Terrário de Dragoes Barbudos
Moderador: mcerqueira
Boa noite,
Estou a construir um terrário para 2dragoes barbudos, preciso so de umas pequenas informacoes,
Tamanho: 150x70x60 (chega ou nao)
Material: MDF para fazer o terrário (recomendado ou nao) uma vez que e para um terrario desertico.
Estou a construir um terrário para 2dragoes barbudos, preciso so de umas pequenas informacoes,
Tamanho: 150x70x60 (chega ou nao)
Material: MDF para fazer o terrário (recomendado ou nao) uma vez que e para um terrario desertico.
Última edição por TMSurfer em quinta mar 08, 2007 12:40 am, editado 1 vez no total.
<p>Cumprimentos, Tiago Jesus</p>
-
- Membro Veterano
- Registado: sexta jul 07, 2006 8:47 pm
Chlamydosaurus kingii
Boas! Os barbudos ja sao adultos ou ainda sao pequenos?o tamanho do terrario chega para 2adultos, mas se forem pequenos convem po los num terrario mais pequeno!
Acerca da madeira eu tb estou a pensar fazer um terrario e penso que mdf e o recomendado, mas ja agora pergunto que madeiras mais eq se pode usar??
cumps
Acerca da madeira eu tb estou a pensar fazer um terrario e penso que mdf e o recomendado, mas ja agora pergunto que madeiras mais eq se pode usar??
cumps
Aglomorado natural tambem se pode usar, e é mais resistente quanto a humidades, mas a finalizacao da madeira nao e tao.... boa, a nivel estéctico e feio, mas nao tem produtos toxicos, quanto ao serem pequenos, vou separar o terrario no inicio, depois quando forem adultos ai sim irei usar o terrario por completo!
-
- Membro Veterano
Chlamydosaurus kingii
e vao ser macho e femea?eq se forem dois machos convem separa los pois sao territoriais..
Agr n me recordo do nome de uma madeira que vi mas qnd souber prg se da para fazer terrarios..
cumps
Agr n me recordo do nome de uma madeira que vi mas qnd souber prg se da para fazer terrarios..
cumps
-
- Membro Veterano
Chlamydosaurus kingii
a madeira e pinho colado penso eu..so n sei se da para fazer terrarios:S
Suponho que as medidas são comprimento x largura x altura. Se forem serve, caso contrário não.
Cedro e pinho não devem ser usados na construção do terrário. Quando aquecidas estas duas madeiras libertam vapores (fenóis) que são altamente tóxicos para répteis.
MSFs, aglomerados e afins são feitos de sobras de madeira, na sua maioria pinho, de modo que convém pintar para fechar bem todos os poros e impermeabilizar a madeira. Independentemente de ser desértico, o terrário vai ter água e uma certa dose de humidade.
Por último não sei que idade eles têm mas a) quanto mais pequenos menos certa é a sexagem e b) um macho e fêmea juntos vão copular na primeira hipótese e a fêmea vai ser mãe demasiado cedo, o que não é bom nem para ela nem para a descendência.
Cedro e pinho não devem ser usados na construção do terrário. Quando aquecidas estas duas madeiras libertam vapores (fenóis) que são altamente tóxicos para répteis.
MSFs, aglomerados e afins são feitos de sobras de madeira, na sua maioria pinho, de modo que convém pintar para fechar bem todos os poros e impermeabilizar a madeira. Independentemente de ser desértico, o terrário vai ter água e uma certa dose de humidade.
Por último não sei que idade eles têm mas a) quanto mais pequenos menos certa é a sexagem e b) um macho e fêmea juntos vão copular na primeira hipótese e a fêmea vai ser mãe demasiado cedo, o que não é bom nem para ela nem para a descendência.
Quanto a impermeabilizar, vai ter no fundo uma folha de contra-placado maritimo, quanto a tapar os poros, claro que sim, todas as madeiras antes de dar verniz ou seja o que for teram de levar tapa poros, e quanto ao serem muito novos e a sexagem, isso eu ja tenho em conta, dai ter um outro terrário de 100x60x60 para um deles até chegar a altura certa, ja vêm sexados e já estão devidamente escolhidos por um criador. Quanto as medidas sao isso mesmo, Comprimento x Largura x Altura.
Quando a ti PeaceandLove, nao e nada recomendado, pois essas madeiras levam tratamentos toxicos e uma vez aquecidos esses produtos toxicos sao libertados, usa sempre de preferencia algo natural, MDF que nao passa de cartao prensado sem tratamentos, e aglomerado que nao passa de madeira prensada sem tratamento, sao sem duvida as melhores escolhas, entre outros, existe tambem aglomerado ja impermeabilizados, mas e sempre melhor seres tu a fazer isso.
Quando a ti PeaceandLove, nao e nada recomendado, pois essas madeiras levam tratamentos toxicos e uma vez aquecidos esses produtos toxicos sao libertados, usa sempre de preferencia algo natural, MDF que nao passa de cartao prensado sem tratamentos, e aglomerado que nao passa de madeira prensada sem tratamento, sao sem duvida as melhores escolhas, entre outros, existe tambem aglomerado ja impermeabilizados, mas e sempre melhor seres tu a fazer isso.
Não é só o fundo que interessa. O terrário terá de resistir a todas as vezes que a água for entornada, a todas as defecações, limpezas, desinfecções, etc. Muita gente só vê como problema a madeira poder apodrecer com a humidade mas esquece o resto.
Tendo em conta o ambiente, eu diria que o tapa-poros + tinta + verniz são mais que suficientes mas não tenho experiência nisto para o poder assegurar.
Mas não percebi, tem outro terrário para os ter separados agora ou para os separar mais tarde? E já agora, que idade é que eles têm?
Tendo em conta o ambiente, eu diria que o tapa-poros + tinta + verniz são mais que suficientes mas não tenho experiência nisto para o poder assegurar.
Mas não percebi, tem outro terrário para os ter separados agora ou para os separar mais tarde? E já agora, que idade é que eles têm?
Claro que o mais importante é o fundo, mas o resto também tem a sua importancia, o resto nao tem contraplacado mas vai levar com tapa poros, verniz, sem tintas.rbl Escreveu:Não é só o fundo que interessa. O terrário terá de resistir a todas as vezes que a água for entornada...
Tenho mais 6terrários ao todo, e como ja tenho mais 2 disponiveis porque juntei os escorpioes femea aos machos, fiquei com dois terrários disponiveis para usar para os Dragoes, o terrário que estou a fazer é para depois quando os juntar e nao antes, ate porque um deles vai tar neste novo em principio divido para nao ser tao grande, quanto a idade dos dragoes nao tenho a certeza, nao quero induzir em erro, mas assim que souber irei dizer. o Segundo terrário disponivel que tenho vai ser para uma nova cobra.rbl Escreveu:Mas não percebi, tem outro terrário para os ter separados agora ou para os separar mais tarde? E já agora, que idade é que eles têm?
Ja agora, trate-me por tu sff.
Ja comecei a fazer o terrário, entretanto deixo aqui umas fotos, ja fiz mais umas coisas mas ainda nao tirei as fotos, fotos tiradas na minha arrecadação (ainda nao arranjei este lado a arrecadaçao, paredes remendadas e tal LOL.
Parte do topo e baixo em MDF e fundo, partes laterais em Aglomerado natural pois nao dobra como o MDF,

As alterações que fiz ainda vou meter aqui, ja está envernizado e ja esta com o background feito com espuma de Poliuretano, ainda nao se enconra pintado, e tambem ja estao postas as lampadas, neste caso usei lamapadas de 100W, aquelas que se usam em casa, faz o mesmo efeito e sao mais baratas, quanto a UVB tou a ver se encontro umas que possam estar a 30Cm de altura do animal, tive a ver se arranjava as ReptiSun 10.0 da ZooMed, se nao vai ser umas florescentes compactas da Exo-Terra 10.0, Sei que a eficácia nao e a melhor mas e a unica que se vende em portugal que tem um range elevado.
Temperaturas obtidas apos testes:
Temperatura Nocturna - 20º - 22º (sem aquecimento, pois a minha arrecadaçao e bem quente ate no inverno)
Temperaturas Spots - 36º - 40º (com lampadas de 100W de casa)
Temperatura Diurna Ambt - 26º - 29º (sem necessidade de outras lampadas acima descritas)
humidade: entre os 35% e os 40% nao mais (desumificador na arrecadaçao para retirar a humidade do ar geral
Parte do topo e baixo em MDF e fundo, partes laterais em Aglomerado natural pois nao dobra como o MDF,
As alterações que fiz ainda vou meter aqui, ja está envernizado e ja esta com o background feito com espuma de Poliuretano, ainda nao se enconra pintado, e tambem ja estao postas as lampadas, neste caso usei lamapadas de 100W, aquelas que se usam em casa, faz o mesmo efeito e sao mais baratas, quanto a UVB tou a ver se encontro umas que possam estar a 30Cm de altura do animal, tive a ver se arranjava as ReptiSun 10.0 da ZooMed, se nao vai ser umas florescentes compactas da Exo-Terra 10.0, Sei que a eficácia nao e a melhor mas e a unica que se vende em portugal que tem um range elevado.
Temperaturas obtidas apos testes:
Temperatura Nocturna - 20º - 22º (sem aquecimento, pois a minha arrecadaçao e bem quente ate no inverno)
Temperaturas Spots - 36º - 40º (com lampadas de 100W de casa)
Temperatura Diurna Ambt - 26º - 29º (sem necessidade de outras lampadas acima descritas)
humidade: entre os 35% e os 40% nao mais (desumificador na arrecadaçao para retirar a humidade do ar geral
na minha opinião o mdf e sem duvida o melhor e mais barato para terrarios deste. eu tenho terrarios mt antigos em mdf que so dps de mts maus tratos (humidade etc) e que comecaram a empenar.(+/-10 anos)

URL=http://imageshack.us]
[/URL]

de momento estou a construir o terrario tb para dragoes com 160x60x60
vou por as poucas fotos que tenho mas vou tentar ir actualizando a construção, comentem s.f.f
cumprimentos a tds

URL=http://imageshack.us]

de momento estou a construir o terrario tb para dragoes com 160x60x60
vou por as poucas fotos que tenho mas vou tentar ir actualizando a construção, comentem s.f.f
cumprimentos a tds
sim é cimento cola e esferovite sem côr so dps de acabar td é que vou pintar com corantes naturais a base de terra.TMSurfer Escreveu:Estas a usar cimento cola ? com algum corante ou sem corantes ? É que a minha grande duvida e o background, e o primeiro que estou a fazer lol.