Olá, depois de bastantes tentativas frustradas para aceder ao forum e adicionar um novo tópico, parece que consegui...
Adoro animais, e recentemente foi-me oferecida uma tartaruga terrestre, tartaruga de orla redonda ou kynixis belliana, linda... como ainda não sei se é macho ou fêmea, chama-se Jet (que dá para os dois)... neste momento tem 8.25 cms...
Ela é muito gulosa e adora alface e tomate, que tento cortar muito fininho juntamente com outros vegetais como cenoura, maçã, uva, espinafres e por vezes banana... Tenho lido que podem comer em moderação ração para gatos (eu tenho uma gata tb com ração da Hills) como é que faço... amoleço um bocadinho de ração e tento dar-lhe? Eu queria diversificar mais a alimentação dela, mas aqui na Covilhã é dificil encontrar materiais para repteis...
Agradecia qualquer ajuda que me pudessem dar... esta tenho a certeza será a primeira de muitas questões...
novata
Moderador: mcerqueira
-
- Membro Veterano
- Registado: sexta nov 18, 2005 6:37 pm
Ana o nosso expert em Tartarugas terrestres é mesmo o Mafia!
é assim, a quem recomende comida de gato (e até de cao) moderadamente para tartarugas aquaticas, mas como o Mafia tb acho que isso nao se aplica as terrestres!
As tartarugas terrestres sao essencialmente vegetarianas, e parece-me q a alimentaçao q lhes estas a proporcionar é boa, tirando a alface. Podes substituir a alface por couve.
Covilha... Que saudades dos meus tempos da Ubi...

é assim, a quem recomende comida de gato (e até de cao) moderadamente para tartarugas aquaticas, mas como o Mafia tb acho que isso nao se aplica as terrestres!
As tartarugas terrestres sao essencialmente vegetarianas, e parece-me q a alimentaçao q lhes estas a proporcionar é boa, tirando a alface. Podes substituir a alface por couve.
Covilha... Que saudades dos meus tempos da Ubi...

<p>Cumprimentos,</p>
<p>Norby</p>
<p>Norby</p>
eu creio que neste caso passa-se um pouco como nas iguanas.. há quem aconselhe ração de gato (
) mas eu penso que isso irá trazer problemas metabólicos e acho que o melhor mesmo são os vegetais, deves complementar sempre com um complexo vitaminico para répteis que podes comprar em qualquer loja que tenha produtos para este tipo de animais ou mesmo encomendar pela net.
Podes sempre, e de vez em quando, colocar um tenébrio ou dois na salada.
Já agora, podias colocar fotos da tua tartaruga aqui no fórum.

Podes sempre, e de vez em quando, colocar um tenébrio ou dois na salada.
Já agora, podias colocar fotos da tua tartaruga aqui no fórum.
Olá Ana. Parabéns pela tua tartaruga. A comida de gato é uma alimentação completamente errada para uma tartaruga, sobretudo uma terrestre. As tartarugas terrestres são vegetarianas. Não me parece que a alimentação que lhe estás a dar seja a mais conveniente. Estás a dar-lhe um excesso de fruta que vai provocar fermentação no aparelho digestivo e consequentemente lhe vai trazer problemas. O mesmo se aplica para a cenoura. Queria só dizer mais uma coisa. Não é que a alface seja uma má alimentação. Não é má, nem boa. O valor nutricional da alface é quase nulo pois tem elevado teor em água. Os veterinários apenas dizem que não se deve dar alface porque, qual é o vegetal que normalmente mais se tem no frigorifico? A alface. Se te dizem que a alface pode ser dada, o facil acesso a ela vai fazer com que estejas sempre a fornece-la ao teu animal, ou seja, vais estar apenas a fornecer ao teu animal um alimento com um valor nutricional muito reduzido. Varia nos vegetais. Dá-lhe agrião, couve, até salsa ou feno de alfafa.
Atenção que as tartarugas terrestres não são todas vegetarianas!
No caso desta da Anafmhenriques, é na verdade omnívora! Certo que tem 90% de alimentação herbivora!
Deixo algumas ideias de ideias e vegetais que podes dar para ajudar a variar o menu dela
Chicória, índivias,rúcula, abóbora, courgete, pepino (rodelas finas), etc
Vegetais de folha escura como couve portuguese, espinafres, brocúlos devem ser dados com moderação por causa do ácido oxálico
Moderação também com as frutas
Depois ainda podes optar por algumas ervas e flores mas tens de ter certificar primeiro da sua segurança enquanto á toxicidade.E têm de ser de produção biológica por causa dos pesticidas
Espero ter ajudado!
Boa sorte
No caso desta da Anafmhenriques, é na verdade omnívora! Certo que tem 90% de alimentação herbivora!

Deixo algumas ideias de ideias e vegetais que podes dar para ajudar a variar o menu dela

Chicória, índivias,rúcula, abóbora, courgete, pepino (rodelas finas), etc
Vegetais de folha escura como couve portuguese, espinafres, brocúlos devem ser dados com moderação por causa do ácido oxálico

Moderação também com as frutas

Depois ainda podes optar por algumas ervas e flores mas tens de ter certificar primeiro da sua segurança enquanto á toxicidade.E têm de ser de produção biológica por causa dos pesticidas

Espero ter ajudado!
Boa sorte

<p>Tartaruga Aquática Fórum - <a href="http://tartarugaaquatica.forumup.com/"> ... om/</a></p>
<p>Vejam os animais para adopção!
</p>
<p> </p>
<p>Vejam os animais para adopção!

<p> </p>
-
- Membro
- Registado: quarta ago 30, 2006 5:20 pm
Não me parece que a salsa seja dos melhores vegetais para dar às tartarugas.Varia nos vegetais. Dá-lhe agrião, couve, até salsa ou feno de alfafa.
Deixo aqui este links que podes consultar, apesar de não estarem muito desenvolvidos.
http://www.orniex.com/dicas/reptil/3.html
http://animais2.clix.pt/article.php?id=163
-
- Membro
- Registado: quarta ago 30, 2006 5:20 pm
Estive a procurar nuns trabalhos e descobri isto:
Tartarugas Terrestres
O que se deve dar em muita quantidade:
* dente de leão
* canónigos
* agriões
* chicória
* folhas de nabos
* folhas de rabanetes
* folhas de brocolos
* folhas de beterraba
* couve verde
* couve lombarda
* endívias
* acelgas
* rucola normal e selvagem
* folhas de alcaparras
* alfalfa
* folhas e flores de hibiscus
* urtigas secas e cortadas (atenção)
* trevos
* folhas e flores (ter a certeza de que não são prejudiciais)
O que se deve dar em pouca quantidade:
* cenoura
* pepino
* tomate
* espinafres
* cogumelos (cuidado)
* feijão verde
* maça
* pêra
* melão
* framboesa
* pêssegos
* figos
O que nunca se deve dar:
* ervilhas
* salsa
* coentros
* rebentos de soja
* comida enlatada de cão e gato
* proteínas (leite, queijo, carnes, peixes, camarões, sementes, ect.)
* frutos ácidos (laranja, limão, etc.)

Tartarugas Terrestres
O que se deve dar em muita quantidade:
* dente de leão
* canónigos
* agriões
* chicória
* folhas de nabos
* folhas de rabanetes
* folhas de brocolos
* folhas de beterraba
* couve verde
* couve lombarda
* endívias
* acelgas
* rucola normal e selvagem
* folhas de alcaparras
* alfalfa
* folhas e flores de hibiscus
* urtigas secas e cortadas (atenção)
* trevos
* folhas e flores (ter a certeza de que não são prejudiciais)
O que se deve dar em pouca quantidade:
* cenoura
* pepino
* tomate
* espinafres
* cogumelos (cuidado)
* feijão verde
* maça
* pêra
* melão
* framboesa
* pêssegos
* figos
O que nunca se deve dar:
* ervilhas
* salsa
* coentros
* rebentos de soja
* comida enlatada de cão e gato
* proteínas (leite, queijo, carnes, peixes, camarões, sementes, ect.)
* frutos ácidos (laranja, limão, etc.)

-
- Membro Júnior
- Registado: segunda jan 22, 2007 4:23 pm
Obrigada a todos... de facto ainda não sei muito de tartarugas... mas vou mesmo variar-lhe a alimenção e não lhe vou dar comida de gatos...
Ela sempre teve feno à disposição, mas nunca come... usa-o para se cobrir à noite e pouco mais...
Vou começar a cortar mais na alface e aos poucos substiui-la por agrião e espinafres e adicionar mais pepino e courgettes...
Quanto a fotos da/o Jet ...
[/img]
Ela sempre teve feno à disposição, mas nunca come... usa-o para se cobrir à noite e pouco mais...
Vou começar a cortar mais na alface e aos poucos substiui-la por agrião e espinafres e adicionar mais pepino e courgettes...
Quanto a fotos da/o Jet ...

-
- Membro Júnior
- Registado: domingo fev 04, 2007 7:42 pm
Atenção!
Não existe ração indicada para grupos de tartarugas. Tem de ser visto espécie a espécie (ou pelo menos de acordo com grupos mais restritos). Por exemplo, dentro das terrestres, temos umas herbívoras (exemplo: Testudo hermanni e Malacochersus tornieri), mas também temos omnívoras, como a tua!
De acordo com Innis (2000), as Kinyxis spp. devem comer (desculpa o inglês)
-live worms, slugs, snails, millipedes, woodlice and other invertebrates
-pinkies
-skinned, chopped, adult mice
-general vegetation and grasses
-fallen fruit
-mushrooms, lettuce
-bananas, peaches, tomatoes.
Não existe ração indicada para grupos de tartarugas. Tem de ser visto espécie a espécie (ou pelo menos de acordo com grupos mais restritos). Por exemplo, dentro das terrestres, temos umas herbívoras (exemplo: Testudo hermanni e Malacochersus tornieri), mas também temos omnívoras, como a tua!
De acordo com Innis (2000), as Kinyxis spp. devem comer (desculpa o inglês)
-live worms, slugs, snails, millipedes, woodlice and other invertebrates
-pinkies
-skinned, chopped, adult mice
-general vegetation and grasses
-fallen fruit
-mushrooms, lettuce
-bananas, peaches, tomatoes.