas abaixo (silicone, tinta, etc) tens de alojar temporariamente o animal em qualquer sítio, remover todas as decorações e acessórios, e só repor tudo (incluíndo o animal) depois de não cheirar mais ao produto aplicado.
Responder

Voltar para “Répteis e Anfíbios”