1. Post: novo amigo - Iguana Verde

Fórum para trocar ideias, tirar dúvidas, colocar e responder a questões sobre os nossosss amigosssss

Moderador: mcerqueira

Responder
ResveZ
Registado: domingo abr 15, 2007 11:29 pm

domingo abr 15, 2007 11:49 pm

Boas pessoal, antes de apresentar o meu amigo apresento-me a mim:
Chamo-me Filipe, tenh 18 anos e sou de setubal mas estudo em Evora.
Sempre quis uma iguana mas diga-mos que a mae nunca gostou mto da ideia e agora que vivo sozinho comprei uma. Foi batizada de "ShakeZilla, a Verde"

Informei-me ao maximo mas já vi que me falta saber muita coisa, a miha iguana tem cerca de 6 meses de vida, se quiserem passem plo blog dela! ela agradece =)

Mas tenho algumas duvidas para fazer o meu amigo reptil o mais feliz possivel!

- Tenho a minha iguana num terrario, uso como fundo pequenospedaços de arvores para se sentir mais a vontde e nao os ingerir, tenho uma luz uv-b para a manter kentita...

Agora as minas questoes são:

- a cor da iguana tem alguma coisa a ver com a sua saude? (porqe disseram-me k kt mais erde esta, mais saudavel é...)

- a sa alimentacao deve ser a base de granulados ou refeiçoes por nós preparadas, e se se deve deixar a cmida no terrario ou controlar a refeição

- qual e a maneira mais facil e economica de manter a humidade

- nao sei o que e' isso de luz diurna e noturna, podiame alg explicar?

- Quanto tempo em media demora a abituar-se ao dono?

Abraços a todos os donos e bixos ca da malta =)
TMSurfer
Membro Veterano
Registado: quinta fev 15, 2007 4:02 am

segunda abr 16, 2007 12:14 am

1º a UV-B nao aquece, para aquecimento é usado lampadas de ceramica, ligadas a um termostato mantendo a temperatura constante baixando de noite, necessitas de um ponto de aquecimento usado uma luz de Spot. Quanto a humidade, sempre podes meter uma taça de agua no meio do terrario, atencao apra a agua nao criar humidade a mais, tens de ver com atencao os niveis de humidade que chega.

Quanto a luz diurna/nocturna, dai usar-se a UV-B 5.0, para dar vitamina D3 a iguana e para fazer o periodo nocturno com um temporizador, 12horas dia/noite
<p>Cumprimentos, Tiago Jesus</p>
rbl
Membro Veterano
Registado: quarta mar 02, 2005 11:15 pm

segunda abr 16, 2007 12:21 am

ResveZ Escreveu:- Tenho a minha iguana num terrario, uso como fundo pequenospedaços de arvores para se sentir mais a vontde e nao os ingerir, tenho uma luz uv-b para a manter kentita...
Não sei se percebo... Como é que não os ingere? Por serem demasiado grandes?

As luzes UVB não aquecem. Que lâmpadas tem (marcas e modelos)?
- a cor da iguana tem alguma coisa a ver com a sua saude? (porqe disseram-me k kt mais erde esta, mais saudavel é...)
Mais ou menos... Um animal saudável irá apresentar uma cor mais escura enquanto estiver em stress.
Mas de um modo geral, sim. Se as condições forem as indicadas, o animal estiver saudável e não existirem perturbações que lhe tragam stress, deve ser tão verde que quase brilha no escuro =)
- a sa alimentacao deve ser a base de granulados ou refeiçoes por nós preparadas, e se se deve deixar a cmida no terrario ou controlar a refeição
Os granulados não são grande coisa em termos nutricionais e não lhe permitem controlar a qualidade da alimentação.
Por exemplo, enquanto a iguana está na fase de crescimento tem todo o interesse em aumentar a dose de proteínas vegetais e alimentos ricos em cálcio que ela ingere. Já quando ela chega à idade adulta, a dieta já não precisa de ser tão rica em proteínas e cálcio. Com ração não consegue fazer isto.

Antes usava-a para me certificar que o meu dragão estava hidratado o suficiente e como comida de emergência à falta de alimento vivo.
Hoje como a colecção cresceu e como já não tenho problemas para comprar alimento vivo, não toco em ração há mais de um ano.
- qual e a maneira mais facil e economica de manter a humidade
Um prato largo de água por cima de uma fonte de calor, um sistema de gota a manter o nível da água e a provocar agitação na superfície pode ser suficiente.
Há muitos posts sobre isto.
- nao sei o que e' isso de luz diurna e noturna, podiame alg explicar?
Chamamos luz nocturna a todo o tipo de iluminação que ilumina os animais à noite sem os perturbar. É útil apenas para observar os animais nocturnos. Há basicamente 2 tipos de lâmpada, azul a imitar o luar e vermelha, supostamente "invisível" para os animais.
A azul escapa mas a vermelha é tão invisível quanto um elefante na baixa.
- Quanto tempo em media demora a abituar-se ao dono?
Depende do animal e do empenho do dono. Tenho um dragão que era mais agressivo que o Major Valentim Loureiro a falar dos "srs da comunicação social" e que ao fim de alguns meses de trabalho diário deixa-me fazer-lhe festas e pegar nele sem perder nenhuma parte do corpo.
Daqui a um ano está a servir-me bebidas na varanda! ;)
<a href="http://repteis.info">http://repteis.info</a>
ResveZ

segunda abr 16, 2007 2:02 am

A luz que tenho éAdvanceUV da MegaZoo, UV-b 6.0, deve estar ligada kt tempo por 24h?

Kt a luz diuna e noturna perguntei isto pk uso uma lampada para manter a temperatura, porque não quero usa pedras ou mantas de aquecimento para fritar o bixo, e ja li que o calor deve ser feito por cima e nao por baixo... pensei k as luzes noturnas eram apenas para aquecer o animal sem emitir luz...

tou 1 pouco perdido ainda =)
obrigado
rbl
Membro Veterano
Registado: quarta mar 02, 2005 11:15 pm

segunda abr 16, 2007 2:12 am

Megazoo? Nunca ouvi falar. Qual é o site deles?
Se isso é mesmo UVB, deve estar ligada todas as horas do periodo "dia".

Que tipo de lâmpada e potência usa para aquecer a iguana?

Os tapetes não geram calor suficiente para aquecer o terrário de uma iguana e normalmente não fritam nada pois estão fora do terrário.
<a href="http://repteis.info">http://repteis.info</a>
Ophi
Membro Veterano
Registado: domingo mar 04, 2007 4:38 pm

segunda abr 16, 2007 11:24 am

Tenta dar as folhas cortadas em tiras pequenas e os legumes ralados, para ser mais facil ela comer, usa tambem um prato para lhe servir a salada, não atires apenas para o substrato como tens na foto do teu petsite ;)
Imagem
shanebeschen
Membro Veterano
Registado: terça mar 20, 2007 7:17 pm

segunda abr 16, 2007 1:19 pm

nas tartarugas , sim ok tvz n tenha nada em comum , mas n se deve dar a comida demasiado ralada , alias ha quem defenda em dar-lhe pedaços grandes por 2 motivos basicos , o da digestao , q em "papa" vai certamente dar origem a pequenas desinterias e pelo motivo q o animal n se esforça ao comer n trabalhando devidamente os maxilares tao essenciais à sua sobrevivencia .
ResveZ

segunda abr 16, 2007 6:26 pm

Ophi Escreveu:Tenta dar as folhas cortadas em tiras pequenas e os legumes ralados, para ser mais facil ela comer, usa tambem um prato para lhe servir a salada, não atires apenas para o substrato como tens na foto do teu petsite ;)
Imagem
Eu dou-lhe em pequenas tiras, mas tava a bricar com ela e bateu ca cauda no prato virando tudo do avesso lolol!
Responder

Voltar para “Répteis e Anfíbios”