Ajuda com Tartarugas, talvez má alimentação.. e nova muito pequenina

Fórum para trocar ideias, tirar dúvidas, colocar e responder a questões sobre os nossosss amigosssss

Moderador: mcerqueira

Responder
MiguelAlmeida
Registado: quinta dez 28, 2006 4:02 pm

sexta dez 29, 2006 12:36 pm

Olá boa tarde, sou novo por estas bandas registei-me pois gostava de saber mais sobre as minhas tartarugas.

As minhas tartarugas têm cerca de 8anos, ontem uma delas acabou por morrer ( tinha 4 ) :'( fiquei incrivelmente triste.

Não sei muito bem a espécie a que elas pertencem... se alguem me pode-se ajudar a identificá las... agradecia.

Tenho uma que sei que pertence à espécia das de faces rosadas, orelhas vermelhas...

As outras 3 ( foi desta espécie que me morreu uma ) sao completamente castanhas carapaça castanha e têm listras amarelas pelo corpo...não faço ideia da espécie.

Hoje fui à loja de animais a fim de tirar algumas coisas a limpo, pois foi-me oferecido um aquário novo novo no natal, pois o aquário anterior já estava um pouco pequeno ( era de 80L ) agora o novo tem cerca de 200L e tem uma plataforma para elas se porem em terra seca ( o anterior tinha uma zona, mas elas já nem cabiam lá todas ).

Ontem uma das espécie castanha... teve um ataque... mas literalmente, pôs-se a nadar que nem uma louca e quando a tirei para fora do aquário enrolava-se toda sobre si mesma... abria a boca etc . Levei-a ao veterinário, resultado... intoxicação... muito provavelmente pela silicone com que foi isolado o aquário. Acabou por morrer pelas 22h do mesmo dia. ( Fui aconselhado a deixar o aquário 1semana ao ar e a lavá-lo ).

Hoje dirigi-me há loja onde foi encomendado o aquário...encostei o homem à parede mas ele disse que não pedia ser da silicone etc... o máximo que consegui foi um desconto de 2,5€ na compra de uma tartaruga nova.. Ela é tão pequenina :P será que pode estar junto das outras... já as tenho à 1h no mesmo aquário.. e até agora nenhuma reacção violenta.

Pelo que li aqui elas não têm tido uma grande alimentação:/ culpa minha porque elas sempre viveram bem só com gamarus... sempre lhes dei gamarus daqueles pequeninos... uma vez experimentei dar daqueles sticks elas comeram... mas não com tanto apetite como o gamarus... Hoje comprei daquele gamuros grande... para dar como goloseima às maiores.
Costumo dar suplementos de cálcio ( daqueles que se põe na água, o aquário tem um termostato regulado para os 24ºC e uma lus daquelas UVb ) e tem uma boa exposição solar)

Agora sobre a alimentação... tenho umas duvidas:

-Já li que se deve dar carnes brancas ( peru, aves... ), um colega meu disse que dava e que as dele comiam... alface... será bom dar-lhes ?

(As minhas devem estar muito sub-alimentadas... tive a medir a de orelhas vermelhas e tem 13cm... com os anos que tem.. deveria ter à volta de 20cm se fosse fêmea... e 15cm se fosse macho... digo eu... )

Que tipo de alimentação recomendam ? e como é que devo perpará-la ? e depois como é que lhes devo dar? ponho na água ?

Será que elas vão aceitar um novo regime alimentar?...

Agora tenho a pequenina.. que não parece ser das espécie de nenhuma das outras... é toda verde... e com umas listras amarelas... tanto na carapaça ( meias redondas ) e no corpo.

Será que devo começar já a praticar um novo regime com esta ? ou primeiro dou camarus ? e aos poucos mudar-lhe a alimentação ?
As tartarugas estao um pouco em estado de choque.. mudaram de casa duas vezes numa semana... hoje comeram muito pouco... serca de 10 camarões cada uma... antes comiam muito mais...

Obrigado a todos... eu adoro as minhas tartarugas...
Nyara
Membro Veterano
Registado: sexta ago 12, 2005 12:30 pm
Contacto:

sexta dez 29, 2006 2:44 pm

Antes demais, quero dizer-lhe que lamento muito a morte da sua tartaruga!
Deve ter sido um momento agonizante para o animal!

Que ao menos o que aconteceu sirva de aviso para outros!
Silicone só próprio para aquários e tem obrigatóriamente que se seguir as recomendações de utilização.

Quanto as especies das suas tartarugas, não dá para ter certezas mas em principio as que chama de "castanhas" são tartarugas do Mississipi ;)
A pequenina nova deverá ser uma Pseudemys mas a sub-especie só consigo dizer vendo uma foto ;)

MiguelAlmeida Escreveu: Pelo que li aqui elas não têm tido uma grande alimentação/ culpa minha porque elas sempre viveram bem só com gamarus... sempre lhes dei gamarus daqueles pequeninos... uma vez experimentei dar daqueles sticks elas comeram... mas não com tanto apetite como o gamarus... Hoje comprei daquele gamuros grande... para dar como goloseima às maiores.
Costumo dar suplementos de cálcio ( daqueles que se põe na água, o aquário tem um termostato regulado para os 24ºC e uma lus daquelas UVb ) e tem uma boa exposição solar)
MiguelAlmeida Escreveu: (As minhas devem estar muito sub-alimentadas... tive a medir a de orelhas vermelhas e tem 13cm... com os anos que tem.. deveria ter à volta de 20cm se fosse fêmea... e 15cm se fosse macho... digo eu... )
Defacto elas não têm sido bem alimentadas :(
Deveria ter continuado com os sitks.

Pelos tamanhos que refere dá logo para entender que elas não estão com o tamanho que deveriam e muito possivelmente isso terá deixado marcas nas suas carapaças :(
Sem uma alimentação correcta não há suplementos que preencham todas as lacunas.
O que lhes tem valido deve ter sido ou sol, mas quanto a isto deixo-lhe apenas duas notas:
- O sol deve ser directo. Nunca deve estar nada entre os raios solares e a tartaruga, vidros, acrilicos, tecidos, etc filtram grande parte dos raios benéficos ;)
( uma zona de sombra deve ser estar disponível)

- Lâmpadas uvb também não podem ter nada que possa filtrar a sua luz, nem vidros, nem plásticos, nem acrílicos. Passado mais ou menos 6 meses a lâmpada vai perdendo eficácia na quantidade de uv`s transmitidos, nessa altura convém trocar ;)
MiguelAlmeida Escreveu:
Agora sobre a alimentação... tenho umas duvidas

-Já li que se deve dar carnes brancas ( peru, aves... ), um colega meu disse que dava e que as dele comiam... alface... será bom dar-lhes ?

Não é que se deva mas sim pode-se dar carne branca mas únicamente cozida sem qualquer condimentos, nunca crua por causa do risco de trasmição de bactérias ;)
Se quiser ocasionalmente pode dar mas não deve ser esta a sua base alimentar ;)

Alface não convém dar, além de ser um alimento pobre pois é constituído praticamente por água, provoca demasiada soltura nos intestinos (diarreia) o que é de evitar.

MiguelAlmeida Escreveu:
Que tipo de alimentação recomendam ? e como é que devo perpará-la ? e depois como é que lhes devo dar? ponho na água ?
A melhor base alimentar são os granulados e os stiks próprios para tartarugas aquáticas ;)
Tem de vários tipos, tamanhos e marcas no mercado!
Depois pode completar o seu menu com algumas frutas (nunca cítricas) e legumes (folha escura) ;)
Qualquer alimento deve sempre ser oferecido ás tartarugas dentro de água por causa da sua anatomia ;)
MiguelAlmeida Escreveu: Será que elas vão aceitar um novo regime alimentar?...

Podem fazer-se um pouco de dificeis mas existem vários truques para as fazer comer. Mas o melhor desde já é experimentar pois pode até ser que aceitem bem, como todos os animais, cada um tem as suas preferências ;)

Aconselho-o a parar de imediato com o camarões (pequenos ou grandes).
Camrões secos para elas sãos como chocolates para ciranças ;) Tem um sabor muito apelativo mas um baixo valor nutricional, não passam de cascas. Encheas momentaneamente mas passado ou pouco já estão de novo com o estômago vazio.
Os camarões não têm cálcio, vitaminas(principalmente A e E) nem outros nutrientes que elas tanto necessitam.
Podem dar-se ocasionalmente mas apenas como guloseima e só depois de se terem alimentado convenientemente com os stiks ;)
Como animais de hâbitos que são, por agora não lhes dê mais camarões, senão elas não vão comer à espera que lhos dê ;)

MiguelAlmeida Escreveu:
Será que devo começar já a praticar um novo regime com esta ? ou primeiro dou camarus ? e aos poucos mudar-lhe a alimentação ?
Sem dúvida alguma, pelo bem do animal deve começar já hoje a dar-lhe um granulado.
Existem granulados ou stiks próprios para tartarugas bébés com mais suplententos vitaminicos e minerais, além de serem mais pequenos e assim elas comerem melhor ;)

Na minha opinião, começe logo qu possivel como a nova alimentação para todas, elas estão a precisar ;)

Se puder, compre também umas vitaminas próprias para répteis e dê-lhes durante uma semana ou assim na água e nos alimentos ;)

Uma nota, talvez tenha que manter a pequena num aquaterrário à parte. Têm uma consideravel diferença de tamanhos. Mesmo sem querer as maiores podem magoar pequena :?
No minimo alimente-a separadamente ;) mas atenção às diferenças de temperatura nesse momento (quer no ambiente, quer na água ;) )

Creio que lhe respondi a quase tudo :p

Qualquer dúvida adicional é só dizer ;)

Desejo-lhe muito boa sorte para si e para as suas tartarugas :D
<p>Tartaruga Aqu&aacute;tica F&oacute;rum - <a href="http://tartarugaaquatica.forumup.com/"> ... om/</a></p>
<p>Vejam os&nbsp;animais para adop&ccedil;&atilde;o!&nbsp;&nbsp;:wink: </p>
<p>&nbsp;</p>
MiguelAlmeida

sexta dez 29, 2006 7:06 pm

Uhm ok Obrigado.

Vou seguir os teus conselhos, hoje falei no Chat e disseram-me para tentar dar-lhes maçã... e ela comeram ;D .

Até a pequenina foi lá dar umas dentadinhas.

Sem mais ver

Miguel Almeida
MiguelAlmeida

sábado dez 30, 2006 1:04 am

Fui hoje à noite comprar sticks... Incrível... adoraram... :P

Agora tenho um problema... comprei granulado pequenino especial para bebés mas a tartaruga pequenina não o come... ela ainda tentou mordiscar o outro ( o grande mas não conseguía ), eu acho que o problema é que o granulado para as bebés vai ao fundo e a minha, não sei porque, tem alguma dificuldade em mergulhar =/ então não a come no fundo do aquário.
As grandes acabaram por comer também a comida da pequena...

Como é que devo alimentar a bebé ? Sugestões ?

Obrigado
FranciscoFernandes
Membro Veterano
Registado: domingo out 08, 2006 8:26 pm
Localização: Uma cobra do milho (Elaphe Guttata) 2 Ciclideos Africanos

sábado dez 30, 2006 1:24 am

Eu não sou espert no que toca a tartarugas mas a minha sugestão pode ajudar.

Esperimente dar-lhe de comer num reipiente á parte com menos profudidade.
Prai 5cm de água pode ser que resulte.
Espare ter ajudado. ;)

Cumps :p
Norby
Membro Veterano
Registado: sexta nov 18, 2005 6:37 pm

sábado dez 30, 2006 10:16 am

A sugestao do Francisco é boa.

Miguel sem querer ser alarmista, aconselhava-te a ter alguma atençao com a tua tartaruguinha bébé. Dada a diferença de estatura, é importante os adultos estarem sempre bem alimentados, para que por exemplo, uma "dentada perdida" nao cause estragos na pequenina... Criadores mais experientes, em que muitas vezes baseio as minhas opinioes, nao aconselham a juntar tartarugas com grandes diferenças de estatura e até de especies diferentes. Fica a informaçao. :| :)

Nyara com respostas assim cuidadas, espero que a arca te esteja a pagar ao menos uma comissaozita ... :lol: ;)

Boas entradas, e bom 2007 para todos!
<p>Cumprimentos,</p>
<p>Norby</p>
Nyara
Membro Veterano
Contacto:

sábado dez 30, 2006 11:20 am

Olá!

Miguel, eu já havia alertado para o facto de que muito possivelmente a pequenina ter de ser alimentada separadamente ;)
Nyara Escreveu:Uma nota , talvez tenha que manter a pequena num aquaterrário à parte. Têm uma consideravel diferença de tamanhos. Mesmo sem querer as maiores podem magoar pequena
No minimo alimente-a separadamente mas atenção às diferenças de temperatura nesse momento (quer no ambiente, quer na água )
E ainda bem que elas aceitaram bem os stiks :D

Norby Escreveu: Nyara com respostas assim cuidadas, espero que a arca te esteja a pagar ao menos uma comissaozita ... :lol: ;)

É com a comissão que me pagam que vou já passar este fim de ano às Canárias 8)

era bom não era
:p :lol: :lol:

Feliz 2007 para todos :D
<p>Tartaruga Aqu&aacute;tica F&oacute;rum - <a href="http://tartarugaaquatica.forumup.com/"> ... om/</a></p>
<p>&nbsp;</p>
MiguelAlmeida

sábado dez 30, 2006 11:23 am

Eu neste momento tenho-as juntas por uma questão de n ter que ter dois aqua montados....

Mas acho q as grandes adoptaram bem a pequenina :D porque ainda ontem reparei nelas a cheirarem na... e dpois n fazerem nada :) . E hoje ela andou a manha toda em cima da carapaça da de orelhas vermelhas....

Já agora.. fica a informação as minhas do mississipi tenho quase a certeza q se tratam de macho e fêmea.Há alguma hipótese de reprodução em cativeiro ?
Norby
Membro Veterano

sábado dez 30, 2006 12:05 pm

Em relaçao a tartauga bébé ficas ao menos com a noçaodos possiveis perigos.

Miguel eu acredito que a reproduçao em cativeiro é possivel, mas só é possivel com determinadas condiçoes.

Se for num lago acho q as probabilidades serao maiores.

Num aquaterrario terias que ter em primeiro lugar espaço suficiente, um "caixa" de areia, e as condiçoes ditas normais do dia a dia, luz comida, parte seca, etc, etc...

No entanto tudo isto pode nao ser suficiente para despoletar a produçao de ovos, apesar de que existem relatos aqui na arca de tartarugas a fazerem posturas no meio do chao, o que me leva a acreditar que com estes animais basicamente tudo é possivel...

Havendo sucesso seria necessaria uma incubadora para os ovos.

E basicamente é isto.
;)

( Canarias no fim de ano, isso sim é que era uma fezada... ;) :D )
<p>Cumprimentos,</p>
<p>Norby</p>
Nyara
Membro Veterano
Contacto:

sábado dez 30, 2006 3:33 pm

Como o Norby diz, impossível não é mas sob certas condições!
Por exemplo, seria necessário elas terem acesso a umz zona seca com terra onde a fêmea pudesse depositar os ovos, mesmo assim não há garantias :?

Sinceramente, acho que antes deve depositar a sua atenção em faze-las recuperar porque defacto estão muito pequenas para idade e isso pode trazer-lhes vários problemas (esperemos que não).

Boa Sorte Miguel! :)

Off topic: Norby, com a tua comissão da Arca vais viajar para onde? ou vais antes comprar um carro de luxo? 8) :p
<p>&nbsp;</p>
AndreCardoso
Membro Veterano
Registado: terça ago 08, 2006 7:15 pm

sábado dez 30, 2006 3:47 pm

a mim nao me chega nenhuma comissao nem nada.. por isso vou ter que me apoderar das vossas!! como quem diz vou faná-las ou pedir emprestado e nao devolver MUAHAHAHAHHAHAHAHAHAHHAHAHA :evil: :evil: :evil: :evil: :evil: :evil: :evil: :evil: :evil: :evil: :evil: :evil: :evil: :evil:

:lol:
Norby
Membro Veterano

terça jan 02, 2007 10:48 am

Dado o caracter virtual da comissao ainda nao me chegou nada as maos... :oops: Se calhar o André conseguiu mesmo antecipar-se e foi tudo parar ao saco azul dele... :o :roll: Ficar aqui na cidade berço foi mesmo a soluçao. 8) ;)
<p>Cumprimentos,</p>
<p>Norby</p>
Responder

Voltar para “Répteis e Anfíbios”