Gecko-Algumas dúvidas

Fórum para trocar ideias, tirar dúvidas, colocar e responder a questões sobre os nossosss amigosssss

Moderador: mcerqueira

Responder
bombo
Membro Veterano
Mensagens: 329
Registado: sábado jan 08, 2005 8:57 pm
Localização: cães, iguana, mts passaros, mts peixes, hamsters, coelhos anões, tartarugas

segunda jun 11, 2007 11:37 pm

Boas...

De tanto ler aqui no fórum acerca desta linda espécie, fez com que aparecesse aquela "vontadezita" de ter um...
Mas antes de o adquirir, quero ter tudo bem preparado...

Para começar estou a montar um terrário, que tem por medidas 90x45x45 cm, pelo que li penso que basta, o que acham?
Se mais tarde quiser aquirir mais um para formar casal estas medidas servem?
Ora, o terrário que estou a montar está a ser inspirado num terrário que vi aqui na arca num tópico, o terrário pertence ao membro Phuzerd, peço desculpa por copiar os seus moldes mas gostei muito do seu terrário.
A imagem está neste tópico:
" http://pt.vivapets.com/forum/viewtopic. ... c&start=15 "


Mas tenho algumas dúvidas, como coloco uma zona fria e outra quente? Coloco o aquecimento num canto e assim faz com que a outra zona esteja mais fresca?

Quanto ao aquecimento, que tipo de lâmpada utilizo? uma Lâmpada Infra-vermelhos serve? Pode estar ligada também de noite? Que potência de lâmpada aconselham para um terrário com as dimensões do meu?

Quanto ás tocas, li várias perpectivas, mas penso que não fiquei bem esclarecido, são duas tocas, uma húmida e outra seca, a húmida na zona quente e a seca na zona fria, estou certo ou é de outra forma?
Há e já agora li algures por um tópico que podia colocar musgo na toca húmida onde posso adquirir tal musgo? Ou aconselham outra coisa melhor para a toca húmida?

E ainda quanto ao fundo qual aconselham, não aprecio muito o papel de cozinha por razões estéticas, posso usar algum tipo de areia ou aquele substrato de milho?

Por último, onde posso adquirir o alimento para o Gecko? É que não conheço aqui em almada nenhuma loja com alimento vivo frequentemente.

Peço desculpa pela lista de dúvidas, mas quero ter tudo preparadinho a 100% antes de ter o meu novo bichinho. :D

Bruno
PeaceandLove
Membro Veterano
Mensagens: 789
Registado: sexta jul 07, 2006 8:47 pm
Localização: Crotaphytus collaris (lagarto de colar)
Chlamydosaurus kingii

terça jun 12, 2007 12:04 am

Boas :)

O terrario que pensaste esta optimo, e penso q mais tarde nao haverá problemas em colocar outro!Para criar um gradiente termico deves colocar a lampada numa das extremidades do terrario, ou mais para a direita ou mais para a esquerda para o animal poder regular a sua temperatura!Em termos de tocas 3 seria o ideal, uma na zona quente uma na zona fria e outra no meio..para a toca humida podes usar papel de cozinha molhado ou humus que deves encontrar nas lojas!
Quanto ao substracto se o gecko for bebé aconselho e é de certeza mais seguro o papel de cozinha! Mais tarde podes usar areia, fica ao teu criterio, mas eu pessoalmente e mta gente nao aconselha devido aos problemas que pode trazer!

Quanto ao alimneto vivo, mandei pm ;)

Cumps
gezzmo
Membro Veterano
Mensagens: 631
Registado: domingo jan 04, 2004 12:16 pm

terça jun 12, 2007 1:47 am

muito ja foi esclarecido aqui sobre este assunto, mas um conselho q te dou é usares a pesquisa do forum, muitas das tuas questoes sao logo respondidas, e se continuares com duvidas é so perguntares ;)

http://pt.vivapets.com/forum/viewtopic. ... highlight=

por exemplo tens ai um topico de qd estava a montar uns terrarios meus, pode ser q te ajude em qq coisa...

quanto as tuas questoes, aconselho-te a arranjares fornecedor seguro de alimento vivo, pois eles só comem insectos, a velha questao do papel ou areia, continuo c a mesma opiniao - NAO UTILIZAR AREIA EM GECKOS LEOPARDOS JUVENIS, ha um grande risco de impactaçao intestinal, uma vez q, qd mal alimentados e suplementados, os geckos têm tendencia a lamber areia para suprimir as necessidades de calcio. qt a questao da tocas é facil de resolver, qt mais melhor, e n é nada fificil arranjar tocas (rolos de papel higienico/cozinha, caixas, tupperwares, etc), mas sempre num minimo de 3 tocas, 2 secas em cada extremidade do terrario, e uma humida, mais a centro, mas mais para o lado quente. o melhor para usares dentro das tocas, na minha opiniao, é humus, q encontras em qq loja de animais c material de repteis. o aquecimento q eu perfiro, e continuo a recomendar é ou manta termica/cabo + termostato, ou lampada de ceramica + termostato, um pouco mais dispendioso q as lampadas IV, ou outras qq, mas a longo prazo vao ser bastante rentaveis. para ciclo dia noite eu continuo com a minha opiniao pro-uvb, sou apologista do uso de lampadas uvb nos geckos nocturnos, pois podem trazer alguns beneficios ao animal, no caso de utilizarem destas lampadas, optem pelas mais fracas (2.0).

bem, mais qq divida n te acanhes hehehe
<p> </p>
<p> </p>
bombo
Membro Veterano
Mensagens: 329
Registado: sábado jan 08, 2005 8:57 pm
Localização: cães, iguana, mts passaros, mts peixes, hamsters, coelhos anões, tartarugas

terça jun 12, 2007 11:31 pm

Boa Noite...

Obrigado pelas respostas...

Peaceandlove, quanto ao alimento vivo, obrigado pela "dica" já estive a ver e assim que tudo estiver pronto antes de ter o Gecko mando vir.

Gezzmo, eu tive a pesquisar aqui pelo fórum, só que ás vezes leio uma coisa aqui outra ali e confundo-me, daí ter colocado as questões específicas do que nao me tinha esclarecido ;)

Bem passando a como estou no momento...

O terrário foi montado, tem 90x45x45 cm :D
Foi feito em madeira, e a parte da frente em vidro (tipo janela)
a estrutura está parecida á do terrário do membro Phuzerd :wink:

Quanto á iluminação, por enquanto está inicialmente para aquecimento uma IV e para iluminação uma SunGlo da exoterra, coloquei estas lâmpadas agora de início porque tinha-as aqui a mais da minha iguana, mas assim que tiver "verba" quero colocar uma lâmpada de cerâmica e a UVB 2.0.

Quanto ao Substracto, vou seguir o vosso conselho e utilizar Papel de cozinha.


Agora tenho mais umas Dúvidazitas :roll:

1- Que quantidades de comida se dá a um Gecko? Um grilo por dia? Uma barata? Quantidades específicas? (desculpem a ignorância mas de tudo o que li não vi quantidades)

2- Eu geralmente não gosto de ter os meus animais sozinhos, isto é tenho-os geralmente aos pares e mais tarde quando já estiver familiarizado com a espécie penso ter um segundo exemplar do sexo oposto, esse exemplar pode vir a ser rejeitado pelo mais velho?
Ou nestes casos é melhor adquirir logo um par?

3- As tocas, podem ser cascas de coco? Ou são muito pequenas? É que para ser sincero, sem ser aqui na arca por fotos, nunca estive ao vivo com um gecko e, apesar de saber as suas dimensões não sei se ele se enrola, etc...

Penso que por agora é só..;)

Desculpem o incomodo, mas quero ter tudo em ordem..

Mais uma vez agradeço pela ajuda...

Bruno
PeaceandLove
Membro Veterano
Mensagens: 789
Registado: sexta jul 07, 2006 8:47 pm
Localização: Crotaphytus collaris (lagarto de colar)
Chlamydosaurus kingii

quarta jun 13, 2007 12:46 am

Boas:)

1- Não ha uma quantidade especifica de comida para cada animal, depende mt do animal em si..tanto pode comer 2ou3 como comer 10!Qnd tiveres o animal, vais vendo a quantidade que ele come e ficas +- com uma ideia de qnt eq ele come!Nao esquecer de dar a comida com os suplementos.

2- Se optares por ter 2geckos, certifica te que nao são 2machos, senão irão lutar!Penso que qnd quiseres colocar outro gecko no terrario estes devem ser +- do msm tamanho, mas espera que o gezzmo responda que ele sabe melhor que eu;)

3- Podes usar cascas de coco como tocas, nao há problema!há varias maneiras de fazer tocas, podes usar vasos ao contrario, tuperwares..existem milhares de possibilidades!Se vires que o animal e grande para a toca que tes podes fazer outra;)~

Cumps
gezzmo
Membro Veterano
Mensagens: 631
Registado: domingo jan 04, 2004 12:16 pm

quarta jun 13, 2007 3:54 am

bem, foi tb respondido pelo PeaceandLove. quanto a questao de juntar geckos é o seguinte, os geckos n se sentem sozinhos, nem vao deprimir se forem mantidos sozinhos, muitos ate se dao melhor sozinhos q acompanhados, mas é o seguinte, machos n podem ser mantidos juntos, esta é a regra principal, por outro lado podes manter varias femeas juntas e n ter problemas nenhuns. os geckos sao animais mt doceis e n é costume terem habitos canibais, mas n deves manter dois animais juntos com tamanhos diferentes, pois o mais pequeno pode se sentir ameaçado e n vai comer, por outro lado se o maior n estiver bem alimentado, pode muito bem reconhecer o mais pequeno como comida, por isso ha q ter cuidado. por outro lado manter casais juntos o ano todo tambem n é grande ideia, pois as femeas podem stressar um pouco com as constantes investidas do macho, o q normalmente se faz é juntar os machos com as femeas só na epoca de acasalamento, e dps sao novamente separados, evitando o desgaste da femea, por isso o mais indicado para principiante q n tenha por intuito a criaçao é ter um animal isolado (n interessa o sexo) e lembrando q eles n se sentem sozinhos, ou se se quer manter mais q um exemplar, optar por ter femeas, pois sao menos territoriais e agressivas q os machos.
<p> </p>
<p> </p>
bombo
Membro Veterano
Mensagens: 329
Registado: sábado jan 08, 2005 8:57 pm
Localização: cães, iguana, mts passaros, mts peixes, hamsters, coelhos anões, tartarugas

quarta jun 13, 2007 10:50 am

Boas...

Mais uma vez obrigado pelas respostas...

Agora inicialmente vou optar apenas por um Gecko fêmea... Mais tarde quando conhecer bem a raça logo me decido.
Quanto ao terrário, o que falta fazer é a ventilação, que vou colocar na zona superior do terrário uma zona com rede.
E hoje vou tratar das tocas.
Quanto ás temperaturas, para controlar a temperatura baste eu conseguir ter uma temperatura constante sempre controlada, ou um termostato é mesmo necessário?
É que estive á procura de termostatos e são muito dispendiosos e se conseguisse controlar as temperaturas sem o mesmo era muito bom :oops:

POr agora é só..;)
Obrigado pela ajuda
Bruno
gezzmo
Membro Veterano
Mensagens: 631
Registado: domingo jan 04, 2004 12:16 pm

quarta jun 13, 2007 11:12 am

nao, é mm necessario um termostato, é mt dificil controlar as temperaturas sem termostato, pois no verao a temperatura aumenta expenencialmente dentro de terrario, e é quase impossivel controlar, e no inverno arrefece mt. mas tens opçao bem mais em conta q os termostatos vendidos nas lojas, como o teu aquecimento vai ser a base de lampadas, podes ir as lojas leroy merlin por exemplo e compras um termostato analogico de ambiente (sao termostatos para ar condicionados) q custam a volta de 15 euros, e funcionam q é uma maravilha.
<p> </p>
<p> </p>
shanebeschen
Membro Veterano
Mensagens: 914
Registado: terça mar 20, 2007 7:17 pm

quarta jun 13, 2007 1:52 pm

desculpem o incomodo e o offtopic mas depois de ler tudo n resisti a escrever :

mas porque é q os topicos n sao todos assim ?
perguntas concretas bem formuladas , respostas precisas ,interesse mutuo .
parabens aos intervenientes!
PeaceandLove
Membro Veterano
Mensagens: 789
Registado: sexta jul 07, 2006 8:47 pm
Localização: Crotaphytus collaris (lagarto de colar)
Chlamydosaurus kingii

quarta jun 13, 2007 2:16 pm

Pois se fosse sempre assim era optimo:) mas infelizment isto nao tem andado la mt bem..enfim! esperemos q algumas pessoas vejam como é estar num forum;)

Cumps
aurin
Membro Júnior
Mensagens: 21
Registado: quinta jun 07, 2007 10:57 pm

quarta jun 13, 2007 10:41 pm

Bem eu tenho uma duvida q n tem muito a ver com o inicio do topico mas visto q ja ha varios topicos sobre geckos achei q era um desperdicio voltar a abrir outro.
Entao aui vai:
Eu ja tenho um gecko leopardo(macho) com cerca de 18/19 cms, e agr comprei uma femea MUITO mais pequena, posso po la no mm terrario?n ha problema de ele se virar a ela?
PeaceandLove
Membro Veterano
Mensagens: 789
Registado: sexta jul 07, 2006 8:47 pm
Localização: Crotaphytus collaris (lagarto de colar)
Chlamydosaurus kingii

quarta jun 13, 2007 11:22 pm

E melhor esperares que ela atinga um tamanho proximo do macho! Como diss o gezzmo se o animal for mais pequeno sente se ameaçado e pode deixar de comer.

P.S. e uma foto dos 2?:D

Cumps
aurin
Membro Júnior
Mensagens: 21
Registado: quinta jun 07, 2007 10:57 pm

quarta jun 13, 2007 11:29 pm

epah espero q com estas fotos vejam +/- a diferença.lol

Imagem

Imagem

Pelas minhas contas a cabeça dela cabe literalmente na boca dele XD
PeaceandLove
Membro Veterano
Mensagens: 789
Registado: sexta jul 07, 2006 8:47 pm
Localização: Crotaphytus collaris (lagarto de colar)
Chlamydosaurus kingii

quarta jun 13, 2007 11:38 pm

São msm bonitos;) nota se claramente a diferença, o melhor é mesmo deixá la crescer mais um pc:P

Cumps
aurin
Membro Júnior
Mensagens: 21
Registado: quinta jun 07, 2007 10:57 pm

quarta jun 13, 2007 11:58 pm

ok...relamente depois de ler novamente o post do gezzmo e de olhar bem pa eles acho q definitivamente n e grande ideia junta los.mas obrigado d qqr maneira. :wink:
Responder

Voltar para “Répteis e Anfíbios”