Olá a todos

Fórum para trocar ideias, tirar dúvidas, colocar e responder a questões sobre os nossosss amigosssss

Moderador: mcerqueira

Responder
Sequoia
Registado: quarta mar 07, 2007 3:05 pm

quarta mar 07, 2007 3:38 pm

Olá a todos...
Acabei de me registar e à minha Tuga também...
Vou fazer uma breve apresentação para que nos conheçam...
Comprei a Tuga numa petshop do tamanho duma lagartixa... Tinha cerca de 2 meses... Criei condições óptimas para ela viver e apesar de tudo 4 meses depois ela tinha crescido 0 centimetros. Deixou também de comer e nem hesitei em procurar um veterinário. A opinião da médica é que não existiam motivos para tal comportamento, tinha boas condições de manuseamento e estava saudavel, boa pele, mandibula rigida, boa cor, enfim... Começámos então a dministrar-lhe vitaminas semanalmente através de injecções e eu alimentava-a a seringa com bledinas de fruta e cereais (as papinhas dos bebes). Foi esforço grande para alimenta-la, mas passadas 6 semanas não havia nada de novo. Reparei que a sua cauda estava seca (cerca de meio centimetro) e comentei com a veterinaria, que passadas 2 semanas decidiu amputar. Resultado... a Tuga começou a comer e a ganhar cada vez mais vida. Agora ninguém a pára... hehehehehe

Aproveito para colocar uma questão... Tendo condições óptimas, qual é o desenvolvimento normal duma iguana??? Quantos centimetros (?) poderá crescer por mês? É que apesar do metabolismo ter voltado ao normal a Tuga não cresce!!!
Será que tenho uma iguana anã??? :roll:
Beijinhos

S. & Companhia
Silly_Bublle
Membro Veterano
Registado: segunda jan 23, 2006 4:00 pm
Localização: 2 porquinhos da india, 1 casal de Yorkshire terrier, peixes

quarta mar 07, 2007 4:13 pm

Diz-nos tudo sobre o terrário dela. Dimensões,lâmpadas, aquecimento, etc.
Sequoia

quarta mar 07, 2007 4:35 pm

Terrário: ExoTerra 60x60x45 com Ventilação no topo
Lâmpadas:
- Fluorescente UVA/B - Troquei há 1,5 meses
- Cerâmica de 100W para aquecimento
Temperatura média: 30º
Humidade Relativa: 80%
Alimentação:
- De manhã e à noite - rucula misturada com outro vegetal (espinafres, grelos, nabiça, agrião(apesar dela nao gostar muito deste ultimo), cenoura ralada, pêra raspada, papaia, ananas

Ainda lhe dou suplemento de cálcio todos os dias.

Espero ter sido esclarecedora.
Beijinhos

S. & Companhia
VeLLiKi
Membro Veterano
Registado: terça mai 11, 2004 10:17 am

quarta mar 07, 2007 8:12 pm

Primeiro q td bem vindo/a...
Pelo q nos diz as condições oferecidas ao animal estão quase optimas apesar de puder baixar um pouco a humidade para cerca de 70%, as temperaturas estão boas e a alimentação parece correcta e variada e se complementada com um suplemento vitaminico ainda melhor...
Em relação á necrose q se estava a gerar na cauda quase de certeza q se deveu a uma carencia nutricional... quase sp quando ocorre uma carencia seja ela de q tipo de nutriente for as zonas afectada são sempre cauda, pontas de dedos e barbela... em relação ao crescimento lento do animal após a amputação e normal... grande parte dos nutrientes absorvidos pelo organismo neste momento são aproveitados para a regeneração da cauda q apesar de "dispensavel" e algo de mto importante em termos de equilibrio para o animal e em termos (neste caso se fosse em estado selvagem) de fuga a predadores.

PS: O terrario apesar de neste momento ser de dimensões aceitaveis para o tamanho do animal (isto considerandoq ela e jovem), daqui a algum tempo tornar-se-a pequeno...

Cumprimentos espeo ter ajudado
<a href="http://www.reptilherp.com">www.reptilherp.com</a>&nbsp;tentar fazer a diferen&ccedil;a...
Sequoia

quinta mar 08, 2007 2:57 pm

Antes de mais obrigado pela resposta...
Vou seguir a tua dica e baixar a humidade!
Quanto ao terrário já estou a começar a tratar disso. Será que me poderias indicar as dimensões ideais?
Obrigado!!!
Beijinhos

S. & Companhia
Sequoia

quinta mar 08, 2007 2:58 pm

Já agora só mais uma perguntinha... (sem querer abusar, claro...)

Que tipo de vitaminas lhe posso administrar?
Beijinhos

S. & Companhia
VeLLiKi
Membro Veterano
Registado: terça mai 11, 2004 10:17 am

sexta mar 09, 2007 10:57 am

Então é assim... uma iguana adulta chega com certa facilidade ao 1,5m... e com isto torna-se um animal com uma grande exigencia de espaço... o terrario das minhas iguanas ondre mantenho um casal tem 2x2x2m... ou seja e mto grande e tem mtos gastos "parasitas" como electricidade para o manter quente de invernos... uma iguana adulta precisa de um terrario co cerca de 1,5x1,5x1,8m, coisa q a tua pelo q percebi n vai necessitar assim a tao curto prazo... por isso tenta fazer ou conprar uma coisa por exemplo de 1,2x60x1,0m, um terrario com este tipo de dimenções da dá para ele/a estar durante algum tempo...
Em relação ao suplemento vitaminico vou-te enviar uma PM pk por aqui n se pode fazer publicidade... :?

Cumps
rbl
Membro Veterano
Registado: quarta mar 02, 2005 11:15 pm

domingo mar 11, 2007 4:44 pm

Referir marcas não é fazer publicidade, referir lojas sim.

Em relação à suplementação, durante a altura de maior crescimento as necessidades de cálcio ultrapassam em muito as necessidades de vitaminas por isso prefiro ter as coisas separadas para poder administrar mais cálcio sem criar desiquilíbrios, principalmente de vitamina A.
Mais tarde em adultos suplemento com um producto 2 em 1.
Há várias marcas no mercado que comercializam cálcio ou cálcio com D3, as opiniões dividem-se em relação a isto mas recomendo o cálcio só. Podes depois comprar um suplemento vitamínico adequado ás necessidades da iguana. Lê o rótulo para te certificares que as proporções de vitaminas e fósforo são correctas. Há quem dê Centrum mas mais uma vez as opiniões dividem-se.
Responder

Voltar para “Répteis e Anfíbios”