Regras de nomenclatura
Moderador: mcerqueira
Olá!
Vejo constantemente que os foristas ao fazer uso dos nomes cientifícos , quer de espécies , sub-espécies ou de taxa superiores , cometem erros atrás de erros . Talvez seja devido ao desconhecimento das regras básicas da nomenclatura , ou , talvez , seja "somente" puro desleixo.
Como este forum é um daqueles onde se empregam nomes cientifícos com maior frequência tomei a liberdade de elucidar os foristas menos experimentados nesta ciência que é a Taxonomia acerca de algumas regras nomenclaturais básicas , para que no futuro se possam exprimir com maior rigor cientifíco.
............................................................................................................
1.Regras para designar uma espécie
O nome cientifíco que designa uma espécie é binominal , ou seja , é constituido por dois nomes ; o primeiro é o nome genérico , aquele que identifica o género em que a espécie se encontra inserida. A primeira letra deste nome é escrita em maiúscula e em itálico* (este é o erro mais comum de quem escreve nomes cientifícos especificos ou sub-especificos , não os escreve em itálico*).O segundo nome denomina-se restritivo especifíco , é o nome que designa a espécie escreve-se também em itálico* mas ao contrário do nome genérico o restritivo especifíco escreve-se com inicial minúscula.
Um exemplo de um nome científico escrito correctamente será: Trachemys scripta.
2.Regras para designar uma sub-espécie.
As regras para designar uma sub-espécie são similares ás que se usam para designar uma espécie; mas o nome deixa de ser binominal e passa a ser trinominal sendo o terceiro e último nome o restritivo sub-especifíco , no entanto a escrita em itálico* mantém-se e a letra inicial , tal como no restritivo especifíco , é escrita em minúsculo.
Um exemplo de um nome cientifíco sub-especifíco escrito correctamente será: Trachemys scripta elegans.
3[/size.Regras para designar taxa superiores á espécie.
Para estes taxa o nome é uninominal, com a inicial escrita em maiúscula , mas já não é escrito em itálico . Dois exemplos poderiam ser : Emydae ( Familía) e Testudinata ( Ordem).
*O ITÁLICO SÓ DEVE SER UTILIZADO QUANDO O TEXTO É ESCRITO A COMPUTADOR OU À MÁQUINA CASO SEJA UM TEXTO MANUSCRITO O NOME CIENTIFÍCO É SUBLINHADO .
FIM
Vejo constantemente que os foristas ao fazer uso dos nomes cientifícos , quer de espécies , sub-espécies ou de taxa superiores , cometem erros atrás de erros . Talvez seja devido ao desconhecimento das regras básicas da nomenclatura , ou , talvez , seja "somente" puro desleixo.
Como este forum é um daqueles onde se empregam nomes cientifícos com maior frequência tomei a liberdade de elucidar os foristas menos experimentados nesta ciência que é a Taxonomia acerca de algumas regras nomenclaturais básicas , para que no futuro se possam exprimir com maior rigor cientifíco.
............................................................................................................
1.Regras para designar uma espécie
O nome cientifíco que designa uma espécie é binominal , ou seja , é constituido por dois nomes ; o primeiro é o nome genérico , aquele que identifica o género em que a espécie se encontra inserida. A primeira letra deste nome é escrita em maiúscula e em itálico* (este é o erro mais comum de quem escreve nomes cientifícos especificos ou sub-especificos , não os escreve em itálico*).O segundo nome denomina-se restritivo especifíco , é o nome que designa a espécie escreve-se também em itálico* mas ao contrário do nome genérico o restritivo especifíco escreve-se com inicial minúscula.
Um exemplo de um nome científico escrito correctamente será: Trachemys scripta.
2.Regras para designar uma sub-espécie.
As regras para designar uma sub-espécie são similares ás que se usam para designar uma espécie; mas o nome deixa de ser binominal e passa a ser trinominal sendo o terceiro e último nome o restritivo sub-especifíco , no entanto a escrita em itálico* mantém-se e a letra inicial , tal como no restritivo especifíco , é escrita em minúsculo.
Um exemplo de um nome cientifíco sub-especifíco escrito correctamente será: Trachemys scripta elegans.
3[/size.Regras para designar taxa superiores á espécie.
Para estes taxa o nome é uninominal, com a inicial escrita em maiúscula , mas já não é escrito em itálico . Dois exemplos poderiam ser : Emydae ( Familía) e Testudinata ( Ordem).
*O ITÁLICO SÓ DEVE SER UTILIZADO QUANDO O TEXTO É ESCRITO A COMPUTADOR OU À MÁQUINA CASO SEJA UM TEXTO MANUSCRITO O NOME CIENTIFÍCO É SUBLINHADO .
FIM
-
- Membro Veterano
- Registado: segunda jan 23, 2006 4:00 pm
- Localização: 2 porquinhos da india, 1 casal de Yorkshire terrier, peixes
Desculpa, tudo bem que pode ser relevante, mas aqui no fórum geralmente mencionam-se os nomes científicos com o intuito de ajudar os outros membros a pesquisarem na internet...daí que quando se efectua uma pesquisa na internet não interessam os nomes em maiúsculas ou minúsculas ou em itálico...
-
- Membro Veterano
- Registado: domingo set 14, 2003 9:26 am
- Contacto:
Desculpa lá, mas quando leio coisas deste género:
"entaum" (então)
"refeicao" (refeição)
"calemse" (calem-se)
"fix" (fiz)
e outras tantas, creio que as regras da nomenclatura em latim são um pouco "preciosismo".
Mas é sempre bom teres posto este thread aqui. Pelos menos a malta que não conhece fica com uma ideia que também há regras para se escrever...
"entaum" (então)
"refeicao" (refeição)
"calemse" (calem-se)
"fix" (fiz)
e outras tantas, creio que as regras da nomenclatura em latim são um pouco "preciosismo".
Mas é sempre bom teres posto este thread aqui. Pelos menos a malta que não conhece fica com uma ideia que também há regras para se escrever...
Não concordo (Silly ...). Se estamos a escrever nomes comuns podemos fazê-lo como entendermos (embora também aí devessemos pôr "travessões", por exemplo "tartaruga-de-orelhas-vermelhas"), mas precisamente quando escrevemos os nomes científicos não custa nada pôr em itálico (por exemplo Pelomedusa subrufa ou Kinixys belliana nogueyi).
Tiraste-me as palavras da boca (dos dedos nesta caso)jpmf Escreveu:Desculpa lá, mas quando leio coisas deste género:
"entaum" (então)
"refeicao" (refeição)
"calemse" (calem-se)
"fix" (fiz)

Acho que sim, que se deve atender as regras de nomenclatura sempre que possivel, e admito que muitas vezes, por desleixo, nao o faço, mas tendo em conta que ainda por cá andam muitos users a escrever "calonês" e á lá sms, nao podemos pedir tanto!

Talvez nem me chateie tanto o "calonês". O mais grave para mim são os erros de português e sobretudo verbos mal empregues...
Eu por mim uso sempre os nomes científicos de acordo com as regras "científicas", o que, como disse, é muito fácil, se pensarmos bem basta praticamente pôr em itálico... (e digo-vos não tenho qualquer formação na área!)
Eu por mim uso sempre os nomes científicos de acordo com as regras "científicas", o que, como disse, é muito fácil, se pensarmos bem basta praticamente pôr em itálico... (e digo-vos não tenho qualquer formação na área!)

-
- Membro Veterano
- Registado: domingo set 14, 2003 9:26 am
- Contacto:
Pois...
Sabes o que te digo???
"Casa de ferreiro, espeto de pau"
Eu tenho formação na área e sou-te sincero, raramente o uso.
Porquê?
Simples. O "nome comum" para mim é o nome científico...
Sabes o que te digo???
"Casa de ferreiro, espeto de pau"
Eu tenho formação na área e sou-te sincero, raramente o uso.
Porquê?
Simples. O "nome comum" para mim é o nome científico...
-
- Membro Veterano
- Registado: segunda jan 23, 2006 4:00 pm
- Localização: 2 porquinhos da india, 1 casal de Yorkshire terrier, peixes
Não estou a dizer que o post não deveria ter sido colocado...
A mim doi-me muito mais na alma ler os erros ortográficos, do que ler um nome cientifico sem estar em itálico.
Mas é sempre bom esclarecer.
A mim doi-me muito mais na alma ler os erros ortográficos, do que ler um nome cientifico sem estar em itálico.

Mas é sempre bom esclarecer.
JCFM,
Sinceramente como atacas no inicio do topico é desnecessário, para uso corrente sem apresentação de algum documento ou ficha técnica, para que a necessidade das regras de escrever o nome cientifico ? Um forum nao passa nada mais nada menos que um local informativo, ao qual nao precisamos de escrever correctamente com os itálicos e maiusculas e minusculas, quando escrevemos o nome cientifico é para pesquisa dos mesmos, ou seja, que as pessoas consigam ler correctamente nada mais, se fosse por essa "ditadura" demorava o dobro do tempo a escrever um post.
Sinceramente como atacas no inicio do topico é desnecessário, para uso corrente sem apresentação de algum documento ou ficha técnica, para que a necessidade das regras de escrever o nome cientifico ? Um forum nao passa nada mais nada menos que um local informativo, ao qual nao precisamos de escrever correctamente com os itálicos e maiusculas e minusculas, quando escrevemos o nome cientifico é para pesquisa dos mesmos, ou seja, que as pessoas consigam ler correctamente nada mais, se fosse por essa "ditadura" demorava o dobro do tempo a escrever um post.
<p>Cumprimentos, Tiago Jesus</p>
-
- Membro Veterano
- Registado: sábado abr 26, 2003 12:50 am
Para bom entendedor meia palavra basta, o tópico não deixa de ter o seu interesse mas, apontar o dedo dessa forma não tem assim tanto interesse quanto isso, o que interessa é que gente se entenda e comunique, e nós já fazemos muito porque se fores ver fórums noutras línguas e gente de outros países que até estão bem à nossa frente nesta matéria, é raro usarem a nomenclatura científica, é tudo nomes comuns...
Bom dia pavlo!pavlo Escreveu:Para bom entendedor meia palavra basta, o tópico não deixa de ter o seu interesse mas, apontar o dedo dessa forma não tem assim tanto interesse quanto isso, o que interessa é que gente se entenda e comunique, e nós já fazemos muito porque se fores ver fórums noutras línguas e gente de outros países que até estão bem à nossa frente nesta matéria, é raro usarem a nomenclatura científica, é tudo nomes comuns...
Eu não acho que tenha apontado o dedo a alguém eu só disse aquilo que vejo por aí , agora cada um faz o que quer , quanto a mim quando escrevo não me custa nada escrever correctamente os nomes cientifícos e a única razão pela qual eu escrevi aquelas regras foi pura e simplesmente para ensinar alguém que estivesse na dúvida quanto á maneira correcta de escrever um nome cientifíco , ou para ensinar alguém que tenha gosto em aprender , tanto quanto eu tenho.
-
- Registado: quinta set 06, 2007 9:32 am
Isto é apontar o dedo, não é so querer ensinar, se fosse so para ensinar fazias um post apenas com os pontos e nao com comentário.JCFM Escreveu:Olá!
TMSurferWork Escreveu:Isto é apontar o dedo, não é so querer ensinar, se fosse so para ensinar fazias um post apenas com os pontos e nao com comentário.JCFM Escreveu:Olá!
TMSurfer , lamento que não tenhas percebido que o facto de eu ter escrito aquele comentário no início do tópico foi para explicar a razão pela qual eu fiz esse mesmo tópico e também lamento o facto de teres ficado ofendido pelo razão de eu ter dito que existem pessoas que não querem ou não sabem escrever bem. Se não querem , tudo bem , eu também raramente trato os animais pelo nome cientifíco , só em pensamento é que os uso com maior frequência (com muito mais frequência do que o faço oralmente) . Se não sabem e querem aprender acho que esta é uma boa oportunidade para o fazer.