tartaruga
Moderador: mcerqueira
Olá!
Eu tenho uma tartaruga á já algum tempo, e comprava-lhe sempre alimentos de marca (camarões e suplementos de cálcio). Mas numa loja aqui perto vendem camarões sem marca a um preço mais baixo e eu comprei esses camarões. Mas eles são muito grandes, talvez 5 ou 6 vezes maiores que os que habitualmente se compram nas lojas.
Acham que lhe podem fazer mal?
Vou colocar fotos dos camarões no petsite: http://arcadenoe.sapo.pt/petsite.php?id=2787
Eu tenho uma tartaruga á já algum tempo, e comprava-lhe sempre alimentos de marca (camarões e suplementos de cálcio). Mas numa loja aqui perto vendem camarões sem marca a um preço mais baixo e eu comprei esses camarões. Mas eles são muito grandes, talvez 5 ou 6 vezes maiores que os que habitualmente se compram nas lojas.
Acham que lhe podem fazer mal?
Vou colocar fotos dos camarões no petsite: http://arcadenoe.sapo.pt/petsite.php?id=2787
-
- Membro Veterano
- Registado: terça mar 20, 2007 7:17 pm
sacas de 5kg ? eu tb uso desses , mt melhores q os pequeninos sequissimos . recomenda-se , mas de qq forma n tao amiude como diariamente - 2/3 x por semana .
Olá!
A saca não tem 5 kg, penso eu, mas deve ter talvez meio quilo (tem 5 ou 6 vezes mais camarão do que as que se compram em pequenas latas).
João, porque é que dizes que fazem mal? Que legumes / vegetais podem ser deitados á tartaruga e com que frequência (quantas vezes por semana)? Posso também deitar delícias do mar? Se sim, quantas vezes por semana para que não faça mal á tartaruga?
Obrigado
A saca não tem 5 kg, penso eu, mas deve ter talvez meio quilo (tem 5 ou 6 vezes mais camarão do que as que se compram em pequenas latas).
João, porque é que dizes que fazem mal? Que legumes / vegetais podem ser deitados á tartaruga e com que frequência (quantas vezes por semana)? Posso também deitar delícias do mar? Se sim, quantas vezes por semana para que não faça mal á tartaruga?
Obrigado
-
- Membro Veterano
- Registado: quarta mai 26, 2004 10:23 am
- Localização: Petauros do Açúcar,Gerbos da Mongólia,Porquinhos da India,Dragões Barbudos,Basiliscos, etc...
- Contacto:
Desculpem vir meter o bedelho, mas a conversa dos camarões deixa-me sempre alerta...
Em primeiro lugar, não sabemos de que tartaruga estamos a falar e esse é o erro da maior parte das lojas (infelizmente quase todas). Acham que as tartarugas todas comem camarões secos e mais nada...
Todas as espécies de tartarugas têm anatomias parecidas, mas sistemas digestivos e hábitos alimentares diferentes. É muito importante saber a espécie para sabermos se estamos perante um animal aquático, maioritariamente aquático, ou terrestre, semi-aquático, ou terrestre.
Depois, temos de saber a idade aproximada da tartaruga, pois a maior parte das omnívoras são essencialmente carnívoras (insectos, peixes, moluscos, etc) enquanto jovens, passando em adultas a essencialmente herbívoras (plantas, ervas, legumes, etc) e mais terrestres do que aquáticas.
Começamos portanto por tentar saber a espécie e depois sim, definimos a sua dieta alimentar, o esquema nutricional que ela merece e precisa...
Uma coisa é certa, apesar de eu também vender gammarus (camarões secos), faço-o com uma etiqueta que diz: ATENÇÃO: NÃO É ALIMENTO ADEQUADO. NÃO É SEQUER ALIMENTO!
Isto porque o camarão seco não serve mesmo para nada. Mais tarde, ou mais cedo, revela-se ineficaz, problemático e incompleto.
Para as lojas é bom negócio, pois compra-se às sacas de quilos, muito barato, vende-se avulso em sacos de 100 ou 200 gramas e ganha-se algum dinheiro. Os clientes adoram porque em vez dos 6 ou 7 euros que pagam por um frasquinho com 10 ou 20 gramas levam 10 vezes mais por 1 terço do dinheiro... feitas as contas, o cliente poupa 30 vezes e a loja ganha umas boas 4 ou 5 vezes. É negócio, an?
Mas será alimento? Claro que não e cada vez há mais lojas a não venderem gammarus. Algumas fazem-no porque as pessoas adquirem animais habituados a eles e com dificuldade em pegar noutro "cheiro", por isso têm necessidade de os juntar às novas rações.
Há MUITAS rações para tartarugas, aquáticas, terrestres, semi, jovens, adultas, pequenas, grandes, mistas, etc.
Em casa, quase sempre temos aquilo que elas mais precisam e podemos usar as rações apenas para os dias da "preguiça" em que não estamos para preparar alimento fresco.
Para quê dar camarão?
É preciso ter muito cuidado com as carências dos animais. Falo em Cálcio, Fósforo, Vitaminas, Suplementos Minerais, etc.
Uma boa ração tem tudo isto e pode não ser mais cara do que o camarão. Depende onde se compra e de quem a vende!
Em primeiro lugar, não sabemos de que tartaruga estamos a falar e esse é o erro da maior parte das lojas (infelizmente quase todas). Acham que as tartarugas todas comem camarões secos e mais nada...
Todas as espécies de tartarugas têm anatomias parecidas, mas sistemas digestivos e hábitos alimentares diferentes. É muito importante saber a espécie para sabermos se estamos perante um animal aquático, maioritariamente aquático, ou terrestre, semi-aquático, ou terrestre.
Depois, temos de saber a idade aproximada da tartaruga, pois a maior parte das omnívoras são essencialmente carnívoras (insectos, peixes, moluscos, etc) enquanto jovens, passando em adultas a essencialmente herbívoras (plantas, ervas, legumes, etc) e mais terrestres do que aquáticas.
Começamos portanto por tentar saber a espécie e depois sim, definimos a sua dieta alimentar, o esquema nutricional que ela merece e precisa...
Uma coisa é certa, apesar de eu também vender gammarus (camarões secos), faço-o com uma etiqueta que diz: ATENÇÃO: NÃO É ALIMENTO ADEQUADO. NÃO É SEQUER ALIMENTO!
Isto porque o camarão seco não serve mesmo para nada. Mais tarde, ou mais cedo, revela-se ineficaz, problemático e incompleto.
Para as lojas é bom negócio, pois compra-se às sacas de quilos, muito barato, vende-se avulso em sacos de 100 ou 200 gramas e ganha-se algum dinheiro. Os clientes adoram porque em vez dos 6 ou 7 euros que pagam por um frasquinho com 10 ou 20 gramas levam 10 vezes mais por 1 terço do dinheiro... feitas as contas, o cliente poupa 30 vezes e a loja ganha umas boas 4 ou 5 vezes. É negócio, an?
Mas será alimento? Claro que não e cada vez há mais lojas a não venderem gammarus. Algumas fazem-no porque as pessoas adquirem animais habituados a eles e com dificuldade em pegar noutro "cheiro", por isso têm necessidade de os juntar às novas rações.
Há MUITAS rações para tartarugas, aquáticas, terrestres, semi, jovens, adultas, pequenas, grandes, mistas, etc.
Em casa, quase sempre temos aquilo que elas mais precisam e podemos usar as rações apenas para os dias da "preguiça" em que não estamos para preparar alimento fresco.
Para quê dar camarão?
É preciso ter muito cuidado com as carências dos animais. Falo em Cálcio, Fósforo, Vitaminas, Suplementos Minerais, etc.
Uma boa ração tem tudo isto e pode não ser mais cara do que o camarão. Depende onde se compra e de quem a vende!
O Ninho-Centro de Estudos e Investigação de Mamíferos Exóticos
O Mundo dos Petauros - Centro de Registo Mundial de Petauros
-
- Membro Veterano
- Registado: terça mar 20, 2007 7:17 pm
@PauloMonteiro
ler-te faz-me lembrar a bibliografia geral herpetologica espanhola...
escreves , tem conteudo , mas n tem sentido nem concreto nem pratico .
ler-te faz-me lembrar a bibliografia geral herpetologica espanhola...
escreves , tem conteudo , mas n tem sentido nem concreto nem pratico .
Olá!
Paulo, obrigado e parabéns pela dica mas só resta algo... alternativas aos camarões. (quais são essas tais rações próprias para as tartarugas?).
O que recomendas então que deite á minha tartaruga por vez dos camarões?
Abraços
Paulo, obrigado e parabéns pela dica mas só resta algo... alternativas aos camarões. (quais são essas tais rações próprias para as tartarugas?).
Se então os gammarus não são alimento para que é que os vendes? Se não são o alimento adequado, ou seja, se não vão trazer benefícios ás tartarugas, trarão beneficios a quê? Á carteira?PauloMonteiro Escreveu:Uma coisa é certa, apesar de eu também vender gammarus (camarões secos), faço-o com uma etiqueta que diz: ATENÇÃO: NÃO É ALIMENTO ADEQUADO. NÃO É SEQUER ALIMENTO!
(...)
Para as lojas é bom negócio.
(...)
Mas será alimento? Claro que não
(...)
Para quê dar camarão?
(...)
O que recomendas então que deite á minha tartaruga por vez dos camarões?
Abraços
-
- Membro Veterano
- Localização: Petauros do Açúcar,Gerbos da Mongólia,Porquinhos da India,Dragões Barbudos,Basiliscos, etc...
- Contacto:
Sim, pode parecer incoerente, mas não o é. E apesar de haver sempre alguém pronto a chamar nomes a quem pretende ajudar, também eu começo a não ter paciência para tanto... Claro que como autor do tópico, esperas que alguém responda às tuas questões e é isso que tento fazer:1 - alternativas aos camarões. (quais são essas tais rações próprias para as tartarugas?)
2 - Se então os gammarus não são alimento para que é que os vendes? Se não são o alimento adequado, ou seja, se não vão trazer benefícios ás tartarugas, trarão beneficios a quê? Á carteira?
3 - O que recomendas então que deite á minha tartaruga por vez dos camarões?
1 - Alternativas aos camarões? Marcas como a ZooMed, a ExoTerra, a JBL, a EuroZoo e muitas, muitas outras, têm excelentes rações equilibradas e estudadas para as mais variadas espécies, desde as 100% terrestres, até às mais aquáticas. Não me vou esticar muito aqui por causa das publicidades. Referi apenas as marcas mais significativas e correntes e nem sequer digo quais as preferidas. À sua maneira, todas têm bons produtos.
2 - Exactamente, mas só à carteira de quem os vende, não de quem os compra, pois em alguns sítios são vendidos bem caros e um dia, o Veterinário apresenta "a conta do camarão". Há muito tempo que assisto tartarugas e sei bem aquilo que me aparece aqui e como ficam alguns meses depois de terem deixado de comer camarão seco!
Os camarões são vendidos como complemento de dietas de outros animais (exemplo dos Petauros do Açúcar), podendo ser usados como complemento também para as tartarugas, NUNCA como alimento exclusivo.
Tal como expliquei, quando se tem um animal habituado ao cheiro do camarão, pode ser necessário comprá-lo para fazer um desmame adequado na transição para o novo esquema alimentar. Por essa razão e porque há clientes que dizem "Mas eu quero", nós vendemos, mas avisamos e tentamos sempre conduzir as pessoas para a alimentação mais adequada.
3 - Não consigo responder a esta pergunta sem saber ao certo que tartarugas são, o seu tamanho e algo mais... mas normalmente há uns vegetais, uns peixes, umas frutas, moluscos, etc. É aqui que ainda entram os camarões... se elas estão a comer camarões há anos, ou muitos meses, talvez seja bom misturar um, ou outro na nova alimentação.
Qualquer ajuda mais, no que puder e souber... sempre às ordens!
Olá!
Voltando ao assunto do fórum, já percebi que existem alimentos mais equilibrados e que fornecem todos os nutrientes necessários e nas quantidades ideais para o crescimento saudável das tartarugas. Vou continuar a alimentar a minha tartaruga com camarões, mas tal como antes vou comprar uns suplementos de cálcio de marca. Assim a dieta alimentar da tartaruga fica mais variada e equilibrada.
Podes dizer-me se a minha tartaruga é aquática, terrestre ou semi-aquática? Tem muitas fotos dela no petsite: http://arcadenoe.sapo.pt/petsite.php?id=2787
Posso deitar-lhe delícias do mar?
Obrigado pelas ajudas e dicas
Abraços
Não percebi a parte em que disseste que existia sempre alguem "pronto a chamar nomes a quem pretende ajudar", e se te referias a mim, mais uma vez não percebo porquê pois em todo o meu discurso até agora não chamei nome nenhum a quem for.PauloMonteiro Escreveu:E apesar de haver sempre alguém pronto a chamar nomes a quem pretende ajudar, também eu começo a não ter paciência para tanto... Claro que como autor do tópico, esperas que alguém responda às tuas questões e é isso que tento fazer (...)
Voltando ao assunto do fórum, já percebi que existem alimentos mais equilibrados e que fornecem todos os nutrientes necessários e nas quantidades ideais para o crescimento saudável das tartarugas. Vou continuar a alimentar a minha tartaruga com camarões, mas tal como antes vou comprar uns suplementos de cálcio de marca. Assim a dieta alimentar da tartaruga fica mais variada e equilibrada.
Podes dizer-me se a minha tartaruga é aquática, terrestre ou semi-aquática? Tem muitas fotos dela no petsite: http://arcadenoe.sapo.pt/petsite.php?id=2787
Posso deitar-lhe delícias do mar?
Obrigado pelas ajudas e dicas
Abraços
-
- Membro Veterano
- Contacto:
Claro que não, claro que não. Tu és o autor do tópico, aquele que coloca a questão. O objectivo é as pessoas responderem e ajudarem como podem e sabem...anim_a Escreveu:Não percebi a parte em que disseste que existia sempre alguem pronto a chamar nomes a quem pretende ajudar, e se te referias a mim, mais uma vez não percebo porquê pois em todo o meu discurso até agora não chamei nome nenhum a quem for.
... essa boca não era para ti. Aliás eu nem sou de ligar muito a essas coisas, mas passam a vida a marrar comigo só porque digo as verdades (há loajs que não gostam), ou porque defendo muito o lado Legal das coisas. Outros chateiam porque não têm mais nada que fazer... Não ligues, não é mesmo contigo.
Tá esclarecido, segue jogo!
Olá!
Está bem então
Posso deitar delicias do mar á tartaruga?
E a minha tartaruga é aquática, terrestre ou semi-aquática?
fotos em http://arcadenoe.sapo.pt/petsite.php?id=2787
Obrigado mais uma vez
Está bem então

Posso deitar delicias do mar á tartaruga?
E a minha tartaruga é aquática, terrestre ou semi-aquática?
fotos em http://arcadenoe.sapo.pt/petsite.php?id=2787
Obrigado mais uma vez
-
- Membro Veterano
- Contacto:
1 - A tua tartaruga parece ser uma Trachemys scripta elegans, ou seja, aquática, embora com necessidades de vir a terra apanhar um pouco de sol directo. Por isso são originárias de riachos lamacentos com pouco caudal, pois precisam de água para se molharem, mas não para viver DENTRO de água... a profundidade não é a sua melhor amiga. Preferem riachos baixos, com lamas, terras moles e muita vegetação... isto em liberdade, claro. Em casa, um bom aquário e uma rampa para apanhar sol é bom para elas.anim_a Escreveu: 1- Podes dizer-me se a minha tartaruga é aquática, terrestre ou semi-aquática?
2 - Posso deitar-lhe delícias do mar?
2 - Delícias do mar sim, claro, mas em doses reduzidas e não abusando nem nas vezes que dás, nem na quantidade, por causa do valor calórico das delícias... muita gordura não faz mal a ninguém e aquela pasta tem um nível muito alto. Elas adoram... (normalmente, pois não há dois animais iguais).
Um extra, agora que sabemos o que são:
- Comem: peixe, anfíbios, invertebrados e vegetais. Em cativeiro comem ração, insectos, pedaços de carne magra (nunca porco, evitar vaca) de vitela ou frango e peixe, alguns vegetais e moluscos cortados em pedaços pequenos.
O cálcio é sem dúvida um suplemento importante. Nós só usamos Cálcio-D3, pois esta vitamina (D) é fundamental nos Répteis visto que a maior parte deles não a sintetiza...
Abraços também e sempre disponível...
Olá!
Muito Obrigado!
Sem dúvida que me ajudas-te muito, mas mesmo muito!
Desculpa o que posso ter dito que te pode ter "incomodado"
Acho que não deve haver muito mais a acrescentar ao que diseste mas mesmo assim vou pesquisar mais sobre esta espécie e tentar corrigir o melhor possível a alimentação da minha tartaruga.
Obrigado mais uma vez.
Abraços
Muito Obrigado!
Sem dúvida que me ajudas-te muito, mas mesmo muito!
Desculpa o que posso ter dito que te pode ter "incomodado"

Acho que não deve haver muito mais a acrescentar ao que diseste mas mesmo assim vou pesquisar mais sobre esta espécie e tentar corrigir o melhor possível a alimentação da minha tartaruga.
Obrigado mais uma vez.
Abraços