Duvida, luz negra
Moderador: mcerqueira
-
- Membro
- Registado: terça out 09, 2007 7:12 pm
Iguana Verde – 1.0.0
Pogona Vitticeps - 1.0.0
Eublepharis Macularius – 1
Bom dia, venho aqui perguntar se alguem sabe alguma coisa acerca de luz negra?!
Pois é, tenho umas lampadas spot, que em vez de infra vermelhos são de luz negra, que um amigo me arranjou, agora a minha duvida é se elas trazem algum beneficio ou maleficio aos meus répteis, a lampada produz baixa luminusidade mas muito calor, como as de iv. Se alguem me poder ajudar...agradeço
Pois é, tenho umas lampadas spot, que em vez de infra vermelhos são de luz negra, que um amigo me arranjou, agora a minha duvida é se elas trazem algum beneficio ou maleficio aos meus répteis, a lampada produz baixa luminusidade mas muito calor, como as de iv. Se alguem me poder ajudar...agradeço
<p><strong>Cumprimentos </strong></p>
<p><strong>Gonçalo Almeida</strong></p>
-
- Membro Veterano
- Registado: sexta mar 23, 2007 4:31 pm
nao serao night glo???
olha eu desde que tenho animais sempre usei bight glo ( que suponho ser luz negra) e nunca afectou nenhum bicho!!
olha eu desde que tenho animais sempre usei bight glo ( que suponho ser luz negra) e nunca afectou nenhum bicho!!
<p>1.0.0 Elaphe Obsoleta Rossalleni</p>
<p>1.0.0 Pantherophis Gutattus </p>
<p>0.0.3 Trachemys Scripta Elegans </p>
1.1.0 Rattus Norvegicus
1.1.0 Rattus Norvegicus
Lux negra?? Isso é aquilo que se usa nas discos e que reflecte o branco!!
Eu nao arriscava meter essas lampadas... Bem nao faz de certeza, mas mal nao sei nao...
Até porque os repteis provavelmente vem a radiaçao emitida por essas lampadas, o que nao acontece com as radiaçoes vermelhas...
se nao curtes a luz emitida pelas IV, compras ceramica ou fazes aquecimento por cabo/tapete
Eu nao arriscava meter essas lampadas... Bem nao faz de certeza, mas mal nao sei nao...
Até porque os repteis provavelmente vem a radiaçao emitida por essas lampadas, o que nao acontece com as radiaçoes vermelhas...
se nao curtes a luz emitida pelas IV, compras ceramica ou fazes aquecimento por cabo/tapete
-
- Membro
Iguana Verde – 1.0.0
Pogona Vitticeps - 1.0.0
Pois provavelmente será, eu é que na sei e tinha medo, penso tambem que seja o equivalente da night glow, e não me parece que incomode nada, é uma luz muito fraquita, azulada, mas o calor da lampada é porreiro...
-
- Membro Veterano
faz o seguinte..vesse se na propria lampada diz exo terra ou zoomed ou alguma marca que possas identificar!!..quanto ao modo de aquecimento....eu pessoalmente SEMPRE usei cabo de aquecimento...acho do melhor que ha..embora nunca tenha experimentado outro modo....sempre foi o que me pareceu mais seguro...pois com as ceramicas tens que ter uma proteccao para o animal nao se keimar!! e com cabo/tapete nao...e ficas com calor por baixo do terrario!! claro se for um animal que seja arboricola tens que fazer aquecimento por ceramica pois o animal interessa-lhe ter calor ambiente e nao vindo do solo como os terrestres...Caso queiras poupar dinheiro..possote dizer isto.....o cabo de 50W que tinha na minha cobra..esta neste momento no terrario do meu aguardado dragao..e comprei um cabo de 25 W para a cobra..posso-te dizer que nao tenho termostato na cobra!! pois esses 25W nao passam dos 30 graus...marca la durante todo o dia 29/30..nao mais nao menos...poupas 20/25 euros num termostato e tens uma te,peratura constante!! ja nao posso dizer isso do cabo de 50W que ronda sem termostat o os 50 graus...
recapitolando...:
cabo termico: por baixo ou por dentro do terrario caso o animal seja terrestre...
25W - nao mais de 30º
50W - 50º mais ou menos
da ai pa frente qualquer animal precisa de termostato
lampada de ceramica: por dentro ou fora do terrario (por cima) com proteccao (para o bicho nao se queimar) caso o animal seja arboricula ou terrestre!!
recapitolando...:
cabo termico: por baixo ou por dentro do terrario caso o animal seja terrestre...
25W - nao mais de 30º
50W - 50º mais ou menos
da ai pa frente qualquer animal precisa de termostato
lampada de ceramica: por dentro ou fora do terrario (por cima) com proteccao (para o bicho nao se queimar) caso o animal seja arboricula ou terrestre!!
1.1.0 Rattus Norvegicus
1.1.0 Rattus Norvegicus
-
- Membro Veterano
tens razao sim..mas por acaso...eu quando tinha o cabo de 25W no dragao...ele dava na mesma 30 graus..e o terrario dele e de 90x60x50...e na cobra o terrario e de 70x30x35 e da a mesma temp....bem nao hade ser nada..mas o que disseste faz sentido..
1.1.0 Rattus Norvegicus
1.1.0 Rattus Norvegicus
metam na cabeça que a quantidade de luz nao tem nada a ver com a radiaçao emitida!
Pelo facto de a lampada dar pouca luminosidade, nao que dizer que a radiaçao que emite nao seja prejudicial ao animal.
Tu so vais saber se essa lampada faz mal aos animais de duas formas:
>uma delas é arranjar o espectro luminoso (em grafico) dessas lampadas e verificar se nao ha nenhuma zona de risco, comparando com a radiação que recebemos naturalmente do sol
>a outra vai ser de verificar de o animal quina (morre) ou nao... E acho absolutamente desnecessario submeter o animal a esse teste so porque achas a luz bonita.
Colubridae: Axas mesmo que diz exoterra ou zoomed fora da lampada? Numa luz negra? Voces nao sabem o que é uma luz negra?
aquilo que tem nas discos/bares que faz reflectir o branco?
Embora a luminusidade seja parecida com a night glow, nao tem nada a ver uma coisa com a outra. A night glow é apenas para simular o luar, emitindo algum calor...
E ja agora, ate parece que a zoomed e a exoterra é que sao boas
Nao sei ao certo se a philips tem lampadas UV, mas tem focos e tudo demais, mais baratos e tao bons como esses produtos dessas marcas famosas...
Para que arriscar, quando um cabo de aquecimento custa relativamente pouco dinheiro e é tao bom ou melhor que isso?
Pelo facto de a lampada dar pouca luminosidade, nao que dizer que a radiaçao que emite nao seja prejudicial ao animal.
Tu so vais saber se essa lampada faz mal aos animais de duas formas:
>uma delas é arranjar o espectro luminoso (em grafico) dessas lampadas e verificar se nao ha nenhuma zona de risco, comparando com a radiação que recebemos naturalmente do sol
>a outra vai ser de verificar de o animal quina (morre) ou nao... E acho absolutamente desnecessario submeter o animal a esse teste so porque achas a luz bonita.
Colubridae: Axas mesmo que diz exoterra ou zoomed fora da lampada? Numa luz negra? Voces nao sabem o que é uma luz negra?

Embora a luminusidade seja parecida com a night glow, nao tem nada a ver uma coisa com a outra. A night glow é apenas para simular o luar, emitindo algum calor...
E ja agora, ate parece que a zoomed e a exoterra é que sao boas

Para que arriscar, quando um cabo de aquecimento custa relativamente pouco dinheiro e é tao bom ou melhor que isso?
-
- Membro Veterano
saber sei mas ele podia ter uma night glo..como sao relativamente parecidas achei que seria isso..um cabo e coisa de 28 euros de 25W----
1.1.0 Rattus Norvegicus
1.1.0 Rattus Norvegicus
-
- Membro Veterano
que isso? 

1.1.0 Rattus Norvegicus
1.1.0 Rattus Norvegicus
ja foi falado algumas vezes cá no forum!

è tipo um tapete de aquecimento, mas mais fino, em que cortas á medida que queres (de 33 em 33cm) e fazes tu as ligaçoes-
Sai a 25 euros 1 metro, com 4 conectores e transporte incluido, dos states pa cá.

è tipo um tapete de aquecimento, mas mais fino, em que cortas á medida que queres (de 33 em 33cm) e fazes tu as ligaçoes-
Sai a 25 euros 1 metro, com 4 conectores e transporte incluido, dos states pa cá.
-
- Membro
Iguana Verde – 1.0.0
Pogona Vitticeps - 1.0.0
P_R, eu não é o facto de axar a luz bonita, tanto que não a usei, e vim informar-me, realmente sei que o cabo de aquecimento é seguro e nem é caro, e até arranjo de 50w por 15€, era apenas porque visto ter as lampadas gostaria de saber se seriam uteis ou não, uma questão de curiosidade, não vou submeter os animais a testes, vou antes tentar axa o grafico de espectro de luz. obrigado pelas opiniões.
ora viva...
ja que aqui falam no cabo de aquecimento...tenho uma questão...
tenho num terrario desertico com 2 tartarugas terrestres leopardo.
uso um cabo de 50W preso por pedras e 4 cm de areão por cima.
a temp é de 30-35º em 50% do terrario; +-25º no outro lado sem cabo.
falo da temp da areia...
disserram-me que pode não ser seguro para a tartaugas, pq podem queimar sem saber...pq n "diferenciam" o calor vindo de baixo...
acho estranho.. pq qd elas querem relaxar, vem dormir umas sestas no lado quente...
alguma opinião? sugestão...
obrigado
ja que aqui falam no cabo de aquecimento...tenho uma questão...
tenho num terrario desertico com 2 tartarugas terrestres leopardo.
uso um cabo de 50W preso por pedras e 4 cm de areão por cima.
a temp é de 30-35º em 50% do terrario; +-25º no outro lado sem cabo.
falo da temp da areia...
disserram-me que pode não ser seguro para a tartaugas, pq podem queimar sem saber...pq n "diferenciam" o calor vindo de baixo...
acho estranho.. pq qd elas querem relaxar, vem dormir umas sestas no lado quente...
alguma opinião? sugestão...
obrigado
Já que se fala aqui em lâmpadas, esclarecam-me aqui uma dúvida sff.. eu tinha comprado uma lâmpada spot da zoomed 100w mas como era muita potência e só havia ou essa ou de 40w, o que tb era mt pouco, comprei uma lâmpada spot no bricomarché 1 euro e pouco de 75w é exactamente igual às das lojas de animais e muito mais baratas. A minha dúvida é se fazem o mesmo efeito ou não das da exoterra ou zoomed, para efeito spot. Obrigada