Camaleão Rhampholeon Brevicaudatus

Fórum para trocar ideias, tirar dúvidas, colocar e responder a questões sobre os nossosss amigosssss

Moderador: mcerqueira

Armindo77
Membro Veterano
Registado: quinta set 06, 2007 4:21 pm

quinta set 06, 2007 4:51 pm

Boas,

Depois de muitos anos dedicado a tartarugas aquáticas decidi alargar os meus horizontes e dedicar-me a outro tipo de réptil.

Depois de muita pesquisa optei por camaleões. Bem sei que não são os répteis mais fáceis de cuidar, mas já tenho alguma experiência com reptéis, alguns conhecimentos e decidi investir.

Adquiri um pequeno Camaleão Pigmeu de 3 meses e coloquei-o num terrário bem grande para ele ter espaço e várias temperaturas... apetrechei-me de humidificador, plantas, ramos, acho que quase tudo.

Indo directo ao assunto. No meio disto tudo ainda tenho algumas dúvidas que só com a prática (ou com a vossa ajuda) é que se solucionam.

- Ele é muito pequenito (uns 4cms) e o terrário ainda é grande (60x45x60), eu bem lhe tenho posto comida todos os dias (pequenas moscas de fruta pulvilhadas com cálcio) mas como é que eu sei se ele anda a comer? ele aindas deve estar stressado da mudança (que foi terça à noite), quando é que ele vai retomar a sua vida normal?

- Alguém aí também tem destes espectaculares animais? Alguma dica útil? Tenho ouvido dizer muito bem deles...

Bem, obrigado pela atenção, um abraço e até já!
P_R
Membro Veterano
Registado: quarta jul 21, 2004 6:52 pm

quinta set 06, 2007 7:05 pm

Boas,

Ora, o terrario pode tornar-se demasiado grande para ele! 4cms é realmente uma criatura muito pequena e pode ter serias dificuldades em capturar o alimento.

Como alimento, eu aconselharia talvez experimentar dar-lhe micro grilos pois nao escapam com tanta facilidade ao camaleao como as moscas!

Aconselho seriamente em nao manusear o animal durante as proximas semanas (3/4 semanas) dado que sao animais que stressam com alguma facilidade.

Tem termometro e higrometro no terrario? Em que valores se encontra a temperatura e humidade?

Como diz que tem o material todo, ou quase todo, suponho que tem o mais importante, que é uma lampada emissora de radiaçao Ultra Violeta! Deve tambem ser/estar informado que a partir de 30cm a eficacia desta lampada reduz drasticamente, logo, o "spot" onde o camaleao passa a maior parte do tempo deve estar a menos de 30cm da referida lampada para o estimular a aliementar-se, bem como toda a saga referente é absorçao do calcio em alguns repteis.

quanto a saber se ele se alimenta, só mesmo observando ele a alimentar-se ou contando as moscas que faltam...

Nao percebo onde quer chegar quando diz "ouvido dizer muito bem deles... "

Espero que tenha ajudado qualquer coisa...

PS: Umas fotos do terrario dava jeito...
Armindo77
Membro Veterano

quinta set 06, 2007 8:53 pm

Obrigado pela info!

Tenho higrometro que anda sempre entre os 60 e pouco 70 e muito de humidade, dependendo da hora do dia.

A temperatura varia entre os vinte e poucos, vinte e muitos (o Verão nunca é fácil para eles...). Creio que no Inverno, se as noites baixarem dos 15º devo ter de instalar uma lampada de calor, não?

Quanto à luz, tenho uma que era das minha tartarugas (que agora estão ao pé de uma fonte de luz directa) e está ligada das 7 às 8.

Tenho tb um fogger que liga 15 minutos 3x por dia (às 6:30, 14:00 e 20:00) para manter a humidade e simular o orvalho da manhã e da noite...

Espero que não me esteja a escapar nada! Ele é tão pequeno que me assusta! :roll:

Quanto à minha frase "ouvido dizer muito bem deles... ", quis dizer que quem mo vendeu e em outros foruns toda a gente me tem dito que é um camaleão muito giro e depois de habituado às pessoas com uma personalidae muito própria!

Abraço!
PeaceandLove
Membro Veterano
Registado: sexta jul 07, 2006 8:47 pm
Chlamydosaurus kingii

sexta set 07, 2007 2:02 am

Ora bem, pelo que li este camaleão nao necessita de uma lampada uvb a nao ser apenas para fazer o ciclo dia noite! Posso estar enganado, mas foi o que li! são animais que em temperaturas muito altas podem morrer..aconselham um maximo de 30 graus a estes animais, sendo a humidade crucial!(70%)

Peço a presença do Paulo Monteiro aqui no topico pf, pq se nao estou em erro ele tem ou pelo menos tinha uns exemplares destes bichinhos:P

Deixo também uns links que encontrei!

http://www.adcham.com/html/taxonomy/spe ... datus.html
http://www.chameleonnews.com/brevcare.html

Cumps
Armindo77
Membro Veterano

sexta set 07, 2007 9:38 am

Pois... eu tb li isso em qq lado.

De qualquer forma eu penso, se eles na Natureza recebem UVB, não lhes deve fazer mal nenhum receber em cativeiro, por isso coloquei lá a lampada.

Abraço.
PeaceandLove
Membro Veterano
Chlamydosaurus kingii

sexta set 07, 2007 9:47 am

Sim sim, nao tem mal assim tambem faz o ciclo dia noite!

Cumps
P_R
Membro Veterano

sexta set 07, 2007 9:55 am

SInceramente nao sei em que acreditar. Por exemplo, aqui: http://www.reptilia.org/care_sheets/liz ... z_hint.htm podes ler que a radiaçao UV é essencial.

Como aliás tenho lido por toda a parte, no que diz respeito a camaleoes eles necessitam de radiaçao UV... Agora este pode é "fugir á regra".

Pelo sim, pelo nao Armindo77, uma lampada UVB, nao é uma lampada comum! É uma lampada especial, um pouco cara, que emite radiaçao UB-A e UV-B. Podem ser parecidas com as lampadas flourescente tobulares como tamos habituados a ver mas emitem uma gama de radiaçao diferente. Há tambem lampadas destas compactas, que enroscam normalmente num casquilho.
Imagem
Mas quanto a este assunto, é melhor esperar que alguem te confirme se, de facto, é necessario ou nao a lampada de UV.

Quanto ao aquecimento, a menos que as temperaturas dentro de casa nao desçam, no inverno, abaixo dos 20/22º (o que nao acredito), vais necessitar de aquecimento.

O aquecimento pode ser feito usando:
>Cabo de aquecimento
>Tapete de aquecimento
>Lampada Infra Vermelhos
>Lampada de cerâmica

Eu aconselho ou tapete de aquecimento colocado na lateral do terrario ou lampada de cerâmica no topo do terrario. Para esta ultima, temos de ter em atençao de colocar um casquilho de cerâmica para nao derreter com o calor.

Nao gosto das lampadas Infra Vermelhos, pois, para alem de haver ja relatos de que afinal a luz vermelha incomoda alguns repteis, olhar para um terrario e ver aquilo tudo vermelho é mais que feio... bah... e artificial...

Para qualquer que seja a fonte de calor, terá de ser usado um termoestato para controlares a temperatura.

A humidade, se a conseguires manter sempre na casa dos 70%, está optimo...
PeaceandLove
Membro Veterano
Chlamydosaurus kingii

sexta set 07, 2007 10:02 am

Mas no teu link é sobre os camaleões em geral nao é P_R?nao e sobre nenhuma especie em particular!
de qq das maneiras e melhor estar la a lampada!

Em relação ao aquecimento..eu aconselho uma lamapda de cerâmica ligada a um termostato! Armindo77 tens termometro no terrário?

Cumps
P_R
Membro Veterano

sexta set 07, 2007 10:05 am

Sim, camaleoes em geral. É como te digo: Aí referem que os camaleos necessitam de UV's, mas este pode, no entanto, fugir a essa regra.

Anyway, sendo o camaleao um lagarto diurno, porque nao precisará de UV's? :roll:
PeaceandLove
Membro Veterano
Chlamydosaurus kingii

sexta set 07, 2007 10:10 am

será por ser muito pequeno e nao crescer muito? :roll:

Cumps
Armindo77
Membro Veterano

sexta set 07, 2007 10:12 am

Exacto. Mal não fará!

Quanto a fonte de calor, tenho uma "lampada" de cerâmica com casquinho especial e uma armação à volta para não queimar nada. Como não é assim tão forte, vai criar um gradiente de temperatura bom, creio eu. Mais quente no topo, mais fresco no fundo.
P_R
Membro Veterano

sexta set 07, 2007 10:35 am

PeaceandLove Escreveu:será por ser muito pequeno e nao crescer muito? :roll:

Cumps
Naaaa....

Pode é ter a ver com questoes ambientais, nao morfologicas...

Se viver numa mata mesmo super-hiper-mega densa, a luz é escassa e pode estar "desenhado" para absorver uma quantidade minima de UV's, mas mesmo assim.......
P_R
Membro Veterano

sexta set 07, 2007 10:36 am

Armindo77 Escreveu:Exacto. Mal não fará!

Quanto a fonte de calor, tenho uma "lampada" de cerâmica com casquinho especial e uma armação à volta para não queimar nada. Como não é assim tão forte, vai criar um gradiente de temperatura bom, creio eu. Mais quente no topo, mais fresco no fundo.
Esta optimo... Afinal tens mais material que o que disses-te! :P

Atençao, eu nao usaria uma fonte de aquecimento sem um termoestato!!
Armindo77
Membro Veterano

sexta set 07, 2007 10:44 am

P_R Escreveu:
Armindo77 Escreveu:Exacto. Mal não fará!

Esta optimo... Afinal tens mais material que o que disses-te! :P

Atençao, eu nao usaria uma fonte de aquecimento sem um termoestato!!
Olha, falta-me comprar isso! :roll:
P_R
Membro Veterano

sexta set 07, 2007 12:03 pm

Ahh, e convem dizer que o tempo de vida util de uma lampada UV é de 6/7 meses...
Responder

Voltar para “Répteis e Anfíbios”