Inchaço enorme nas costas da minha iguana, ajudem-me pff

Fórum para trocar ideias, tirar dúvidas, colocar e responder a questões sobre os nossosss amigosssss

Moderador: mcerqueira

Responder
LennyG1
Membro Júnior
Registado: sábado fev 17, 2007 5:24 pm

sábado fev 17, 2007 5:33 pm

Olá a todos!
Sou novo aqui no fórum e infelizmente começo a pedir-vos logo ajuda.
Hoje apareceu nas costas da minha iguana um inchaço ennorme :( , como se tivesse algo dentro da barriga enorme que empurra-se a coluna para cima.
O meu substracto é como casca de pinheiro, eu penso que pode ser que ela tenha engolido, por isso já o troquei.
A minha pergunta é será que me podem dizer o que é?
Muito obrigado!

Adeus e obrigado pela atenção!
rbl
Membro Veterano
Registado: quarta mar 02, 2005 11:15 pm

sábado fev 17, 2007 5:42 pm

Não. Ninguém pode adivinhar o que é especialmente sem saber mais nada sobre ela e as condições em que ela está.
Que idade tem? Qual o tamanho dela e do terrário? Tem UVB e se sim de que tipo? Etc...
P_R
Membro Veterano
Registado: quarta jul 21, 2004 6:52 pm

sábado fev 17, 2007 6:23 pm

algum prob na coluna por falta de calcio??
LennyG1
Membro Júnior

sábado fev 17, 2007 8:20 pm

Bem não sei se é por falta de calcio...
Ela tem +/- 6/7 meses, e tem 25/30cm no máximo de comprimento, ela tem estado sem luz estes ultimos 4 dias pois a luz fundio. era uma lampada da zoo med de 60w....acham que é falta de cálcio?
Posso por aqui a foto se me ensinarem como, ajudem-me por favor....
<p>Vivam les r&eacute;ptiles</p>
LennyG1
Membro Júnior

sábado fev 17, 2007 8:55 pm

è verdade o terrário tem 72 cm de comprimento e 40 de largura e altura, o substracto como já referi era casca de pinheiro agora é papel de cozinha. Respondam eu não quero perder a minha lenny :(
rbl
Membro Veterano

sábado fev 17, 2007 9:50 pm

6 - 7 e com 25 - 30cm de comprimento? parece-me pequena mas adiante...

4 dias sem luz.. enfim... suponho que é a única luz que tem no terrário e a única fonte de aquecimento certo?
LennyG1
Membro Júnior

sábado fev 17, 2007 10:33 pm

Não não é...
rbl
Membro Veterano

sábado fev 17, 2007 10:53 pm

Responder "não é" não me diz rigorosamente mais nada. Pode ter luzes de natal no terrário, usá-las para comunicar com extra-terrestres e para si podde ser a coisa mas natural do mundo mas eu continuo sem o saber! Desembuche a história toda de uma vez.
LennyG1
Membro Júnior

sábado fev 17, 2007 10:55 pm

Ela tem a pedra de aquecimento, eu sei que não é o melhor já li aqui no forum e vou trocar a pedra de certeza...
rbl
Membro Veterano

sábado fev 17, 2007 11:01 pm

Então tem uma pedra de aquecimento e uma lâmpada normal de 60w e não tem lâmpada de UVB. Isso já identifica a maior parte do problema.

Que é que lhe dá de comer? Com que regularidade? Quais as temperaturas no terrário? Valores de humidade, etc?
LennyG1
Membro Júnior

domingo fev 18, 2007 12:05 am

Bem eu alimento-a todos os dias, e vario a alimentação- dou corgete, bróculos, cenoura, agrião e maçã. A humidade está baixa, cerca de 30% mas compenso com banhos todos os dias..achas que pode ser um problema ósseo? Eu amanhã vou a um veterinário para ver o que é....

obrigado por tudo até agora.se souberes de alguma coisa com o que te disse avisa vou manter-te informado..
LennyG1
Membro Júnior

domingo fev 18, 2007 12:07 am

Bem a temperatura não sei, eu só uso a pedra e a usava a "Basking spot lamp" da zoo med que comprei confiando no vendedor que me disse que emitia raios uva/b..
rbl
Membro Veterano

domingo fev 18, 2007 12:19 am

As iguanas precisam de uma lâmpada de UVB. De uma forma muito resumida, a radiação UVB desencadeia uma reacção que permite a fixação de cálcio nos ossos.
Sem isso, desenvolvem uma condição crónica semelhante à osteoporose, o que é o que suponho que a tua iguana tem. Se for, é possível de tratar mas provavelmente já vais um pouco tarde para reverter todos os efeitos das condições insuficientes em que a manténs.

Descreve tudo em detalhe ao veterinário e não faças o que fizeste aqui em que foi preciso arrancar as coisas a ferros, sê detalhado e pede para ele te explicar o que tens de corrigir e o que deves fazer de seguida.

O que é caricato nestas situações é que as pessoas que no início não quiseram perder umas horas a informar-se devidamente e gastar mais meia dúzia de contos em equipamento, vão perder agora 20x mais tempo e dinheiro para resolver a situação.
LennyG1
Membro Júnior

domingo fev 18, 2007 2:02 am

Bem antes de mais obrigado pelas respostas de facto ajudaram.
Em seguida quero dizer que se responde-se com um pouco de simpatia não lhe ficava nada mal, este fórum serve para ajudar e pelos vistos quem pode ajudar fa-lo com "mau-humor".
Mas mesmo assim muito obrigado e vou descrever as coisas ao vet sim.
Pode estar a dizer que não me informei mas de facto fi-lo, passei muito tempo neste site, neste fórum e em outros e o facto é que errei nos cuidados á mnha iguana,mas espero resolver tudo.

Adeus e obrigado pela atenção!
rbl
Membro Veterano

domingo fev 18, 2007 9:36 am

Meu caro, foram precisos 10 ou 11 posts seus para explicar parcialmente o estado em que mantém a iguana e quase outros tantos meus para perceber o que se passa. Não tem nada que se queixar!
Responder

Voltar para “Répteis e Anfíbios”