Tartarugas terrestres

Fórum para trocar ideias, tirar dúvidas, colocar e responder a questões sobre os nossosss amigosssss

Moderador: mcerqueira

Responder
sestevao
Membro
Registado: sábado set 23, 2006 1:30 am

sexta out 12, 2007 10:30 pm

Viva,

À bastante tempo que ando interessado em arranjar umas tartarugas terrestres como pet. Decidi-me por Testudos Horsefieldi, Graeca ou mesmo uma Pardalis. A questão será qual das mais adaptadas ao nosso clima?.

Elas vão ficar num jardim cerca de 50 m2 com relva Bermuda, com uma zona de arbustos, flores e arvores de fruto. A relva pelo que já li até faz parte da sua alimentação no seu habitat natural.

Tambem gostaria de saber onde as adquirir, Alguem que faça criação? ou loja e onde, se souberem. Respondam a isto por PM sff para evitar as publicidades.

Quais os cuidados a ter ao comprar e doenças mais comuns?

Basicamente quero dar-lhes a melhor qualidade de vida possível, porque para te-los é preciso saber cuidar deles.

Depois posto aqui uma foto delas :)
P_R
Membro Veterano
Registado: quarta jul 21, 2004 6:52 pm

sexta out 12, 2007 10:34 pm

hummm... de tartarugas nao percebo muito, mas nao as podes ter logo assim á solta no jardim todo o ano.

Vais ter de ter um terrario aquecido para elas!! Com o inverno em Portugal, duvido que sobrevivessem!
sestevao
Membro

sexta out 12, 2007 10:41 pm

As espécies que falei vivem num clima bastante semelhante ao nosso, isto também pelo que tenho lido. Inclusive a horsefieldi, "tartaruga russa" tem página "temperatura: 2 para 29 ºC" É uma tartaruga que habita na àsia central

http://arcadenoe.sapo.pt/raca/tartaruga_russa/324

"Origins: The Horsefield tortoise originates primarily from
Afghanistan and Uzbekistan and this gives it the alternative
name of the Afghan or Steppe tortoise. They are a
hibernating tortoise and are closely related to Mediterranean
species. They are good climbers and diggers due to the rocky
areas that they inhabit in the wild"

Alguns users no fórum possuem as mesmas no exterior, mas se assim for necessário também posso providenciar um esconderijo com "aquecimento central" tipo manta térmica ou lampada.
P_R
Membro Veterano

sexta out 12, 2007 10:44 pm

OK, de acordo, mas nao se esqueça que por vezes temos de dar outras condiçoes aos nossos animais em cativeiro.

Por exemplo, concerteza que no inverno a tartaruga iria hivernar, e sendo pequenas, nao é muito aconselhavel pois é um factor que tem de ser muito bem controlado, percebe?

Mas é uma questao de esperar pelos mais entendidos. shane e vell ;)
sestevao
Membro

sexta out 12, 2007 10:48 pm

Compreendo,

Um bom complemento acaba por ser procurar e pesquisar a net inteira, mas pessoas mais experientes são sempre uma excelente base de partida.

Aqui fica um pdf que encontrei sobre o assunto que já me ajudou em algumas questões, tem um exemplo de terrário para interior e no exterior dão um exemplo com uma "hide box"

http://swallowaquatics.co.uk/caresheets ... rtoise.pdf

http://swallowaquatics.co.uk/caresheets ... se_pen.pdf
P_R
Membro Veterano

sexta out 12, 2007 10:55 pm

Sim, a net é amiga da gente ;)

Agora é assim, eu penso que enquanto pecanitas nao se deve hivernar. Depois de elas crescerem penso que ja seja "na boa"

Mas é como te digo. Nao tarda chegarao os PROs :D ;)
NhamNham
Membro Veterano
Registado: quarta mai 16, 2007 1:59 pm

sábado out 13, 2007 12:29 am

Ora, assim bem ambientada ao "nosso clima" acho que o melhor era uma Testudo graeca, são tartarugas mediterraneas por isso o clima é praticamente igual...

Ainda assim, se as comprar pequenas, deves mante-las num terrário aquecido ou numa turtle table, quando forem mais maiorzitas, aí sim podes mete-las no jardim sem problemas...

Mas espera pelo Shane que ele logo te aconselha :wink:
sestevao
Membro

sábado out 13, 2007 12:34 am

No unico sitio que as vi à venda tinham cerca de 10-12 cm's. Creio não serem assim tão pequenas, acho que uns 4 anos.
shanebeschen
Membro Veterano
Registado: terça mar 20, 2007 7:17 pm

sábado out 13, 2007 8:23 am

2 ptos
ja preocupado com doenças ??
andas ha tanto tempo interessado nelas e achas q a pardalis tem alguma coisa relacionada com o nosso clima ??

pessoalmente prefiro horsfiledii a graecas mas ambas , como ja foi dito , adaptam-se ao nosso clima .
interior ou exterior eis a questao
temos de saber q tamanhos/idades estamos a falar
onde se compram n aconselho loja alguma , sao todas uma ****
possivelmente estou a ser injusto para alguma mas quem disse q a vida é justa ? lol :D

essas de 10-12cm ja estao porreiras de tamanho , sente-lhes o peso , ve se tem os olhos bem abertos , se n tem a cloaca suja e n tem o nariz molhado . se estiverem aparentemente boas e o preço n estiver demasiado elevado agarra-te a essas ;)
colubridae
Membro Veterano
Registado: sexta mar 23, 2007 4:31 pm

sábado out 13, 2007 10:21 am

bem de tartarugas tbm nao percebo muito....tenho 3 faces rosadas mas estao na casa da minha avo e e ela que as trata!! loool... bem mas se calhar ate podes mantelas no jardim....mas podes construir uma casinha tipo cao mas como aquelas fitas de borracha na entrada..(as fitas de borracha costumam tar na entrada num armazém....estou a dizer isto porque no zoo de lisboa...estam 3 tartarugas terrestres grandinhas e tbm estao assim num espaco com relva e terra batida....mas têm uma casota grandinha e como aquecimento tem 1 lampada de IV bem grande...nao sei se isto ajuda..mas ja é um comeco!!
<p>1.0.0 Elaphe Obsoleta Rossalleni</p>
<p>1.0.0 Pantherophis Gutattus </p>
<p>0.0.3 Trachemys Scripta Elegans </p>
1.1.0 Rattus Norvegicus
sestevao
Membro

sábado out 13, 2007 7:18 pm

2 ptos
ja preocupado com doenças ??
andas ha tanto tempo interessado nelas e achas q a pardalis tem alguma coisa relacionada com o nosso clima ??

Viva,

Sim, já preocupado com doenças, prefiro conhece-las minimamente antes de acontecer, just in case...

Sim, de facto a pardalis não é tartaruga para o clima tipico nacional. Falei nela porque foi uma das que estava na loja também
Responder

Voltar para “Répteis e Anfíbios”