Colónia de tenebrios. Problema??

Fórum para trocar ideias, tirar dúvidas, colocar e responder a questões sobre os nossosss amigosssss

Moderador: mcerqueira

JOAOTHA
Membro
Registado: domingo abr 01, 2007 6:16 pm

terça set 11, 2007 8:39 pm

Boas, estou com um problema na minha colonia de tenebrios. Ha umas semanas comprei uns quantos tenebrios , e a maior parte ja se tornou em saudaveis escaravelhos (??), mas alguns parecem feridos, e reparei que um deles ainda claro, esta mutilado ao meio :? , no entanto continua a mexer, resumidamente alguns parecem que sofreram mal formações, ou ataques.
A minha duvida é, o que poderá ser? Eles lutam entre si??
Obrigado, toda ajuda é preciosa. :wink:
<p><strong>0.0.1 Pseudemys Nelsoni</strong></p>
<p><strong>0.1.0 Trachemys Scripta</strong></p>
<p><strong>1.1.0 Bombina Orientalis</strong></p>
<p><strong>0.0.1</strong>&nbsp;<strong>&nbsp;Astronotus Ocellatus</strong></p>
<p><strong>0.0.1 Testudo Horsfieldi</strong></p>
<p>&nbsp;</p>
jmangelico
Membro Veterano
Registado: quarta mar 14, 2007 6:14 pm

terça set 11, 2007 9:27 pm

Os escaravelhos de tenébrios quando não têm comida com fartura optam por canibalismo. Experimenta meter umas rodelas de batata.

Boa sorte.
<p>
</p>
JOAOTHA
Membro

terça set 11, 2007 10:16 pm

:o :?
ok, obrigado pela dica, espero que resulte...
<p>&nbsp;</p>
JOAOTHA
Membro

quarta set 12, 2007 7:52 am

Passou uma noite, e os escaravelhos nem sequer tocaram na batata, n sei se o ataque ou o que é, continua, pois só tive tempo de espreitar de manha. :|
Obrigado
<p>&nbsp;</p>
TMSurfer
Membro Veterano
Registado: quinta fev 15, 2007 4:02 am

quarta set 12, 2007 8:02 am

JOAOTHA, usa caisa grandes dos Chineses com 1terço de farelo, usas uma placa plastica lisa e mete por cima do farelo e mete la a batata, muda-a a cada 2dias, acredita que resulta, podes tambem meter fruta e outros vegetais menos alface :p

Eu tenho com o jmangelico 3colonias de tenébrios, 2 em iniciaçao, mas está a correr tudo bem, e nunca tive problemas, quanto ao canibalismo é sempre comum, mesmo com batata e frutas, mas nao tao frequente.

Atenção que a batata nao é so para comer mas também devido a humidade da propria (Água)
Última edição por TMSurfer em quarta set 12, 2007 1:16 pm, editado 1 vez no total.
<p>Cumprimentos, Tiago Jesus</p>
P_R
Membro Veterano
Registado: quarta jul 21, 2004 6:52 pm

quarta set 12, 2007 9:19 am

TMSurfer Escreveu:JOAOTHA, usa caisa grandes dos Chineses com 1terço de farelo, usas uma placa plastica lisa e mete por cima do farelo e mete la a batata, muda-a a cada 2dias, acredita que resulta, podes tambem meter fruta e outros vegetais menos alface :p

Eu tenho com o jmangelico 3colonias de tenébrios, 2 em iniciaçao, mas está a correr tudo bem, e nunca tive problemas, quanto ao canibalismo é sempre comum, mesmo com batata e frutas, mas nao tao frequente.
Exactamente.

Se bem que eu tive um problema! Quando usei a batata apareceram milhoes de minusculos "piolhos" ou la o que era e tenho a certeza que era por causa da batata.
Como aquilo estava a alastrar, eu enervei-me e pus a colonia de tenebrios fora de casa, á beira da xurraskeira. Nunca mais os alimentei, nada! Os escaravelhos morreram todos.

Passados umas semanas, lembrei-m de deitar aquilo fora e qual nao é o meu espanto quando vejo que aquilo tava INFESTADO de minusculas larvas de tenebrio! LOOL

portanto, isto so prova que eles nao requerem trabalhinho nenhum!

É o substracto de farelo, umas batatas, ou maçã, ou cenoura e deixas isso em paz. Passadas umas semanas de eles terem morrido todos, vez que tens nova descendencia! ;)
JOAOTHA
Membro

quarta set 12, 2007 9:50 am

Mas ponho a batata inteira sem partir nem descascar?? Tb me li em por pão, isso resulta??
<p>&nbsp;</p>
P_R
Membro Veterano
Registado: quarta jul 21, 2004 6:52 pm

quarta set 12, 2007 9:55 am

JOAOTHA Escreveu:Mas ponho a batata inteira sem partir nem descascar?? Tb me li em por pão, isso resulta??
NAo, convem cortar a batata ás rodelas! Os meus nao comiam a casca...

Quanto ao pao, nao sei, mas parece-me que pode resultar! Experimenta! Afinal de contas é farelo na mesma...

PS: cuidado é com as humidades senao isso enche-se de bolor em tres tempos...
Ourico
Membro
Registado: segunda ago 13, 2007 4:00 pm
Localização: Gatos Bosques da Noruega e Europeus Comuns, Alaskan Malamute & Ouriços Pigmeus Africanos

quarta set 12, 2007 12:59 pm

Eu dou aos meus flocos de puré de batata e fatias de pão duro (mas sem bolor), já o meu marido prefere dar farelo e batata em rodelas...mas estou aqui com uma dúvida...alguém teve escaravelhos de outras cores? tenho um meio ruivo...será normal?O certo é que ovos n vi nenhum...existe na net pouca informação sobre tenebrios...:(
TMSurfer
Membro Veterano

quarta set 12, 2007 1:05 pm

É normal sim, e provavelmente vais ter larvas de tenbrios esbranquiçadas também, com menores valores de quitina, não é de todo esquesito mas depressa fica novamente preto, não ha mal nenhum, até é melhor, sao mais faceis de "mastigar" por parte dos repteis, mamiferos e alguns passaros.
PauloMonteiro
Membro Veterano
Registado: quarta mai 26, 2004 10:23 am
Localização: Petauros do Açúcar,Gerbos da Mongólia,Porquinhos da India,Dragões Barbudos,Basiliscos, etc...
Contacto:

quarta set 12, 2007 1:10 pm

O pão é excelente, especialmente porque funciona como "colmeia" de criação.

Todos nós acabamos por ter pão duro em casa, pão que não comemos e endureceu (nunca dou pão mole)...

Sempre que temos pão duro, ou que deixamos que endureça bastante, perdendo toda a água, damos ao tenébrio e ao buffalo, pois as carochas comem algum, os tenébrios comem muito e nos buracos e tocas naturalmente abertas no pão, fazem criação...

Partimos uma carcaça em 4 e largamos lá dentro... simplesmente!

Uma coisa fácil de encontrar em lojas da especialidade, ou em armazéns de comida para aves, são as espigas de painço... Muito bom, umas espigas lá para dentro, inteiras e estamos a criar um óptimo "biótopo" de reprodução!

Muito de vez em quando, uma folha de couve verde escura, borrifada, mas não encharcada e uma folha de papel de cozinha por cima da folha de couve...

Fora isso, é como já foi dito: é deixar andar!!!

O Ninho-Centro de Estudos e Investiga&ccedil;&atilde;o de Mam&iacute;feros Ex&oacute;ticos

O Mundo dos Petauros - Centro de Registo Mundial de Petauros
jmangelico
Membro Veterano
Registado: quarta mar 14, 2007 6:14 pm

quinta set 13, 2007 12:35 am

E uma coisa, relaxa. Resultados não é de um dia para o outro, geralmente entre 48h e uma semana é que começas a reparar em resultados efectivos. No entanto, não há grande stress. Quanto à questão da comida borrifada, a minha forma de regular a humidade é pela grossura das batatas. Nem sequer as borrifo, lavo por piquinhisse antes de cortar, sacudo-as, fica só alguma água residual e aquela que elas absorvem (que é sempre pouca) e regula-me a humidade. Como as larvas precisam apenas de algo mais que 20% e sobrevivem um pouco a baixo destas e os escaravelhos apenas começam a morrer com humidades elevadas, não requer muito cuidado. É uma questão de paciência.

Boa sorte.
<p>
</p>
JOAOTHA
Membro

quinta set 13, 2007 8:36 am

Mas o tempo que demora a colonia a formar é o menos: passados dois dias da compra dos tenebrios, ja estava quase tudo em casulo, e uma semana mais tarde tinha os primeiros escaravelhos. Agora já estão quase todos em escaravelho... :wink:

cumps
<p>&nbsp;</p>
TMSurfer
Membro Veterano

quinta set 13, 2007 8:57 am

Sim, e daqui a 1semana começas a ter ovos dentro da caixa e ai sim passado uns tantos dias... vais ter larvas, mas lembra-te que uma colonia como deve de ser pode demorar 1 a 2meses a ser criada, a minha levou 2meses e ainda da frutos em casa do jmangelico, agora tou a criar mais duas.
JOAOTHA
Membro

quinta set 13, 2007 7:39 pm

Boas,
Ja pus batata e pao seco, apesar de eles nao ligarem nenhuma.
Tenho mais uma duvida: Não covem dar escaravelhos como alimento devido a casca riga que se torna dificil de digerir (certo?) porque de resto não há nenhum outro inconveniente (????). É que encontrei um escaravelho morto (o 1º) que so tinha "casca" na parte da cabeça, e eu dei-o a uma das minhas bombinas, há algum problema?
obrigado :wink:
<p>&nbsp;</p>
Responder

Voltar para “Répteis e Anfíbios”