Ajuda com camaleão do Yemen

Fórum para trocar ideias, tirar dúvidas, colocar e responder a questões sobre os nossosss amigosssss

Moderador: mcerqueira

Responder
Elmarit
Registado: quinta mar 08, 2007 9:38 am

quinta mar 08, 2007 9:49 am

Olá
Tenho um camaleão bastante juvenil apenas à apenas seis dias.
Sem a cauda tem uns 10 cm.
O problema é que deixou de comer à três dias. E comia espectacularmente, em segundos qualquer grilo ou tenebrio que entrasse no terrário. Tenho as lâmpadas duma marca conceituada UVB e IV.
As fezes eram quase brancas e as ultimas eram pretas com os insectos mal digeridos. Qualquer ajuda antes que fique fraca e doente era bem-vinda.
Obrigado
VeLLiKi
Membro Veterano
Registado: terça mai 11, 2004 10:17 am

quinta mar 08, 2007 11:13 am

Bem vindo/a ao forum!
Como estao as humidades? quais as dimenções do terrario e o tipo de decoração?

Cumps
<a href="http://www.reptilherp.com">www.reptilherp.com</a>&nbsp;tentar fazer a diferen&ccedil;a...
Elmarit

quinta mar 08, 2007 11:48 am

Obrigado pela resposta.
Se o hidrometro for fiável, varia entre os 50 e 65. Depende do spray de àgua. Está num espaço de 40x50 (provisório) e tem uma raiz com vários ramos que ocupa quase o espaço todo. A camaleoa sobe para perto das lâmpadas.
VeLLiKi
Membro Veterano
Registado: terça mai 11, 2004 10:17 am

sexta mar 09, 2007 11:13 am

A humidade esta baixa... aumente para perto dos 70% com pelo menos 1 pico diarios de cerca de 90%, pico este q deve diminuir para cerca de 70% pelo menos nas 3 horas seguintes apos ser borrifado o terrario.
O terrario parece-me pequeno, e se n tiver m boa ventilação tb o torna mau, quando falo de uma boa ventilação falo por exemplo numa lateral ou parte de cima complectamente em rede...
Qual o tipo de UVA-B q usa (2.0, 5.0, 8.0, 10.0)? as lampadas IV estão protegidas de modo a q o animal n lhes possa tocar?

Cumps
rbl
Membro Veterano
Registado: quarta mar 02, 2005 11:15 pm

sexta mar 09, 2007 2:12 pm

As temperaturas podem estar fora da escala.
Fezes "normais" devem ser brancas numa ponta e castanhas/acastanhadas/escuras (depende da dieta) na outra ponta. Todas brancas ou todas castanhas não é bom.

Há diferenças entre insectos mal digeridos e insectos mal mastigados. Já tive dragões que comeram até não poder mais e por "excesso de carga", defecaram antes de ter digerido propriamente a comida. Os diversos alimentos são perfeitamente distingiveis e as fezes não são uma pastas mas sim um aglomerado de partes.

Toda esta conversa de cócó é só para alertar para as possíveis diferenças e que estas podem ter causas muito distintas.
Elmarit

sexta mar 09, 2007 6:20 pm

A iluminação é UVB 5.0 e está fora do terrário. Perde um pouco de força com a rede. A temperatura, longe das lampadas, ronda os 26 graus.
Ontem à noite consegui que comesse 4 tenébrios, é pouco, mas fiquei mais animado. Mas continua com as fezes pretas.
Este fim-de-semana já vai para um espaço grande com 1 metro de altura.
Obrigado pelas respostas
rbl
Membro Veterano
Registado: quarta mar 02, 2005 11:15 pm

domingo mar 11, 2007 4:18 pm

Humm... vamos voltar um pouco atrás só para ter a certeza que está tudo em condições.
Esta espécie necessita de um local de aquecimento. Um tronco ou um ramo onde uma lâmpada spot (por exemplo) incida e permita ao animal que se aqueça nesse local mais do que no restante terrário. A temperatura neste local deve ser de 35 graus. Sem isto o camaleão não é capaz de digerir devidamente a comida.
A temperatura média deve estar entre os 24 e os 27 graus.
À noite deve haver uma queda de temperatura não superior a 10 graus.

Não tenho nem nunca tive camaleões por isso não garanto que as temperaturas que referi estão correctas, embora tenha as confirmado em várias fontes na altura em que recolhi as minhas notas.
Elmarit

terça mar 13, 2007 1:23 pm

É capaz de ser um problema de temperatura. Vou aumentar a luz de spot (basking). Entretanto ela está a comer, mas só tenébrios, deixou de comer grilos.
Responder

Voltar para “Répteis e Anfíbios”