tartarugas...negligente eu?

Fórum para trocar ideias, tirar dúvidas, colocar e responder a questões sobre os nossosss amigosssss

Moderador: mcerqueira

Responder
Juli-miau
Membro
Registado: sábado jan 28, 2006 9:59 pm

sábado ago 25, 2007 12:46 pm

olá a todos

já há muito tempo que não passo por aqui

eu tenho uma determinada atitude que fui adquirindo ao longo dos anos, perante a criação de tartarugas

tenho uma tartaruga com quase 5 anos e sempre tive receio de a perder...tipico:
nao comia ao inicio, não sabia o que fazer porque nunca tinha tido uma...o costume

li um livro intitulado 'tartaruga verde de água doce' com o qual discordo em certos aspectos, pesquisei na internet e fiz perguntas aqui no forum e a um veterinário

de facto ela está bem agora..já teve fungos na casca devido à água que utilizei, já teve diarreia por causa da brincadeira parva do meu tio a dar-lhe comida de gato e agora tracto-a como se estivesse no seu habitat

de facto, ao contrario de a maior parte das pessoas, solto-a de dia em casa sem qualquer problema (mas só agora que é adulta...faço-o há cerca de um ano), dou-lhe fruta e alguns vegetais, cuidado com alface..., camarao e queijo uma vez por outra;
de tarde tem banhos de sol para apanhar na sua pedra grande predilecta, de Inverno ou quando o tempo está mau permanece no seu aquário que não é aquaterrário: comprei um aquário, uma base que se cola ao vidro, filtro, termostato e umas pedras no fundo...brincadeira que ficou a cerca de 300€

mesmo quando em fase de estar no aquário, costumo pô-la à vontade dentro de casa por umas horas por dia

axo que o facto de soltá-la é benéfico: faz exercicio e não esta sempre no mesmo sitio...e ainda mais! sabe vir ter ao meu quarto sozinha, se quer comer ou ir para o aquario...demonstra inteligencia

agora gostava de saber: estou a cometer alguma negligencia? não quero pensar que estou a fazer o melhor para ela e afinal estou enganada... gosto muito dela...só lhe quero o melhor... :|

beijinhos :wink:
colubridae
Membro Veterano
Registado: sexta mar 23, 2007 4:31 pm

sábado ago 25, 2007 2:27 pm

oi....
vejo que tens estado a tratar muito bem, dela...pois se nao fosse assim nao teria sobrevivido as doencas que ela ja teve..eu tbm tenho 3 tartarugas de faces rosadas e trato mto bem delas...
mas ate agora vejo que tens feito um bom trabalho**parabens
<p>1.0.0 Elaphe Obsoleta Rossalleni</p>
<p>1.0.0 Pantherophis Gutattus </p>
<p>0.0.3 Trachemys Scripta Elegans </p>
1.1.0 Rattus Norvegicus
Pluma68
Membro Júnior
Registado: sábado jul 21, 2007 6:07 pm

sábado ago 25, 2007 4:00 pm

“Já teve diarreia por causa da brincadeira parva do meu tio a dar-lhe comida de gato”

olá Juli-miau

Se a tua tartaruga é aquática, discordo quanto a comida de gato ter provocado diarreia, na verdade é uma boa base de dieta para as tartarugas aquáticas, fonte de vitaminas, proteínas, e minerais.
Tenho tartarugas com 22 anos criadas desde pequenas, e sempre tiveram na sua alimentação granulado seco para gatos. Nunca tiveram diarreia.

Essa diarreia que mencionas teve origem em outra coisa. Talvez ”alface” em demasia.
Acho inadequado dares Queijo seja em que quantidade for a tartaruga.

Tens uma lista alimentar para tartarugas aquáticas que coloquei a pouco neste tópico
http://arcadenoe.sapo.pt/forum/viewtopic.php?t=47673

Fica bem
&ldquo;Nenhum caminho &eacute; longo demais quando um amigo nos acompanha.&rdquo; (Autor desconhecido)
Juli-miau
Membro
Registado: sábado jan 28, 2006 9:59 pm

sábado ago 25, 2007 7:17 pm

Pluma68 Escreveu:“Já teve diarreia por causa da brincadeira parva do meu tio a dar-lhe comida de gato”

olá Juli-miau

Se a tua tartaruga é aquática, discordo quanto a comida de gato ter provocado diarreia, na verdade é uma boa base de dieta para as tartarugas aquáticas, fonte de vitaminas, proteínas, e minerais.
Tenho tartarugas com 22 anos criadas desde pequenas, e sempre tiveram na sua alimentação granulado seco para gatos. Nunca tiveram diarreia.

Essa diarreia que mencionas teve origem em outra coisa. Talvez ”alface” em demasia.
Acho inadequado dares Queijo seja em que quantidade for a tartaruga.

Tens uma lista alimentar para tartarugas aquáticas que coloquei a pouco neste tópico
http://arcadenoe.sapo.pt/forum/viewtopic.php?t=47673

Fica bem
não fui explicita...quando falei em comida de gato...referia-me a enlatada... a água ficou imunda com comida de gato aos pedaços e entupiu o filtro...percebe a imundice em que ficou? e é assim...tendo em conta que sou eu que a alimento ela confia e trinca tudo o que lhe dou...provável que até tenha comido....e suponho mesmo qeu tenha sido isso... :roll:

muito obrigada pela lista :wink:
shanebeschen
Membro Veterano
Registado: terça mar 20, 2007 7:17 pm

domingo ago 26, 2007 3:03 pm

existem diferenças entre comida de gato em "grao" e enlatada de qq forma parece-me ,tb a mim ,improvavel q tenha sido essa a origem .
comida de gato jamais deverá constituir base em toda e qq especie de tartaruga ...como o nome indica é para gato n é para tartarugas , originando na maioria das vezes crescimentos exagerados e deformaçoes irremediaveis , isto para n falar na saude do animal - as doses de nutrientes contidas nas raçoes de gato por analogia , é o equivalente a nos nos alimentarmos exclusivamente de batidos do ginasio , alem de que , na sua maioria sao muito ricas em materias gordas .
esse tipo de alimentaçao poderá ser complemento pontual da alimentaçao ou em situaçoes concretas como os periodos antecedente/procedente à hibernaçao , nas especies q hibernam , ou em estados de convalescença ou no periodo pos-postura .
Responder

Voltar para “Répteis e Anfíbios”