Informações sobre iguana

Fórum para trocar ideias, tirar dúvidas, colocar e responder a questões sobre os nossosss amigosssss

Moderador: mcerqueira

Responder
petauro
Membro Júnior
Registado: domingo dez 22, 2002 9:53 pm

domingo jan 26, 2003 8:32 pm

:oops: :cry:
tenho uma iguana vai fazer um mês no próximo dia 27 Janeiro.
AS MINHAS DÚVIDAS SÃO:
quais os alimentos , para além do agrião,cenoura,pera,maçã, feijão verde, e o granulado que ela detesta, que mais eu posso dar, para variar?, e que sejam acessiveis, na compra e local de compra, tudo o que seja alimento crú. e não alimentos já feitos,e empacotados, que se compra nas lojas de animais,digam-me.
Ainda não comprei as tais lampadas, por dificuldade em encontrar e também pelo que ouvi são carissimas, e agora é impossivel eu meter-me nisso. Portanto ela todos os dias apanha sol directo e depois tenho uma luz que lhe aquece o terrário e uma pedra também, onde ela costuma dormir, quando apago a luz.
ela está com uma cor bonita, (verde sporting), não tem falta de apetite, come da minha mão sem problemas. e tem 43cm e pesa 62gr. só não sei a idade (meses) que ela terá, porque me disseram que tinha 2 ou 3meses mas acho pouco.
Também lhe dou JBL Vit em gotas que coloco na água e se molho o dedo nas vitaminas ela lambe.
Tambem lhe dou "banho" na banheira com a água tépida, desde que eu a tenho já mudou de pele.
QUESTÃO: SERÁ QUE ESTOU A FAZER ALGUMA ASNEIRA, O QUE EU POSSO FAZER MAIS?
BdM
Membro
Registado: segunda jan 01, 2001 12:00 am
Localização: Gatos, Chinchilas, Furões, Petauros do Açucar, Degus, Hamsters ( vários tipos), Psitacídeos e peixes
Contacto:

terça jan 28, 2003 9:36 pm

Acho que está a tratar da sua Iguana lindamente e a melhor maneira de ver que ela está bem é ela ter mudado de pele.

Pode tentar mais tipos de fruta.
É pena ela não gostar do granulado pois é muito completo.

Já experimentou o da T REX? Tem duas qualidades (verduras e flores) e dois tamanhos para Iguanas jovens e adultas...

Não mencionou calcio. As vitaminas que lhe dá tb têm calcio?
É importante para o crescimento ósseo da sua Iguana que não lhe falte cálcio.

Boa sorte com ela.

;)
petauro
Membro Júnior

terça jan 28, 2003 9:57 pm

As vitaminas que eu lhe dou JBLvit, tem na composição a vitamina D3 e
Ca que julgo ser o cálcio, e o funcionário da loja disse que era o cálcio. :?
Conselheiro
Membro
Registado: sábado out 26, 2002 10:50 pm

quinta jan 30, 2003 7:28 am

Também concordo que a alimentação que lhe está a dar é muito boa.
Uma iguana que acompanhei há uns anos comia quase tudo que o dono experimentava dar e já tinha um metro e tal. Lembro-me que ela comia bem o arroz cozido e paté para cão ou gato. Se quiser experimentar.

Boa Sorte!
skwitz
Membro
Localização: 1 Grand Danois, 2 yorkshire, 1 papagaio, 1 arara, iguana, periquitos, mandarins, canarios, caturras

terça fev 11, 2003 11:38 pm

Tenho pena de só ter visto este post hoje porque as respostas que lhe deram revelam uma profunda ignorancia...

Gostava que as pessoas que lhe responderam como o petauro visitassem o site da Melissa Kaplan (nao me recordo do URL mas se procurar no yahoo encontra com facilidade).

Quanto À alimentação da iguana esta deverá passar por vegetais sempre crus ricos em cálcio com uma relação cálcio:fosforo de pelo menos 2:1, ou seja, o fosforo em excesso é tóxico para as iguanas. Assim, no nosso país o MELHOR vegetal que há à venda nos supermercados e em todo o lado é a couve (aquela com folhas muito grandes, verdes escuras). Outros bons alimentos a dar-lhe serão as folhas de nabiça,salsa,pimentão verde,... de resto poderá dar-lhe tudo o que seja verde mas em menor quantidade (nunca esquecer que quanto mais variedade melhor).
Não se deve dar espinafres nem alface, sendo que esta poderá ser dada como guloseima apenas (quando lhe pega por exemplo).
Fruta poderá ser dada também em pequenas quantidades uma vez que são muito ricas em açucar.

Essas rações que estão à venda para iguanas NÃO DEVEM MESMO SER DADAS!!! Uma vez que são extremamente gordurosas e ricas em proteínas animais, logo, como as iguanas são herbívoras, tal alimento só lhe fará mal.

Aconselho-lhe vivamente a comprar uma lampada de raios UVB uma vez que nos dias em que estiver muito frio não será conveniente a iguana passar muito tempo fora do "quentinho", apesar de mesmo com a lâmpada ser recomendado esta passar sempre que possível um tempo a luz natural (estar dentro de casa atras da janela não serve uma vez que o vidro absorve os raios UV). Refiro-lhe ainda que essas lâmpadas devem ser substituidas todos os anos ou de ano e meio em ano e meio no máximo.

Recomendo vivamente que visite o site que referi atras e que não se deixe enganar por pessoas que trabalham por exemplo em lojas de animais.

AH, já me esquecia de uma coisa!! Não deve utilizar essa tal rocha quente, uma vez que essas rochas aquecem demais e provocam queimaduras nas iguanas. Acho mesmo que essas rochas deveriam ser proíbidas de ser vendidas. Tente comprar-lhe uma daquelas lâmpadas vermelhas de baixa intensidade que aquecem um pouco onde a tem.

Muito obrigado e qualquer dúvida é só perguntar
petauro
Membro Júnior

domingo fev 16, 2003 4:12 pm

Olá,
O meu THOR, continua de boa saúde, quando fez um mês (dia 27-01-03) de estar comigo
pesei-o, e aumentou 10gramas, pois quando o comprei, tambem o pesei e medi-o (63gr/42cm).
Está activo, já mudou de pele 3 vezes.
Quanto á pedra nem sempre está ligada e ele próprio também não está sempre em cima dela, quando vai dormir deita-se ao lado dela.
Como estou desempregada não tenho muitas possibilidades de comprar a tal lampada, já fui ver o preço.(mas tenho uma lampada normal 25w).
Quando comprei o meu THOR comprei também o aquário que serve de terrário não é muito grande, tem 62 ou63 cm no seu comprimento, mas não trazia o suporte para a lampada, portanto terei que comprar isso também.
Mas de qualquer das formas cá me tenho arranjado e julgo que não me tenho saído mal.
A alimentação dele é variada e fresca tudo bem lavado e crú, na hora de ele comer é um fartote de rir, porque ele gosta que eu lhe dê a comida, pois se lhe coloco o prato ao pé e vou-me embora, ele olha, e não lhe toca, fica á espera que eu pegue na comida e lha dê, aí quase que come os meus dedos, o que vale é que a boca dele ainda não é muito grande.
Por volta das 12h coloco-o dentro de uma gaiola de passaros que eu tenho vazia e tem um tronco de sobreiro, e ponho-o ao sól, mas não atrás de vidro (sol directo), e com um pulvurizador cheio de água morna, molho-o bem, e ele adora, pôe-se todo esticado em direcção á pistola e bebe a água. Até ás 17 horas é a minha ocupação banhos de sol alternados com chuveiro, depois vai passear pela casa, sobe pelos sofás, cortinados, e quando a minha gata se aproxima, leva logo chicotada, até já uma dentada dele ela levou.
Neste momento que eu estou a escrever ele está ao pé de mim a devorar cenoura ralada.
SÓ AINDA NÃO SEI QUAL SERÁ A IDADE (MESES) DELE.
skwitz
Membro
Localização: 1 Grand Danois, 2 yorkshire, 1 papagaio, 1 arara, iguana, periquitos, mandarins, canarios, caturras

segunda fev 17, 2003 8:08 pm

Olá!

O que é preciso é que ela continue bem de saúde sendo sempre preciso os "banhos de sol", muita variedade de verduras(nada de espinafres e alface só raramente) e NUNCA (!) dar qualquer tipo de ração (seja de iguana,cão,gato,etc...). Assim ela vai com certeza crescer saudável.

Quanto ao espaço, eu para a minha (que tinha dantes) resolvi facilmente (uma vez que o facto de ela estar num aquario pequeno impedirá mais tarde ou mais cedo o seu crescimento), metendo duas prateleiras no quarto, uma com as lâmpadas (uma normal aí de 50W e a de UVB ao lado) de maneira que ela se conseguisse aquecer, e outra (do outro lado) com a comida que a "obrigava" a fazer exercício. Para ela subir para essas prateleiras metilhe cordas grossas e rede plástica (que é barata e que ia até ao chão, que ela subia com facilidade). Assim com apenas duas prateleiras e dois suportes para lâmpadas faz-se um MEGA terrário para elas a um preço extremamente acessível (sendo que a madeira nao deverá ultrapassar os 10 euros, a rede nao deverá ser mais que 2,5 euros e o suporte para as lâmpadas também é bastante barato). Não esquecer é de ter sempre o cuidado de ter a porta fechada e de a treinar para fazer as suas necessidades no sítio, entre outros perigos inerentes a ter a iguana à solta (fios de electricidade, etc.)

;) ;) ;) ;)

Boa sorte com a sua iguana e qualquer coisa é só dizer!
petauro
Membro Júnior

segunda fev 17, 2003 10:36 pm

lol OI, ele hoje fez o 1º estrago, adorou tanto andar em cima da minha cama que decidiu despejar quase um litro de chichi +o respectivo em cima do meu edredom evil D .
Eu nunca lhe dei alface nem espinafres, e a tal ração está na embalagem para eu um dia fazer uma refeição ligeira e comê-la enquanto assisto á novela da noite lol, ração de gato ou outra do genero nunca lhe dei nem vou dar, porque se ele gosta tou tramada, qualquer dia estava sentado á mesa a querer um bife com batatas fritas. lol ;).
Obrigada pelas dicas, manda sempre.
Mena
Diabo_fs
Membro
Registado: sexta jan 17, 2003 9:07 pm
Contacto:

quarta fev 19, 2003 7:06 pm

Eu em tempos tive uma Iguana, e dava-lhe alface e couve... que ela adurava... um pouco tb de broculos que ela tb adurava... acho que alimentação que ela tinha era boa... corrijam-me se estou enganado.
petauro
Membro Júnior

quarta fev 19, 2003 8:38 pm

E o que aconteceu a ela, já não a tem?, morreu?
Diabo_fs
Membro
Registado: sexta jan 17, 2003 9:07 pm
Contacto:

quinta fev 20, 2003 7:54 pm

Não :( eu morava no norte com os meus pais, e vim trabalhar para LX, como ia para casa de uma tia minha... não vinha com a Iguana a traz, os meus pais dar-lhe de comida tá quieto... a unica pessoa que lhe dava de comer era a minha avo (inacreditavelmente)... esperimentei deixala sozinha durante um mês mas estava a dar mau resultado, pois ela estava mal encarada... e claro que ninguem limpava o recipiente... era um crime deixala assim, portando, decidi devolver a iguana a quem ma tinha vendido, para que tratassem dela (uns amigos).
Responder

Voltar para “Répteis e Anfíbios”