OSGA : será viavel tê-la em cativeiro?

Fórum para trocar ideias, tirar dúvidas, colocar e responder a questões sobre os nossosss amigosssss

Moderador: mcerqueira

madpeter
Membro
Registado: sexta ago 18, 2006 8:38 pm

domingo nov 12, 2006 11:42 am

Boas tardes pessoal!
Como fiz uma pesquisa com o nome "osga" e não obtive qualquer resultado abro esta thread.
Encontrei e capturei recentemente uma osga que eu penso ser comum, com cerca de 8cm..
Fi-lo por duas principais razões:
1-Para tentar deitar por terra certos mitos criados à volta destes animais, junto principalmente de familiares e amigos.
2-Para tentar saber mais um pouco dela e saber se é viavel ter uma em casa, isto claro, na perspectiva legislativa e na moral.. Porque pode não ser contemplada num decreto de lei mas pode ser complicado manter uma em casa, não sei, digam-me, por isso peço ajuda aqui..
Fiquei particularmente fascinado dps de ver o documentários sobre elas, salvo erro ou na dois ou na odisseia..
Confesso que ainda não fiz uma pesquisa profunda a nivel de internet porque pensei que aqui na arca talvez pudesse obter respostas mais concretas e claro, baseadas em experiencia lusitana, que é o que é relevante agora.

Algumas fotos:

Imagem
Imagem
Imagem
AndreCardoso
Membro Veterano
Registado: terça ago 08, 2006 7:15 pm

domingo nov 12, 2006 12:09 pm

nao é viavel por duas razoes:

Nao é permitido ter qualquer animal da fauna portuguesa em cativeiro(segundo a legislaçao)

A pobre osga acabaria por morrer devido ao stress ja que nao estaria habituada a viver em cativeiro
coldblood
Membro Veterano
Registado: sábado jul 24, 2004 8:48 pm
Contacto:

domingo nov 12, 2006 2:03 pm

Como já foi dito em cima é ilegal mante-la em cativeiro, mesmo que sobreviva...vais estar a priva-la de se reproduzir e fazer o papel dela no nosso meio ambiente.
Mas se quizeres ler mais sobre ela faz uma pesquiza em Tarentola mauritanica , Tarentola bischoffi, Hemidactylus turcicus
gezzmo
Membro Veterano
Registado: domingo jan 04, 2004 12:16 pm

domingo nov 12, 2006 3:03 pm

subscrevo td que foi dito a cima, é totalmente contra a nosso legislaçao manteres especies autoctones em cativeiro, e para alem disso, essa osga possivelmente n vai sobreviver, ela vai deixar de comer e vai morrer, é mt stressante para um animal que foi capturado se adaptar a vida em cativeiro, pior ainda se for mantido numa caixinha e alimentado com moscas.
<p> </p>
<p> </p>
Psamophis
Membro
Registado: domingo jul 16, 2006 12:18 am

domingo nov 12, 2006 3:59 pm

Se um dia estiveres interessado em manter uma "osga" em cativeiro, compra uma numa loja de animais, e atenção, que seja uma espécie permitida por lei, como por exemplo, o gecko leopardo...é muito mais divertido e fácil, pois são animais habituados ao cativeiro.

Mesmo que não existissem leis a impedir isso, é simplesmente imoral obrigar um animal naturalmente livre viver em cativeiro.

Se entretanto seguires o meu concelho, então tens muita informação sobre o gecko leopardo aqui na arca.
madpeter
Membro

domingo nov 12, 2006 5:25 pm

Agradeço desde já as respostas que surgiram e tenho a comunicar que me apressarei a devolvê-la à Natureza e que farei todo o gosto nisso.
Vai demorar menos que o que demorei com o sapo porque o sapo tinha de ser colocado num local que ficava completamente fora de rota, este mais metro menos metro vai ser colocado no exacto sitio de onde o tirei, e à noite que é quando ele se sente melhor ;)

AndreCardoso, eu acho que certos animais, apontados na lesgislação é que não são permitidos serem capturados, não todos.. senão o "bicho-da-conta" e o "caracol" também o eram.. (espero não estar a barbarisar com estes dois exemplos..)
coldblod, apesar de concordar plenamente contigo, a maioria dos animais legalizados que se podem ter em casa também são 99% das vezes privados da sua natureza que é a procriação.. Até um cão que não se permita estar com uma cadela.. até o gato que é castrado..

Para terminar gostava de deixar mais um apelo acerca da destruição do mito que é a osga.. eu era puto e bem me lembro do panico das senhoras em quererem esmagar as osgas com vassouras.. e a lagartixa deixa-las ir.. ora o famoso "mijar para os olhos" esta fora de kestao certo?
É que eu fui contra todos esses mitos e agarrei-a quando a apanhei, com as mãos, olhei pra ela, pareceu-me demasiado inofensiva para fazer jus a qq mito desses.. tentou morder-me, é certo, mas é como o André disse, o stress levou-a a tentar-se defender, logico..
Em termos de defesas quais a diferenças entre elas e as lagartixas comuns?
Obrigado + uma vez.
Psamophis
Membro
Registado: domingo jul 16, 2006 12:18 am

segunda nov 13, 2006 4:17 pm

As osgas daqui de Portugal (bem como a maioria delas) defendem-se tentando morder e mostrando uma pose agressiva. Isto se não conseguirem fugir do agressor. É sensivelmente a mesma coisa que as lagartixas.
coldblood
Membro Veterano
Registado: sábado jul 24, 2004 8:48 pm
Contacto:

segunda nov 13, 2006 4:29 pm

O facto dos animais de estimação em cativeiro serem impossibilitados de procriar, não vejo ligação aos selvagens, que têm de perpetuar a especie, e possivelmente esses já têm quaze garantida a sua perpetuação pois são criados em cativeiro em larga escala e protegidos de predadores e doenças.
joaopinto89
Membro
Registado: quarta jun 28, 2006 7:10 pm

segunda nov 13, 2006 6:00 pm

ola eu tambem nao apercio muito capturas na natureza visto o problema que esse animal fica impossibilitado de procriar e ate pode morrer devido ao stress.
a osga e um exemplar lindo da( especie gecko ) se estiver errado digamm

cumps
mafia_69
Membro Veterano
Registado: quinta mar 16, 2006 7:53 pm

terça nov 14, 2006 10:40 pm

não é da espécie gecko, mas sim da familia geckonidae... dentro dessa existem depois várias espécies
AndreCardoso
Membro Veterano
Registado: terça ago 08, 2006 7:15 pm

terça nov 14, 2006 11:00 pm

gekkonidae e nao geckonidae :roll: 8)
nelmar
Membro
Registado: quinta nov 02, 2006 1:26 am

quarta nov 15, 2006 1:25 am

AndreCardoso isso ja e trabalho para o crrigir portugues... LOL ai que ele ainda te processa por fazeres o trabalho dele... lol... bem aqui nao posso dizer mesmo nada que pelos vistos ja foi tudo dito, mas tambem acho que nao faz sentido nenhuma porcriar em cativeira uma OSGA...

cumps... 8)
mafia_69
Membro Veterano
Registado: quinta mar 16, 2006 7:53 pm

quarta nov 15, 2006 1:43 pm

upa upa andrecardoso... és o meu herói... :roll:
bem aqui nao posso dizer mesmo nada que pelos vistos ja foi tudo dito, mas tambem acho que nao faz sentido nenhuma porcriar em cativeira uma OSGA...
se não vale a pena dizeres mais nada, pelo menos não dês tantos bicos no português ;)
madpeter
Membro

quarta nov 15, 2006 2:50 pm

coldblood Escreveu: O facto dos animais de estimação em cativeiro serem impossibilitados de procriar, não vejo ligação aos selvagens, que têm de perpetuar a especie, e possivelmente esses já têm quaze garantida a sua perpetuação pois são criados em cativeiro em larga escala e protegidos de predadores e doenças.
é só porque somos animais como eles, dotados da diferença da racionalidade, não sei é ate que ponto temos o poder e conhecimento da globalidade das coisas para decidir se tal especie é para ter em casa e a outra não.. ha caes selvagens, como ha tigres domesticados.. O facto de existir uma lei, claro que cria uma linha de legalidade e ilegalidade, o que eu questiono é a legitimidade dessa linha.. Afinal nenhum de nós pode saber o que se passa na cabeça do animal e como tal nao podemos saber se determinada especie tem stress ou nao, o animal pode apresentar reacções e caracteristicas que nos façam pensar de acordo com a nossa experiencia mas daí ate assumir que o que estamos a ver é assim e sem margem para duvidas..
Dou como exemplo as osgas, uma vez que é de osgas que se trata esta thread q abri.. quem decide que as leopardo podem ser mantidas em casa e as outras não? Será que é por haverem mais leopardo? porque aparentemente as leopardo toleram o cativeiro melhor que todas as outras? Gostava de obter elucidamento tb neste ponto..
madpeter
Membro

quarta nov 15, 2006 3:04 pm

As osgas daqui de Portugal (bem como a maioria delas) defendem-se tentando morder e mostrando uma pose agressiva. Isto se não conseguirem fugir do agressor. É sensivelmente a mesma coisa que as lagartixas.
Psamophis, essas sao as unicas reacçoes possiveis por parte de uma osga correcto? tudo o que saia desses parametros sao invencoes da insubstituivel e inigualavel imaginacao do ze povinho, certo?

mas tambem acho que nao faz sentido nenhuma porcriar em cativeira uma OSGA...
nelmar, podes dizer mais sobre isso, porque pensas assim? ajuda-me akia definir o porquê da diferenciação entre especies, nao só a nivel legislativo como tb a nivel aparentemente moral..

LOL, realmente isto as vezes parece uma aula de portugues.. acho + aceitavel corrigir um termo usado incorrectamente pk é relevante cientificamente, do que corrigir um erro ortografico que isso meus caros, ha aqui aos molhos e pontapés.. as vezes é a pressa e troca de letras, outras nao se conhece mesmo o portugues.. mas nesses casos nao interessa nda pk o objectivo aki n é o bom portugues.. essa é tarefa da escola..
Responder

Voltar para “Répteis e Anfíbios”