Ontem chegou finalmente a minha cobra, uma Lampropeltis getulus californeae. É o meu primeiro réptil e o terrário foi construído por mim tendo por base um antigo aquário de 60*30*30cm. Inicialmente tinha pensado num dragão barbudo e por isso tenho instaladas duas peças que não sei até que ponto poderão ser fonte de problemas:
. um emissor térmico de cerâmica;
. uma lâmpada de uvb's repti glo 5.0;
Isto tudo seria inofensivo, no entanto, tinha medo que a cobra se sentisse atraída pelo calor do emissor térmico e se fosse enrolar nele podendo daí resultar sérios ferimentos, para isso instalei uma espécie de gaiola de arame 'handmade by me' para impedir tal tentação. No entanto decorre daqui mais uma preocupação, a tentação da cobra ser suficiente para ela tentar forçosamente passar pelo arame podendo assim ferir-se. Quanto a lâmpada repti glo os problemas são muito menos importantes mas ainda assim gosto de ter a certeza do que estou a fazer. Sei que não é importante para o desenvolvimento da cobra, mas que também mal não fazem os UVB's, por isso não a removi. De momento a cobra ainda não tem tamanho para chegar à lâmpada e quando ela tiver tem rede a proteger a lâmpada, mas pergunto-me se será possível era ir tentar enrolar-se no quente da lâmpada?
Mais uma informação: ainda não decorei convenientemente o terrário, tem apenas o que vinha no faunário da cobra que era aquilo a que ela estava habituada, mas assim que ela chegou deparei-me com um substrato que nunca vi como o 'aconselhado' ou 'ideal': areia para chinchila. No entanto é o meio onde a cobra se tem sempre movido e ao que parece adora, gosta de mergulhar na areia e emergir, parece sentir-se muito confortável. Tem outro grande aspecto positivo, é bastante clara e portanto, nesta fase de adaptação, qualquer fluido ou fezes de cor diferente serão facilmente detectadas. Acham que deva mudar o substrato?
Para ilustrar melhor o que vos digo deixo aqui fotografias do terrário (os buracos da gaiola são mais finos do que parecem) e já agora também da cobra que sim, vale mesmo a pena ver.
Bastante fotogénica até.

O terrário com o emissor de cerâmica (e a cobra toda enroladinha debaixo do termostato):