Humidade e a Bicharada...

Fórum para trocar ideias, tirar dúvidas, colocar e responder a questões sobre os nossosss amigosssss

Moderador: mcerqueira

Responder
NhamNham
Membro Veterano
Registado: quarta mai 16, 2007 1:59 pm

sábado nov 03, 2007 8:15 pm

Boas

Abri este tópico para vos perguntar se têm alguma precaução a nivel de fungos e afins em terrários humidos...

Se apenas têm cuidado com higiene ou se têm outros cuidados especiais para que não tenham colónias no terrário...

Aproveito também a boleia para vos perguntar se têm algum método para manter a humidade no terrário, excluindo as borrifadelas (que são base) e os aparelhos que borrifam automaticamente...

(assim como um bom substrato :) )

Fiquem bem
colubridae
Membro Veterano
Registado: sexta mar 23, 2007 4:31 pm

sábado nov 03, 2007 9:34 pm

bem no que toca a manter a humidade tens o habba mist que a certa hora ( programavel) aquilo borrifa durante 1 minuto o terrario....no que toca a substrato pa mim sempre foi o melhor para manter humidades o humus..natural pratico e bonito!! para nao teres pragas nem bicharada...podes fazer um mini-ecossistema..pondo bichos de conta (aqueles que quando sao descobertos ficam numa bola) pois dao conta das bo**as dos animais e assim...e assim nao precisas de tar sempre a limpar coisa que nao da jeito num terrario com muita humidade..
<p>1.0.0 Elaphe Obsoleta Rossalleni</p>
<p>1.0.0 Pantherophis Gutattus </p>
<p>0.0.3 Trachemys Scripta Elegans </p>
1.1.0 Rattus Norvegicus
ruanda
Membro Veterano
Registado: terça ago 28, 2007 12:43 pm

sábado nov 03, 2007 9:43 pm

Eu não tenho tido nenhum cuidado em particular a não ser higiene e muita limpeza.
Mas detectei uns pontinhos de bolor (acho eu) recentemente, que apenas limpei com papel absorvente.

Quanto a manutenção de humidade, pode-se sempre põr uma fonte de calor por baixo de água ou algo molhado. Por exemplo um cabo ou manta com um substrato húmido em cima liberta humidade pelo terrário.
colubridae
Membro Veterano

sábado nov 03, 2007 9:58 pm

os pontos de bolor e devido ao calor humidade..e como os cogumelos..os cogumelos criam-se devido aos sitios quentes e humidos...isso so me aconteceu uma vez..porque eu tenho na cobra uma tabua de contraplacado de 3 mm a separar o humus do cabo de aquecimentoe quando foi a limpeza do terrario quando tirei a tabua o lado que estava em contacto do cabo estava cheio de bulor mas era preto...era devido ao humus ainda estar um pouco humido quando foi posto e estar a fonte de calor por baixo!!! mas depressa me livrei disso...
1.1.0 Rattus Norvegicus
Armindo77
Membro Veterano
Registado: quinta set 06, 2007 4:21 pm

sábado nov 03, 2007 10:17 pm

Costumo borrifar durante uns minutos 2 vez p/dia e tenho um fogger instalado no topo da malha metálica que se liga por 15 minutos 2/3 vezes ao dia. Consigo assim manter a humidade entre os 70% e os 90%.

Substrato uso essencialmente humus, com umas pedras por baixo para ganahr altura e deixar escoar a água impedindo a raiz da Ficus de apodrecer. Mandei vir agora uma espécie de hydroton que são basicamente uma bolas de cerâmica especial que absorvem bem a água que se deposita no fundo dos terrários húmidos.

Ao inicio tive uns pontos de bolor, mas vim mais tarde a descobrir que o humus vem com o seu próprio micro ecossistema de colembolos e, de facto, mal eles se estabeleceram nunca mais vi bolor.

Quanto à caca, bem, ainda não arranjei bichos de conta, por isso tenho tratado de tudo à mão... enfim :roll:
colubridae
Membro Veterano

sábado nov 03, 2007 10:19 pm

sim essas bolinhas ajudam bastante....looool..as de ceramica que falaste!! sao tipo granulados que dao volume ao substrato..
1.1.0 Rattus Norvegicus
Ophi
Membro Veterano
Registado: domingo mar 04, 2007 4:38 pm

domingo nov 04, 2007 8:24 am

Para a maior parte das cobras que existem no nosso mercado a humidade é só importante na altura da muda, durante o resto do tempo a banheira da agua e a temperatura do terrario fazem o trabalho sem problemas de fungos. Claro a higiene e o papel de cozinha ou o jornal que é anti-bacteriano em vês dos substratos naturais é mesmo o melhor.
colubridae
Membro Veterano

domingo nov 04, 2007 8:41 am

concordando com o ophi...mas a quem queira juntar o util ao agradavel podes ter um terrario natural e higienico..logo a melhor opcao e mesmo humus ou aparas de faia como muitos sao adeptos...se bem que nunca utilizei papel de cozinha e so mesmo para alimentar a cobra num espaco a parte para a cobra nao ingerir nenhum pedaco de humus...e a cobra veio pa mim bebe...:p..
1.1.0 Rattus Norvegicus
Armindo77
Membro Veterano
Registado: quinta set 06, 2007 4:21 pm

domingo nov 04, 2007 2:02 pm

Uma curiosidade para os experts de cobra, e não me levem isto a mal, é curiosidade pura mesmo! :)

Na natureza a cobra não se alimenta tb na terra? Elas morrem por ingerir terra na Natureza? As cobras criadas em cativeiro são mais propensas a isso? Como não sou conhecedor de cobra, ficam aqui as questões...

Obrigado, e mais uma vez espero que não levem a mal a minha curiosidade, não fui minimamente irónico! :)

Abraço!
Ophi
Membro Veterano
Registado: domingo mar 04, 2007 4:38 pm

domingo nov 04, 2007 4:21 pm

Numa "ninhada" apenas uma pequena percentagem chegam ao estado adulto, chama-se selecção natural, em cativeiro nós fazemos que de uma ninhada 100% ou muito perto disso chegue ao estado adulto, mas mesmo no estado selvagem uma coisa é engulir terra, areia etc. outra é engulir pedaços de substrato como faia, cêco ou bark de tamanho que possam obstruir uma ves que o chão do terrario é completamente tapado por esse substrato.

Quanto ao ter a cobra num espaço grande e com substrato mesmo alimentando fora, numa cria isso é contra tudo o que geralmente quem sabe indica, não só pela obstrução, como pelo stress do animal, por isso ás vezes o que certas pessoas escrevem não são exemplo para ninguem, pois apenas têm tido sorte, ou mais tarde veremos, pois o humus é materia organica, pode desenvolver varios tipos de culturas e as crias de serpente nascendo em cativeiro não têm a imunidade tão forte como as selvagens pois são super-protegidas ou não expostas a muitos organismos que iriam reforçar o sistema imunitario.
NhamNham
Membro Veterano

domingo nov 04, 2007 5:32 pm

Para exclarecer apenas qe no meu caso não se trata de uma cobra mas sim de uma tartaruga :wink:
colubridae
Membro Veterano

domingo nov 04, 2007 5:32 pm

boas,
tbm penso dessa maneira armindo...por isso e que pergunto sempre se os animais tem papel de cozinha na habitat natural???
mas nao vale a pena comecar com essa historia senao toda a gente me cai em cima..:p...bem a nossa funcao no meio disato tudo e manter a cobra longe de perigos, ameacas, e doencas...como muitas cobras crexemn indefesas e muito faceis de serem cacadas por outros predadores.....algumas aprendem a defender-se dos mesmos...a nossa funcao e protegelas e "domestica-las"acredita que se fores apanhar uma cobra no estado selvagem e apanhares a mesma no mesmo tamanho em cativeiro vais ver bem as diferencas...a de cativeiro vai crexer muito mais saudavel, mais meiga....quanto ao substrato de facto elas engolem...mas como disse anteriormente, as nossa funcao aqui e protegelas, e nao dar meia sentenca de morte...logo pessoalmente prefiro alimentalas dentro de uma caixa de plastico...com papel de cozinha e dando o ratito com uma pinca!!...de resto ela passa o dia no substrato de humus...natural e bonito!!
1.1.0 Rattus Norvegicus
shanebeschen
Membro Veterano
Registado: terça mar 20, 2007 7:17 pm

domingo nov 04, 2007 7:48 pm

Ophi Escreveu:...e as crias de serpente nascendo em cativeiro não têm a imunidade tão forte como as selvagens pois são super-protegidas ou não expostas a muitos organismos que iriam reforçar o sistema imunitario.
isto aplica-se nas tartarugas tb , para n dizer em todos os animais .
retirei este trecho apenas pq responde na integra às duvidas de alguns na escolha do substrato .
NhamNham
Membro Veterano

domingo nov 04, 2007 8:04 pm

Shane, pergunto aqui porque pode exclarecer não só a mim mas tb outras pessoas...

Como não deve ser igual a todas a especies, vamos falar das bellianas, apartir de que idade é que deixas de ser crias/juvenis ?
E já agora sabes qual é +/- a esperança de vida delas? (claro que depende dos cuidados que se tiver, mas assim em média, com boas condições claro...)

(já andei à procura de resposta para estas perguntas, principalmente para 2ª, mas não vi nada de jeito...)

E outra coisa, também tens Kinixys belliana certo? Como é que as mantens? (a nível de terrário)

Já agora interessava-me saber caso pudesses revelar :wink:
Responder

Voltar para “Répteis e Anfíbios”