acasalemento de tartarugas

Fórum para trocar ideias, tirar dúvidas, colocar e responder a questões sobre os nossosss amigosssss

Moderador: mcerqueira

Responder
micaelaaveiro
Membro Júnior
Registado: quinta mar 30, 2006 11:33 pm

terça out 24, 2006 6:21 pm

Tenho duas tartarugas de raças diferentes, uma é macho e uma é femea.(não sei identificar as raças).será que podem acasalar mesmo sendo de diferentes raças.
Mix2000
Membro Júnior
Registado: quarta jul 19, 2006 11:11 am

quarta out 25, 2006 1:50 pm

suponho que sim o que e e ke ficava com filhos hibridos que o mais habitual e os hibridos nao conseguirem ter filhos de resto ta tudo bem
Norby
Membro Veterano
Registado: sexta nov 18, 2005 6:37 pm

quarta out 25, 2006 5:32 pm

Olá micaelaaveiro

sim é possivel que acasalem, e tambem é possivel que eventualmente se gere a produçao de ovos ferteis (dependendo da proximidade das 2 especies).

Esta questao levanta dois pontos

1- Normalmente nao é aconselhavel manter tartarugas de especies diferentes juntas, pq muitas vezes apesar de especies proximas, umas sao mais agressivas, outras mais timidas, tem diferentes cuidados a nivel de alimentação, etc, etc, etc. Mas esta é só a minha opiniao, e normalmente se tiverem espaço suficiente nao haverá problemas de viverem juntas.

2- O acasalamento de especies diferentes pode gerar ovos (hibridos) de tamanhos desadequados a femea, que eventualmente possam ficar retidos na cloaca e causar graves problemas de saude, inclusivé a morte da femea.

Baseio o que escrevi em cima nas minhas leituras, e nas experiencias de criadores mais velhos. No entanto, nao pertendo ser alarmista, nem dizer que tal nao é possivel.

Eu nao o aconselharia.
<p>Cumprimentos,</p>
<p>Norby</p>
micaelaaveiro
Membro Júnior

quarta out 25, 2006 7:03 pm

Caro Norby,
Agredeço desde já a sua mensagem, ajudou-me imenso.
Tenho duas tartarugas, mas desconheço a raça, mas sei que sao diferentes.Já as tenho há uns 5 ou 6 anos e graças a um livro que adquiri "guia das tartarugas domesticas", sei distingui-las, sendo uma macho e uma femea. Acho pouca informação na net sobre tartarugas, eu pessoalmente sei pouco sobre como cria-las e recentemente reparei que o macho parece que quer "namorar" com a femea e fiquei sem saber o que fazer, pensei em separa-las, mas como as tartarugas estao juntas desde sempre, se calhar ao separa-las vao ficar tristes.
Qaundo as comprei eram pequeninas, mas como foram crescendo, tive de comprar varios aquarios, mas como nao tenho espaço em casa, optei por coloca-las na varanda numa piscina insuflavel com agua e uma pedra para poderem apanhar sol.Ja me informei sobre esse meu acto e disseram-me que nao haveria problema, desde que no inverno usasse um resguardo. Presentemente tenho-as na piscina insuflavel e tem espaço suficiente para elas se mexerem.
poderia lhe enviar uma foto das tartarugas, de modo a que o amigo, se é que o posso tratar assim, pudesse conhecer a raça, mas nao sei como o fazer atraves deste site.
com os melhores cumprimentos,
micaela
micaelaaveiro
Membro Júnior

quarta out 25, 2006 7:03 pm

Caro Norby,
Agredeço desde já a sua mensagem, ajudou-me imenso.
Tenho duas tartarugas, mas desconheço a raça, mas sei que sao diferentes.Já as tenho há uns 5 ou 6 anos e graças a um livro que adquiri "guia das tartarugas domesticas", sei distingui-las, sendo uma macho e uma femea. Acho pouca informação na net sobre tartarugas, eu pessoalmente sei pouco sobre como cria-las e recentemente reparei que o macho parece que quer "namorar" com a femea e fiquei sem saber o que fazer, pensei em separa-las, mas como as tartarugas estao juntas desde sempre, se calhar ao separa-las vao ficar tristes.
Qaundo as comprei eram pequeninas, mas como foram crescendo, tive de comprar varios aquarios, mas como nao tenho espaço em casa, optei por coloca-las na varanda numa piscina insuflavel com agua e uma pedra para poderem apanhar sol.Ja me informei sobre esse meu acto e disseram-me que nao haveria problema, desde que no inverno usasse um resguardo. Presentemente tenho-as na piscina insuflavel e tem espaço suficiente para elas se mexerem.
poderia lhe enviar uma foto das tartarugas, de modo a que o amigo, se é que o posso tratar assim, pudesse conhecer a raça, mas nao sei como o fazer atraves deste site.
com os melhores cumprimentos,
micaela
Norby
Membro Veterano
Registado: sexta nov 18, 2005 6:37 pm

quarta out 25, 2006 7:44 pm

Ola Micaela
Tenho duas tartarugas, mas desconheço a raça, mas sei que sao diferentes.Já as tenho há uns 5 ou 6 anos e graças a um livro que adquiri "guia das tartarugas domesticas", sei distingui-las, sendo uma macho e uma femea.
Só conheço esse livro de nome, e ao que se comenta por aqui, peca por estar um pouco desactualizado e por ter um ou outro erro nomeadamente no capitulo da alimentaçao, ao por exº incluir o queijo...

A piscina parece-me uma boa opçao, dependendo da rigidez da estrutura (se nao ainda te fazem uma surpresa com as unhas), e do tamanho claro. Mas tens que ter atençao para que a agua nao desça dos 4º ou que tenha prfundidade suficiente (mesmo q gele a superficie) para que a agua no fundo nao desça dos 4º.
Nao sou a pessoa mais adequada para te ajudar na identificaçao da especie, (a nao ser q seja muita obvia!), mas posta as fotos que opurtunamente a cavalaria, quando chegar, da-te uma ajuda nesse campo.

Para colocar fotos consulta este link http://arcadenoe.clix.pt/forum/viewtopic.php?t=30844

Claro que podes tratar por amigo, e afinal estamos aqui é para aprendermos uns com uns outros. :oops: :D ;)
<p>Cumprimentos,</p>
<p>Norby</p>
micaelaaveiro
Membro Júnior

quarta out 25, 2006 8:07 pm

Caro Norby,
Vou tentar enviar as fotos das tartarugas, mas as que tenho de momento, nao sao recentes.Imagem
micaelaaveiro
Membro Júnior

quarta out 25, 2006 8:13 pm

a foto que te enviei noutra mensagem é do macho, ele tinha a carapaça verde escura e clara,de ha uns meses para ca tem uma cor alaranjada. a fotoq te envio agora é da femea (julgo eu),mas assim q eu tiver fotos recentes envio-te.
obrigada
Imagem
Nyara
Membro Veterano
Registado: sexta ago 12, 2005 12:30 pm
Contacto:

quarta out 25, 2006 11:40 pm

Olá!

O Norby tem toda a razão quanto ao acasalamento entre-especies, sempre que possível é de evitar!

Quanto ás especies delas, as fotos não dão para ver muito bem porque vão pequenas :?

A fêmes é um Graptemys, vulgarmente chamada de tartaruga do Mississipi!

O "macho" não dá perceber bem, não lhe vejo a cabeça :p

O certo é que são de "ramos" familiares diferentes!

Deixe-em só dizer que me parece que os animais têm pouca profundidade para nadar :(

E a solução da piscina tb não me parece das melhores :?

Não tem terá hipoteses de colocar um lago pré-fabricado em pvc? além de ser bem mais estético é muito melhor para elas 8)

Só uma outra questão, a sua varanda é fechada? tem gradeamentos? cuidado que as tartarugas são mestres em fugas e já ouvi demasiadas histórias de tartarugas que caíem de varandas :(
<p>Tartaruga Aqu&aacute;tica F&oacute;rum - <a href="http://tartarugaaquatica.forumup.com/"> ... om/</a></p>
<p>Vejam os&nbsp;animais para adop&ccedil;&atilde;o!&nbsp;&nbsp;:wink: </p>
<p>&nbsp;</p>
Responder

Voltar para “Répteis e Anfíbios”