Converter antigos aquecimentos em termostatos.
Moderador: mcerqueira
-
- Membro Veterano
- Registado: quarta mar 14, 2007 6:14 pm
Bom, na sequência duma sugestão do shanebeschen venho partilhar com a comunidade uma forma económica de fazerem os vossos próprios termostatos a partir de aquecimentos antigos, nomeadamente os utilizados para aquariofilia.
Isto, duma forma tipo tutorial, faça vocês mesmo para até o mais leigo no assunto poder fazer a coisa.
1º. Devem desmontar o vidro ou protecção do aquecimento e remover a resistência, ficaram com o termostato e por baixo dois fios que correspondem a dois pólos.
2º. Com um cabo eléctrico criam uma extensão a partir desses dois pólos. No final dessa extensão eléctrica colocam um terminal de tomada fêmea (ao qual ligaram o dispositivo de aquecimento que querem regular). [em dois passos têm o termostato feito]
3º. Para protegerem de novo o termostato para não se depararem com situações como o vosso animal desregular a temperatura escolhida e outras peripécias que tais, podem utilizar duas caixas de película fotográfica transparente, uma delas sem topo para o termostato entrar e outra com um furo para o cabo que vêm da antiga resistência passar, coladas e com vários cortes nas faces laterais para a temperatura ser medida correctamente e não se criar um microclima junto do termostato.
Assim, substituem a resistência do aquecimento do aquário pela (por exemplo) lâmpada de cerâmica ou o tapete de aquecimento.
Espero que tenha sido claro e simples. Mais alguma coisa é só dizerem. Alguma dúvida é só dizerem, se quiserem fotografias dos meus termostatos também é só dizerem, estou aqui para tudo. Se a explicação não estiver muito clara, avisem que prontamente a refarei.
Fiquem bem.
Isto, duma forma tipo tutorial, faça vocês mesmo para até o mais leigo no assunto poder fazer a coisa.
1º. Devem desmontar o vidro ou protecção do aquecimento e remover a resistência, ficaram com o termostato e por baixo dois fios que correspondem a dois pólos.
2º. Com um cabo eléctrico criam uma extensão a partir desses dois pólos. No final dessa extensão eléctrica colocam um terminal de tomada fêmea (ao qual ligaram o dispositivo de aquecimento que querem regular). [em dois passos têm o termostato feito]
3º. Para protegerem de novo o termostato para não se depararem com situações como o vosso animal desregular a temperatura escolhida e outras peripécias que tais, podem utilizar duas caixas de película fotográfica transparente, uma delas sem topo para o termostato entrar e outra com um furo para o cabo que vêm da antiga resistência passar, coladas e com vários cortes nas faces laterais para a temperatura ser medida correctamente e não se criar um microclima junto do termostato.
Assim, substituem a resistência do aquecimento do aquário pela (por exemplo) lâmpada de cerâmica ou o tapete de aquecimento.
Espero que tenha sido claro e simples. Mais alguma coisa é só dizerem. Alguma dúvida é só dizerem, se quiserem fotografias dos meus termostatos também é só dizerem, estou aqui para tudo. Se a explicação não estiver muito clara, avisem que prontamente a refarei.
Fiquem bem.
-
- Membro Veterano
- Registado: sexta jul 07, 2006 8:47 pm
Chlamydosaurus kingii
Obrigado jmangelico;) ja agora umas fotozinhas:P eheh!
Cumps
Cumps
-
- Membro Veterano
Ao serviço da comunidade.
Um primeiro protegido com duas caixas de película fotográfica unidas.

O segundo protegido com uma seringa.

Um pouco de imaginação e os vossos terrários saem bem mais baratos. Eu prefiro investir num definitivo e se calhar, numa fase inicial trocar a beleza pela comodidade do animal.
E com um pouco de imaginação conseguem integrar os termostatos no terrário sem que fiquem completamente artificiais. Os meus estão ainda em processo de 'enquadramento paisagístico' uma vez que os terrários estão em vias de sofrer alterações.
Espero ter ajudado.
Um primeiro protegido com duas caixas de película fotográfica unidas.

O segundo protegido com uma seringa.

Um pouco de imaginação e os vossos terrários saem bem mais baratos. Eu prefiro investir num definitivo e se calhar, numa fase inicial trocar a beleza pela comodidade do animal.
E com um pouco de imaginação conseguem integrar os termostatos no terrário sem que fiquem completamente artificiais. Os meus estão ainda em processo de 'enquadramento paisagístico' uma vez que os terrários estão em vias de sofrer alterações.
Espero ter ajudado.
-
- Membro Veterano
- Registado: terça mar 20, 2007 7:17 pm
os resultados dependem fundamentalmente da precisao da sonda e da localizaçao da mesma no terrario .
obrigado pela partilha angelico !
obrigado pela partilha angelico !
-
- Membro Veterano
Boas. Estes termostatos (os meus pelo menos) têm uma margem de erro relativamente reduzida, consigo que a temperatura não oscile sequer 1,5ºC, com uma sonda de precisão fiz várias medições e as temperaturas ficaram bem fixes. Optei por colocar os termostatos na parte fria do terrário por razões diferentes:
Na minha cobra:
. Porque acertei exactamente na potência dos aquecimentos que uso e regulando apenas no lado frio noto uma temperatura ambiente bastante estável, não há grandes oscilações.
No dragão:
. Sendo um dragão sabe-lhe bem de vez em quando meter-se debaixo da lâmpada durante algum tempo então optei por regular a parte fria, onde as oscilações seriam mais graduais, assim na parte quente tenho a lâmpada ligada e desligada durante períodos mais quentes, podendo o dragão desfrutar de um tempo mais prolongado sob a lâmpada ligada.
(e sim, funciona igualzinho a qualquer outro termostato.)
Na minha cobra:
. Porque acertei exactamente na potência dos aquecimentos que uso e regulando apenas no lado frio noto uma temperatura ambiente bastante estável, não há grandes oscilações.
No dragão:
. Sendo um dragão sabe-lhe bem de vez em quando meter-se debaixo da lâmpada durante algum tempo então optei por regular a parte fria, onde as oscilações seriam mais graduais, assim na parte quente tenho a lâmpada ligada e desligada durante períodos mais quentes, podendo o dragão desfrutar de um tempo mais prolongado sob a lâmpada ligada.
(e sim, funciona igualzinho a qualquer outro termostato.)
Muitas vezes não podemos ligar aos numeros do termostato, mas sim regularmo-nos por um termometro digital colocado junto á sonda do termostato ou junto á zona onde o termostato faz a leitura e vamos regulando o termostato em função do que nos diz o termometro...rexemenga Escreveu:boas gostaria de saber ke temperatura e ke dah pa regular nesses termostatos se funciona igual aos ke tao no aquario e so rodar a rodinha pos 28 (para cobras e de dia)
Já agora...parabens ao MacGyver do tópico....
-
- Membro Veterano
Ao serviço da comunidade.
Quanto à resposta do Ophi, à semelhança do que ele propõe e o que aconselho fortemente, uma vez que também consegui optimizar o sistema. É utilizarem algum termómetro preciso (eu de facto pude usar uma sonda muito precisa ligada a um multímetro) e durante umas horas registarem as temperaturas a que o termostato liga e desliga, vão ver que no caso de aquecedores antigos acabam sempre por acontecer alguns pequenos desvios, na maior parte dos casos nada de demasiado significativo, mas ainda assim, que pode ser optimizado. Eu perdi uma tarde de fim-de-semana a com uma sonda enfiada no terrário a registar regularmente temperaturas, e digo-vos, compensou e melhorei a temperatura geral.
Desculpem não ter avisado isto logo no início, é das tais questões que como no meu caso não foi demasiado significativa, passou-me ao lado quando vos expliquei. Mas como há que dar o melhor a quem de nós depende e é nossa responsabilidade, uma tarde não custa nada.
Fiquem.

Quanto à resposta do Ophi, à semelhança do que ele propõe e o que aconselho fortemente, uma vez que também consegui optimizar o sistema. É utilizarem algum termómetro preciso (eu de facto pude usar uma sonda muito precisa ligada a um multímetro) e durante umas horas registarem as temperaturas a que o termostato liga e desliga, vão ver que no caso de aquecedores antigos acabam sempre por acontecer alguns pequenos desvios, na maior parte dos casos nada de demasiado significativo, mas ainda assim, que pode ser optimizado. Eu perdi uma tarde de fim-de-semana a com uma sonda enfiada no terrário a registar regularmente temperaturas, e digo-vos, compensou e melhorei a temperatura geral.
Desculpem não ter avisado isto logo no início, é das tais questões que como no meu caso não foi demasiado significativa, passou-me ao lado quando vos expliquei. Mas como há que dar o melhor a quem de nós depende e é nossa responsabilidade, uma tarde não custa nada.
Fiquem.
Se ter referes ao termometro de fita autocolante para aquarios, num aquario faz a leitura da agua, mas num terrario sem agua apenas te diz a temperatura do vidro e não do ambiente dentro do terrario. Um termometro digital barato fica a menos de 10€rexemenga Escreveu:pois mas eu como tenho nada desses termpmetros digitais vou guiarme plo de fita ke tah dentro do terrario
nao e ser furreta e ke onde eu moro ja foi ao brico marche e nada e se for a uma loja de electronica devem ser caros a brava! e inda tenho de comprar o higrometro ke ja encomendeiTMSurfer Escreveu:Essa fita so te dá más indicaçoes, gasta mas é 8€ num termometro de sonda... nao sejas furreta...
Na leves a sério pah :prexemenga Escreveu:nao e ser furreta e ke onde eu moro ja foi ao brico marche e nada e se for a uma loja de electronica devem ser caros a brava! e inda tenho de comprar o higrometro ke ja encomendeiTMSurfer Escreveu:Essa fita so te dá más indicaçoes, gasta mas é 8€ num termometro de sonda... nao sejas furreta...
Em lojas de eletronica se procurares bem fica-te por 8€ ate mais barato que o bricomarche :p
<p>Cumprimentos, Tiago Jesus</p>