Iguana

Fórum para trocar ideias, tirar dúvidas, colocar e responder a questões sobre os nossosss amigosssss

Moderador: mcerqueira

Responder
Trigolimpo
Membro
Registado: terça mar 22, 2005 3:47 pm

terça mai 08, 2007 11:44 am

Boas amigos,

tenho lido bastante, e vejo aqui muito no forum, e eu continuo sem perceber uma situação, os mais experientes, nunca aconselham Iguanas para primeiro reptil, percebo por ser preciso mais material e talvez mais cuidados do que com um DB por exemplo.
A questão é que vejo sempre pessoas a dizer que querem dar a iguana, ou que é agressiva, que fazer....a minha pergunta é, as iguanas tornam-se assim um pouco agressivas por algo não estar bem, ou falta de espaço ou outro problema derivado de falta de condiçoes ou elas são mesmo agressivas em algumas fases???
Eu este fim de semana tive com uma enorme no braço super meiga e a pessoa diz que é uma paz de alma e que nunca foi agressiva...
Se ele se tornar agressiva ou stressada por falta de condições, é perfeitamente normal, se ela tem todas as condiçoes...não será agressiva??
Acho que muita gente compra Iguanas e não sabe o tamanho que ela atinge e as dimensoes de terrario necessario pa elas...
corrijam me se estou enganado...

obrigado a todos
rvaz
Registado: segunda mai 07, 2007 12:49 pm

terça mai 08, 2007 12:01 pm

Eu que sou novo aqui, posso dizer k concordo plenamente contigo, tenho um amigo que tem uma e ja é adulta e nunca foi agressiva, mas felizmente ele tem possibilidade de lhe proporcionar espaço e tempo com fartura, o que não acontece frequentemente. Axo k o problema crucial é a falta de informação que a loja passa a clientes com pouca informação, e o preço das mesmas é muito atractivo, o que leva a que se comentam erros, logo um animal que seria uma companhia torna-se um problema...
Não devemos adquirir um animal destes (não só iguanas) sem pensar-mos muito bem se temos condições e tempo para mimar os mesmos.
Ophi
Membro Veterano
Registado: domingo mar 04, 2007 4:38 pm

terça mai 08, 2007 1:49 pm

Primeiro, que compra iguanas como animal de companhia, está errado, pode ser um animal de estimação, mas companhia não, depois quem não entende de repteis, pode ao tentar forçar a fazer dela um animal de companhia stressa-la e algumas respondem a isso com agressividade, outro ponto, é que as iguanas não são animais domesticos, serão sempre selvagens que nos toleram dependendo do modo como lehes conseguimos ganhat a confiança, o espaço e dedicação tambem é importante no comportamento, e claro por ultimo, como em todos os animsi á individuos mais agressivos que outros, neste caso os machos podem mostrar mais dominancia e agresividade, pricipalmente a época do acasalamento. Eu tb tenho sorte que tenho um macho que só mostrou agressividade uma vez tinha ele 30cm e foi no primeiro dia em que veio para minha casadesde aí na altura do acasalamento mostra um pouco mais de dominancia, mas tb sabe que comigo isso não resulta, porque eu sou mais dominante...o problema ás vezes é que as pessoas deixam a iguana ser a dominante(Alfa) da casa e a partir desse momento é mais dificil lidar com elas, claro que o tempo dispendido de manuseio correcto influencia muito o comportamento e a tolerancia que têm conosco.
rbl
Membro Veterano
Registado: quarta mar 02, 2005 11:15 pm

terça mai 08, 2007 3:43 pm

Trigolimpo Escreveu:eu continuo sem perceber uma situação, os mais experientes, nunca aconselham Iguanas para primeiro reptil, percebo por ser preciso mais material e talvez mais cuidados do que com um DB por exemplo.
Não. É preciso o mesmo material e em termos de cuidados é ela por ela, excepto no que diz repeito à humidade, uma das razões pelas quais as iguanas não são recomendadas.
Além disso os principais problemas são o enorme terrário e a agressividade, algo inapto nelas e que se pode acentuar se as condições não forem propícias. Um adulto agressivo pode causar muitos estragos num único ataque e esta agressividade deve ser domada desde o 1º dia.
Os donos inexperientes não estão preparados para isto e por isso se vê tanta gente a dá-las.
Acho que muita gente compra Iguanas e não sabe o tamanho que ela atinge e as dimensoes de terrario necessario pa elas...
corrijam me se estou enganado...
Não, estás certíssimo. As lojas não ajudam nada neste nível. Despedem qualquer empregado que tente aconselhar as pessoas noutro sentido que não seja o de vender ao cliente mesmo que este seja mentecapto e visivelmente incapaz de o manter.
<a href="http://repteis.info">http://repteis.info</a>
Trigolimpo
Membro

terça mai 08, 2007 3:43 pm

Pois tudo tem um porquê!!!
Falas aí que contigo ele não faz isso porque és mais dominante, que queres dizer com isso?Ou que fazes para ele te respeitar a ti?Que podemos fazer para elas não serem dominantes no terreno delas?É com o manuseamento o tempo a confiança que vai ganhando??
Não me leves a mal as perguntas que faço, é porque quem lê o que se diz aqui das iguanas, as pessoas até têm medo porque dá a entender que a iguana é um animal terrivel lol desculpa a expressao.
Eu acho que tem muito a haver com as condiçoes, mas gostava de saber as coisas exactamente como são pois ando em busca do primeiro reptil, ja vi, cobras do milho, DB, e agora porque não iguana?Já me informaram que para primeiro reptil não é o mais apropriado...ando assim um pouco indeciso, acho que nenhum subtitui nenhum.
Trigolimpo
Membro

terça mai 08, 2007 3:46 pm

tava a postar, e a ler a tua resposta RBL sim fiquei mais esclarecido, pois um ataque de um animal daqueles adulto...os estragos não serão os mesmo com toda a certeza, percebo te, é essa a minha questão...é se um dia ela se vira a mim, depois tenho a dar, ou entao experiencia suficiente para saber lidar com ela...
rbl
Membro Veterano

terça mai 08, 2007 4:02 pm

Trigolimpo Escreveu:Falas aí que contigo ele não faz isso porque és mais dominante, que queres dizer com isso?Ou que fazes para ele te respeitar a ti?Que podemos fazer para elas não serem dominantes no terreno delas?É com o manuseamento o tempo a confiança que vai ganhando??
...
Eu acho que tem muito a haver com as condiçoes, mas gostava de saber as coisas exactamente como são pois ando em busca do primeiro reptil, ja vi, cobras do milho, DB, e agora porque não iguana?Já me informaram que para primeiro reptil não é o mais apropriado...ando assim um pouco indeciso, acho que nenhum subtitui nenhum.
Escreveram-se livros a esse respeito pois é um assunto complexo. As respostas aqui não podem ir a esse nível de detalhe.

Influenciam mas não são a causa nº 1. Se procuras um primeiro réptil, recomendo vivamente que consideres um DB ou um gecko leopardo.
Trigolimpo Escreveu:tava a postar, e a ler a tua resposta RBL sim fiquei mais esclarecido, pois um ataque de um animal daqueles adulto...os estragos não serão os mesmo com toda a certeza, percebo te, é essa a minha questão...é se um dia ela se vira a mim, depois tenho a dar, ou entao experiencia suficiente para saber lidar com ela...
Uma iguana adulta provoca mais estragos que um cão.
Se achas que não terias condições para domar uma, não consideres sequer comprá-la.
Trigolimpo
Membro

terça mai 08, 2007 4:21 pm

Acho que tens razao, e acho tambem que muita gente devia saber primeiro isso...porque eu tinha essa duvida, se a iguana era mesmo por instinto agressiva, ou se só por falta de condiçoes é que ela pode mostrar agressividade.
Pois pode apresentar das duas maneiras...
Não equaciono iguana por estes motivos, porque em pequena não tenho medo, mas em adulto, não é brincadeira nenhuma...
Ophi
Membro Veterano
Registado: domingo mar 04, 2007 4:38 pm

terça mai 08, 2007 6:54 pm

O que eu queria dizer com a dominancia, é que elas naturalmente não gostam de ser manuseadas e quando chegam a casa das pessoas, muitas vezes não lhes dão o tempo de adapatação suficiente, e ela no inicio num abiente novo está desconfiada, mesmo parecendo calma (pois não notas expressães faciais numa iguana) logo muitas vezes ao mostrar alguma agressividade por defesa as pessoas têm um pouco de medo e evitam tocar-lhe e ela começa a ganhar terreno no sentido dominante, por exemplo, se a iguana morde, deve deixar morder nem que para isso se use uma luva, mas ela ao ver que a mordedura não faz com que nós recuemos, deixa de usar essa defesa...se vir que quando mostra agressividade,nós não a incomodamos, ela vai sempre tentar morder para a deixar em paz. Muita gente deixa que ela se aperceba do medo do dono e deixa de a manusear com receio da agressiviadae, entretanto o tempo vai passando e ela vai crescendo com esses comportamento dominantes de defesa o que faz com que as pessoas depois desistam delas pois se em pequenas tinham receio do manuseio emgrande nem lhes tocam...eu não acho necessario manuseio demasiado, mas é necessario que seja diario, pois sendo animais de rotina, devemos nós ser pontuais e implantarmos a sua rotina...muitas vezes tb se passa que as pessoas, por varios motivos durante algum tempo, não têm tanto tempo disponivel para dedicar ao manuseio, sendo um animal selvagem, rapidamente se esquece do manuseio e desperta de novo o intinto selvagem e a agressividade, muitas vezes até mesmo um animal muito manso, só pela mudança de terrario, ou o facto de se intruduzir em casa um novo pet, tipo um gato ou um cão, é suficiente para alterar o comportamento dela no meu caso a minha cresceu habituada a duas cadelas, mas tenho uma 3ª cadela que veio para casa á dois anos e essa ela não aceita e sempre que a vê, começa logo a ficar inchada e a bufar...quanto ao incomodares com perguntas...estas á vontade que perguntas bem formuladas saõ sempre bem vindas, principalmente por quem se está a informar antes de adquirir o animal, eu julgo que a maior parte das pessoas que se querem desfazer das iguanas, são justamente aquelas, que ao contrario de ti, compraram e depois então foram aprendendo ou talvez não com os erros e sofrimento do animal...o essencial, para alem das condições é estar preparado para as piores situações antes de elas acontecerem e estar sempre ciente que é um animal selvagem e grande, nunca confiando demasiado.
Phuzerd
Membro Veterano
Registado: quinta mai 03, 2007 9:15 pm

domingo mai 13, 2007 4:21 pm

Boas.

Gostava de saber se um casquilho de plastico (resistente) aguenta com o calor de uma lampada de ceramica da exoterra de 40W ou se derrete.

Obrigado.

Cumprimentos.
<p>1.3.0 Eublepharis macularius</p>
<p>0.0.1 Pogona viticeps</p>
<p>&nbsp;</p>
rbl
Membro Veterano

domingo mai 13, 2007 4:36 pm

O mais certo é derreter. Não brinquem (literalmente) com o fogo! Se vão ter lâmpadas ligadas várias horas por dia, usem casquilhos de cerâmica.
Não sejam forretas! Custam um euro! =)
Phuzerd
Membro Veterano
Registado: quinta mai 03, 2007 9:15 pm

domingo mai 13, 2007 7:09 pm

Ok obrigado e isso é o mesmo para as de infravermelhos de 50W nao é?
<p>1.3.0 Eublepharis macularius</p>
<p>0.0.1 Pogona viticeps</p>
<p>&nbsp;</p>
Responder

Voltar para “Répteis e Anfíbios”