Real Californiana e terrário.

Fórum para trocar ideias, tirar dúvidas, colocar e responder a questões sobre os nossosss amigosssss

Moderador: mcerqueira

Responder
jmangelico
Membro Veterano
Registado: quarta mar 14, 2007 6:14 pm

terça mai 01, 2007 12:43 pm

Boas.
Ontem chegou finalmente a minha cobra, uma Lampropeltis getulus californeae. É o meu primeiro réptil e o terrário foi construído por mim tendo por base um antigo aquário de 60*30*30cm. Inicialmente tinha pensado num dragão barbudo e por isso tenho instaladas duas peças que não sei até que ponto poderão ser fonte de problemas:
. um emissor térmico de cerâmica;
. uma lâmpada de uvb's repti glo 5.0;

Isto tudo seria inofensivo, no entanto, tinha medo que a cobra se sentisse atraída pelo calor do emissor térmico e se fosse enrolar nele podendo daí resultar sérios ferimentos, para isso instalei uma espécie de gaiola de arame 'handmade by me' para impedir tal tentação. No entanto decorre daqui mais uma preocupação, a tentação da cobra ser suficiente para ela tentar forçosamente passar pelo arame podendo assim ferir-se. Quanto a lâmpada repti glo os problemas são muito menos importantes mas ainda assim gosto de ter a certeza do que estou a fazer. Sei que não é importante para o desenvolvimento da cobra, mas que também mal não fazem os UVB's, por isso não a removi. De momento a cobra ainda não tem tamanho para chegar à lâmpada e quando ela tiver tem rede a proteger a lâmpada, mas pergunto-me se será possível era ir tentar enrolar-se no quente da lâmpada?

Mais uma informação: ainda não decorei convenientemente o terrário, tem apenas o que vinha no faunário da cobra que era aquilo a que ela estava habituada, mas assim que ela chegou deparei-me com um substrato que nunca vi como o 'aconselhado' ou 'ideal': areia para chinchila. No entanto é o meio onde a cobra se tem sempre movido e ao que parece adora, gosta de mergulhar na areia e emergir, parece sentir-se muito confortável. Tem outro grande aspecto positivo, é bastante clara e portanto, nesta fase de adaptação, qualquer fluido ou fezes de cor diferente serão facilmente detectadas. Acham que deva mudar o substrato?

Para ilustrar melhor o que vos digo deixo aqui fotografias do terrário (os buracos da gaiola são mais finos do que parecem) e já agora também da cobra que sim, vale mesmo a pena ver.

Bastante fotogénica até.
Imagem

Imagem

Imagem

O terrário com o emissor de cerâmica (e a cobra toda enroladinha debaixo do termostato):
Imagem
jmangelico
Membro Veterano

terça mai 01, 2007 12:45 pm

A imagem que não chegou:

Imagem

Obrigado.
shanebeschen
Membro Veterano
Registado: terça mar 20, 2007 7:17 pm

terça mai 01, 2007 12:59 pm

vou dizer-te o q penso em termos genericos , depois quem entende de cobras opinará sobre questoes como temperatura/humidade , substrato , localizaçao dos acessorios (comedouro/bebedouro) , tipo de luz/calor , etc .
  • termometro e higrometro dentro do terrario e nao fora .
  • termometro e higrometro ao nivel medio em altura do terrario e nao tao alto pois o calor sobe concentrando-se na zona alta do terrario .
  • comedouro/bebedouro de material que nao metal pois enferruja .
  • lampada de ceramica mais numa ponta que noutra para o terrario ter uma zona fria e uma zona quente .
  • refugio para o animal ( toca de cortiça , tronco de madeira etc ) .
edit : ops e esquecia-me do mais importante : parabens pelo teu animal !
VeLLiKi
Membro Veterano
Registado: terça mai 11, 2004 10:17 am

terça mai 01, 2007 1:06 pm

Então é assim... primeiro q tudo bem vindo...
O shanebeschen já falou nos tópicos base a ter en conta e em alguns erros q se podem ver no ter terrario... as lampada deve ser movida para uma ponta, ponta essa q deve ter cerca de 30ºC (zona quente) com a outra ponta oposta do terrario a cerca de 24/25ºC, com isto consegues um gradiente termico bastante bom no terrario o q dará oportunidade ao naimal de se termoregular... os esconderijos tambem fazem ai mta falta... ate pk as californianas (tal como todas as lampropeltis) tem tendencia a passar uma grande parte das suas vidas escondidas saindo apenas quando surje alguma necessidade (fome, sede...), o bebedouro da Exo esta ai mto bem ja o recipiente de metal n faço a minima ideia do seu significado no terrario... outra coisa q reparei foi q a tua gaiola "home made" estar ai ou n e o mesmo... pk o animal cabe pelos boracos logo é complectamente desnecessária... o melhor é fazeres outra com rede mais fina. As humidades para essa especie n são grande problema visto q ao estarem acima dos 50% já estão boas. Substrato nesta fase papel de cozinha sem duvida... q loja q te vendeu o animal com areia de chinchila devia primeiro aprender umas coisas antes de vender animais...

Cumprimentos e espero resposta.
jmangelico
Membro Veterano

terça mai 01, 2007 3:02 pm

Obrigado pela ajuda, durante esta semana de uma forma muito calma para não causar stress à cobra planeio algumas fazer algumas alterações. Os buracos da protecção parecem bastante maiores do que são na realidade, pois existe uma segunda camada de rede que ficou imperceptível na fotografia, só se nota nos lados e dá a impressão de estar desalinhada com a primeira não reduzindo a dimensão dos buracos. O recipiente de metal também é uma coisa marcadamente passageira, é o recipiente que vinha no faunário da cobra, recipiente esse que a cobra gosta de de levantar para se esconder debaixo dele e enquanto não houver esconderijo mais adequado ao efeito terá que fazer-se valer. Obrigado pela dica sobre os termómetros, tenho um dentro do terrário ao nível médio na 'zona fria' e depois terei que mudar o que está cá fora lá para dentro, se bem que tenho já o termostato na zona mais quente. Apesar da lâmpada de cerâmica estar numa posição central está agora ligeiramente inclinada e além disso o tapete de aquecimento não cobre o terrário todo não fazendo um aquecimento completamente homogéneo do mesmo. Assim, apesar dos defeitos deste terrário pouco ortodoxo (mas ainda em fase de melhoramento) mantenho um certo contraste térmico se bem que não tão acentuado, registando no lado esquerdo do aquário 28/29º e no lado frio 24/25º.
Muito obrigado pelos conselhos, assim que optimizar o terrário, ou o tiver mesmo concluído divulgo as fotografias, pode ser que até haja mais alguém com pouca experiência mas ideias diferentes que se faça valer dos meus erros e inovações. Quanto ao substrato, será mudado quanto antes.
Mais uma vez obrigado e bom feriado.
Silly_Bublle
Membro Veterano
Registado: segunda jan 23, 2006 4:00 pm
Localização: 2 porquinhos da india, 1 casal de Yorkshire terrier, peixes

terça mai 01, 2007 5:07 pm

Creio que não percebeste bem a resposta do VeLLiKi.
A questão da rede, tens que colocar uma rede com os buracos mais pequenos, para evitar que a cobra passe por eles e se possa aleijar.
Quanto ao substrato,o que o VeLLiKi disse é que neste momento o melhor substrato é o papel de cozinha porque é muito mais higiénico.
JOAOTHA
Membro
Registado: domingo abr 01, 2007 6:16 pm

terça mai 01, 2007 5:11 pm

ele explicou que tem uma segunda camada de rede que esta sobreposta com a outra e deixa os buracos mais pequenos...
Silly_Bublle
Membro Veterano
Registado: segunda jan 23, 2006 4:00 pm
Localização: 2 porquinhos da india, 1 casal de Yorkshire terrier, peixes

terça mai 01, 2007 5:18 pm

Na foto dá para notar a rede, mas o tamanho dos buracos não é mais pequeno.
Ophi
Membro Veterano
Registado: domingo mar 04, 2007 4:38 pm

terça mai 01, 2007 6:15 pm

Os medidores de temperatura e humidade devem estar entre 3 e 5 cm do chão, acho que o resto já foi tudo referido, nesta fase de adaptação esconderijos mesmo que não sejam bonitos mas apenas improvisados a partir de um tubo de rolo da papel higienico cortado em duas metades na longitudinal e deve uma ficar na zona fria e a outra metade na zona quente os esconderijos são importantes, as king são um pouco mais stressadas que as corn, por isso deves realmente fazer uma boa fase de adaptação, mas não esquecer que todas as alterações que fazes na decoração é tão stressante quase como a vinda da loja para casa. Parabens pela bonita minhoca ;) vamos esperar que aceite a primeira refeição e estás safo ;)
jmangelico
Membro Veterano

quarta mai 02, 2007 5:29 pm

E eis que com esta fotografia se vão metade das minhas preocupações. (Desculpem a qualidade de imagem, foi a primeira máquina que encontrei e não quis incomodar muito a cobra.)

Imagem
Responder

Voltar para “Répteis e Anfíbios”