tartaruga a hibernar?

Fórum para trocar ideias, tirar dúvidas, colocar e responder a questões sobre os nossosss amigosssss

Moderador: mcerqueira

prodrigues
Registado: quinta nov 01, 2007 3:03 pm

quinta nov 01, 2007 3:12 pm

Olá a todos!!! Será que alguém me pode explicar se as tartarugas ao hibernar:
- Ficam completamente imóveis?
- Ficam fora de água?
- Ficam com a cabeça de fora?
- Ficam com os olhos encovados (tipo cadáver)?
É só porque a "rosita" (tartaruga de estimação do meu filho antónio, de 3 anos) está neste estado.
Eu quando era criança tive um cágado no eu quintal. Sempre que hibernava, escondia-se debaixo da terra e só o via-mosmeses mais tarde.
Anyway... será que a Rosita morreu ou está já a hibernar? Já está assim há 1 semana e não cheira mal, por isso, presumo que não esteja morta...
Aguardo os vossos comentários comansiedade... Obrigado e até já.... :)
ruanda
Membro Veterano
Registado: terça ago 28, 2007 12:43 pm

quinta nov 01, 2007 8:49 pm

Pelo que descreve, penso que a tartaruga está morta.
JCFM
Membro Veterano
Registado: segunda fev 19, 2007 2:42 pm

quinta nov 01, 2007 8:52 pm

ruanda Escreveu:Pelo que descreve, penso que a tartaruga está morta.
:lol: :lol: :lol: :lol: :lol: :lol: Não é uma piada, mas têm muita. Ainda me estou a rir. :lol: :lol: :lol: :lol:
<p>"Da madeira torta da humanidade, nada de direito jamais foi foi feito."- Kant</p>
shanebeschen
Membro Veterano
Registado: terça mar 20, 2007 7:17 pm

quinta nov 01, 2007 10:11 pm

que estranho ..
está morta e n cheira mal
pela descriçao a mim parece-me mais q morta mas é so a minha opiniao peço desculpa pela franqueza .
turtleboy007
Membro Veterano
Registado: quarta set 26, 2007 7:56 pm

quinta nov 01, 2007 10:44 pm

Tens a agua aquecida ou nao?
<strong>Cumprimentos de:<u> Turtleboy007 </u></strong>0.0.2 Graptemys Kohnii
iguanaboy7
Membro
Registado: domingo set 23, 2007 1:53 pm
Irmã 0.1.0

quinta nov 01, 2007 11:00 pm

turtleboy007 Escreveu:Tens a agua aquecida ou nao?
O que é que isso tem a ver com o facto de ela (poder) estar morta? :twisted:

Penso que não estão a pensar fazer Sopa de Rosita? Ou estão :twisted: ?

Just kidding
Cumps from:

<u><strong>IGUANABOY7</strong></u>
turtleboy007
Membro Veterano
Registado: quarta set 26, 2007 7:56 pm

quinta nov 01, 2007 11:13 pm

Porque em agua fria elas hibernam mais vezes, se tiver a agua aquecida ela está morta!
<strong>Cumprimentos de:<u> Turtleboy007 </u></strong>0.0.2 Graptemys Kohnii
Armindo77
Membro Veterano
Registado: quinta set 06, 2007 4:21 pm

sexta nov 02, 2007 12:14 am

A mim parece-me morta, sinto muito. Creio que elas hibernam com a cabeça recolhida e meias enterradas no fundo, mas nunca assisti a nenhuma a hibernar em cativeiro por isso não posso ajudar.
prodrigues

sexta nov 02, 2007 6:37 am

Obrigado aos amigos que, embora não fossem conclusivos, responderam o melhor que sabiam à minha preocupação. A água não foi aquecida precisamente para ela hibernar.

Aos que não perceberam as aparências que transmiti, julgo que nunca tiveram contacto com animais para além daqueles de trazer por casa. É que, caso não saibam, "cheirar mal" é um indício da decomposição dos tecidos orgânicos. Como não cheira, tenho receio de por a tartaruga no "lixo", podendo esta ainda estar viva.

Se entretanto alguém souber mais sobre este assunto, agradeço os comentários pois, o "ruca" (a outra tartaruga) ainda está aí para as curvas e ainda não hibernou, está só um cadito mais calma que o habitual... Deve estar para breve.
janaxisto
Membro
Registado: quarta abr 11, 2007 7:16 pm

sexta nov 02, 2007 10:17 am

Eu tenho uma tartaruga e quando ela hiberna, fica quietita dentor de àgua com a cabeça e as patas recolhidas...

por isso, acho que a Rosita, infelizmente está morta :(
Patatipatata
Membro
Registado: quarta set 26, 2007 1:01 pm

sexta nov 02, 2007 1:46 pm

As minhas tartarugas quando hibernam normalmente ficam dentro da carapaça com as patitas recolhidas e ficam submersas, ou seja, encostadinhas ao fundo, mas mesmo quando estão a hibernar dão sinais de vida, mexem as patitas e as vezes ficam com bolhinhas pequenas presas no nariz, que depois saem, claro!

Se calhar a Rosita tem outra forma de hibernar, se calhar os seus comportamentos sao diferentes, mas pode tentar saber se está viva ou não mexendo-lhe, penso que ela vai dar sinais de vida se ela estiver mesmo viva... É que se calhar ela pode não cheirar mal, embora os bixos quando morrem na água não demoram muito a ter cheiro, mas como a água está fria pode estar a conservá-la e assim não liberta mau cheiro (posso estar a dizer uma gigantesca barbaridade, mas se acha que não está morta porque não cheira mal, não tou a ver o que mais possa ser).

Na minha opinião, como a do resto dos foristas, tambem me parece que a Rosita esteja morta, mas oxalá que não, e espero que nos próximos dias venha ca para concluir que estamos todos errados...Caso contrário lamento imenso a sua perda...Boa sorte :wink:
hadown
Membro
Registado: sexta set 28, 2007 8:40 pm

sexta nov 02, 2007 2:28 pm

A minha Xico (porque so anteontem descubri que era femea... passados 9 anos -.-') quando ta a hibernar e eu ponho a mao la ao pe dela mexe-se e quando lhe toco tambem se encolhe... por isso veja se ela tem alguma reacçao ao toque... Caso tenha é provavel que esteja apenas a hibernar...
rapadura
Registado: sexta nov 02, 2007 6:52 pm

sexta nov 02, 2007 6:56 pm

Em resposta a esta dúvida não sou nenhum expert mas tb tenho uma tartaruga e já há cerca de duas semanas que está a hibernar, mas de qualquer modo mexe-se quando se toca no recipiente e tem a cabeça encolhida. espero que tenha ajudado nessa dúvida.experimente dar um estalido no recipiente se mexer está tudo bem.
ruanda
Membro Veterano
Registado: terça ago 28, 2007 12:43 pm

sexta nov 02, 2007 7:03 pm

JCFM Escreveu:
ruanda Escreveu:Pelo que descreve, penso que a tartaruga está morta.
:lol: :lol: :lol: :lol: :lol: :lol: Não é uma piada, mas têm muita. Ainda me estou a rir. :lol: :lol: :lol: :lol:
Sinceramente não percebi!

Podes-me explicar?
prodrigues

sábado nov 03, 2007 3:44 pm

Sim.... É oficial.... a Rosita morreu!!! :(

Agora cheira mal e a cabeça está tipo cadáver. Parece que os olhos implodiram...

É a vida.. uns vão, outros ficam e ainda há outros que veem :)
Bloqueado

Voltar para “Répteis e Anfíbios”