PEDIDO DE AJUDA - FALSA CORAL

Fórum para trocar ideias, tirar dúvidas, colocar e responder a questões sobre os nossosss amigosssss

Moderador: mcerqueira

brunoenf
Registado: terça abr 26, 2005 10:14 pm

sexta mar 23, 2007 1:40 am

Olá a todos os membros,
é a primeira vez que escrevo neste forum, e apenas queria pedir a vossa ajuda.
Tenho uma Lampropeltis Triangulum Campbelli, que adquiri à cerca de 15 dias e desde esse dia que a tento alimentar com crias de rato congeladas, da mesma forma que alimento a minha cobra do milho que adquiri no mesmo local. Contudo a falsa coral até hoje nao se alimentou e no local onde a adquiri disseram que já nao comia à cerca de 15 dias, por isso ja esta sem comer a cerca de 1 mês.
Ela é bastante timida e tenta atacar sempre que lhe apresento a cria de rato, chegando a morde-lo mas logo de seguida perde o interesse e foge para outro local.
O que poderei fazer???
Dar-lhe crias vivas??? mas onde as poderei arranjar...???

Se alguem me poder ajudar agradeço....
Animais: 1,1 Dogues de Bordéus; 0,1 Mastim Napolitano; 1,0 Chow-Chow; 3,4 Gatos Persa; 1,0 Porquinho da Índia; 2,1 Hamster Russo; 0,1 Cobra do Milho; 0,1 Falsa Coral e mais alguns peixes
TMSurfer
Membro Veterano
Registado: quinta fev 15, 2007 4:02 am

sexta mar 23, 2007 9:51 am

brunoenf,

Tenta deixar o rato congelado perto de uma lampada para aquecer um pouco, depois com uma pinça simula que o rato esteja vivo, isso pode causar interesse na cobra, simulando que o animal esteja vivo. Verifica as temperaturas, humidade, ver se está tudo correcto, já agora, mete ai umas fotos do teu terrário e/ou faunario para verificar se está tudo conforme deve estar.

Desde ja, uma das coisas que deverias ter atençao ao adquirir um animal é se ele se tem alimento correctamente, eu por exemplo nunca iria adquirir um animal que nao estivesse a comer correctamente, pois é sinal de que algo nao está correcto.
<p>Cumprimentos, Tiago Jesus</p>
VeLLiKi
Membro Veterano
Registado: terça mai 11, 2004 10:17 am

sexta mar 23, 2007 11:11 am

Pelo q percebi trata-se de um animal jovem... experimenta assim:
arranja uma caixa pequena complectamente opaca de modo a q ela n possa ver qualquer movimento exterior... metes la o rato já descongelado e quente e a cobra deixas la estar meia hora ou um pouco mais... se ela o ataca e depois larga e pk se sente ameaçada... por isso quase de certeza q assim resulta... cmg resulta sp... ate com adultos problemáticos...

Cumps
Ophi
Membro Veterano
Registado: domingo mar 04, 2007 4:38 pm

sexta mar 23, 2007 4:37 pm

As lampropeltis costumam em crias ter mais problemas de stress e recuda de alimento que as Pantherophis guttatus, por acaso essa cobra teve peridodo de adaptação quando foi para tua casa ou começas-te logo a oferecer alimento e manusear?
brunoenf

sábado mar 24, 2007 9:50 am

Sim, mal a cobra veio para minha casa começei logo a tentar alimenta-la e a manusea-la. Quanto à tecnica de alimentação ja tentei simular com uma pinça como se o rato tivesse vivo, ja com ele descongelado e quente, ela apenas ataca e depois larga. Quando a comprei disseram que se alimentava muito bem...??? Mas como ela é timida.... ela chega a lançar-se contra o vidro do terrario quando alguem espreita la para dentro.
Vou entao experimentar mete-la numa caixa opaca com o rato ja descongelado e quente, vamos ver no que dá....

Hà, muito obrigado pela vossa disponibilidade em me ajudar :wink:
Animais: 1,1 Dogues de Bord&eacute;us; 0,1 Mastim Napolitano; 1,0 Chow-Chow; 3,4 Gatos Persa; 1,0 Porquinho da &Iacute;ndia; 2,1 Hamster Russo; 0,1 Cobra do Milho; 0,1 Falsa Coral e mais alguns peixes
Ophi
Membro Veterano

sábado mar 24, 2007 10:14 am

Para repteis futuros que venhas a ter, quando os receberes, deves deixa-los entre 4 dias a uma semana, sem os incomodares apenas trocando a agua se necessario, é nessa fase da vida delas que no estado selvagem que estão mais sugeitos a predadores e por medo se não se sentem seguros não se alimentam, quanto á defesa de se atirar ao vidro, as Lampropeltis em cria costumam ser um bocadinho agressivas ou assumem uma postura de defesa, com o tempo ela vai acalmar. boa sorte.
brunoenf

sábado mar 24, 2007 10:22 pm

:(
Olá a todos...

A minha falsa coral teve todo o dia na caixa opaca com a cria de rato mas até agora nao comeu... que faço?? deixo-a até amanhã????
Será que com o tempo ela irá comer, é que já nao come a cerca de um mês... quanto tempo aguentará sem comer???
Será melhor entrega-la no local onde a comprei????
:cry: :cry: :cry:
Animais: 1,1 Dogues de Bord&eacute;us; 0,1 Mastim Napolitano; 1,0 Chow-Chow; 3,4 Gatos Persa; 1,0 Porquinho da &Iacute;ndia; 2,1 Hamster Russo; 0,1 Cobra do Milho; 0,1 Falsa Coral e mais alguns peixes
VeLLiKi
Membro Veterano
Registado: terça mai 11, 2004 10:17 am

sábado mar 24, 2007 10:42 pm

A caixa tem algum tipo de aquecimento? se não tem q a manter numa zona quente a cerca de 26ºC tire esse rato q ja n deve estar en condições e deixe a cobra sossegada o resto da noite na caixa quente, amanha tente novamente com um rato novo bem descongelado e quente...

Esperemos q funcione... senão so com uma medida mais drástica... :(

Cumprimentos e boa sorte...
Ophi
Membro Veterano

sábado mar 24, 2007 10:45 pm

brunoenf Escreveu::(
coOlá a todos...

(...)que faço?? deixo-a até amanhã????
Será que com o tempo ela irá comer, é que já nao come a cerca de um mês... quanto tempo aguentará sem comer???
Será melhor entrega-la no local onde a comprei????
:cry: :cry: :cry:
Não sei se ta aceitam de novo onde a compraste, o tempo que aguenta sem comer é imprevisivel, pois varia de animal para animal, deixar o ratito descongelado até amanhã, não vai ser bom, que vai detriorar, se ficares com ela, deixa a estar no faunario uns dias sem a incomodares pode ser que se sinta mais segura e depois aceite alimento...desculpa mas esqueci-me de dizer-te, um faunario ou uma pequena caixa plastica opaca é melhor que um terrario para uma cria, pois num espaço grande sentem-se inseguras e não aceitam alimento. Se ela é bem pequena até uma caixa de gelado de 1l ou 2l com furinhos para respirar é suficiente, apenas com um pequeno esconderijo que ela dentro consiga tocar nas paredes do esconderijo, elas gostam de espaços apertados, como a caixa de gelado é opaca, ela não tem acesso visual ao exterior e eventualmente acaba por acalmar e naturalmente começa a aceitar alimento. Boa sorte e paciencia ;)
Gimli
Membro Júnior
Registado: sábado nov 04, 2006 2:22 am
Localização: alaska malamute, rafeirinha, chinchila e falsa coral

terça mar 27, 2007 3:21 pm

Eu também tenho 1 lampropeltis triangulum campbelli e embora das primeiras vezes que a alimentei ela comesse, também já teve bastante tempo sem comer devido á muda de pele, o que não se deve estar a passar com a tua senão notarias logo na sua cor. Pelo que vi no teu petsite ela não tem o substracto adequado, visto que tem areia não tem as condições adquadas (humidade) e penso que isso pode ser 1 dos motivos, pois esta cobra deveria ter substracto de floresta tropical.
Ophi
Membro Veterano

terça mar 27, 2007 6:39 pm

Gimli Escreveu:(...), pois esta cobra deveria ter substracto de floresta tropical.
São semi deserticas...
Para crias o melhor é não ter substrato, apenas papel absorvente de cozinha....
TMSurfer
Membro Veterano
Registado: quinta fev 15, 2007 4:02 am

terça mar 27, 2007 8:32 pm

brunoenf,

Ve se na esta na muda da pele, ve se os olhos tao mais claros (opacos ou esbranquiçados), se tem alguma descoloração na pele, a minha por acaso nao rejeitava comida aquando a muda da pele, mas desde uma vez que rejeitou, nc mais aceitou nas mudas de pele.
<p>Cumprimentos, Tiago Jesus</p>
Ophi
Membro Veterano

quarta mar 28, 2007 10:29 pm

Alguma novidade?? já aceitou alimento???
brunoenf

sexta mar 30, 2007 12:35 am

Olá a todos,
e muito obrigado pelas vossas dicas e pelo vosso interesse.

Mas já tentei tudo o que me aconselharam e até agora ainda nao a consegui por a comer.

Em relação à muda de pele, a cerca de 3, 4 dias atras a coloração dela mudou ficando mais palida mas os olhos nao estao opacos nes descolorados, nao sei se será pela falta de alimento.

Nao sei mais o que fazer, ja pensei ir à loja devolver, pois disseram-me que a aceitariam mas tenho medo que a deixem morrer, e nao se esforcem por tentar que ela coma. Além disso tambem seria outra mudança de ambiente, a que pelos vistos ela é muito sensivel.

Será que posso fazer mais alguma coisa... li em alguns sites estrangeiros artigos que falavam em alimentaçao forçada, mas nao compreedi muito bem, pois parece-me dificil de executar sem magoar o animal??????

Fico à espera das vossas dicas...

Obrigado

P.S.: será que me podiam referenciar alguns sites ou outros foruns sobre estas especies de cobra
Psamophis
Membro
Registado: domingo jul 16, 2006 12:18 am

sexta mar 30, 2007 1:28 am

Olá!!
Eu nunca alimentei à força uma cobra, mas um lagarto sim, e talvez seja só um pouco diferente (mas espera pela resposta de foristas que já tenham feito isto).

Com o lagarto o que eu fazia era pegar numa seringa (sem agulha, claro) e colocava lá dentro comida para gatos em pasta. Depois abria a boca do bichito e injectava lá para dentro...ele era obrigado a engolir. Eu julgo que com uma cobra as coisas sejam um pouco diferentes, mas logo obterás resposta de outros membros do fórum.

Também já ouvi outra técnica para alimentar Lampropeltis...mas não tenho a certeza se é adequada. As lampros tem habitos canibais, e pode ser que esfregando um ratinho numa muda de uma cobra (por exemplo da tua guttata) a estimulasse a comer pois o ratito teria o cheiro de uma cobra.

De qualquer forma, boa sorte
Responder

Voltar para “Répteis e Anfíbios”